Como tirar mancha de sorvete da roupa: conheça as principais formas

Por - Atualizado em:

O verão está chegando e nada mais gostoso do que se refrescar tomando um sorvete. Na verdade, tudo vira desculpa para tomar sorvete, né?! Seja na rua ou em casa, adoçamos a vida saboreando essa delícia. Mas, às vezes essa guloseima pode derreter tanto a ponto de cair na roupa, principalmente das crianças e fazer uma verdadeira lambança. Quer saber como tirar mancha de sorvete da roupa

Continue por aqui que você vai se tornar capaz de eliminar esse contratempo e depois pode curtir um sorvete sem preocupar tanto com as manchas.

Quanto mais rápido lavar, melhor

Quando esse pequeno “acidente” ocorre em casa, é mais fácil. Quando é na rua, já começamos com a desvantagem de que o sorvete vai ficar mais tempo em contato com o tecido. O ideal é não deixar a peça secar. Depois de seca, fica mais difícil ainda retirar a mancha. Mas mesmo nesses casos, há maneiras de como tirar mancha de sorvete da roupa.

Como tirar mancha de sorvete da roupa logo após o ocorrido

O primeiro passo é virar a peça do avesso e deixar a região manchada em água corrente fria da torneira da sua lavanderia. Como a mancha está “fresca”, o fluxo da água ajuda a remover os resquícios do doce. Depois, recomendamos que use sabão neutro ou sabão de coco e esfregue na área atingida pela mancha. Deixe o sabão agir por cinco minutos. Pode repetir esse processo até que a mancha não esteja mais visível.

Se estiver lidando com manchas de sorvete de tonalidade escura (sorvete de chocolate, café ou uva, por exemplo), orientamos o uso de um tira-manchas mais potente. Antes de usar um tira-manchas que é um produto muito potente, aconselhamos o teste desse produto em uma parte não visível da roupa em questão para evitar que o produto danifique a peça. Utilize conforme orientação do rótulo do produto. Enxágue bem e deixe a roupa secar.

Quanto maior o contraste entre a cor do sorvete e a cor da roupa, mais difícil é tirar a mancha. Normalmente, os sorvetes com sabores de fruta são os que levam menos gordura, portanto, as manchas saem com maior facilidade.

Como tirar mancha de sorvete da roupa – mancha seca

Normalmente recorremos à essa dica, quando o sorvete cai na roupa enquanto se está na rua. Então, não é possível lavar imediatamente, mas você pode utilizar um pano/papel umedecidos com água e aplicar um pouco de pressão na mancha para retirar o excesso e evitar que a mancha se torne maior. Lenços umedecidos podem salvar um momento como esse.

Quando chegar em casa, provavelmente a mancha já vai estar seca. Você vai utilizar uma colher para raspar essa mancha seca. Depois, umedeça a peça e coloque em cima da mancha uma pastinha feita com 1 colher de bicarbonato de sódio e água quente. Deixe essa mistura agir por dez minutos. Além do bicarbonato que é uma solução mais caseira, você também pode optar por um tira-manchas comprado em supermercado. Enxágue e deixa a peça secar.

Como tirar mancha de sorvete da roupa utilizando amônia

Essa dica você pode utilizar na mancha ainda úmida ou depois de seca e após retirar o excesso do sorvete do tecido. Também pode ser utilizada tanto em roupas brancas quanto coloridas. Lembre-se de manipular esse produto em local ventilado e utilizando luvas. A proporção é de um litro de água para uma colher de sopa de amônia. Além disso, acrescente uma colher de detergente neutro. 

A roupa manchada pode descansar nessa solução por quinze minutos. Você pode esfregar a mancha com delicadeza até que ela suma. Depois enxágue e seque, de preferência, à sombra.

Minha dica extra é ter muito cuidado ao misturar produtos, não misture amônia com água sanitária, alvejante com amônia e assim por diante. Esse pode ser um processo muito tóxico. Cuide das manchas, mas pensando também na sua saúde.

Outra dica interessante é não passar a roupa a ferro ou secar na secadora até que a mancha tenha desaparecido por inteira, porque o calor faz com ela tenha uma aderência maior ainda na peça. 

Como tirar mancha de sorvete da roupa utilizando sabão enzimático

Deixe a roupa de molho em uma solução com um litro de água fria e um pouco de sabão enzimático por trinta minutos. No caso de manchas secas, esse processo do molho pode levar até duas horas. Depois, você pode esfregar suavemente no local da mancha, enxaguar e estender para secagem. Caso prefira, depois do molho, pode lavar a peça na máquina normalmente.

Como tirar mancha de sorvete da roupa utilizando água oxigenada

No vídeo abaixo, em menos de um minuto, você acompanha na prática como tirar manchas de sorvete utilizando apenas:

  • Uma colher de sopa de detergente incolor;
  • Uma colher de produto de limpeza pesada;
  • Três colheres de sopa de água oxigenada 30 volumes. 

Misture os três produtos e aplique diretamente na macha. Você pode esfregar a mistura na mancha utilizando uma escova de cerdas macias até que mancha clareie até sumir.

Enxágue e depois pode fazer um ciclo de lavagem normal na máquina antes de pendurar a peça para secar. Essa dica pode ser utilizada tanto em manchas em peças coloridas quanto brancas.

Como tirar mancha de sorvete da roupa utilizando água sanitária

O uso dessa dica é recomendado apenas para manchas em peças brancas. Para realizar a misturinha, você vai precisar de:

  • Uma colher de sopa de detergente neutro;
  • Uma colher de sopa de produto de limpeza pesada;
  • Três colheres de sopa de água sanitária.

Após realizar os produtos, aplique diretamente na mancha e deixe agir dez minutos antes de começar a esfregar. O resultado é quase imediato e pode ser que nem exista a necessidade de esfregar a mancha. Se a mancha ocorrer em uma aplicação/decalque/silk, você acrescenta meia colher de sopa de açúcar na mistura antes de aplicar, pois o açúcar corta o efeito da água sanitária e evita o desbotamento nessa área. 

O efeito é muito rápido, não há necessidade de aguardar agir para enxaguar. Se não for suficiente, pode repetir o processo, passar a escova por cinco segundos na mancha e lavar em seguida.

No vídeo abaixo, você acompanha na prática essa dica do uso da água oxigenada:

 

Como tirar mancha de sorvete da roupa utilizando talco

Sorvete tem muita gordura, então essa dica pode ser útil. Seja em uma mancha recente ou já seca, você pode fazer uso do talco. Aplique o talco sobre a mancha e deixe pernoitar. Depois, pode fazer a lavagem normalmente seja a mão ou na máquina. Sua roupa está pronta para ser pendurada, secar à sombra e logo depois ser usada como se nunca tivesse sido manchada.

Não se preocupe mais quando as crianças tomarem sorvete!

Não imaginou que limpar mancha de sorvete nas roupas seria tão simples e com produtos que normalmente já temos em casa, né?! Isso é que é praticidade! Agora que você já sabe como tirar manchas de sorvete da roupa, não precisa se preocupar tanto quando uma mancha dessas surgir. Se você já conhecia alguma dessas dicas, comente aqui embaixo. 

E se você já aplicava alguma dica que não encontrou por aqui, comente também, vamos adorar ampliar nosso repertório de como tirar manchas de sorvete da roupa.