Como tirar mancha de caneta: veja passo a passo e dicas essenciais

Por -

Caneta azul (ou seja lá a cor que for) só serve mesmo para virar tema de música ou para escrever no caderno. Nas roupas, na parede ou no sofá, nem pensar!

Por isso, se você está sofrendo porque não sabe como tirar uma mancha de caneta, não se desespere, porque sim, dá para tirar. E nós trouxemos as melhores dicas para te ajudar nessa missão.

Bora lá?

Tipos de mancha e tipos de caneta

Antes de querer remover a mancha é importante se atentar para dois detalhes importantes: o tipo de mancha e com que tipo de caneta ela foi causada. Sim, isso faz muita diferença no processo de retirada da mancha.

Em primeiro lugar, observe se a mancha é fresca, ou seja, acabou de ser provocada, ou se ela já está ali há algum tempo. Quanto mais antiga a mancha, mais difícil pode se tornar o processo de remoção, uma vez que a tinta acaba aderindo mais profundamente nas fibras do tecido.

Em seguida, descubra com que tipo de caneta a mancha foi provocada. Existem basicamente dois tipos de caneta no mercado, aquelas mais populares e utilizadas: as esferográficas e as hidrográficas.

As canetas esferográficas (lembra da BIC? É dessa mesmo que estamos falando) é um tipo de caneta a base da água disponível geralmente nas cores azul, preta e vermelha. As manchas provocadas por esse tipo de caneta são, na maioria dos casos, mais fáceis de serem retiradas.

Já as canetas hidrográficas possuem uma ponta de feltro que é umedecida pela tinta toda vez que ela é pressionada para escrever ou desenhar.

Canetinhas coloridas, marca textos, canetas permanentes e marcadores de quadro branco são alguns dos tipos de caneta hidrográfica mais comuns de serem encontrados por aí.

Esse tipo de caneta possui uma capacidade de aderência maior nas superfícies e, portanto, acaba sendo mais difícil de ser removida. Ou seja, quanto antes limpar melhor.

Outra coisa que você precisa saber é qual tipo de superfície que a mancha se encontra. Couro? Parede? Tecido sintético? Tecido natural? Para cada material existe um modo diferente de remover a mancha de caneta. Observe isso também.

Depois de ter apurado todo o histórico da sua mancha de caneta, você já pode partir para a próxima etapa e, finalmente, remover a intrusa do local onde ela nunca deveria ter aparecido.  Acompanhe as próximas dicas:

Como tirar mancha de caneta – dicas caseiras e passo a passo

Mancha de caneta em roupas

Quem nunca colocou uma caneta no bolso da camisa ou no bolso da calça e quando se deu conta tinha uma bela de uma mancha no lugar? Isso é mais comum do que se pode imaginar.

Mas o lado bom dessa história é que tem solução! A primeira dica aqui é observar o tipo de tecido em que está a mancha. É jeans? Algodão? Na dúvida, cheque a etiqueta da peça para saber o tecido da roupa manchada.

Para peças mais delicadas, prefira o método menos abrasivo, ok? Confira agora algumas sugestões:

Álcool

O álcool é uma das primeiras soluções que vem à mente quando o assunto é tirar mancha de caneta das roupas. Mas aqui é importante tomar alguns cuidados.

Caso a mancha esteja fresca você não precisará de muito esforço. Basta umedecer a área afetada com um pouco de álcool e esfregar suavemente com a ajuda de uma escovinha. Mas se a mancha já estiver seca, a dica é umedecer a área com água e, em seguida, aplicar o álcool.

Lembre-se também de proteger a parte de baixo da roupa com uma toalha ou tecido grosso, dessa forma você evita que a mancha transpasse para as outras partes da roupa.

Água oxigenada ou alvejante a base de água oxigenada

A água oxigenada também é uma ótima aliada contra as manchas de caneta. Certifique-se primeiro que o tecido da sua roupa pode entrar em contato com esse tipo de produto (consulte a etiqueta).

Em seguida aplique a água oxigenada diretamente sobre a mancha e aguarde alguns minutos. Esfregue delicadamente a peça até remover completamente a mancha.

Lembrando que é importante proteger o outro lado da roupa, por isso use uma toalha.

Sabão neutro

Sabão neutro ou detergente de lavar louça também pode ser usado para remoção de manchas de caneta. O processo é um pouco mais demorado, mas é super indicado para roupas delicadas e que não podem entrar em contato com substâncias abrasivas.

A receitinha é simples: proteja o lado interno da peça com uma toalha e na sequência umedeça a área da mancha com água e aplique um pouco de sabão ou detergente neutro. Esfregue delicadamente e deixe o produto agir por pelo menos 1 hora. Depois desse tempo, esfregue mais um pouco a peça e, se tudo der certo, a mancha de caneta já terá desaparecido.

Suco de limão

O suco de limão é outro ingrediente que pode ser testado para remoção de manchas de caneta. Para isso, deixe a roupa de molho em um balde com uma solução de água e suco de limão. Aguarde cerca de 40 minutos e após esse tempo, a mancha já terá sido removida.

Removedor de esmalte

O removedor de esmalte funciona tão bem para remover manchas de caneta quanto o álcool. O procedimento é o mesmo: proteja a parte interna da roupa para evitar que a tinta da caneta manche o outro lado, umedeça a área com água e, por último, aplique o removedor de esmaltes. A tinta sairá como num passe de mágica.

O legal dessa dica é que o removedor de esmalte é um produto fácil de ser encontrado em bolsas femininas e, com isso, você pode remover a mancha na hora, independente de onde esteja.

Spray de cabelo

Acredite ou não, mas o famoso laquê pode ser usado também para remoção de manchas de caneta. O passo a passo é bem simples: basta aplicar o produto diretamente sobre a mancha, mas tenha cuidado para não exagerar na quantidade. Caso aplique spray em excesso, a mancha pode ficar ainda maior.

Vinagre

O vinagre não poderia ficar de fora das receitas caseiras para remover mancha de caneta. Só que aqui ele não vem sozinho, mas acompanhado de outro ingrediente de peso e bem conhecido: o bicarbonato de sódio.

Anote a receita: umedeça a área da mancha com vinagre e água. Em seguida, faça uma pastinha de bicarbonato de sódio com água e passe sobre a mancha. Deixe a solução agindo por 30 minutos, depois é só enxaguar e lavar a peça normalmente.

Essa é uma ótima receitinha para tirar mancha de caneta de calça jeans.

Mancha de caneta em sofá e outros estofados

Outro lugar que as manchas de caneta adoram é o sofá (e estofados em geral, como cadeiras, bancos e poltronas). Se uma delas resolveu marcar presença na sua casa, mantenha a calma e siga as dicas abaixo:

Álcool

Além das manchas de roupa, o álcool também pode ser usado para remover manchas de caneta do sofá, especialmente os de couro. Para os sofás de tecido use o álcool apenas quando a mancha for fresca.

Para remover mancha de caneta do sofá usando álcool basta umedecer o local com o produto e esfregar suavemente. Depois, use um pano seco para remover o excesso de umidade.

Vinagre

O vinagre também está nessa lista. Aqui, a dica é mergulhar uma esponja em uma mistura de água com vinagre e passar no sofá. Só isso!

Detergente neutro

Caso a mancha seja resistente aos produtos anteriores, você pode optar por complementar a limpeza com detergente neutro. Basta aplicar o produto sobre a mancha, aguardar por cerca de 30 minutos e remover.

Mancha de caneta na parede

Uma coisa é fato: se você tem criança em casa, inevitavelmente vai precisar remover manchas de caneta da parede. E, nesse caso, as manchas podem ser das mais variadas formas, cores e tamanhos. Mas apesar da aparente destruição, sua parede pode voltar a ficar novinha em folha.

O detergente neutro é a solução mais prática e rápida de remover manchas de caneta da parede. Basta aplicar o produto sobre uma esponja e esfregar na parede. A tinta sairá facilmente e sem danificar a pintura.

Mancha de caneta em móveis ou peças de madeira

Riscou a mesa do escritório ou algum móvel da casa com caneta? Então saiba que quem pode te ajudar na missão de remover a mancha é o bicarbonato de sódio.

Para isso faça uma pastinha usando duas partes de bicarbonato para uma parte de água. Misture bem e aplique sobre a mancha. Deixe a mistura agir por alguns minutos e a mancha desaparecerá por completo.

Mancha de caneta em boneca

Boneca com a cara riscada de caneta é a coisa mais comum de ser encontrada em casas com crianças. Mas com a dica abaixo a boneca monstro da sua filha vai voltar a ser a fofura que era antes, confira:

Pomada para remover cravos e espinhas

Sabe aquelas pomadas próprias para remover cravos e espinhas? Pois é, para as bonecas elas servem para outra finalidade: remover manchas de caneta.

Acredite ou não, mas você vai se surpreender com a eficiência do produto para essa missão.

Para começar a limpeza da boneca, tenha em mãos a pomada anti cravos. A mais conhecida delas é a Acnase, mas pode ser qualquer outra, o importante é que na fórmula contenha a substância Peróxido de Benzoíla.

Em seguida, retire do tubo uma quantidade suficiente para espalhar por toda a boneca, de modo a cobrir todas as manchas.

Feito isso, coloque a boneca no sol por no mínimo três horas. Essa etapa é muito importante, por isso recomendamos que escolha um dia ensolarado para remover a mancha.

Após esse tempo, pegue um pano umedecido e retire a pomada. A boneca estará limpinha (e pronta para outra!).

Mancha de caneta na bolsa

A remoção de manchas de caneta em bolsas é a mesma apresentada nas dicas acima. Você só precisa saber o material com que a bolsa foi fabricada e aplicar um dos métodos já sugeridos. Álcool, bicarbonato e vinagre costumam ser três ingredientes que nunca decepcionam.

Viu só como é simples e fácil remover manchas de caneta? Agora é só você escolher uma das dicas sugeridas acima e deixar suas peças limpas e novas.