Como tirar mofo de roupa colorida: confira o passo a passo simples e prático

Por - Atualizado em:

Aqui estas maneiras super práticas que separamos, você não aprenderá apenas como tirar mofo de roupa colorida. Não. Você também entenderá o que ele é, de onde vem, como surge e, aí sim, como lidar com esse fungo que pode causar muito mal à saúde.

O que é mofo?

Mofo ou bolor é o nome dado a uma colônia de fungos responsáveis pela decomposição de alimentos e alguns materiais. Por serem microscópicos, dificilmente se sabe onde eles se encontram antes que evoluam e cresçam o suficiente para serem vistos à olho nu.

Muitas vezes eles surgem em materiais feitos de couro que ficam úmidos por muito tempo e em locais quentes e escuros. Também se desenvolvem em alimentos como pães velhos e vegetais passados e armazenados em locais úmidos – que é o ambiente perfeito para o crescimento deles. Em resumo, são micróbios presentes no ar e que se alojam em locais propícios para sua proliferação.

Uma curiosidade é que o próprio fermento é um fungo que ajuda no crescimento de um bolo ou pão, mas pode se desenvolver em mofo caso comece a se reproduzir em grande escala, liberando toxinas que, aí sim, podem fazer mal à sua saúde. Bolor são bactérias em decomposição.

Como prevenir a formação de mofo

Saber o que é já ajuda a entender como ele nasce, onde ele surge e como impedir sua proliferação. É importante lembrar que o algodão presente na roupa pode ser de fruto vegetal ou animal, mas, independentemente disso, é material orgânico. Isso quer dizer que o mofo pode surgir em suas roupas caso elas não sejam bem cuidadas.

Como visto antes, o mofo se desenvolve em locais úmidos e quentes. Guardar a roupa ainda molhada no guarda-roupa, por exemplo, é um grande risco, pois favorece o surgimento dele.

Inclusive, um dos lugares mais propícios para que o fungo apareça são as toalhas, por sempre serem molhadas e em muitos casos não secarem direito, por ficarem no banheiro fechado sem ventilação e sem a ação direta do sol. Além disso, as toalhas são cheias de material orgânico, como células mortas removidas da pele durante a secagem do corpo.

Pois bem, para evitar que o mofo seja um risco à sua saúde, certifique-se de que suas roupas estão bem secas. Em época de frio, em que o tempo não está favorável para a secagem das roupas de maneira natural, utilize um secador de cabelos para finalizar o secamento da peça. Ou então, deixe a roupa estendida até que seque completamente. Outra dica é utilizar produtos antissépticos que também ajudam no combate contra o mofo.

Aviso: assim como ele pode surgir em sua roupa e em sua casa, o mofo pode se desenvolver em você. Entre os dedos dos pés é o local mais comum. O famoso pé de atleta é a presença de fungo que se desenvolveu ali porque os pés não foram secos adequadamente. Em alguns casos eles se instalam nas unhas dos pés, virando micoses.

Procure orientações médicas em qualquer um dos casos.

Como encontrar o mofo

Em sua grande maioria, os fungos apresentam um odor muito característico de mofo mesmo. Tanto que é um cheiro já nomeado segundo ele. Ao identificar o cheiro de mofo em algum lugar na casa ou em alguma peça de roupa, tênis ou toalha; lave com sabão imediatamente e coloque-os ao sol para que sequem bem. Se for uma época fria e sem sol, use um secador de cabelo ou mesmo o ferro de passar roupa para auxiliar nessa tarefa.

Manchas pretas, verdes e brancas em roupas, sapatos e até mesmo na parede, é um sinal de que o mofo já está se desenvolvendo ali. Nas dicas que virão a seguir sobre como tirar mofo de roupa colorida, alguns ingredientes sugeridos para este tratamento servem para combater estes fungos em qualquer local, inclusive roupas.

Como tirar mofo de roupa colorida

Como tirar mofo de roupa colorida é um trabalho simples. Basta utilizar algum produto que seja antibactericida ou antisséptico, natural ou não; para combater a formação do bolor e sua proliferação.

Alguns exemplos de produtos que você tem em casa e que podem eliminar o mofo, seja lá onde você o tenha encontrado, são:

  • Limão,
  • Detergente,
  • Bicarbonato de sódio,
  • Água sanitária,
  • Açúcar,
  • Vinagre

Todos estes produtos combatem o bolor de forma muito eficaz. Aprenda como tirar mofo de roupa colorida então, com cada um desses produtos caseiros.

Como tirar mofo de roupa colorida com limão

O limão é ácido. É antibactericida. Ele é muito utilizado em alguns alimentos que são consumidos cru por sua eficiência em eliminar bactérias, fungos e qualquer outro tipo de impureza que possa estar no alimento e que não tenha sido totalmente eliminado com a higienização com água e sabão ou cozimento.

Aqui, como tirar mofo de roupa com limão:

  1. Prepare um suco de limão bem concentrado. Não utilize água, apenas o limão. Depois acrescente sal. Essa é uma das combinações mais poderosas contra o bolor;
  2. Aplique em toda a extensão onde se encontra o mofo. Aplique uma quantidade que deixe o bolor totalmente molhado pela solução;
  3. Deixe o produtor agindo até secar. Não esfregue e nem jogue água. Evite deixar ao sol neste momento. O suco de limão pode manchar sua roupa se ficar muito tempo em contato com o sol;
  4. Enxágue em água corrente. Caso tenha algum vestígio do mofo na roupa ainda, repita o processo;
  5. Depois que o bolor sair, é só lavar a peça normalmente, deixando secar em local arejado e com sol.

Como tirar mofo de roupa colorida com vinagre

Outro grande antisséptico e antibactericida é o vinagre. Muito utilizado para limpar e temperar saladas, é um produto que ajuda em tarefas mais pesadas de casa também. Além de ajudar a remover o mofo da roupa, da parede, do chão e de qualquer outro lugar; o vinagre é tão forte que consegue tirar algumas manchas de tinta da roupa, assim como tirar manchas de urina do colchão, por exemplo.

Veja agora como tirar mofo de roupa colorida com vinagre:

  1. Prepare uma solução num recipiente com dois litros de água e um copo e meio de vinagre. Essa mistura já será o suficiente;
  2. Coloque a roupa imersa no recipiente. Deixe-a totalmente imersa por mais ou menos duas horas;
  3. Caso o bolor não tenha saído ainda, esfregue com uma escova a área com bolor até que saia por inteiro;
  4. Enxágue em água corrente;
  5. Lave normalmente a roupa.

Como tirar mofo de roupa colorida com água sanitária e açúcar

O açúcar na verdade não é o principal produto na luta contra o mofo. No entanto, é o reagente que melhor funciona junto à água sanitária. A combinação dos dois é uma potente arma contra os fungos que estão se alojando em sua roupa.

A seguir, saiba como tirar mofo de roupa colorida com água sanitária e açúcar:

  1. Em um recipiente grande, coloque um litro de água sanitária com mais uma xícara de açúcar. Mexa bem até o açúcar diluir na água sanitária;
  2. Deixe a roupa com mofo totalmente imersa na solução e fique de olho. Quando o bolor sair, pode remover a roupa da solução;
  3. Enxágue em água corrente;
  4. Agora é só lavar a roupa como sempre o fez. Antes de guardá-la, certifique-se de que a roupa esteja totalmente seca;

Como tirar mofo de roupa colorida com bicarbonato de sódio e detergente

Esta é a última maneira super prática de como tirar mofo de roupa colorida que este artigo mostrará. Lembre-se de fazer todos os processos com calma e manuseando os produtos e a roupa com cuidado para não danificar o tecido.

Agora, veja como tirar mofo de roupa colorida com bicarbonato de sódio e detergente:

  1. Numa mistura equilibrada, junte o detergente e o bicarbonato de sódio num recipiente e misture até que tenha uma pasta homogênea. Parecida com uma pasta de dente;
  2. Aplique sobre toda a área embolorada e esfregue;
  3. Depois de esfregar, deixe o produto agir por mais ou menos cinco minutos;
  4. Enxágue bem até tirar toda a pasta. Caso ainda tenha alguma parte embolorada, repita o processo;
  5. Lave a roupa normalmente.

Roupas sem mofo e cheirosas!

Você já sabe como tirar mofo de roupa colorida, isso quer dizer que não precisa mais se preocupar com mais esse problema no seu dia a dia. Se você usa algum método diferenciado, deixe aqui nos comentários. Compartilhe suas experiências com as outras pessoas. Sua opinião é muito importante.