Como tirar papel de parede: saiba como remover passo a passo

Por -

O papel de parede é uma opção interessante para quem quer dar um toque diferenciado as paredes da casa e prefere não usar tinta. Algo temporário, que possa ser removido posteriormente. Com isso, surge então a pergunta: como tirar papel de parede tradicional?

Será que se trata de uma tarefa difícil ou é mais prática do que realizar a pintura de paredes? Se você tem papel de parede em casa e decidiu que chegou a hora de trocá-lo, veja como fazer isso:

Preparação

Antes de começar a retirar o papel de parede é indicado tomar alguns cuidados como:

Desligar a eletricidade

Para evitar choques elétricos, já que você vai precisar de espátula para remover o papel de parede e terá que desconectar tomadas e interruptores.

Trabalhe em um ambiente iluminado

O ideal é deixar para cumprir essa tarefa durante o dia, de forma que o fato da energia elétrica estar desligada não te atrapalhe. Mas se precisar, use abajures e luminárias a pilha para deixar o ambiente mais iluminado.

Remoção de molduras, tomadas e interruptores

Retire as molduras das tomadas e interruptores, pois parte do papel de parede pode estar preso por baixo delas. Lembre-se de em seguida proteger a tomada e o interruptor com jornal e fita crepe, pois o processo de remover o papel de parede é um pouco úmido.

Cobrir o chão com lona ou capa

Você vai fazer um pouco de sujeira enquanto estiver tirando o papel de parede. Então, proteja o piso usando uma lona, jornais e até capas.

Afastar móveis

Os móveis devem ser colocados longe da parede. O ideal é retirá-los do local, mas se não conseguir isso com todos, coloque-os no centro do cômodo.

Teste em parte do papel

Se você não sabe qual tipo de papel de parede foi colocado, o ideal é fazer um teste antes de começar. Com a ajuda de uma espátula puxe uma ponta e veja o que acontece. Saiu facilmente? Se trata de papel TNT ou removível. Saiu em partes? Papel de parede tradicional. Tirou apenas a camada protetora? Você está lidando com o papel impermeável ou de vinil.

Como tirar papel de parede: materiais necessários

Como tirar papel de parede: materiais necessários

No processo de como tirar papel de parede com cola ou qualquer outro tipo de papel de parede você vai precisar de:

  • Espátula;
  • Água quente com sabão;
  • Lixa;
  • Vaporizador.

Passo a passo para tirar papel de parede

Aqui você irá aprender como remover papel de parede lavável, velho, tradicional, como tirar papel de parede adesivo e o que fazer ou não em cada tipo de superfície.

1. Como tirar papel de parede adesivo

O papel de parede adesivo ou removível é um dos mais fáceis de se retirar, independentemente de sua parede ser de gesso ou alvenaria, você conseguirá remover o papel sem grande esforço.

Depois de preparar o ambiente para a tarefa, encontre uma extremidade solta e vá puxando. Você vai notar que consegue tirar pedaços inteiros, sem que ele se rasgue durante o processo. Se acontecer da tira rasgar, pelo fato do papel estar velho, é só buscar por outra ponta solta e repetir o processo.

Faça isso até retirar todo o papel de parede. A superfície a que o papel foi colado é de alvenaria? Pegue o balde de água com sabão, molhe uma esponja e esfregue em toda a parede, com o intuito de remover resquícios de cola. Finalize passando um pano seco.

Agora, se a parede é feita de gesso, o melhor é passar apenas um pano seco sobre ela e se necessário usar uma lixa fina, caso note restos de cola do adesivo.

2. Como tirar papel de parede com cola

O papel de parede tradicional (de papel) geralmente usa cola para se aderir a superfície em que está sendo colocado. Aqui você vai ter um pouco mais de trabalho para removê-lo.

Primeiro faça alguns rasgos ao longo do papel de parede, pode usar a espátula para conseguir isso. Em seguida, se você sabe que a parede é de alvenaria, molhe uma esponja na mistura sabão e água quente e vá esfregando nessas áreas rasgadas. A ideia é que a água penetre o papel de parede e solte a cola.

Você pode então tentar puxar algumas partes do papel, provavelmente vai soltar alguns pedaços, enquanto outros vão permanecer presos. Use a espátula para ajudar ou continue esfregando a esponja com água e sabão.

Se achar mais prático, você pode molhar todo o papel de parede, principalmente se notar que ele é feito de papel. Com isso, será mais fácil raspar com a espátula ou usar a lixa para retirá-lo. Só tome cuidado para não molhar as paredes de gesso. Aqui o melhor é usar menos água e apenas umedecer o papel de parede.

Finalize passando uma lixa por toda a parede e mais uma mão de pano com água e sabão. Passe um pano seco por último.

A parede é de gesso? Ok, você não vai poder usar água, ao menos não nas fendas que criou no papel de parede, com o intuito de amolecer a cola. Use a espátula para ir arrancando o papel antigo, uma lixa grossa também é útil.

3. Como remover papel de parede lavável

O papel de parede lavável dá um pouco mais de trabalho para remover, pois é resistente a umidade. Então, água e sabão não vão ajudar muito na tarefa. Com isso, a alternativa é usar uma lixa grossa para ir retirando o papel.

A espátula é bem-vinda para que você faça pequenos cortes ou furos, mas se for usá-la para retirar todo o papel e parede, aposte nos modelos plásticos, para não danificar o acabamento da parede.

Finalize com água e sabão nas paredes de alvenaria, para retirar restos de cola, de qualquer forma, lixe antes, para garantir que todo o papel velho foi removido. Nas paredes de gesso, use apenas a lixa e passe um pano seco, para remover qualquer sujeira que tenha ficado presa a parede.

4. Como tirar papel de parede velho

Seu objetivo é saber como tirar papel de parede velho. Tudo que você sabe é que ele está ali há bastante tempo, mas não tem certeza de qual material é feito. Papéis de TNT, também chamados de removíveis, são os mais fáceis de retirar. Você precisa apenas seguir as dicas do tópico 1.

Como se trata de papel velho, caso se rasgue durante o processo ou tenha partes manchadas ou com mofo, lembre-se de limpar a parede depois que terminar de remover o papel de parede. Use água e sabão neutro, ou no caso das manchas de mofo, pode apostar em outras misturas. Na parede de gesso, só a lixa vai resolver o problema.

Se o papel de parede é de papel, ou tradicional, você vai precisar molhar o papel. Para isso dê uma olhadinha no tópico 2, pois se sua parede é de gesso, você precisa cuidar para não a deixar úmida e muito menos molhada.

A verdade é que, independente do material que for feito, o papel de parede velho geralmente é mais fácil de ser retirado.

Acabamentos finais

Como tirar papel de parede acabamentos finais

Terminou de remover o papel de parede de um cômodo de sua casa? Chegou a hora dos acabamentos finais:

1. Limpe a parede

Mesmo que o papel de parede usado tenha sido o adesivo, assim que você terminar a remoção precisa limpar a parede. O mesmo que faria caso a ideia fosse apenas pintar. Passe um pano levemente umedecido ou seco por toda sua extensão. Se necessário, esfregue as manchas mais difíceis.

Aproveite também para eliminar mofo e qualquer outro tipo de mancha na parede de alvenaria.

2. Lixe a parede

Alguns restinhos de cola podem permanecer na parede mesmo depois de você ter tirado todo o papel. Use uma lixa para resolver o problema. Ela também é útil para algumas sujeiras.

3. Aplique massa

Notou algumas imperfeições na parede depois que terminou de lixar? Tenha massa por perto para aplicar. O mesmo no caso de notar alguns buracos de pregos, que eram disfarçados anteriormente pelo papel de parede.

4. Espere antes de pintar/aplicar novo papel

Pretende pintar a parede ou aplicar novo papel? Espere ao menos 24h antes de fazer isso, para deixar a parede respirar um pouco.

5. Arrume o cômodo

Terminada a remoção do papel de parede, se você não pretende fazer mais nada, limpe o cômodo e coloque os móveis de volta ao lugar. Caso a ideia seja colocar um novo papel de parede ou pintar as paredes, limpe o piso, jogue fora os restos de papel antigo e deixe o ambiente preparado para o dia seguinte.

Viu como remover papel de parede tradicional ou de qualquer tipo é fácil? Conte nos comentários se tiver alguma dica extra para esta tarefa!