Cozinha pequena: 70 ideias funcionais de decoração e projetos

Saiba como decorar uma cozinha pequena seguindo regrinhas básicas de decoração

Por -

Para quem tem uma cozinha pequena, pode até parecer um desafio criar uma decoração que inclua todos os móveis e eletrodomésticos necessários sem que o ambiente pareça abarrotado ou claustrofóbico. Embora não seja impossível, existem algumas regrinhas na hora de decorar a sua cozinha pequena que você pode seguir para ajudar a ocupar bem esse espaço de forma harmônica e agradável.

No post de hoje vamos falar um pouco sobre como decorar uma cozinha pequena, com dicas e uma galeria de imagens com projetos que com certeza vão te inspirar na hora de montar a sua. Vamos lá!

Planejamento para uma cozinha pequena organizada

Começando a planejar: o desenho da sua cozinha

A primeira coisa para pensar na hora de planejar a sua cozinha é pensar no desenho dela: se ela é uma cozinha retangular, quadrada, em forma de L; se as medidas são mais estreitas (nas cozinhas retangulares de apartamentos, é comum que as paredes laterais sejam bem mais curtas, formando uma cozinha muito parecida com um corredor); se ela se integra de alguma forma com os outros ambientes sociais da casa e etc.

Esse tipo de informação, especialmente se você está querendo um projeto de móveis planejados, é super importante para te guiar e auxiliar na melhor forma de dispor seus móveis dentro do espaço.

O triângulo Geladeira-Pia-Fogão

Essa é uma das regrinhas gerais da boa disposição da cozinha. Pensar nas principais áreas deste espaço formando um triângulo, de acordo com estudos, auxilia na melhor circulação do ambiente, criando um espaço confortável para você cozinhar. A maior parte das disposições dos móveis pode sim criar este triângulo, mas outra forma de criar uma circulação boa é manter em uma linha reta a geladeira, pia e fogão, numa disposição onde eles não estejam colados nem tão distantes assim.

Espaço para todos os seus utensílios

Para cômodos pequenos, os móveis planejados são quase sempre os mais indicados, pois conseguem oferecer soluções para otimizar e aproveitar espaços em sua totalidade. Na cozinha, os armários planejados conseguem também ocupar uma área útil bastante importante: as paredes. Entre armários, nichos e prateleiras, a nova tendência é aproveitar o espaço da parede até o teto!

Otimização do espaço sempre: veja dicas práticas para sua cozinha pequena

1. Iluminação

A iluminação para ambientes pequenos é fundamental para manter o cômodo bem arejado e agradável de estar. A prioridade para a decoração de qualquer ambiente é sempre a janela: por ela vai entrar não só a luz do sol durante o dia, mas também o vento que vai arejar o ambiente. Por isso, a primeira dica em relação às janelas é sempre deixá-las livres! Nada de colocar armários que interceptem a luz e o ar!

Em segundo lugar estão as luzes artificiais: em cozinhas, as mais indicadas são as brancas e elas não precisam se limitar a uma luz central. Os pequenos spots e fitas de led são indicados para criar focos em áreas de trabalho, como bancadas e pia.

2. Cores

Embora as cores das cozinhas possam parecer quase sempre limitadas ao branco, praticamente qualquer cor pode ser inserida nesse ambiente! Pensando em cores claras, atualmente com o retorno dos tons pastéis (candy colors ou off-white, como preferir chamar) às tendências da decoração, o branco se tornou uma cor que pode facilmente ser substituída mantendo ainda a boa iluminação no ambiente.

No caso das cores mais escuras em ambientes pequenos, vale a dica: misture com tons mais claros! Essa mistura ajuda a equilibrar o ambiente para continuar chamando a iluminação, assim o tom escuro não dá aquela sensação claustrofóbica para o cômodo. Para não diminuir a amplitude do ambiente, posicione as cores mais vibrantes ou escuras na parede oposta de onde vem a iluminação natural!

3. Aproveite o espaço até as paredes

Os novos queridinhos do design de interiores na cozinha são os nichos e as prateleiras: além de servirem para guardar seus utensílios sem ocupar espaço útil, especialmente quando estão acima das bancadas, essas superfícies possibilitam uma decoração integrada aos seus objetos úteis (na maior parte dos casos, eles também viram objetos de decoração). Outro ponto muito legal é que não ocupam espaço no chão, sendo os queridinhos dos designers que buscam otimizar espaços pequenos

4. Puxadores

Os puxadores para gavetas e armários podem custar uma pequena fortuna e até mesmo atrapalhar o funcionamento pleno do seu ambiente pequeno. Por isso, existem diversas novas soluções na questão dos puxadores. As cavas feitas na marcenaria (buracos redondos ou quadrados feitos nas portas dos armários) estão se tornando mais populares por serem super fáceis e economizarem um dinheirão! Outra tendência são os puxadores embutidos na marcenaria e até mesmo puxadores alternativos, como faixas de couro fixadas na madeira por um grampo. Além de serem super estilosos, ajudam a poupar espaço dos tradicionais puxadores.

Agora que você já sabe algumas coisas sobre como decorar a sua cozinha pequena, dê uma olhada na nossa galeria para mais dicas e ideias!

70 projetos de cozinhas pequenas para você se inspirar

Imagem 1 – Cozinha pequena cheia de cor! Combine alguns tons mais coloridos balanceados com tons mais claros como o branco ou bege.

Cozinha pequena cheia de cor

Imagem 2 – Cozinha pequena e branca com uma coleção dos utensílios preferidos expostos na prateleira e na bancada de preparações.

Cozinha pequena e branca

Imagem 3 – Cozinha pequena em tons claros com armários suspensos até o teto e uma iluminação especial para a área de lavagem de louças.

Cozinha pequena em tons claros

Imagem 4 – Otimização de todos os espaços verticais: nessa cozinha pequena no estilo corredor, as duas paredes compridas tem espaços otimizados com armários ou prateleiras até o teto.

Cozinha pequena com estilo corredor

Imagem 5 – Desenho da cozinha pequena em U com uma mesa estreita para refeições rápidas e até mesmo para leituras e trabalhos.

Cozinha pequena em U

Imagem 6 – Cozinha pequena planejada com todos os eletrodomésticos embutidos no projeto de marcenaria.

Cozinha pequena planejada com eletrodomésticos

Imagem 7 – Utilização da parede livre: nessa parede da cozinha pequena, além de um destaque com papel de parede, quatro prateleiras estreitas foram fixadas para acomodar os temperos e louças pequenas mais usadas.

Utilização da parede na cozinha pequena

Imagem 8 – Muita cor e diversão numa cozinha pequena para os jovens mais descolados: na hora de inserir prateleiras, os itens mais coloridos e divertidos dão uma cara ainda mais especial para esta cozinha.

Cor e diversão na cozinha pequena

Imagem 9 – Para cozinhas tipo corredor, manter a geladeira, fogão e pia na mesa linha é a melhor opção para manter a circulação funcionando bem.

Cozinha pequena estilo corredor

Imagem 10 – Cozinha pequena em tons frios num estilo escandinavo e com muita luz natural .

Cozinha pequena em tons frios

Imagem 11 – Cozinha pequena com prateleirinhas triangulares para cantos: uma forma de inserir decorações e utensílios em locais poucos aproveitados.

Cozinha pequena com prateleirinhas triangulares

Imagem 12 – Armários na cozinha pequena que imitam um painel: puxadores super discretos ajudam a dar essa sensação no ambiente.

Armários na cozinha pequena que imitam um painel

Imagem 13 – Equilíbrio na cozinha pequena: mesmo para espaços pequenos, é bastante interessante deixar uma parede livre de prateleiras ou armários para melhorar a sensação de amplitude do espaço.

Cozinha pequena equilibrada

Imagem 14 – Armários adaptados para todas as ocasiões: nesse projeto, os armários suspensos são posicionados estrategicamente para não cobrirem as janelas altas da cozinha.

Armários suspensos na cozinha pequeno

Imagem 15 – Prateleiras, ganchos e suportes como tendências para as cozinhas pequenas.

Cozinha pequena com prateleiras e suportes

Imagem 16 – As cozinhas pequenas decoradas em formato de U também podem ajudar na otimização do espaço e da circulação.

Cozinha pequena com formato em U

Imagem 17 – Mesa de madeira no centro da decoração desta cozinha pequena: num estilo mais rústico, essa mesa alta e estreita de madeira de demolição funciona muito bem e não toma todo o espaço do ambiente.

Mesa de madeira no centro da decoração desta cozinha pequena

Imagem 18 – Rústico x moderno: a madeira e o preto funcionam muito bem como revestimento de armários e paredes, desta cozinha pequena, eles fazem um contraste super estiloso.

Rústico e moderno nesta cozinha pequena

Imagem 19 – Mesa suspensa na parede por mãos francesas: uma boa forma de inserir uma bancada para refeições na cozinha pequena sem ocupar muito espaço e liberar a circulação da parte de baixo para encaixar banquinhos.

Mesa lateral de madeira na cozinha pequena

Imagem 20 – Cozinha pequena preta e cinza: outro tipo de armário que toma a parede toda e imita um painel.

Cozinha pequena preta e cinza

Imagem 21 – Indecisa entre o acabamento branco e o amadeirado? Escolha os dois!

Branco e madeira na cozinha pequena

Imagem 22 – Cozinha pequena planejada com um cantinho de descanso e iluminação com vários focos em lustres suspensos.

Cozinha pequena planejada

Imagem 23 – Aproveite o espaço também para inserir plantinhas! No parapeito das janelas elas ficam super felizes e ainda ajudam a barrar a luz intensa das tardes na hora de lavar a louça.

Plantinhas na cozinha pequena

Imagem 24 – Pegboard para os seus utensílios: entrando em tendência que vem de outros ambientes, os pegboards saíram das oficinas para serem soluções criativas para outros cômodos também!

Pegboard para os utensílios

Imagem 25 – Integre armários e os seus utensílios para otimizar o espaço, como essa lava-louças embutida embaixo da pia.

Lava louças embutida embaixo da pia na cozinha pequena

Imagem 26 – Mesa redonda para dois lugares: em cozinhas pequenas, as mesas redondas menores, se bem posicionadas, podem se encaixar muito bem no ambiente.

Mesa redonda para dois lugares

Imagem 27 – Apartamentos funcionais e minimalistas: cozinha pequena integrada a outros ambientes.

Cozinha pequena integrada a dois ambientes

Imagem 28 – Cozinha pequena P&B num clima minimalista e super tranquilo.

Cozinha pequena preta e branca

Imagem 29 – Integração com outros ambientes: uma forma de trazer uniformidade para os diversos espaços da casa é manter uma cor neutra para todos os cômodos, como o branco nesse caso.

Cozinha pequena branca

Imagem 30 – Libere a área das janelas: especialmente para cozinhas pequenas que tem grandes janelões que permitem a entrada de luz, deixar as janelas livres de qualquer impedimentos ajuda a dar uma sensação de amplitude.

Cozinha pequena com janela

Imagem 31 – Insira padrões e cores no chão! Você pode inserir um elemento diferente em cozinhas mais neutras de diversas formas e um piso assim com certeza vai chamar a atenção de todo mundo!

Cozinha pequena neutra

Imagem 32 – Saia do branco básico e escolha outras cores pastéis para serem as protagonistas da sua cozinha pequena!

Cozinha pequena com tons pastéis

Imagem 33 – Cozinha pequena com balcão para refeições em L: tomando parcialmente duas paredes, você pode dobrar o número de lugares disponíveis nesse formato.

Cozinha pequena com balcão para refeições

Imagem 34 – Tudo branco e minimalista: atualmente, além das geladeiras, existem diversos outros eletrodomésticos exclusivamente brancos que podem combinam com o seu estilo claro e tranquilo.

Cozinha pequena branca

Imagem 35 – Degradê de cores na parede: existem revestimentos de diversas formas, incluindo em hexagonais que podem ser explorados para criar desenhos e padrões na sua parede.

Revestimento hexagonal em cozinha pequena

Imagem 36 – Bancadas em L arredondadas para um desenho uniforme e orgânico para a sua cozinha pequena.

Bancadas em L arredondadas

Imagem 37 – Cozinha pequena para apartamento com divisória de vidro para aproveitar em todos os ambientes a entrada de luz natural.

Cozinha pequena para apartamento com divisória

Imagem 38 – Cozinha pequena com mesa de jantar: disponha a mesa encostada em uma parede lateral para criar uma circulação boa para a cozinha no fundo.

Cozinha pequena com mesa de jantar

Imagem 39 – Cozinha pequena americana com balcão integrada à sala de estar para apartamentos pequenos.

Cozinha pequena americana com balcão

Imagem 40 – Outra cozinha pequena com parede preta: com revestimento retangular esmaltado na parede oposta à janela, esta cozinha não perde a sua iluminação.

Outra cozinha pequena com parede preta

Imagem 41 – Cozinha pequena super glam com dois destaques: armários com revestimento metalizado dourado imitando folhas de outro e armário de parede inteira com revestimento espelhado para abrir o ambiente.

Cozinha pequena super glam

Imagem 42 – Mais uma ideia de ganchos para deixar seus utensílios à mão e otimizar espaços.

Ganchos para utensílios na cozinha

Imagem 43 – Barras para pendurar panos de prato (no mesmo estilo do banheiro para toalhas) são super úteis e ajudam a manter seus paninhos no mesmo local.

Barras para pendurar panos de prato na cozinha pequena

Imagem 44 – Decoração de cozinha pequena super contemporânea e urbana com armários em ferro, compensado e madeira de demolição.

Decoração de cozinha pequena super contemporânea

Imagem 45 – Crie diversos níveis de superfícies para guardar seus utensílios e decorações: nichos, prateleiras estreitas e balcão na mesma linha vertical.

Cozinha pequena com prateleiras

Imagem 46 – Armários para uma cozinha pequena estilo corredor: nas duas paredes, armários de formas diferentes para diversos usos.

Armários para uma cozinha pequena estilo corredor

Imagem 47 – Cozinha pequena preta com armários até o teto: mesmo as pessoas mais altas podem ter um pouco de dificuldade em alcançar todos os cantos!

Cozinha pequena preta com armários até o teto

Imagem 48 – Cozinha pequena americana no ambiente estilo loft industrial.

Cozinha pequena americana

Imagem 49 – Decoração de cozinha pequena com quadros e um revestimento bem bonito na parede.

Decoração de cozinha pequena

Imagem 50 – Use prateleiras longas para guardar seus utensílios, louças e até mesmo encaixar uma decoração.

Cozinha pequena com prateleiras longas

Imagem 51 – Cozinha pequena estilo corredor em uma decoração em tom de azul clarinho para trazer tranquilidade para a preparação das suas refeições.

Cozinha pequena estilo corredor

Imagem 52 – Cozinha pequena americana integrada aos outros ambientes em tons escuros.

Cozinha pequena americana integrada aos outros ambientes

Imagem 53 – Nas paredes que não recebem iluminação natural da janela, como essa meia parede, também são ótimas superfícies para aplicar uma tinta mais escura.

Modelo de cozinha pequena

Imagem 54 – Outra cozinha pequena em cores claras e neutras com um piso trabalhado.

Cozinha pequena em cores claras

Imagem 55 – As paredes entre os armários suspensos e a bancada são ótimas para inserir uma cor ou padrão através de ladrilhos, pastilhas ou até mesmo tinta.

Ladrilhos na cozinha pequena

Imagem 56 – Armários para cozinha pequena planejados para as suas necessidades: gavetas em diversos tamanhos para seus utensílios.

Armários para cozinha pequena planejados

Imagem 57 – Cozinha pequena em L integrada à sala de estar por porta em arco.

Cozinha pequena em L

Imagem 58 – Balcão planejado em madeira com mais gavetas ainda para o seu projeto de cozinha pequena.

Balcão planejado em madeira na cozinha pequena

Imagem 59 – Cozinha pequena estilo corredor com verde, vermelho e azul em uma decoração super contemporânea e urbana.

Cozinha pequena estilo corredor

Imagem 60 – Detalhes em azul e amarelo na decoração desta cozinha pequena.

Azul e amarelo na decoração da cozinha pequena

Imagem 61 – Balcão único em U para diversos usos: de preparo, cozinhar e para refeições.

Balcão único em U para diversos usos

Imagem 62 – Janela de integração entre a cozinha e outros espaços com balcão para refeições.

Janela de integração na cozinha pequena

Imagem 63 – Iluminação focada na área da pia desta cozinha pequena num clima rústico.

Iluminação focada na área da pia desta cozinha pequena

Imagem 64 – Cozinha pequena americana num equilíbrio entre as cores claras e escuras.

Cozinha pequena americana

Imagem 65 – Outra cozinha pequena estilo corredor: neste projeto, a janela ampla é aproveitada para iluminar o ambiente e as plantinhas.

Outra cozinha pequena estilo corredor

Imagem 66 – Cozinha pequena em candy colors: para um clima mais fofo e super jovem, essas cores claras funcionam muito bem tanto na decoração quanto nos utensílios.

Cozinha pequena em candy colors

Imagem 67 – Cozinha pequena com desenho em U com nichos e prateleiras integrados aos armários.

Cozinha pequena com desenho em U

Imagem 68 – Cozinha pequena tipo corredor com espelho e iluminação especial para ampliar o ambiente.

Cozinha pequena tipo corredor

Imagem 69 – Outra forma de otimizar os gastos e os espaços da sua cozinha é utilizar puxadores tipo cava na própria marcenaria.

Puxadores tipo cava na marcenaria da cozinha pequena

Imagem 70 – Cozinha pequena americana com parede azul vibrante como fundo entre os armários suspensos e o balcão.

Cozinha pequena americana com parede azul