Como plantar abacaxi: veja o passo a passo para cultivar a fruta em casa

Por - Atualizado em:

O abacaxi é uma fruta saborosa e nutritiva, perfeita para sucos, sobremesas ou para apreciar pura em um dia de calor. Além do sabor delicioso, o abacaxi é um fruto tropical que possui diversas propriedades benéficas à saúde: ele é rico em fibras, minerais e vitamina C e auxilia no bom funcionamento do organismo.

Você já imaginou ter, em casa, a sua própria planta de abacaxi? Neste artigo, você aprenderá tudo o que precisa saber sobre como plantar abacaxi, acompanhe!

Como plantar abacaxi: informações essenciais começar

O abacaxi é uma fruta tropical da família das bromélias e originária das Américas. Portanto, o abacaxizeiro é uma planta que se adapta bem a climas quentes, úmidos e com alta luminosidade. Devido a essas características, o abacaxi gosta de regiões litorâneas e, felizmente, resiste razoavelmente bem a períodos secos.

A planta do abacaxi atinge cerca de um metro de altura e seu fruto, em formato de espiga, nasce no topo do abacaxizeiro e deve ser protegido da exposição direta ao sol quando começa a se desenvolver.

O plantio do abacaxi é simples e muito fácil de fazer em casa. Você pode cultivar o seu abacaxizeiro em um vaso ou em uma horta, portanto, não é necessário um grande espaço para ter um pé dessa deliciosa fruta tropical em casa!

Para aprender mais detalhes sobre como plantar abacaxi, siga a leitura e confira as dicas que separamos especialmente para você.

Como fazer muda de abacaxi em casa: tudo sobre a preparação da muda

Para iniciar o plantio do seu abacaxizeiro, você deverá primeiro fazer uma muda. Independente de onde você irá plantar o abacaxi para que ele cresça saudável, a muda pode ser feita através de um fruto de abacaxi maduro.

1. Escolha o abacaxi perfeito

Escolha uma fruta preferencialmente orgânica e que esteja madura. As folhas da coroa devem estar saudáveis e verdes, sem manchas amareladas ou insetos. Para saber se o abacaxi escolhido está no ponto adequado para fazer a muda, puxe algumas folhas da coroa e perceba se elas oferecem resistência para serem tiradas. Caso as folhas saiam com muita facilidade, o abacaxi passou do ponto!

2. Retire a coroa

Agora, você deverá retirar a coroa do abacaxi, separando-a do fruto. Para isso, segure o corpo da fruta com uma mão e use a outra mão para puxar a base das folhas. Faça movimentos circulares, torcendo a coroa para retirá-la por inteiro do fruto.

Se for muito difícil fazer essa separação com as mãos, corte a parte de cima do fruto com uma faca e retire o excesso de fruta de volta da base da coroa. É essencial que o local de junção de todas as folhas, ou seja, a raiz do abacaxi, fique intacta após esse procedimento,

3. Prepare a coroa

O próximo passo é a fazer a preparação da coroa para iniciar o brotamento. Para isso, retire algumas folhas mais próximas da base e exponha o caule do abacaxi.

4. Inicie o brotamento

Em seguida, você irá colocar a coroa de molho na água para que a raiz comece a brotar e a muda seja formada. É necessário utilizar um recipiente transparente e de tamanho adequado para deixar o caule mergulhado na água, mas sem molhar as folhas.

Então, coloque o recipiente em um local iluminado, com luz solar direta. Troque a água uma vez ao dia e aguarde a formação dos brotos.

Viu como é simples? Sua muda estará pronta quando você observar a formação de uma raiz!

Como plantar abacaxi no vaso

Como plantar abacaxi

Agora que você tem uma muda de abacaxi pronta, chegou a hora de aprender como plantar abacaxi no vaso!

É importante que você utilize um vaso com cerca de 15 a 20 litros para que a planta tenha espaço para se desenvolver de forma saudável. O substrato para o plantio do abacaxi deve conter terra fértil e adubo orgânico para garantir os nutrientes apropriados para o crescimento da planta.

Uma sugestão é que você utilize 70% de terra e 30% de adubo no substrato do seu abacaxizeiro.

Para plantar, faça um pequeno buraco no centro do vaso e insira o caule, deixando as folhas para o lado de fora da terra. Utilize as mãos para fixar a muda no vaso e está feito o plantio!

No vídeo a seguir, você confere mais detalhes sobre a preparação da muda e como plantar abacaxi em vasos ou canteiros. Não perca!

Como plantar abacaxi na garrafa pet

Você sabia que é possível plantar abacaxi utilizando uma garrafa pet? Sim, acredite! O plantio é muito simples e perfeito para pessoas que têm pouco espaço em casa.

Primeiramente, corte a parte de cima da garrafa, retirando o gargalo. Em seguida, faça pequenos furos na parte de baixo da garrafa para garantir a drenagem da água. E está pronto o seu vaso!

A terra para o plantio deve ser fértil e permitir a drenagem da água, portanto, misture terra preta e um pouco de areia. Então, coloque a terra dentro da garrafa, preenchendo-a até o topo. Depois, faça um pequeno buraco no centro da garrafa e coloque a muda de abacaxi ali dentro, deixando as folhas para fora da terra.

Abaixo, você confere um vídeo com um tutorial incrível de como plantar abacaxi na garrafa pet. Fique por dentro!

Como cuidar do abacaxizeiro: dicas importantes

Uma vez que você plantou o seu abacaxi, é importante mantê-lo em um ambiente quente e iluminado. Faça a rega da planta diariamente, preferindo colocar água durante o período da manhã, mas tome cuidado com o excesso de água, pois ele pode gerar fungos no seu pé de abacaxi.

Tenha paciência para o crescimento e amadurecimento de um novo fruto, pois o processo pode levar até 3 anos! Antes da fruta, você observará a formação de uma flor no topo das folhas da planta e, então, ela se transformará no abacaxi propriamente dito.

No vídeo abaixo, você aprende como saber a hora perfeita para fazer a colheita do seu abacaxi.

Gostou das dicas de como plantar abacaxi em casa? Escreva nos comentários as suas dúvidas e sugestões!