Como plantar cebola: conheça dicas essenciais e passo a passo para você seguir

Por - Atualizado em:

Com mais de quatro mil anos, tendo os seus primeiros registros no Egito antigo, a cebola é uma das hortaliças mais versáteis da cozinha brasileira. Natural, frita, assada ou, ainda, combinada com outros temperos, é o ingrediente perfeito para compor petiscos, lanches, saladas e as mais diversas refeições.

Presente nos quatro cantos do mundo, a cultura da cebola tem a seu favor a possibilidade de se desenvolver em qualquer lugar, desde que haja luz solar. O Brasil tem uma condição essencial para a boa produção da hortaliça: o fotoperíodo do país oferece o ambiente ideal para o seu plantio.

Em nosso país, a cebola chegou através dos colonizadores portugueses. Mas a sua expansão só ocorreu de fato entre os séculos XVIII e XIX, com a chegada dos imigrantes açorianos, que se fixaram na região Sul do Brasil. Depois disso, o plantio de cebola espalhou-se para outras partes do território nacional.

E você também é mais um fã desse versátil vegetal? Está querendo saber mais como plantar esse tempero de sabor tão especial e único? Aproveite esse guia e sabia mais sobre como plantar cebola!

Dicas essenciais para quem quer plantar cebolas

Temperatura ideal

Apesar de ser de fácil cultivo, a temperatura interfere diretamente na evolução da planta. Para que haja a formação e a maturação do bulbo da cebola e, conseqüente, o seu desenvolvimento mais veloz, as temperaturas ideais estão entre 20ºC a 25ºC. Caso a temperatura ultrapasse os 35ºC, pode ocorrer abulbificação  precoce, formando uma cebola de qualidade inferior.

Técnicas de plantio

Existem pelo menos três métodos para você plantar cebola:

  • Semeadura direta: feito em uma única etapa, distribuindo as sementes no local definitivo;
  • Transplante de mudas: deve primeiro semear a cebola em recipientes próprios para produção. Logo que surgirem nas mudas, de duas a três folhas, transfere-se para o local que será cultivada;
  • Plantio por bulbinhos: técnica mais complicada. É iniciada por uma semeadura densa em condições de fotoperíodo e temperatura crescente. Somente após a colheita dos bulbinhos, é necessário esperar a quebra da dormência deles (por volta de 30 dias) e, assim, transferir para o local definitivo do plantio.

Espaçamento para plantar cebola

O espaçamento para plantar a cebola dependerá muito da região do país ou da época do ano. Se for um local com alta umidade, o espaçamento será mais amplo entre as plantas. Já quando o clima for mais seco, você deverá plantá-las mais próximas.

Quando posso colher a cebola?

Para saber quando a cebola está pronta para ser colhida, basta verificar a região do pseudocaule que deverá estar amolecida. Além disso, a parte aérea da planta deverá estar tombada no solo, processo conhecido como estalo.

Outro indício para saber se está no momento da colheita, é quando as folhas da planta estão amarelas ou secas. Porém, se todas as folhas estiverem totalmente secas, elas terão um prazo no momento de venda muito menor.

Como adubar a plantação de cebola

Para formar bulbos grandes, as cebolas necessitam de um bom fornecimento de nitrogênio. Essa adubação é para o momento de crescimento. Siga o nosso passo a passo abaixo:

  1. Compre fertilizante de nitrogênio;
  2. Use meia xícara para adubar;
  3. Você deverá adubar assim que plantar as cebolas;
  4. No verão, você deverá adubar mais uma vez (processo de crescimento);
  5. Caso o solo seja alcalino, use também sulfato de amônia para reduzir o PH. Ele ajudará a reduzir a acidez do solo.

Como plantar cebola roxa

Sendo uma variedade, a cebola roxa tem a sua pele arroxeada e a “carne” branca. Seu tamanho costuma ser médio com sabor suave e levemente adocicado.

Vamos te ensinar o passo a passo de como plantar os brotos de cebola:

  1. Compre os botos de cebola;
  2. Para plantar, escolha a primavera – ou com uma temperatura superior a -7ºC;
  3. Escolha um local que bata bastante sol;
  4. Faça uma mistura de partes iguais de terra com nitrogênio;
  5. Cave um buraco de 2,5 a 5 centímetros de profundidade;
  6. Coloque o broto no buraco com a raiz virada para baixo;
  7. O restante dos bulbos deverá ser plantado com 10 centímetros de distância um dos outros;
  8. Procure regar a terra logo após plantar a cebola. Repita de uma a quatro vezes por semana.

Nesse video a seguir, apresentaremos como plantar cebola roxa usando sementes:

Como plantar cebola na água

Caso você queira fazer algo mais para uso próprio, você pode usar a água para fazer a cebola germinar. É um processo bem simples, basta seguir esses passos e tenha a sua própria cebola:

  1. Tire a casca da cebola;
  2. Corte no meio e coloque a parte com as raízes na água;
  3. Você pode usar um copo ou pote de vidro para “enraizar” a cebola;
  4. Deixe o recipiente no local seco e fresco, que não bata sol direto. Mas precisa ser um lugar claro;
  5. Por volta do terceiro dia, as raízes começaram a despontar;
  6. Espere de cinco a sete dias e transfira para um substrato;
  7. O vaso que será usado precisa ter, pelo menos, 20 centímetros de profundidade para ajudar a cebola a se desenvolver;
  8. Para o plantio, use uma mistura de duas partes de substrato pronto e de boa qualidade, mais duas partes de húmus de minhoca e uma parte de esterco bovino curtido;
  9. Deixe o vaso em um local com bastante luz solar;
  10. Regue conforme o clima do dia, quanto mais quente, mais o solo deverá estar úmido;
  11. Para saber o momento certo de colher as cebolas, você deverá acompanhar o nascimento das cebolinhas e procurar sempre dar uma olhada na raiz até a cebola estar completa.

O tempero certo

Versátil, saborosa e com um sabor bem diferente, a cebola pode até ser o vilão para os namorados, mas seu toque único na culinária não pode ser negado. Plantar cebola é um processo simples e o Brasil é o lugar perfeito para seu cultivo!

Conseguiu tirar todas suas dúvidas com o nosso guia?