Como tirar mancha de vinho: passo a passo essencial

Por -

Manchas de vinho podem se tornar um grande problema se não forem limpas com rapidez, principalmente quando falamos do vinho tinto derrubado em pisos, sofás ou roupas claras. A boa notícia é que, se você está procurando descobrir como tiraar mancha de vinho da roupa ou de outros objetos da casa, veio ao lugar certo.

Mesmo as manchas mais difíceis, que estão secas e foram ignoradas por algum tempo, podem ser removidas com algumas dicas. Veja agora como agir quando acontecer quando você derrubar vinho em algum lugar da casa:

Primeiros passos

Imediatamente após derrubar vinho, você pode tomar algumas medidas que vão ajudar a solucionar essa situação. Agir rapidamente é o mais recomendado, para garantir que a mancha vai sair com mais facilidade.

As primeiras atitudes a serem tomadas são:

1. Papel toalha

Imediatamente após o acidente com o vinho, procure por um papel toalha. A ideia é absorver o excesso da bebida e evitar que a manche se espalhe. Pegue algumas folhas e aperte sobre o local derramado. Não esfregue, apenas coloque a folha de papel toalha e pressione sobre a mancha.

2. Não espalhe a mancha

Enquanto estiver secando o vinho que foi derramado, não esfregue o local, mesmo que se trate de uma mesa ou cadeira de madeira. Apenas coloque o pano ou papel toalha e deixe que estes absorvam o líquido. Se você esfregar, corre o risco de espalhar e aumentar o estrago.

3. Sal

Aplique um pouco de sal no local da mancha, enquanto ainda estiver úmida. Deixe agir por alguns minutos e coloque a peça de roupa para lavar ou passe uma esponja com sabão em cadeiras, sofás, mesas e colchões. O sal pode ser utilizado logo depois do papel toalha, pois vai impedir que o vinho penetre nas fibras do tecido.

4. Leite

Leite também é útil para retirar manchas de vinho ainda úmidas, mas apenas no caso de manchas menores. Jogue um pouco de leite em cima, nos dois lados do tecido e use papel toalha para secar e remover o excesso.

5. Vinho branco

Você está em uma festa e derrubou vinho tinto em sua roupa? Para disfarçar a mancha, pode usar o vinho branco. Primeiro retire o excesso do tinto do tecido e em seguida despeje um pouco do vinho branco, no local em que se formaria a mancha. Retire excessos com o guardanapo. Assim que chegar em casa é só colocar a peça para lavar.

6. Lave com água quente

Seja roupas ou móveis da casa, depois de secar a mancha, o melhor é limpar com água quente. Separe um balde com uma mistura de água quente e sabão neutro e passe no local em que o vinho foi derramado.

O que fazer em caso de manchas secas?

Talvez você tenha ignorado a mancha logo no primeiro momento, fazendo uma limpeza básica e não percebeu que ficaram restos de vinho. Com isso, surgem as manchas secas, que vão ser um pouco mais difíceis de remover, porém não impossíveis!

Veja o que você pode fazer:

1. Alvejante sem cloro

Roupas ou tecidos brancos até podem receber um pouco de água sanitária, porém, há o risco de ficarem amarelados. Para evitar o problema, aposte em uma solução que é válida também para os tecidos coloridos: o alvejante sem cloro. Prepare uma mistura de água morna, detergente neutro e alvejante e deixe o tecido afetado de molho.

No caso dos sofás e colchões, molhe um pano na mistura e aplique sobre a mancha. Deixe agir por cerca de 20 minutos em todos os casos que for utilizar o alvejante sem cloro.

2. Água oxigenada e detergente líquido

Água oxigenada e detergente líquido é outra mistura que pode ajudar na hora de remover a mancha de vinho tinto. Basta aplicar no local em que o vinho foi derramado (quando a mancha já está seca) e esfregar um pouco com a ajuda dos dedos. Deixe agir por cerca de uma hora e em seguida passe um pano molhado em água apenas, para enxaguar.

Se for uma peça de roupa, não utilize sabão em pó enquanto não tiver enxaguado toda a mistura de água oxigenada com detergente.

3. Vinho branco e bicarbonato de sódio

O vinho branco ajuda não apenas nas emergências, quando você não pode trocar de roupa ou a toalha de mesa imediatamente. Se a mancha de vinho tinto já estiver seca, basta preparar uma mistura de vinho branco com bicarbonato de sódio e aplicar no local.  Primeiro você deve colocar o vinho branco e em seguida o bicarbonato.

Finalize colocando um pouco de água e deixe agir por algum tempo. Depois é só lavar a peça de roupa ou passar um pano úmido em água e detergente sobre o móvel afetado.

Tipos de vinho

Quando falamos nos tipos de vinho, o tinto é o mais temido nos casos de mancha. Todas as dicas sugeridas nos tópicos anteriores ajudam na remoção de manchas de vinho tinto. Inclusive o próprio vinho branco pode ser utilizado.

Porém vinho branco também mancha, mas é mais fácil de limpar. Caso tenha derrubado vinho branco em algum lugar da casa (ou na sua roupa), utilize um pano molhado ou um pouquinho de água com gás. Caso a mancha esteja seca, a dica de água oxigenada com detergente também é útil.

Limpeza por área

Veja como agir de acordo com a área em que o vinho foi derramado:

Roupa

No caso de roupas manchadas de vinho, procure secar o local atingido com papel toalha e aplicar alguma das dicas sugeridas nos tópicos acima. Em seguida, lave a peça normalmente.

Sofá

Como tirar mancha de vinho do sofá? Apesar do susto que você pode ter levado quando derramou a bebida, saiba que não é tão difícil assim limpar o estofado. Use um pano ou papel toalha para absorver os excessos e use um pano umedecido em água morna e detergente líquido. Esfregue delicadamente. Vale lembrar que essa técnica só vale para sofás de tecido.

Se o estofado é de couro, prepare uma mistura de vinagre branco com água em temperatura ambiente e passe sobre a mancha. Finalize secando – em ambos os tipos de sofá – com um pano seco e limpo.

Paredes

Nas paredes você pode usar a mesma técnica que nos pisos. Aplique um pouco de saponáceo em um pano umedecido e esfregue o local da mancha. Água e detergente líquido também são úteis nesse caso, e o ideal é não deixar a mancha secar.

Tapetes

Use um pano ou papel toalha para absorver o excesso do líquido. Em seguida jogue um pouco de sal em cima do tapete.

O objetivo é evitar que o vinho se espalhe e manche ainda mais. Espere cerca de meia hora e em seguida passe um pano úmido misturado com detergente sobre o tapete. Finalize retirando os excessos de sal com a ajuda do aspirador de pó.

Colchão

O colchão exige um pouco mais de cuidado na hora de remover uma mancha de vinho. Afinal, não é recomendado molhar esse móvel. Logo que o acidente aconteceu, procure secar a região atingida com um pano ou guardanapo.

Em seguida, umedeça um pano limpo em álcool e aplique sobre a mancha. Se não tiver álcool em casa, o vinagre também é útil para limpar a mancha. Cuide para não molhar demais o colchão, a ideia é apenas umedecer a região manchada com o álcool ou vinagre.

Finalize com um pano seco e deixe o colchão arejado, para garantir que seque completamente.

Madeira

Quer remover a mancha de vinho tinto de móveis de madeira? Afinal, mesas e cadeiras também podem acabar manchadas com a bebida. Se a mancha não estiver seca, umedeça um pano e passe delicadamente sobre a superfície. Evite esfregar.

Caso não consiga remover completamente a mancha, aplique um pouco de amônia em um pano e passe novamente na mesa ou cadeira. Outra opção é usar lustra móveis.

Para manchas que já estão secas, prepare uma mistura de óleo de linhaça com bicarbonato de sódio e aplique na região manchada. Deixe agir por cerca de meia hora e remova a pasta com a ajuda de um pano (seco primeiramente e umedecido em seguida). Finalize passando lusta-móveis.

Cuidados na hora de remover manchas de vinho

É importante ter alguns cuidados na hora de remover manchas de vinho e também no dia a dia, para prevenir esse tipo de acidente:

Ler recomendações do fabricante

No caso dos tecidos, sempre leia as recomendações sobre o fabricante sobre como lidar com sujeiras difíceis. Talvez o tecido seja mais frágil e não recomende o uso de algumas substâncias, até mesmo o alvejante sem cloro.

Invista no corta-gotas

O corta-gotas é um produto que ajuda a evitar respingos enquanto o vinho é servido. Pode não ajudar no caso de você derramar uma taça (na mesa ou na roupa), mas é útil para salvar móveis e toalhas de mesa enquanto é servido. Evita que algumas gotas respiguem fora da garrafa e acabem manchando o local em que o vinho está apoiado.

Agora você já sabe como limpar manchas de vinho da roupa e de outras superfícies. A rapidez em resolver o problema ainda é sua melhor aliada, mas você viu que existem várias técnicas para remover manchas da bebida, estejam úmidas ou secas.