Como tirar cheiro de alho da mão: receitas caseiras e dicas passo a passo

Por -

Cozinheiros e simpatizantes da arte culinária, atenção! Esse post foi feito para vocês. Isso porque hoje nos vamos ensinar como tirar cheiro de alho (e cebola) das mãos.

Porque, convenhamos, cozinhar é muito legal, mas você não precisa sair por aí exalando os ingredientes que usou para preparar o almoço.

Bora então conferir as dicas?

Por que o alho e a cebola dão mau cheiro nas mãos?

O cheirinho característico desses dois ingredientes tem nome próprio sabia? Pois é, chama-se odor aliáceo e não é uma exclusividade do alho e da cebola, outras hortaliças da subfamília das allióideaes também o possuem.

Esses odores são produzidos graças aos compostos de enxofre e as moléculas de óxido de tiopropanal.

Ou seja, não tem como fugir desse presente da química. E já que esse cheiro não vai deixar de existir, nem você vai deixar de usar alho e cebola para temperar a comida, não resta outra alternativa senão reunir um arsenal de dicas caseiras para eliminar esses odores desagradáveis. Por isso, bora para o próximo tópico:

Receitas caseiras para tirar o cheiro de alho da mão

Água Corrente

Acredite se quiser, mas o simples fato de deixar suas mãos embaixo da água corrente já ajuda – e muito – a tirar o cheiro do alho. Mas para que essa técnica simples funcione você precisa deixar as mãos por pelo menos um minuto na água corrente, sem esfregar. Lembre-se apenas de colocar uma bacia ou outro recipiente capaz de coletar essa água, assim você evita o desperdício e pode reutilizá-la para outras tarefas domesticas.

Frutas cítricas

Frutas cítricas, especialmente a laranja e o limão, são excelentes opções para remover o cheiro do alho e da cebola das mãos. Para isso você deve apenas esfregar um limão ou uma laranja nas mãos, lembrando-se de incluir na limpeza as unhas e as partes internas dos dedos.

Ao final, enxague bem e seque as mãos. Vale lembrar que o limão é fotossensível, ou seja, pode manchar a pele caso entre em contato com o sol, portanto não se esqueça de lavar bem as mãos após usar o suco da fruta.

Sal grosso

Quem disse que sal grosso só serve para temperar a carne do churrasco? Esse ingrediente super popular pode ser usado também para tirar o cheiro do alho das mãos. Como assim? Basta colocar um punhado de sal grosso nas mãos secas e esfregar até sentir que o cheiro desapareceu. Muito fácil não? 

Inox

Pode parecer meio estranho, mas é verdade: utensílios em aço inox são capazes de remover o cheiro de alho e cebola. Existe até comprovação científica para isso.

A razão para que essa técnica funcione é simples: o aço inoxidável consegue neutralizar as moléculas de enxofre presentes nessas duas hortaliças.

E como usar o inox para remover odores? É fácil. Pegue um utensilio feito com o material (colher, escorredor ou até uma panela, evite facas para não correr o risco de se machucar) e esfregue nas mãos embaixo da água corrente.

Hoje em dia existem até mesmo barras de aço inoxidável fabricadas com o único propósito de retirar odores das mãos.

Salsinha (e outras ervas)

Salsinha, manjericão, hortelã e salsão são outras boas opções para remover o cheiro de alho e cebola das mãos.

Para isso, esfregue folhas dessas ervas nas mãos e pronto. O cheiro ruim vai embora.

Vale usar essas ervas também, principalmente a salsinha, para tirar aquele hálito desagradável que aparece depois do consumo de alimentos com alho e cebola. Basta mastigar umas folhinhas de salsinha e você volta a ter um hálito limpo e fresco.

Vinagre

O vinagre não podia ficar de fora dessa lista. Conhecido e reconhecido mundialmente por suas mil e uma utilidades, o vinagre é um potente neutralizar de odores.

Aqui, a dica é a seguinte: mergulhe as mãos em um recipiente com água e vinagre branco (de preferência) e aguarde um tempinho. Em seguida é só enxaguar.

Borra de Café

Sabe aqueles potinhos de café em lojas de perfumaria? Eles estão lá por um único motivo: neutralizar odores. E não é a toa que esse pozinho mágico veio parar aqui também. O pó ou a borra do café são ótimos para neutralizar o cheiro de alho e cebola das mãos.

Basta esfregar um pouco de borra de café ou de pó de café seco nas mãos e enxaguar. Além de fazer uma esfoliação suave na pele, você ainda consegue eliminar os odores desagradáveis do alho e da cebola.

Grama

A nossa próxima dica vai exigir de você um jardim ou uma área verde. Isso porque a grama é uma ótima aliada na remoção de odores. Basta esfregar as mãos em um pouco de grama para retirar o cheiro ruim do alho e da cebola. Faça o teste!

Pasta de dente

Essa provavelmente você já ouviu falar! Sim, passar pasta de dente nas mãos ajuda a retirar o cheiro de alho e cebola. Não é lenda! Lave bem as mãos com o produto e depois enxague. Simples assim!

Cheiro de alho nos cabelos e nas roupas? Não!

Infelizmente não é só nas mãos que o cheiro do alho e da cebola impregna. As roupas e os cabelos também denunciam quem preparou a refeição. Por isso, separamos mais algumas dicas de como tirar o cheiro do alho, só que dessa vez dos cabelos e das roupas, olha só: 

Álcool

Você pode tirar o cheiro do alho e da cebola das suas roupas apostando em uma misturinha simples de álcool e água na mesma proporção. Coloque essa mistura em um borrifador e aplique sobre as roupas, depois é só deixá-las secar e pronto. Nada mais de cheiro ruim para acompanhar você. 

Frutas cítricas

As frutas cítricas ajudam a remover o cheiro das mãos e também dos cabelos. Na hora de lavar as madeixas experimente colocar uma colher de suco de limão junto com o shampoo. Massageie essa mistura no couro cabeludo e em toda extensão do cabelo. Deixe agir por alguns minutos e depois enxague. Os seus cabelos vão voltar a ficar limpos e perfumados!

Bicarbonato de sódio

Não quer usar limão para remover o cheiro de alho dos cabelos? Então experimente usar bicarbonato de sódio.

Esse ingrediente curinga e indispensável em toda casa pode ser usado junto com o shampoo. Para isso, misture a quantidade de shampoo que costuma utilizar com uma colher de chá de bicarbonato de sódio. Depois é só lavar os cabelos como sempre.

Melhor do que tirar o cheiro é prevení-lo

Já dizia o ditado: melhor prevenir do que remediar. E quando o assunto é cheiro de alho e cebola essa pílula de sabedoria popular faz muito sentido.

Portanto, antes mesmo de começar a descascar o alho ou a cebola tenha em mente as dicas a seguir:

Lave com vinagre

A primeira dica é lavar as mãos com vinagre antes de começar a preparar a refeição. Despeje um pouco do liquido nas mãos, esfregue e depois enxague. Faça isso também com a faca, a tábua e os demais utensílios que deseja ver livre do cheiro do alho.

Alho e cebola de molho

Deixar o alho e a cebola de molho em uma bacia com água ajuda a remover o cheiro forte desses ingredientes, além de evitar que você derrame lágrimas ao cortar a cebola. Outra vantagem é que essa técnica permite que as cascas sejam removidas com muito mais facilidade. Experimente!

No micro-ondas

Aqui, a ideia é simples e possui o mesmo objetivo do tópico anterior: remover odores e descascar os ingredientes mais facilmente.

Para isso, coloque o alho ou a cebola com a casca no micro-ondas por apenas 30 segundos. O aquecimento ajuda a impedir que o cheiro impregne nas mãos. 

Processador, amigo de todas as horas

O processador também pode te ajudar a ficar com as mãos cheirosas. Basta colocar o alho e a cebola no equipamento e triturar.

Só tem um problema: ainda assim você vai precisar descascar os ingredientes. Contudo, o contato é bem menor, o que facilita a remoção dos odores posteriormente.

Tempero para o mês todo

Por fim, o que acha de deixar o tempero para comida pronto na geladeira? Dessa forma você só vai se preocupar em tirar o cheiro de alho das mãos uma única vez.

A receita aqui é bem fácil e simples. Coloque a quantidade necessária de alho e cebola para o mês todo em uma bacia com água (uma boa medida é ½ kg de alho para 4 cebolas inteiras).

Feito isso descasque tudo e coloque no processador para triturar. Ao final você vai obter uma pastinha. Caso deseje pedacinhos maiores de alho e cebola, triture menos.

Coloque essa mistura em um pote, enchendo-o até um pouco mais da metade. Em seguida, complete com óleo da sua preferência (soja, girassol, milho, etc). O óleo é o responsável por manter o tempero conservado e fresquinho.

Na hora de fazer a comida é só colocar essa mistura na panela, refogar e pronto!

Gostou das dicas? Agora é só voltar pra cozinha e fazer aquele prato de dar água na boca sem precisar se preocupar em como tirar o cheiro de alho da mão.