Como tirar chiclete da roupa: dicas e truques para seguir

Por -

Tem coisa mais medonha do que descobrir um chiclete colado na roupa? Além de nojento, é desesperador. Isso porque essa iguaria elástica nem sempre é tão simples de ser removida da roupa.

Mas a gente também sabe que a primeira reação é querer arrancar o intruso imediatamente.

Só que se você quiser manter sua roupa bonita e impecável, não queira sair arrancando o chiclete de qualquer jeito. O máximo que você vai conseguir é espalhar o borrachudo ainda mais pelo tecido. Portanto, nesse momento, segure a adrenalina, tenha calma e leia esse post!

Sim, leia esse post! Trouxemos dicas e truques que vão fazer você tirar facinho, facinho, o chiclete da roupa. Vem ver:

Gelo

O gelo é uma das formas mais práticas, rápidas, eficientes e seguras de tirar chiclete de tecidos, seja ele qual for. A mágica aqui é simples: o gelo endurece o chiclete e isso faz com que o doce perca sua capacidade elástica, ficando mais fácil de ser retirado das roupas.

Para isso, basta colocar duas pedrinhas de gelo sobre o chiclete (ou quantas achar necessário) e aguardar cerca de 20 a 30 minutos. Quando perceber que o chiclete endureceu, pegue uma faca sem ponta e sem corte (as de manteiga são ideais para essa missão) e vá descolando o chiclete pelas bordas até ele sair por completo.

Caso note que alguns pedacinhos de chiclete ainda estão grudados no tecido, retire-os com a ajuda das unhas. Em seguida, lava a roupa de modo habitual. 

Congelador

A técnica do congelador é muito semelhante ao do gelo, só que ao invés de usar pedrinhas de gelo você coloca a roupa por completo dentro do freezer.

Antes, é claro, providencie um saquinho para armazená-la. Desse modo você evita contaminação do congelador e possíveis manchas na sua roupa.

Depois de duas horas, mais ou menos, retire a roupa e remova o chiclete conforme o passo a passo anterior.

Ferro de passar

Assim como o frio, o calor também é um bom aliado para remoção de chiclete das roupas. Para isso, coloque um pedaço de papelão sobre a tábua de passar e coloque a parte afetada com o chiclete sobre o papelão e de costas para o ferro de passar. Mantenha o ferro sobre o tecido por alguns segundos até que o chiclete grude no papelão.

Em seguida, lave a roupa como de costume. 

Suco de limão e / ou vinagre

Produtos ácidos como o limão e o vinagre são ótimas alternativas para remover chiclete de roupas. Mas atenção: não é para despejar o suco do limão ou o vinagre diretamente na peça.

Ao invés disso, despeje em um balde cerca de um litro de água e um copo de suco de limão ou de vinagre. Coloque a peça de roupa nessa mistura (ou apenas a parte afetada) e aguarde cerca de 15 a 20 minutos.

Com a ajuda de uma faquinha sem corte e sem ponta comece a remover o chiclete pelas bordas.

Depois de remover toda a meleca do chiclete, lave a roupa do modo convencional.

Óleo de laranja ou de eucalipto

Dizem por aí que os óleos de laranja e eucalipto também são eficazes na hora de tirar chiclete da roupa.

Essa técnica não tem muito mistério. Basta pingar algumas gotas de um desses óleos sobre o chiclete e começar a removê-lo com a ajuda de uma faquinha ou de uma espátula.

O único porém dessa técnica é que ela deixa uma mancha de gordura na roupa e que depois de retirar o chiclete você terá que remover a mancha também.

Água quente

A água quente também pode te ajudar a tirar chiclete da roupa. Para isso, ferva um litro de água e, em seguida, coloque a roupa dentro da chaleira ou despeje a água fervente sobre o chiclete. Você vai notar que ele começará a se dissolver e assim conseguirá remover o grudento mais facilmente.

Spray de cabelo

Quem diria que aquele seu spray de cabelo podia servir também como removedor de chicletes? Pois é, e ele serve! O spray de cabelo funciona de modo muito similar ao gelo, uma vez que ele também tem o poder de endurecer o chiclete.

Portanto, basta aplicar um pouco de spray sobre o chiclete até perceber que ele está endurecendo. Em seguida, com a ajuda de uma faquinha ou espátula comece a remover a goma.

Essa dica é bem interessante para quando você estiver em uma festa ou evento e não puder contar com as outras ideias acima. Basta pedir socorro para o cabelereiro do lugar.

Cuidados ao tirar o chiclete da roupa

Todas as dicas acima são eficazes e realmente funcionam, só que algumas delas podem não se adaptar muito bem a roupas coloridas ou escuras, tão pouco a determinados tipos de tecido. Por isso, listamos a seguir algumas dicas para te ajudar a tirar chiclete da roupa sem arrumar outro problema para resolver:

  • Muito cuidado ao usar a técnica da água quente em tecidos que possam encolher. Na dúvida, consulte a etiqueta da roupa.
  • Substâncias ácidas como o limão e o vinagre podem causar manchas em tecidos delicados e coloridos. Uma dica é testar uma pequena área antes de realizar o procedimento.
  • Tenha cuidado ao utilizar facas para raspar o chiclete. Use sempre modelos sem ponta e sem corte para não correr o risco de perfurar ou rasgar o tecido.
  • Para tecidos coloridos, prefira as técnicas de frio ou calor.
  • Caso opte pela técnica do gelo ou do freezer, certifique-se de que o chiclete está bem endurecido antes de começar a removê-lo. E mesmo que esteja endurecido não queira arrancar o chiclete de uma vez, vá tirando aos poucos raspando pelas laterais.
  • Evite realizar os procedimentos debaixo do sol, especialmente se estiver lidando com substâncias ácidas. O sol pode manchar e reagir com os produtos que estão sendo utilizados.
  • Sempre lave as peças de roupa após o procedimento de retirada do chiclete. Isso evita manchas causadas pelas substâncias utilizadas para tirar o chiclete.
  • Quando antes você conseguir retirar o chiclete da roupa melhor. Com o passar do tempo, a goma vai se fixando as tramas do tecido e se tornando mais difícil de ser retirada.

Agora não tem mais porque se desesperar quando ver um chiclete grudado na roupa. Basta seguir as dicas desse post e ficar tranquilinho!