Como plantar alho: veja o passo a passo e os principais benefícios de ter em casa

Por - Atualizado em:

O alho é um dos temperos mais utilizados nas receitas de qualquer prato. Seja na culinária do dia a dia, para dar um toque especial ao arroz e feijão, ou em pratos mais elaborados e reservados para ocasiões importantes, o alho é o coringa de qualquer receita. Se você deseja aprender como plantar alho e, assim, produzir em casa o seu próprio tempero de uma forma saudável e econômica, este artigo é para você!

Siga a leitura e confira as dicas que separamos.

Quais são os benefícios do alho?

Além de servir como tempero e condimento em pratos salgados, o alho possui outras propriedades e benefícios que envolvem mais do que o sabor e o aroma característicos dessa hortaliça.

Atualmente, há 8 variedades de alho no mercado e é comum que utilizemos somente os dentes para culinária. Mas o alho é muito versátil e também é possível fazer uso das folhas, flores e caule da planta para a preparação de receitas de alimentos e chás.

Pesquisas demonstram que consumir alho regularmente traz benefícios para o sistema cardiovascular e imunológico, portanto, o uso medicinal do alho está na lista de benefícios da hortaliça. Nutricionistas recomendam o consumo de alho para auxiliar na redução do colesterol ruim, o LDL, e no aumento do colesterol bom, o HDL.

Somado a tudo isso, é possível, ainda, a preparação de extratos de alho para utilizá-lo como pesticida no combate de pragas em hortas e plantações domiciliares.

Aprender como plantar alho só trará benefícios a você e toda a sua família! Siga a leitura e confira dicas essenciais de como começar a sua própria produção.

Como plantar alho: por onde começar?

Como plantar alho: por onde começar?

O alho, ou Allium Sativum como diz o nome científico dessa planta, é plantado na terra e forma um bulbo composto por diversos seguimentos, os bulbilhos, aos quais popularmente chamamos de dentes.

Uma planta de alho adulta pode medir de 50cm a 1 metro e 20cm e costuma crescer em diversas regiões de climas distintos.

Cada cabeça de alho pode possuir de 5 a 55 dentes, a depender do tamanho de cada um! Entretanto, é mais comum que o alho que compramos possua cerca de 15 a 20 bulbilhos médios em cada bulbo.

A seguir, você encontrará algumas informações essenciais de como plantar alho.

Temperatura e luminosidade

O cultivo do alho é mais recomendado nos meses mais frios, como outono e inverno, pois os bulbos não costumam se desenvolver em temperaturas acima de 25 o C. Assim, o ideal é que o início e o meio do ciclo de cultivo de uma planta de alho sejam feitos em climas mais amenos, com temperaturas entre 0o C e 15 o C, para que a formação dos bulbos seja feita de forma adequada.

Os meses seguintes, de clima mais quente, são importantes para a maturação correta dos dentes do alho. Entretanto, embora a planta se desenvolva melhor no frio, é necessária uma exposição diária à luz do sol para garantir o crescimento adequado de uma planta com saúde.

Assim, ao escolher um local para instalar a sua horta, ou para deixar os vasos de alho, esteja atento à luminosidade! Para que a sua planta se desenvolva de forma saudável, o ideal é que ela fique exposta à luz direta do sol durante algumas horas todos os dias.

Solo e cuidados no plantio

Parte importante do aprendizado de como plantar alho é saber qual tipo de solo é o mais adequado para o crescimento dessa hortaliça e, também, como devem ser feitos os cuidados na hora do plantio.

O alho é uma planta que tem capacidade de se adaptar em qualquer tipo de solo, pois suporta grandes variações de pH e é capaz de crescer com mínimos nutrientes. Entretanto, como qualquer outra planta, o alho também possui condições ideais para o seu crescimento mais rápido e saudável.

Portanto, para plantar alho em casa, faça a opção por um solo fértil e leve, que tenha boa disponibilidade de nitrogênio, seja rico em matéria orgânica e possua boa drenagem. O pH ideal para o crescimento dessa hortaliça está entre 6 e 6,5.

A profundidade que você deve plantar cada dente de alho é de 3 a 5 centímetros e é importante que, na hora do plantio do alho, você não coloque os dentes muito próximos uns dos outros.

Se for plantar mais de um dente, certifique-se de que o espaçamento entre eles seja de, no mínimo, 8 centímetros para garantir o aporte de nutrientes necessário a cada uma das plantas que crescerão.

Se você tiver uma horta doméstica e desejar fazer uma produção maior, em várias linhas de plantas, o espaçamento entre as linhas deve ser de 20 a 50 centímetros.

Como plantar alho: passo a passo simples para fazer em casa

Como plantar alho: passo a passo simples para fazer em casa

Você pode fazer o plantio do alho em uma horta ou canteiro, ou plantá-lo em um vaso. O passo a passo só irá se diferenciar na parte de preparo do vaso, portanto, se desejar plantar alho diretamente no chão, pule esta etapa.

É possível adaptar qualquer garrafa ou recipiente para torná-lo adequado para o plantio do alho. Se você deseja saber como plantar alho em garrafa pet, é muito fácil! Basta cortar a parte superior da garrafa com a ajuda de uma tesoura ou estilete e, em seguida, fazer alguns furos na base da garrafa para auxiliar no escoamento da água.

Com esse procedimento simples, você transformou uma garrafa pet em um vaso! E agora, basta seguir os passos a seguir para aprender como plantar alho.

1. Prepare o vaso

Faça uma camada de drenagem no fundo do vaso utilizando brita ou pedras para jardinagem. Despeje uma pequena quantidade do material escolhido no vaso e arrume as pedrinhas para que formem uma camada uniforme e facilitem o escoamento da água no fundo do vaso.

2. Prepare o substrato

Caso esteja plantando alho em um vaso, despeje o substrato adequado em seu interior. Não coloque terra até o topo do vaso, é recomendado que você deixe um recuo de aproximadamente 5 cm entre a terra e o topo.

Agora, independente de você estar fazendo o plantio no vaso ou no chão, os passos são os mesmos. Faça buracos na terra nos locais onde você irá inserir os dentes de alho. Lembre-se de que a profundidade deve ser de 3 a 5cm e que os dentes não devem estar próximos uns dos outros!

3. Faça o plantio

Com os buraquinhos feitos, posicione os dentes de alho com a parte mais fina virada para cima dentro de cada um e, em seguida, cubra-os com mais substrato sem apertar demais. É importante que você deixe o solo fofo acima do dente para permitir que o ar circule e que ele germine de forma adequada.

E está pronto! Simples, não é mesmo?

Irrigação

Agora que você já aprendeu as etapas básicas de como plantar alho, é importante que saiba como fazer a irrigação das suas plantas. A frequência e quantidade de água das regas irá depender da fase do cultivo na qual a planta de alho se encontra.

No início, logo após o plantio, mantenha o solo sempre bem úmido, fazendo regas frequentes e com bastante água. Quando os bulbos iniciarem o seu crescimento, diminua a frequência da irrigação gradativamente e interrompa-a completamente 20 dias antes da colheita do alho.

Colheita

A colheita do alho pode ser feita entre 3 e 9 meses após o plantio, o tempo irá depender da variedade de alho plantada e, também, das condições do solo e do clima do local. Você saberá quando a sua planta está boa para a colheita quando perceber que a maior parte das folhas ficaram secas e amareladas.

Quando observar que esse processo começou a ocorrer, lembre-se de interromper a irrigação no mínimo 20 dias antes de realizar a colheita. Para isso, esteja sempre atento às suas hortaliças e planeje o momento de fazer a colheita para garantir a qualidade do alho!

Cuidados após a colheita

Os cuidados com o alho não terminam após a colheita, como ocorre com a maioria das plantas e hortaliças. Isto, porque as cabeças de alho devem ser expostas à luz solar para que sequem completamente e os dentes tornem-se adequados para o uso como tempero, condimento ou qualquer outro.

Assim, após a colheita dos bulbos, deixe-os expostos à luz solar por cerca de 30 dias até que a estrutura fique seca. O ideal é que, em seguida, você coloque o alho na sombra e espere que ele seque por completo antes de utilizar, processo que pode levar cerca de 20 dias.

Com essas dicas que acabou de ler, você produzirá o seu próprio alho orgânico em casa e, com isso, poderá desfrutar de todos os benefícios dessa hortaliça com muita economia e qualidade. Quem sabe, a sua produção dá tão certo que você decide ampliá-la e faz da venda de alho uma forma de complementar a sua renda!

Gostou do nosso passo a passo e orientações de como plantar alho? Não deixe de comentar suas dúvidas e sugestões!