Cor do ano 2021: descubra quais são as principais tendências

Por - Atualizado em:

Todos os anos especialistas em tendência do mundo inteiro se reúnem para discutir qual é a cor que melhor expressa o momento atual da humanidade.

Acontece que 2020 foi um caso a parte. Um ano icônico, desafiador e histórico. Definir uma cor capaz de representar todo esse turbilhão não foi tarefa fácil. Por isso que a cor do ano 2021 não se trata apenas de uma cor, mas de várias.

Afinal de contas, só mesmo uma paleta de cores bem variada para conseguir expressar as diferentes emoções e sensações que tomaram conta da humanidade ao longo desses últimos 365 dias.

Quer saber quais são essas cores? Então continue acompanhando esse post com a gente e descubra quais serão as cores que estarão em alta em 2021.

Como é escolhida a cor do ano?

A cor do ano é escolhida a partir de dados e estudos sobre o comportamento da humanidade atual. É necessário que o simbolismo e o significado da cor estejam alinhados com esse padrão de comportamento.

E quem faz todo esse trabalho? Existem institutos ao redor do mundo dedicados a analisar tendências, como é o caso da Pantone Color Institute, empresa responsável por padronizar os sistemas de cores mundial e analisar tendências.

O mesmo acontece com a WSGN, empresa líder mundial quando o assunto é tendência de consumo e design.

Esses institutos reúnem anualmente um time de profissionais de diferentes áreas (moda, arquitetura, design, artes, entre outros) para discutir os fatos mais marcantes e prever comportamentos futuros.

E, assim, nasce a cor do ano. Uma cor que simboliza, traduz e reflete todos esses padrões previstos para o ano que está por vir.

Dessa forma, as cores escolhidas para 2021 muito em breve serão vistas por aí em propagandas publicitárias, nas passarelas de moda e em objetos de decoração.

Cor do ano 2021 Pantone

A cor do ano 2021 da Pantone é o Ultimate Gray e o amarelo Illuminating. Essa é a segunda vez que duas cores são escolhidas para o mesmo ano em toda a história da Pantone, algo muito raro de acontecer.

A razão para isso, segundo a própria Pantone, se deve aos importantes eventos que marcaram o ano de 2020.

A cor Ultimate Gray é um tom de cinza sólido, neutro e que representa sabedoria e a necessidade de construção de um novo mundo. Tudo o que a gente precisa não é verdade?

O tom acinzentado também faz referência aos dias sombrios de 2020, marcados por uma pandemia sem precedência na história mundial.

Já o amarelo Illuminating é uma cor viva, pulsante, otimista e alegre, como um dia de sol de verão. Ela ilumina, aquece e traz esperança para dias melhores.

“Duas cores independentes mostram que elementos muito diferentes podem se unir para se apoiar, esta é a melhor forma de compreender a dupla da Cor do Ano Pantone 2021. Prática e sólida, ao mesmo tempo calorosa e otimista, esta união representa a força e a positividade. É uma história de cores que envolve sentimentos mais profundos de respeito como uma promessa ensolarada e amigável”, explicou a Pantone em seu site.

Ou seja, a combinação entre Ultimate Gray e Illuminating inspira confiança, positividade, segurança e estabilidade na busca da regeneração, embalados pela resiliência, esperança e coragem para buscar novas formas de ver e viver o mundo. Perfeito!

Cor do ano 2021 WGSN

Cor WSGN AI Aqua

Enquanto a Pantone apostou no calor do amarelo e na solidez do cinza, a cor do ano 2021 para a WGSN é o AI Aqua, um tom de azul levemente acinzentado.

A empresa baseou sua decisão na tecnologia e na tendência (e necessidade) cada vez maior de interação com o mundo virtual, algo que foi fortemente demonstrado no ano de 2020.

A cor expressa a conexão entre o real e virtual. De acordo com a própria WGSN, “o mundo digital se tornará mais rápido, mais eficiente e, por sua vez, ainda mais conectado e alinhado. Os conceitos em torno de Realidade Aumentada (AR) e Inteligência Artificial (IA), que estavam fora do alcance de muitos, se tornarão prontamente disponíveis – e mais perto de alcançar seu potencial total. Isso sem contar a introdução do 5G, onde seremos capazes de transmitir e nos comunicar como nunca antes. Nossas vidas estarão ainda mais perto da tecnologia e nossas casas se tornarão centros de tecnologia”.

Cor do ano 2021 Suvinil

As empresas líderes em tintas, como é o caso da Suvinil, também lançam anualmente suas tendências de cores.

A cor do ano 2021 da Suvinil atende pelo nome de “Meia Luz”. Cheia de simbolismos, “Meia Luz” está entre a paleta dos rosas e lilases, um tom morno, acolhedor e que faz referência direta ao entardecer, ao por do sol, aquele momento onde a única coisa que podemos fazer é parar e contemplar. Onde não existe certeza de nada, apenas a necessidade de se sentir pleno e inteiro no momento presente.

Segundo a própria Suvinil, a cor do ano 2021 é “um elo entre sonhos e realidade”. E completa “a cor 2021 Suvinil nos lembra que podemos carregar nossos sonhos para onde quer que andemos. Mesmo que, por hora, nossas andanças ainda sejam dentro de nossas casas”.

Cor do ano 2021 Coral

Cor do ano Coral

A cor do ano 2021 Coral chama-se “Pedra Esculpida”. Assim como a Suvinil, a Azko Nobel, fabricante das tintas Coral, também desejou expressar em cores o momento simbólico que a humanidade atravessa.

Assim, a cor Pedra Esculpida se encaixa entre o marrom e o cinza, trazendo equilíbrio, solidez e estabilidade para esculpir, literalmente, a mudança que todos desejam ver em 2021.

“Buscamos na solidez da terra, no acolhimento do lar e na força da natureza a inspiração para a cor de 2021”, explicou a marca em seu site.

Cor do ano 2021 Sherwin-Willians

Bronze Sherwin Williams

A cor do ano 2021 da Sherwin-Willians é o Bronze Conectado. A cor, segundo a marca, busca trazer a paz, o equilíbrio e a serenidade para dentro de casa.

“Esse é um bronze sofisticado e aconchegante, uma cor que inspira todos nós a encontrar um santuário em qualquer espaço. Bronze Conectado é uma âncora sólida que mantém a mente calma e estável conectada ao mundo natural”.

O Bronze Conectado é ousado e discreto ao mesmo tempo, combinando de maneira muito especial com elementos da natureza, como a madeira e os tecidos naturais. 

Em resumo, a cor (ou cores) do ano 2021 trazem a promessa de um resgate ao natural, apontam a casa como um templo sagrado e colocam a tecnologia como ferramenta indispensável para as relações do dia a dia.

Palavras como solidez, equilíbrio, serenidade e acolhimento ajudam a definir essa paleta de cores que estará em evidência ao longo de todo ano de 2021.E você já escolheu a sua cor do ano?