Como organizar potes na cozinha: veja dicas práticas e passo a passo

Por - Atualizado em: Tags:

Toda casa possui aquela gaveta ou armário cheio de potes de tamanhos variados, todos destinados a guardar, conservar ou congelar alimentos. Na maioria das vezes, a parte da cozinha onde esses itens são guardados é uma verdadeira bagunça. Seja pela variedade de tamanhos e tipos de pote, ou pelo espaço que ocupam, organizar potes na cozinha é uma tarefa mais desafiadora do que parece.

Não há como negar a utilidade dos potes. Somente quando ficamos sem aquele que tem o tamanho ideal para o que queremos, que entendemos o quão fundamentais eles são em nosso dia a dia. Os recipientes de plástico ou vidro são extremamente versáteis e úteis na conservação de alimentos na geladeira ou congelador, bem como para transporte de comida a qualquer lugar.

Entretanto, por mais úteis que eles sejam, muitas pessoas acabam se irritando com a bagunça da gaveta ou armário de potes. Às vezes, a falta de organização leva a perda das tampas e a um grande desperdício de tempo em busca do encaixe perfeito entre tampa e pote.

Se você não deseja mais passar por isso, saiba que é possível! Neste artigo, separamos algumas dicas valiosas e muito práticas para você aprender a organizar potes na cozinha.

Como organizar potes na cozinha passo a passo

Fazer a organização dos armários ou gavetas da sua cozinha irá ajudar muito a evitar perda de tempo e estresse na hora de encontrar exatamente aquilo que você procura. No caso dos potes de alimentos, uma boa arrumação ajuda a evitar perdas e acidentes como quebrar aquele refratário de vidro que era excelente para conservar alimentos na geladeira.

A seguir, você irá conferir um passo a passo de como organizar potes na cozinha!

Faça a limpeza do armário

Comece o processo de organização separando todos os potes que você tem guardados na cozinha de casa. Retire todos eles de dentro dos armários e gavetas e coloque-os em cima de uma mesa grande.

Esvaziados os armários e as gavetas, limpe o interior com um pano úmido para retirar todo o pó.

Selecione os potes

Organizador de potes

Com todos os potes que você possui em cima da mesa, descarte todos aqueles que não servem mais! Jogue fora os potes sem tampa, os rachados, manchados ou aqueles que você não utiliza por algum motivo.

Ao descartar os potes velhos ou sem utilidade, você terá mais espaço para organizar os que, de fato, usa em seu dia a dia.

Separe por grupos

Separe os potes que você tem em grupos de potes semelhantes. Reúna em cima da mesa aqueles que têm mesmo tamanho, mesma cor ou mesmo uso geral. Se você possui kits de potes plásticos que têm tamanhos variados, mas usam a mesma tampa, deixe-os todos juntos. Isso irá facilitar muito o seu dia a dia!

Coloque em outro local aqueles itens que não são destinados ao armazenamento de alimentos, ou seja, utensílios de plástico que não são potes e que, por algum motivo, estavam guardados no mesmo local. Encontre outra gaveta ou armário para escorredores de macarrão, medidores, copos etc.

Retire as tampas

A melhor forma de organizar potes na cozinha para quem tem o espaço reduzido é deixá-los sem a tampa. Mas calma! Isso não significa que você irá passar minutos em busca da tampa correta para o pote que deseja usar, pois iremos organizá-los de uma maneira que faça sentido.

Porém, caso você tenha espaço de sobra em sua cozinha, guardar os potes com as suas respectivas tampas pode ser uma forma de facilitar a vida.

Empilhe os potes

Como você já organizou os potes por tipo ou por utilidade, empilhe aqueles que estão no mesmo grupo, deixando os potes maiores embaixo. Ao colocar no armário, deixe as tampas de cada grupo ao lado de onde eles estão guardados. Assim, você sabe exatamente em que local estará o conjunto.

É muito mais fácil retirar do armário ou da gaveta toda a pilha de potes para pegar o que você deseja usar, do que bagunçar o armário todo em busca do conjunto que você procura.

Mantenha a organização

O principal passo para organizar potes na cozinha é mantê-los organizados. Para isto, busque guardar o pote e a tampa correspondente sempre no mesmo local.

Ideias criativas para organizar potes na cozinha

Hoje em dia, existe uma série de produtos organizadores que podem auxiliar bastante a manter o seu armário ou gaveta de recipientes plásticos sempre bem arrumado.

Você pode utilizar gavetas organizadoras para criar mais espaço dentro dos armários que já são grandes. As gavetas são ótimas para o armazenamento das tampas e os recipientes podem ficar em cima do gaveteiro.

As caixas plásticas (ou aquele pote grande que você perdeu a tampa) podem ser excelentes opções para armazenar as tampas sem criar confusão dentro dos armários ou gavetas. Da mesma forma, cestas e separadores podem criar um espaço perfeito para que você organize tampas e potes de um jeito fácil e prático.

Uma outra ideia criativa e extremamente eficiente de manter as tampas organizadas é armazená-las nas grelhas de um escorredor de louça! Assim, elas ficam visíveis e mais fáceis de serem encontradas.

Seguindo a mesma lógica, os organizadores em linha ou organizadores de prato podem ser usados perfeitamente para manter as tampas bem arrumadas.

Aramados são opções viáveis para armários que possuem prateleiras. Você pode colocar os potes empilhados na prateleira e as tampas todas juntas no aramado instalado logo abaixo.

Com todas essas ideias, não há mais desculpas para manter a bagunça do armário de potes, certo? Escreva nos comentários outras ideias criativas e opções para organizar potes na cozinha!