Cores para cozinha: 60 ideias, dicas e combinações

Inspire-se com lindas ideias e referências modernas de combinações e cores para cozinha

Por -

É comprovado que as cores influenciam e afetam o nosso comportamento em uma relação de psicologia. A escolha de cores para cozinha não esta relacionada apenas a escolha de tintas, mas sim no projeto como um todo. Desde os revestimentos, pisos, mobiliários, eletrodomésticos e objetos decorativos. Por isso a importância do planejamento para ter o resultado desejado no seu ambiente.

Sobre as cores para cozinhas

As cores claras são ideais para cozinha pequena, afinal, elas ressaltam e passam a impressão de que o ambiente é maior do que a realidade. Para cozinhas pequenas, aposte em pontos específicos com cores na pintura das paredes, com revestimentos ou até mesmo objetos decorativos de uma cor de sua preferência

As cores quentes como o laranja, dourado, amarelo e vermelho são energéticas e estimulam o apetite, mas não são uma obrigação. Há quem prefira tons neutros como o cinza e até mesmo cores mais frias como o azul. Neste caso, o ideal é fazer uma composição equilibrada para ter um ambiente agradável no dia a dia. Saiba mais sobre algumas cores de cozinha:

  • Amarelo: esta é uma cor viva, alegre e estimulante. Ela ajuda na inspiração, contribui para um ânimo mais elevado e otimista.
  • Azul: como todas as cores frias, o azul na cozinha pode seguir diversas tonalidades, mas em linhas gerais não é uma cor que estimula o apetite. Pode ser combinada com cores mais quentes para ter uma cozinha jovial e alegre.
  • Verde: é uma cor que acalma, não é tão fria nem tão quente, representando a tranquilidade, o bem-estar, além de remeter a natureza. Há diversas tonalidades agradáveis do verde para se aplicar na cozinha. Aproveite e coloque vasos com plantas no ambiente.
  • Vermelho: bastante estimulante, o vermelho chama a atenção e como em qualquer ambiente, deve ser usado com equilíbrio e cautela. Por ser uma cor quente, estimula o apetite e pode fazer parte da paleta de cores da cozinha.
  • Marrom: encontrado também na madeira, o marrom é uma excelente opção para armários e bancadas da cozinha, sendo ainda uma que transmite conforto e aconchego.

40 ideias e inspirações modernas de combinações de cores para cozinha

Para te trazer mais inspirações, nós selecionamos 40 ideias modernas de combinações de cores para a cozinha que podem fazer a diferença na hora de imaginar, criar e inspirar a escolha do seu projeto de interiores. Continue navegando e veja todas as fotos:

Imagem 1 – Um toque do amarelo para uma cozinha neutra.

Neste projeto de cozinha, o piso de concreto e os armários seguem tonalidades do cinza. O amarelo entra como um diferencial de cor neste ambiente com cores neutras.

Imagem 2 – A cor preta é excelente para se usar no balcão da cozinha, pois contrasta com o restante da decoração.

Imagem 3 – Uma combinação inusitada de cores nas portas de armários e bancadas.

Imagem 4 – Branco e azul marinho.

Imagem 5 – Madeira no piso, bancada e armários brancos.

Imagem 6 – Aquela parede que faz toda a diferença no visual da cozinha.

Esta cozinha com cores predominantemente pretas, com a excessão do piso que remete a madeira, recebe uma faixa da cor amarela entre o espaço da bancada e dos armários superiores, o que muda todo o visual e mantém o ambiente mais alegre.

Imagem 7 – Na cozinha americana, o balcão foi feito no formato de tijolinhos, mantendo um tom mais rústico.


O diferencial ficou por conta das pastilhas na cor vermelha na parede onde o armário é fixado.

Em uma cozinha tradicional americana, a ilha central e os armários da bancada recebem a cor vermelha, em contraste com os armários de madeira e o piso de cimento queimado.

Imagem 8 – Combinação de verde e azul turquesa no armário.

O pequeno armário na cor verde se diferencia do restante do mobiliário.

Imagem 9 – Bancada preta, piso escuro, parede branca e armários amarelos.

Em um ambiente neutro, o amarelo pode entrar como ponto chave para deixar o espaço mais alegre e convidativo.

Imagem 10 – A cor azul dá um toque especial nessa cozinha totalmente branca e o granito deixa o ambiente mais sofisticado.

A cor azul dá um toque especial nessa cozinha totalmente branca e o granito deixa o ambiente mais sofisticado.

Imagem 11 – Azul vibrante nos armários da cozinha e revestimento 3D na parede.

A mescla entre tons claros e o azul é fundamental para manter o equilíbrio e não deixar o ambiente pesado.

Imagem 12 – Uma cozinha com armários brancos e pastilhas azuis.

Imagem 13 – Olha como é possível pintar apenas uma parede com a cor diferente das demais. Isso deve ser feito, principalmente, naqueles casos em que você quer destacar algo naquela área.

Olha como é possível pintar apenas uma parede com a cor diferente das demais. Isso deve ser feito, principalmente, naqueles casos em que você quer destacar algo naquela área.

Imagem 14 – Capim limão para quem é fã da cor.

Uma combinação inusitada e marcante para uma cozinha.

Imagem 15 – Combinação da madeira, armários verdes e bancos amarelos em uma cozinha embaixo da escada.

Imagem 16 – A cozinha fica mais luxuosa com o armário na cor rosé gold. O mais interessante é que a cor combina com todo o cenário.

A cozinha fica mais luxuosa com o armário na cor rosé gold. O mais interessante é que a cor combina com todo o cenário.

Imagem 17 – Mármore na parede e armários brancos.

A combinação de cinza e branco é neutra e clássica: neste exemplo, a escolha de objetos decorativos pode acrescentar a cor, mantendo um ambiente clean e limpo.

Imagem 18 – Pink rosa em uma composição equilibrada com o branco.

Imagem 19 – A cor cinza escura combina perfeitamente com os eletrodomésticos da cozinha. Mas é o contraste com o piso de madeira que faz o ambiente ficar mais charmoso.

A cor cinza escura combina perfeitamente com os eletrodomésticos da cozinha. Mas é o contraste com o piso de madeira que faz o ambiente ficar mais charmoso.

Imagem 20 – Não são só as cores sóbrias ou claras as mais indicadas para a cozinha. É possível usar cores mais vibrantes como o laranja.

Não são só as cores sóbrias ou claras as mais indicadas para a cozinha. É possível usar cores mais vibrantes como o laranja

Imagem 21 – Tons de fendi e pedras.

Imagem 22 – Um ambiente intimista com um toque do laranja.

Uma característica bastante peculiar deste projeto de cozinha é a sua iluminação com luminárias pendentes, mantendo o ambiente bem intimista em combinação com as paredes escuras. Ao lado direito, uma parede lousa permite mensagens e recados personalizados. A escolha do laranja foi feita na porta dos armários superiores e no refrigerador moderno.

Imagem 23 –  Mosaico super colorido para uma parede diferenciada.

Imagem 24 – Cores de tinta para cozinha: uma combinação charmosa entre o cinza e o verde.

Esta cozinha poderia ter uma pintura branca e ainda assim seria bastante elegante, no entanto a escolha da tinta da parede mudou a cara do ambiente: cinza na parte superior das paredes em combinação com as pastilhas brancas e a parede verde oposta.

Imagem 25 – Combinação de tons de marrom com azul nos armários.

Imagem 26 – Um toque do capim limão para a sua cozinha.

Imagem 27 – Agora se a intenção é fazer uma cozinha mais romântica, aposte em móveis nas cores branca com detalhes rosa.

Agora se a intenção é fazer uma cozinha mais romântica, aposte em móveis nas cores branca com detalhes rosa.

Imagem 28 – Tons de madeira em combinação com pastilhas vermelhas e bancada laranja.

Imagem 29 – Armários verdes contrastam com as cores de madeira da cozinha.

Imagem 30 – Se quiser chamar mais atenção, use a cor pink em alguns detalhes da cozinha.

Se quiser chamar mais atenção, use a cor pink em alguns detalhes da cozinha.

Imagem 31 – Para quem deseja ter um cômodo mais moderno, pode optar pela cor preta na hora de decorar a cozinha do piso ao teto. É interessante usar uma cor chamativa em alguns elementos decorativos como as luminárias.

Para quem deseja ter um cômodo mais moderno, pode optar pela cor preta na hora de decorar a cozinha do piso ao teto. É interessante usar uma cor chamativa em alguns elementos decorativos como as luminárias.

Imagem 32 – Em uma cozinha neutra, objetos decorativos fazem a diferença.

Neste caso você pode escolher a tonalidade que mais lhe agrada para acrescentar cor a cozinha. Neste projeto, o verde foi a escolha para a cor das banquetas e outros acessórios, além do quadro vermelho

Imagem 33 – Ladrilhos hidráulicos, armários brancos e parede azul.

Imagem 34 – Parede vermelha para esta cozinha com armários abertos.

Imagem 35 – Uma cozinha bem brasileira com azulejos em formatos geométricos e armários laranja-fogo.

Imagem 36 – Tons calmos do verde na parede e armários: banquetas de cozinha amarelas para constrastar.

Imagem 37 – Esta cozinha equilibra o amarelo e o branco na parede em um formato geométrico.

Imagem 38 – Cinza e amarela em uma combinação equilibrada e perfeita para trazer alegria para a cozinha.

Imagem 40 – Bancadas e armários em verde-musgo para contrastar com as pares brancas aparentes.

Imagem 41 – Para deixar o ambiente mais colorido, aposte em móveis com pequenos detalhes nas cores de sua preferência.

Para deixar o ambiente mais colorido, aposte em móveis com pequenos detalhes nas cores de sua preferência.

Imagem 42 – Olha o charme que fica uma cozinha com os móveis no tom salmão. O detalhe fica por conta das luminárias que combinam com os armários.

Olha o charme que fica uma cozinha com os móveis no tom salmão. O detalhe fica por conta das luminárias que combinam com os armários.

Imagem 43 – Para quem gosta de ambientes mais rústicos, os móveis de madeira são ideais. Nesse caso, a decoração ficou ainda mais interessante com a cor do teto no tom amarelo.

Para quem gosta de ambientes mais rústicos, os móveis de madeira são ideais. Nesse caso, a decoração ficou ainda mais interessante com a cor do teto no tom amarelo.

Imagem 44 – Cores claras e escuras combinam muito na decoração de uma cozinha.

Cores claras e escuras combinam muito na decoração de uma cozinha.

Imagem 45 – Se você gosta de ousar, que tal comprar móveis na cor verde?

Se você gosta de ousar, que tal comprar móveis na cor verde?

Imagem 46 – Ou investir em uma cozinha totalmente vermelha?

Ou investir em uma cozinha totalmente vermelha?

Imagem 47 – Misturar móveis nas cores branca e preta faz com que a cozinha se torne um ambiente mais sóbrio.

Misturar móveis nas cores branca e preta faz com que a cozinha se torne um ambiente mais sóbrio.

Imagem 48 – Se você não vê problemas na variação de cores, use algumas delas na hora de decorar a cozinha, pois o ambiente fica mais descontraído.

Se você não vê problemas na variação de cores, use algumas delas na hora de decorar a cozinha, pois o ambiente fica mais descontraído.

Imagem 49 – A cor que você escolhe para pintar a parede da sua cozinha faz toda a diferença na hora de acertar nas cores dos móveis.

A cor que você escolhe para pintar a parede da sua cozinha faz toda a diferença na hora de acertar nas cores dos móveis.

Imagem 50 – Cores fortes como o lilás, vermelho e rosa são excelentes para quem deseja fazer uma cozinha mais feminina.

Cores fortes como o lilás, vermelho e rosa são excelentes para quem deseja fazer uma cozinha mais feminina.

Imagem 51 – A escolha da cor dos móveis da cozinha deve combinar com a decoração de toda a casa.

A escolha da cor dos móveis da cozinha deve combinar com a decoração de toda a casa.

Imagem 52 – Para fugir do tradicional, aposte no contraste das cores azul e amarelo.

Para fugir do tradicional, aposte no contraste das cores azul e amarelo.

Imagem 53 – O cinza no tom bem claro é perfeito para deixar o ambiente mais amplo, dando a impressão de ter mais espaço.

O cinza no tom bem claro é perfeito para deixar o ambiente mais amplo, dando a impressão de ter mais espaço.

Imagem 54 – O verde musgo fica perfeito em uma cozinha com os eletrodomésticos de alumínio.

O verde musgo fica perfeito em uma cozinha com os eletrodomésticos de alumínio.

Imagem 55 – A cor preta está perfeita para o propósito da decoração dessa cozinha que é promover um ambiente mais trash.

A cor preta está perfeita para o propósito da decoração dessa cozinha que é promover um ambiente mais trash.

Imagem 56 – Mais uma vez o azul e o amarelo, só que em tons diferentes, é o grande destaque da cozinha.

Mais uma vez o azul e o amarelo, só que em tons diferentes, é o grande destaque da cozinha.

Imagem 57 – Nesse caso, o desenho do piso combina com as cores do armário e com o granito da parede e balcão.

Nesse caso, o desenho do piso combina com as cores do armário e com o granito da parede e balcão.

Imagem 58 – Use algumas cores mais chamativas em alguns detalhes da decoração da cozinha.

Use algumas cores mais chamativas em alguns detalhes da decoração da cozinha.

Imagem 59 – Que tal combinar a cor do azulejo da parede da cozinha com a cor da poltrona da sala?

Que tal combinar a cor do azulejo da parede da cozinha com a cor da poltrona da sala?

Imagem 60 – Agora se você deseja ter uma cozinha totalmente branca, pense na possibilidade de fazer um piso colorido como esse.

Agora se você deseja ter uma cozinha totalmente branca, pense na possibilidade de fazer um piso colorido como esse.