Como tirar mancha de roupa branca: dicas essenciais e passo a passo

Por - Atualizado em:

Neste tutorial prático você aprenderá como tirar mancha de roupa branca de várias maneiras. Utilizando produtos caseiros, familiares e de fácil acesso. Tudo isso porque roupa branca mancha, e mancha com mais facilidade que outras peças do guarda-roupa.

Portanto, antes de começar com as instruções, aqui vai a primeira dica: Não misture roupas brancas com roupas coloridas. O motivo pelo qual lhe trouxe até aqui é de que você manchou suas vestes de alguma maneira, e uma maneira muito comum é a de misturar roupas brancas com as coloridas.

Então, logo de cara, aqui um ponto de partida para aprender como tirar mancha de roupa branca manchada por outra roupa, que provavelmente é colorida:

Como tirar mancha de roupa branca manchada por outra roupa

Como tirar mancha de roupa branca manchada por outra roupa

Entender o porquê de sua roupa ficar manchada é um ótimo caminho para não precisar mais se perguntar: como tirar mancha de roupa branca? Então, reforçando a dica de antes: não misture roupas coloridas com brancas.

Caso tenha esquecido alguma peça colorida junto com sua roupa branca no ato da lavagem, aqui vai um jeito de solucionar esse problema: detergente. Saber como tirar mancha de roupa branca manchada por outra roupa é uma carta na mão. E o melhor: é simples de executar.

Aplique uma solução de água e detergente sobre a mancha da roupa e esfregue. Para esfregar, utilize uma escova de cerdas macias para não danificar a peça. Repita o processo intercalado com o enxágue da roupa em água corrente. Quando a mancha sair, lave a roupa normalmente.

Outra solução simples de como tirar mancha de roupa branca manchada por outra roupa é com água quente e sabão. Veja como é simples: ferva a água e adicione sabão em pó. Deixe de molho por mais ou menos cinco minutos. Caso não tenha saído tudo, deixe mais um pouco. Depois é só lavar a roupa normalmente.

Como tirar mancha de roupa branca com bicarbonato

Essa é outra dica boa para ajudar a tirar manchas de sua roupa branca. O uso do bicarbonato é comum para muitas tarefas caseiras. Ele é um verdadeiro coringa. Aqui, como tirar mancha de roupa branca não é uma tarefa tão simples, o bicarbonato precisará da ajuda de outro ingrediente comum: o vinagre.

Prepare uma solução de vinagre com bicarbonato de sódio e aplique por toda a extensão da mancha. Ele terá um efeito efervescente. Deixe reagir por uns dez minutos. Lave normalmente com água e sabão. Caso não tenha saído toda a mancha, repita o processo novamente.

Como tirar mancha amarela de roupa branca

Como tirar mancha amarela de roupa branca

Neste processo de como tirar mancha amarela de roupa branca, o bicarbonato será um dos reagentes que serão utilizados novamente. Os outros serão o próprio sabão em pó e álcool. Essa combinação te ajudará a remover as manchas amarelas que surgem principalmente pelo suor. Também pelo óleo ou pela gordura que respinga na roupa.

Para tirar a mancha amarela da roupa branca com esses ingredientes (álcool, sabão em pé e bicarbonato), você vai precisar de um balde ou vasilha. Qualquer recipiente em que você possa misturar tudo com água e deixar a roupa de molho.

Nas medidas de três colheres de sopa de bicarbonato, trezentos mililitros de álcool e três colheres de sopa de sabão em pó adicionados em três litros de água, mexa bem até virar uma solução homogênea. Mergulhe a roupa manchada e deixe ali de seis a doze horas. O tempo vai depender da quantidade de roupa. Quando as machas saírem, lave as peças normalmente.

Esse é um modo de como tirar mancha de roupa branca caseiro das antigas, assim como tirar mancha de roupa branca com vinagre e bicarbonato mostrado anteriormente. Agora, aqui vai um jeito de tirar mancha com um de muitos produtos específicos para remover manchas.

Tirando mancha de roupa branca com Vanish

Tirando mancha de roupa branca com Vanish

O Vanish é um produto que surgiu nos anos oitenta e veio com o foco em eliminar manchas. E é isso que ele faz. Hoje, facilmente encontrado nos mercados brasileiros, você pode utilizá-lo tanto para tirar manchas amarelas, quanto manchadas de outras roupas.

Como tirar mancha de roupa branca com Vanish oferece maiores opções, aqui estão elas:

  • Vanish em gel: aplique uma colher de sopa, ou dez mililitros do produto sobre a mancha na roupa e deixe agir. Cuidado para não deixar o gel secar, pois pode danificar a peça. Depois de 5 minutos reagindo, pode enxaguar e lavar normalmente.
  • Vanish em pó: com o Vanish em pó muito bem diluído em água, aplique sobre a mancha e, com a parte debaixo da tampinha do produto, esfregue bem. Depois, deixe o produto ali reagindo por uns dez minutos. Enxágue e lave normalmente.
  • Vanish em barra: com o produto e a peça de roupa molhadas, aplique a barra sobre a mancha e esfregue. Cuidado para não estragar a roupa esfregando com muita força. Deixe agir por alguns minutos e enxágue. Lave a roupa normalmente.
  • Vanish líquido: aqueça cerca de cem mililitros de água. Adicione um quarto do medidor do produto e misture tudo. No momento em que houver reação e a solução começar a produzir espuma, aplique sobre a mancha. Esfregue de leve, espalhando o produto. Deixe reagir por uns dez minutos e enxágue a roupa. Pode lavar.

Como algumas manchas podem ser mais difíceis para remover por estarem em locais, às vezes, mais difíceis de se trabalha, como as maracas amareladas de suor debaixo do braço, aqui mais dicas certeiras para eliminar esse encardido.

Tirando mancha amarela de roupa branca debaixo do braço

Tirando mancha amarela de roupa branca debaixo do braço

Aqui um produto caseiro e simples de como tirar mancha amarela de roupa branca debaixo do braço: Use limão. O limão é um dos produtos mais úteis da cozinha, assim como o bicarbonato que também será utilizado neste tópico.

Com meio limão espremido e uma colher de sopa de bicarbonato de sódio, crie uma solução poderosa para eliminar a mancha amarela debaixo do braço. Aplique essa mistura sobre a mancha e deixe reagir por uns dez minutos. Aqui um ponto importante na hora de enxaguar: use água morna. Caso ainda esteja manchada, repita o processo. Senão, pode lavar normalmente.

Como tirar mancha de tinta de roupa branca

A tinta normalmente impregna mais e pode ser de difícil remoção por ser um produto químico que normalmente vem com um aderente para colar na superfície depois de seco. Existem alguns métodos diferenciados para essa ação que vão ajudar. Veja:

  • Como tirar mancha de tinta de roupa branca com limão: o limão, como tantos outros produtos caseiros, tem inúmeras funcionalidades e contribuições para a saúde e para afazeres no dia a dia como tirar mancha de tinta de roupa branca. Basta aplicar o sumo da casca do limão sobre a mancha e deixar agir um pouco. Cerca de um minuto bastará. Depois enxágue com água e sabão. Caso a mancha insista, repita o processo.
  • Como tirar mancha de tinta de roupa branca com leite: mais um produto caseiro do cotidiano que pode ajudar em várias tarefas do dia a dia que também auxilia na remoção de tinta da roupa. Para isso, basta ferver o leite e aplicar sobre a mancha. Deixe o leite agir por um minuto e lave com água e sabão. Caso não tenha saído tudo, repita o processo. Em alguns casos, recomenda-se deixar de molho no leite.

Como tirar mancha de roupa branca com água sanitária

Como tirar mancha de roupa branca com água sanitária

Água sanitária é um produto que também está presente na maioria dos lares. Assim como o limão, o vinagre e o bicarbonato de sódio, ele pode auxiliar na limpeza das roupas com eficácia e sem agredir tanto o tecido como alguns produtos químicos o fazem. Dica: para evitar danos à roupa na hora de lavá-las, vide a etiqueta.

Para remover mancha de roupa branca com água sanitária é simples, mas exige a mistura de outro produto que também é caseiro: o açúcar. Numa solução de um litro de água sanitária e uma xícara de açúcar, mergulhe a roupa manchada e deixe de molho até que a mancha suma. Depois, basta lavar a roupa normalmente.

Última dica deste tutorial: antes de começar com os processos de remoção de manchas, lave as roupas primeiro. O uso da pré-lavagem auxilia na eficácia do produto usado na hora de extrair a mancha da roupa branca porque tira o excesso de sujeira que pode atrapalhar esse processo.

Tutorial completado com sucesso

Esse foi o tutorial prático para fazer a remoção de manchas de roupa branca. Nele você aprender inúmeras técnicas para tirar manchas originadas de roupas coloridas, tinta ou mesmo gorduras e suor. Relembrando alguns avisos como: faça uma pré-lavagem das roupas antes de pensar em remover suas manchas e não lave roupas brancas com coloridas.

Fora isso, aprendeu a utilizar vários produtos caseiros de grande eficácia para o trato de suas roupas que talvez você nem soubesse que poderiam ser utilizados. Ainda mais em uma situação como a remoção de manchas de roupas brancas. Depois dessas dicas incríveis, deixe seu comentário e compartilhe os métodos que você usa em casa. Sua opinião é importante.