Como tirar tinta de cabelo da pele: veja truques caseiros e dicas essenciais

Por -

Olha a cena: você quer ficar linda, aí decide pintar o cabelo, só que logo em seguida descobre uma bela mancha de tinta na testa.

Nada agradável não é mesmo? Mas ainda bem que para tudo na vida tem solução. E esse post aqui vai te dar não só uma, mas 9 formas de como tirar tinta de cabelo da pele.

Vamos ver?

Como evitar manchas de cabelo na pele

Todo mundo sabe que é sempre muito melhor prevenir do que remediar, por isso vamos começar falando sobre os truques que você pode usar para evitar as manchas de tinta na pele. Anote tudo!

Roupas que cubram o corpo

O primeiro e principal cuidado que você deve ter na hora de colorir as madeixas é usar uma roupa que cubra o seu corpo. Ou seja, preferencialmente uma camiseta de manga comprida e uma calça.

Só de fazer isso já é meio caminho andado para evitar as manchas de tinta na pele, protegendo áreas como braços, ombros e as pernas.

Só um detalhe: prefira usar roupas velhas, daquelas bem batidinhas, assim você não corre o risco de manchar uma peça que gosta muito.

Toalha nas costas

Dá para ficar ainda mais protegido da tinta? Sim, dá! E você pode fazer isso usando uma toalha na região dos ombros e das costas. Dessa forma você evita ainda mais que os respingos de tintura caiam sobre você, manchando sua pele.

Aproveite e erga a toalha até a altura do pescoço, protegendo essa parte do corpo que costuma ficar em contato direto com a tintura.

Uma dica: deixe uma toalha reservada só para quando for tingir os cabelos, dessa forma você evita manchar várias toalhas da casa.

Luvas

É sempre muito importante usar luvas de plástico ou de borracha na hora de tingir os cabelos. Isso porque além de evitar o contato da pele diretamente com as toxinas da tintura, você ainda protege pele e unhas de manchas.

A maioria dos kits de tintura já vem equipados com luvas, mas se o seu não tiver, corre até o supermercado ou loja de material de construção mais próximo e compre a sua.

Creme hidratante (ou similares)

Essa dica é bem conhecida, mas não custa nada reforçar: use creme hidratante na pele antes de tingir o cabelo.

Mas por quê? Simples: o hidrante forma uma camada protetora impedindo que os pigmentos da tinta penetrem na pele. Depois que finalizar a pintura, basta remover a tinta superficial com um chumaço de algodão.

O ideal é passar o hidrante cerca de dez a quinze minutos antes de iniciar a tintura.

Espalhe abundantemente o creme pela testa, orelhas, pescoço, lateral do rosto e nas mãos. Na falta de creme hidratante é possível usar também óleos vegetais, como o de amêndoas ou de coco e até mesmo vaselina.

Como tirar tinta de cabelo da pele: truques caseiros

Mesmo tomando todos os cuidados pode acontecer de uma mancha ou outra aparecer na sua pele. Mas não se desespere! Dá para tirar. Veja a seguir 10 dicas para tirar tinta de cabelo da pele sem sofrimento.

1. Pasta de dentes

 

Acredite se quiser, mas você pode tirar tinta de cabelo da pele usando pasta de dentes. O produto possui ação levemente abrasiva, o que contribui para remoção da tintura sobre a pele.

Basta pegar uma pequena quantidade de pasta de dentes e esfregá-la suavemente sobre a região do corpo que está manchada com tinta. Enxague a seguir e certifique-se de que nenhum restinho de pasta de dente tenha ficado sobre sua pele.

Se você possui pele sensível é recomendado testar outro tipo de solução para tirar tinta de cabelo da pele.

2. Vaselina

A vaselina também pode ser usada para tirar tinta de cabelo da pele. O processo é bem simples e consiste apenas em passar uma pequena quantidade do produto sobre a área com a mancha.

Faça movimentos circulares esfregando suavemente. Você irá perceber que a vaselina passará a ter a mesma cor da tinta, esse é um sinal de que ela já absorveu a mancha.

Nesse caso, remova o excesso do produto com o auxilio de um algodão e enxague bem em seguida.

3. Óleos

Óleos vegetais ou até mesmo aqueles usados para bebê podem ser úteis na hora de tirar tinta de cabelo da pele.

A ideia aqui é a mesma da vaselina. Basta aplicar um pouco de óleo sobre a mancha na pele e esfregar suavemente até que a mancha seja removida.

Prefira usar óleos 100% vegetais, como os de coco, amêndoas ou uva, já que são menos agressivos e ainda ajudam a hidratar a sua pele. Na falta desses óleos em casa, você pode até usar azeite de oliva.

4. Detergente com bicarbonato

Essa aqui é uma receita para quando você já testou de tudo e não teve sucesso. A mistura de detergente neutro com bicarbonato é muito eficiente para tirar tinta de cabelo da pele. Só tem um problema: esse método é muito agressivo para pele, especialmente as mais sensíveis.

Por isso mesmo só é indicado para quando todas as outras dicas tenham falhado.

Para usar essa mistura faça o seguinte: misture duas partes de detergente para uma de bicarbonato, mexa bem e esfregue suavemente sobre a mancha de tinta.

Enxague na sequência e lembre-se de hidratar bem a pele depois.

5. Demaquilante

Os demaquilantes usados para remover maquiagem também podem ser usados para retirar tinta de cabelo da pele.

Use como se estivesse removendo a maquiagem, com o auxilio de um chumaço de algodão. Passe o demaquilante com movimentos firmes e circulares até que a mancha saia.

6. Spray de cabelo

Mais uma dica inusitada, só que dessa vez com spray de cabelo. Isso mesmo! Borrife um pouco de spray em um pedaço de algodão e passe sobre a área em que está a mancha.

Em seguida, lave bem até remover o produto.

7. Pó de café

O pó de café funciona como um esfoliante natural suave e delicado e, justamente por isso, pode ser usado para remover tinta de cabelo da pele.

Para isso você deve misturar um pouco de pó de café em uma vasilha com shampoo ou sabonete liquido. Em seguida, passe essa mistura sobre a mancha. Depois é só enxaguar.

8. Vinagre

E como não poderia deixar de ser, a oitava dica desse post é o vinagre. Sim, o rei dos truques caseiros. Quem diria, mas com ele dá até para tirar tinta de cabelo da pele.

Basta misturar um pouco de água morna com vinagre e em seguida, umedecer um algodão com a mistura. Passe sobre o local da mancha delicadamente. Enxague bem para remover todo o vinagre.

Atenção: o vinagre pode ser agressivo para peles sensíveis, por isso use-o apenas se outros produtos não surtiram efeito.

9. Gel de cabelo

 

Já pensou em usar gel de cabelo para tirar tinta de cabelo da pele? Não? Mas deveria! O gel de cabelo é outro recurso que pode te salvar de sair de casa com um borrão de tinta na testa.

Para essa dica você vai precisar apenas passar um pouco de gel sobre a mancha com movimentos circulares e suaves. Quando a mancha sair, enxague e pronto!

Dicas extras para tirar tinta de cabelo da pele

  • Na hora em que for remover a tinta do cabelo, aproveite o shampoo para dar mais uma limpada nas regiões que geralmente são afetadas pela tinta, como as orelhas e o pescoço. Basta esfregar delicadamente com a ponta dos dedos.
  • Não use produtos químicos abrasivos sobre sua pele, como acetona, por exemplo. Também evite misturinhas com ácidos cítricos, como laranja e limão, uma vez que o suco dessas frutas são fotossensíveis, ou seja, podem causar queimaduras de sol na sua pele.
  • Cuidado para não remover a tintura que está agindo no seu cabelo quando for limpar a pele, especialmente perto da testa e das orelhas.

E a roupa?

Se a sua roupa também ficou manchada com tinta de cabelo, não se preocupe porque dá para tirar. Mas aqui vai um lembrete (novamente): use roupas velhas para colorir os cabelos, assim você não precisa passar por essa etapa.

Mas agora que já sujou, o jeito é remover. Para isso, a melhor dica é usar vinagre branco sobre a roupa com tinta de cabelo. Aplique uma pequena quantidade e deixe a peça de molho por alguns minutos. Esfregue em seguida com a ajuda de uma escova de lavar roupa e enxague.

Outra opção que funciona é a água oxigenada. Mas atenção: cuidado ao usar o produto sobre roupas escuras e coloridas, ela pode manchar, o ideal é fazer um teste em uma pequena parte da peça.

Você ainda pode tentar tirar a mancha usando spray de cabelo. Basta borrifar o produto sobre a mancha, aguardar alguns minutos e esfregar delicadamente.

Em meio de tantas dicas, uma delas com certeza vai servir para você.  Assim dá para curtir os cabelos novos sem ter que se preocupar em tirar tinta de cabelo da pele.