Como plantar rosas: veja o passo a passo e dicas essenciais para seguir

Por - Atualizado em:

Flores são muito belas, mas podem ser caras se você for adquiri-las em floriculturas, principalmente porque elas murcham após serem colhidas. Por isso a saída pode ser plantar suas próprias flores! Então que tal aprender como plantar rosas e ter um jardim feito por você? Corra para conferir nossas dicas e vamos florir juntos a sua casa!

Por que plantar minhas próprias flores?

Sabemos que hoje em dia comprar flores às vezes pode não compensar, pois, depois de colhidas, elas têm vida curta. Além disto, dependendo da variedade da flor, ela pode ser bem cara. Entretanto sabemos que abrir mão de ter uma casa bonita, decorada e perfumada não é uma opção, não é mesmo?

Sabia que além do benefício financeiro óbvio, plantar flores pode ser terapêutico? Pois é! Muitas pessoas cuidam de jardins e fazem isso com muito carinho, a fim de relaxar. Então que tal unir o útil ao agradável e aprender como plantar rosas? Por isso, fique de olho nas nossas dicas!

Por que rosas?

A rosa é uma das flores mais clássicas, românticas e cheirosas do jardim. Existem em diversas cores, florescem durante o ano todo e seu plantio é muito simples. Além disso, podem ser plantadas em diversos locais: vasos, jardins e até em floreiras na janela, já pensou que romântico?

As rosas também têm uma grande variedade, indo das mais populares às mais exóticas. Antes de por a mão na massa, conheça alguns dos tipos:

  • Hybrid Tea: é a variedade de rosa mais comum e cresce em arbustos verticais.
  • Rosas arbustivas: também nascem em arbustos e têm diversos tamanhos.
  • Rosas trepadeiras: costumam ser plantadas em cercas e grades. São encontradas também em volta de colunas ou em paredes.
  • Floribunda: ficam vistosas e elegantes se plantadas em diversos arbustos enfileirados.

Então que tal começar e aprender a como plantar rosas?

Uma das coisas mais bacanas sobre as rosas é que elas são muito simples de serem plantadas: seu plantio pode ser feito diretamente no vaso ou na terra do jardim, utilizando sementes ou estacas e até serem plantadas em batatas! Gostou? Então confira o passo a passo de como plantar rosas:

Como plantar rosas no vaso

Plantar rosas diretamente no vaso com uma muda é uma das formas mais simples. Para isto você irá precisar de:

  • Muda de rosa da sua preferência
  • Vaso (pode ser de plástico ou de barro, contanto que tenha furos no fundo)
  • Pequenas pedrinhas (brita)
  • Areia grossa (comprada em floriculturas)
  • Terra adubada (a preta é mais indicada)

Como plantar:

Prepare o vasinho colocando um pouco das pedrinhas no fundo. Em seguida, faça uma mistura da terra com areia, na proporção de metade de cada uma. Coloque esta mistura no vaso até um pouco acima da metade, mas sem apertar.

Faça um pequeno buraco no solo e, delicadamente, insira a muda da rosa, completando com o restante da mistura apertando levemente para não quebrar o galho. Está pronto!

Que tal ver o passo a passo de como plantar rosas no vaso? Confira neste vídeo tutorial como é simples!

Como plantar rosas com sementes

Uma forma menos comum, mas igualmente efetiva, é utilizar sementes de rosa. Para esta técnica você irá precisar de:

  • Sementes de rosa
  • Água oxigenada 3%
  • Papel toalha ou guardanapos
  • Copinhos descartáveis
  • Vaso ou um jardim para transplantar a rosa depois de germinada

Como plantar:

Esta técnica requer mais tempo, pois as sementes deverão germinar antes de passar para a terra, porém existem à venda as chamadas sementes estratificadas. Se você for utilizá-las, pode passar diretamente para a etapa do plantio.

Coloque em um recipiente cerca de 250 ml de água, uma ou duas colheres de chá de água oxigenada 3% e deixe as sementes por cerca de uma hora de molho nesta mistura.

Em seguida, umedeça levemente as folhas de papel toalha, escorra a água do recipiente e com cuidado embrulhe as sementes no papel. Guarde estas folhas na geladeira, verificando-as de tempos em tempos e umedecendo-as sempre que necessário.

As sementes estarão prontas para plantio quando começarem a brotar, o que deve acontecer em cerca de 3 meses. Quando germinarem, transfira um brotinho para cada copo descartável. Não se esqueça de colocar terra no copo e fazer um furinho no fundo.

Quando as mudinhas já tiverem folhas já podem ser plantadas em vasos ou em um jardim, sempre transferindo junto a terra do copo.

Esta técnica é a mais demorada, mas com ela você é capaz de acompanhar todo o desenvolvimento da sua rosa. Isso é muito gratificante e prazeroso! Se quiser, ao invés de comprar sementes você pode retirá-las de uma rosa! Veja neste vídeo tutorial como é fácil!

Como plantar rosas com o método da estaca

Aposto que este método você já viu: uma roseira plantada por meio de um galho. Esta técnica é uma das mais antigas e habituais, mas é capaz de criar roseiras verdadeiramente fascinantes! Siga estes passos para conferir como fazer. Você precisará de:

  • Uma estaca de rosa (não de madeira, é o próprio galho da rosa)
  • Tesoura de podar
  • Vasinho de plástico ou de barro com furo no fundo
  • Argila expandida (encontrada em lojas de material de construção)
  • Terra
  • Húmus (encontrado em floriculturas)
  • Areia

Como plantar:

Com a tesoura de poda, corte uma estaca de uma junção de galhos de uma roseira. O ramo escolhido deve ter pelo menos um par de folhas, não ter flor e o corte deve ser feito na diagonal, nunca reto. Sugere-se que a estaca tenha pelo menos 15 cm e no mínimo dois toquinhos de onde nascerão novos galhos (chamados de gemas). Da estaca selecionada, você deve retirar as folhas deixando apenas algumas em cima. Reserve a estaca.

Prepare o vaso preenchendo-o com a argila. Misture a terra, a areia e o húmus, colocando o substrato resultante para preencher o resto do vaso. Então faça um buraco na terra de cerca de 5 cm de profundidade e encaixe a estaca, cobrindo com mais um pouco do substrato e apertando delicadamente para que a estaca não caia.

Sugere-se criar uma pequena estufa com sacos plásticos ou garrafa pet, para proteger sua roseira da luz solar muito forte.

Este procedimento pede que você regue a estaca sempre que secar, pois ela não pode ressecar durante o período de enraizamento, que leva cerca de duas semanas. Após este intervalo você poderá transferir sua planta para outro local maior se desejar.

Como plantar rosas na batata

Pois é! Uma forma de garantir que sua rosa obtenha vários nutrientes é usando uma batata como suporte para a estaca. Para fazer desta forma, você deve cortar a estaca da rosa exatamente como na dica anterior, mas, ao invés de plantá-la na argila, você deve encaixá-la dentro de uma batata.

Depois disto basta plantar a batata na terra e ver a mágica acontecer! A batata fornece à rosa as vitaminas necessárias para que ela cresça, além de estimular o desenvolvimento de sua raiz.

Não se esqueça de criar uma estufa para esta rosa também, assim como a estaca da dica anterior, pois rosas plantadas com esta técnica precisam deste aparato para crescer.

Plantei minha roseira. E agora? Como cuidar?

Depois de plantar sua roseira você deve cuidar para que ela floresça e dure bastante tempo. Algumas dicas são:

  • Regue sua roseira ao menos uma vez por semana, mas sem encharcá-la. De preferência faça isto quando o sol estiver alto, para que a terra absorva a água e ela seque.
  • Você pode adubar a terra como uma planta comum. Procure em floriculturas por adubos e aplique-o na terra conforme indicação da embalagem.
  • As rosas gostam bastante de sol, por isso instale seu jardim ou coloque os vasos com as rosas em locais que recebam bastante luz solar.
  • Na hora de podar não se esqueça de eliminar os galhos secos e as flores murchas. Os cortes devem ser sempre na diagonal e são feitos para estimular o crescimento de novas flores.

E então, o que achou?

Aposto que você não imaginava que seria tão fácil, não é mesmo? Siga nossas dicas de como plantar rosas e de como conservá-las para garantir uma linda roseira em sua casa!

De qual técnica você mais gostou? Qual é sua cor de rosa favorita? Prefere plantar em vasos ou criar um lindo jardim? Conte para nós suas preferências e compartilhe suas ideias, vamos adorar conhecer suas sugestões!