Irmãos à obra: dicas do programa para facilitar a sua reforma e construção

Por - Atualizado em:

Reformas espetaculares, projetos criativos e soluções originais são com eles mesmos, os “Irmãos à Obra”.

Conhecidos no mundo todo, os gêmeos canadenses Drew e Jonathan Scott arrastam uma multidão apaixonada por decoração e design.

Mas será que os conceitos empregados pelos irmãos funcionam na vida real? A reposta é sim! Muito do que se vê no programa pode ser aplicado aí mesmo na sua casa.

Como fazer isso? A gente te conta nesse post. Reunimos as melhores dicas e aprendizados do programa “Irmãos à Obra” para você se inspirar, confira:

7 dicas dos Irmãos à Obra para facilitar sua reforma ou construção

1. Planejamento financeiro

Uma das coisas mais importantes para os irmãos é o planejamento financeiro da obra. Se você não sabe quanto pode gastar, corre o risco de se endividar. Por isso, coloque no papel tudo o que pretende fazer e, em seguida, analise friamente o seu orçamento e procure realizar o máximo de coisas possíveis com o dinheiro que você tem disponível.

Encare a sua realidade e seja criativo. Busque materiais alternativos e soluções originais para adequar o projeto ao orçamento.

2. Saia do padrão

Para ser criativo, você precisa, inevitavelmente, sair do padrão e se permitir experimentar novos materiais. Essa é mais uma dica dos irmãos.

Não se limite ao que todo mundo faz e sempre fez. Inove e surpreenda-se com os resultados.

3. Mantenha o foco no projeto

No momento de uma obra ou reforma é muito comum ser levado pela empolgação e entusiasmo. Mas, segundo Drew e Jonathan essa adrenalina pode fazer mal para o seu orçamento e para o cronograma da obra.

Por isso, a dica dos irmãos é seguir a risca o projeto inicial e evitar mudanças de última hora.

4. Escute toda a família

Um erro bobo e comum é deixar de lado a opinião dos demais membros da família. Por isso, os irmãos sempre são enfáticos em dizer que é preciso escutar todos que moram na casa, incluindo as crianças. Afinal, um lar de verdade só se faz com a participação de toda a família.

Veja o que elas esperam, desejam e gostariam de ver na casa. Dessa maneira é possível construir espaços muito mais interativos e agradáveis para o convívio familiar.

5. Priorize os ambientes sociais

Se a grana está curta, os irmãos aconselham: priorizem os ambientes sociais, como sala de estar e cozinha.

Os demais ambientes devem ser reformados na medida que o orçamento permitir.

6. Contrate um profissional

Não queira dar uma de ursolino e reformar a casa toda sozinho, sem o auxilio de profissionais especializados.

O que a principio parece uma grande economia pode, em breve, se revelar uma cilada. Isso porque, segundo Drew e Jonathan, reformas e intervenções feitas sem conhecimento técnico podem provocar desperdício de materiais, erros que exigirão reparos e a compra de novos materiais, além de vícios ocultos, ou seja, defeitos que só serão percebidos futuramente, exigindo uma nova reforma.

7. Não se deixe enganar

Os irmãos sempre deixam muito claro que aquilo que se vê no programa não é de fato o que acontece por detrás das câmeras.

Quando vai ao ar, o programa está editado e perfeitamente finalizado, mas para que tudo isso dê certo centenas de pessoas trabalham na produção e pós produção, além de toda a equipe de profissionais envolvida nas reformas.

O tempo de execução da obra também não é assim tão rápido. Imprevistos acontecem até mesmo em programas de televisão.

Por isso, não se iluda achando que sua reforma irá sair de vento e polpa. Esteja preparado para atrasos, gastos extras e outros probleminhas que podem surgir.

8. Pequenas mudanças

Outra dica muito importante que os irmãos dão ao público é sobre as pequenas mudanças. Para você viver em uma casa acolhedora e confortável nem sempre é preciso passar por grandes transformações.

Muitas vezes, uma pequena mudança na disposição dos móveis ou uma nova pintura das paredes já é o suficiente para mudar a cara de um ambiente, especialmente quando o orçamento é muito limitado.

10 dicas de decoração dos Irmãos à Obra para sua casa

Os irmãos também são mestres em decoração e estão sempre dando dicas para ajudar quem está em casa. Confira a seguir algumas dessas dicas super especiais:

1. Pisos iguais

O uso de pisos iguais em ambientes integrados é sempre a primeira opção para os Irmãos à Obra. Essa escolha se baseia na harmonia visual, na sensação de amplitude e na modernidade do ambiente.

Por isso, evite utilizar pisos diferentes juntos.

2. Integração sala e cozinha

A integração entre sala e cozinha é praticamente uma regra do programa Irmãos à Obra. Para a dupla, esse conceito de integração, além de mais moderna, é mais funcional e confortável para os moradores. Isso sem contar no ganho de iluminação e espaço.

3. Demarcação de ambientes

No entanto, é preciso lembrar que a integração não significa que os ambientes devem se misturar sem nenhum tipo de limite. Pelo contrário, é importante que se crie uma demarcação visual entre os espaços.

Para isso, utilize móveis, tapetes e efeitos de luz.

4. Parede de destaque

Todo ambiente sempre tem uma parede destaque e a dica dos irmãos nesse caso é: valorize-a.

Utilize um revestimento diferente, faça uma pintura, coloque quadros, espelhos, mas garanta esse destaque.

5. Espaço na bancada da cozinha e banheiro

Nada pior para os irmãos do que uma cozinha ou banheiro sem espaço na bancada. A solução para eles é criar espaços alternativos de apoio, como uma ilha, no caso da cozinha, ou um móvel lateral no banheiro.

6. Decoração do banheiro

Irmaos a obra banheiro

E por falar em banheiro, os irmãos dão muito valor para a decoração desse ambiente, por menor que ele seja.

Para Drew e Jonathan, os banheiros precisam ser confortáveis, funcionais e bonitos.

7. Iluminação

Com os Irmãos à Obra nenhum cômodo da casa fica mal iluminado. Drew e Jonathan sempre priorizam a iluminação dos ambientes e jamais contam com apenas uma fonte de luz no espaço. O ideal é usar uma luz central, mas junto dela, adicionar spots direcionáveis, luminárias pendentes e o que mais for necessário para garantir conforto e acolhimento na casa.

8. Áreas externas bonitas e funcionais

Quintais, jardins e outras áreas externas devem receber uma atenção especial dos moradores. Essa é outra dica importante que os irmãos passam durante os episódios do programa.

Crie espaços úteis, funcionais para toda família, além de bonitos e confortáveis. Ou seja, esqueça a ideia de fazer do seu quintal um cantinho de bagunça.

9. Aproveitamento total dos espaços

Espaços

Tem algum espaço mal aproveitado aí na sua casa? Então, essa dica dos irmãos é para você.

Resignifique depósitos, dispensas, garagens e outros cômodos que, por costume, são geradores e acumuladores de bagunça.

Faça a organização desses ambientes, livre-se do excesso de objetos e crie uma decoração especial para o local. Pode ser um painel ou pintura na parede, a instalação de prateleiras ou o que mais achar necessário, mas não permita que a sua casa tenha espaços sujos, feios e bagunçados.

10. Pé direito alto

Casas com pé direito alto são as preferidas dos irmãos. Isso porque elas trazem uma estética moderna e sofisticada para os ambientes. Portanto, sempre priorize a altura dos cômodos.

Mas é quando isso não é possível? Nesse caso, a solução é buscar truques decorativos que tragam a sensação de um pé direito maior, como o uso de cores claras e neutras nas paredes e no teto e a utilização de papel de parede com estampas verticais, por exemplo.

Essas e muitas outras dicas de reforma e decoração você pode conferir diretamente no programa dos Irmãos à Obra. Aqui no Brasil, o programa está na 14º temporada e é transmitido apenas por sinal a cabo pelo canal do Discovery Home & Health.