Cozinha americana planejada: vantagens, dicas e fotos incríveis

Por -

Em terra de casas e apartamentos pequenos, a cozinha americana planejada reina absoluta. Ela já é a preferida de 85% dos compradores de imóveis e, mesmo quem já tem a casa própria, está investindo em reformas para adequar a cozinha nesse estilo mais moderno, prático e funcional.

Mas quer dizer então que cozinha americana planejada é coisa só de casa pequena? De jeito nenhum! Esse modelo de cozinha se encaixa perfeitamente tanto em propostas amplas e arejadas, quanto em cozinhas minúsculas e apertadas.

Se a cozinha americana planejada está nos seus sonhos, então continue acompanhando o post com a gente, vamos te contar tudo sobre elas, além, é claro, de te inspirar com projetos incríveis, vem ver:

Cozinha americana planejada: características

As cozinhas americanas são mundialmente conhecidas pela integração com os demais ambientes da casa. Ou seja, bye, bye paredes!

Esse conceito de cozinha surgiu nos Estados Unidos (daí o nome americana) no período pós guerra. Na época, as cozinhas se tornaram protagonistas dos espaços, surgindo por detrás das paredes que as guardavam. Essa simples mudança provocou grandes transformações nas relações sociais e familiares, uma vez que todos os indivíduos passaram a conviver no mesmo ambiente.

Enquanto o pai lia o jornal, por exemplo, o filho brincava na sala e a mãe preparava a refeição. Todos juntos!

A proposta deu tão certo que logo se espalhou pelos quatro cantos do globo e, hoje em dia, a cozinha americana já é parte integrante dos ambientes sociais da casa, deixando de ser aquela área destinada apenas a preparação de alimentos.

Outra grande característica desse tipo de cozinha é o uso do balcão. Esse elemento é praticamente o ícone das cozinhas em estilo americano. Ele ajuda tanto na organização do ambiente, quanto na marcação entre os espaços.

Vantagens da cozinha americana planejada

Mais espaço e amplitude

Espaço integrado é sinônimo de espaço maior. Isso porque ao eliminar as paredes a área útil e de circulação aumenta consideravelmente, sem contar que a amplitude visual também é maior.

Mais interação

A cozinha americana planejada também permite, como mencionado anteriormente, uma interação muito maior entre os moradores da casa e suas visitas. Ninguém mais precisa ficar de fora de um bate papo só porque vai preparar o jantar.

Mais modernidade

A estética da cozinha americana é modernidade pura. Inclusive, um dos pilares da arquitetura moderna é o conceito de integração. Portanto, se você deseja uma casa moderna, a cozinha americana é uma grande opção.

Mais praticidade

Cozinha americana também é sinônimo de praticidade, organização e funcionalidade. Isso graças ao layout moderno desse tipo de cozinha. Em um ambiente como esse você tem tudo a mão de forma rápida e acessível.

Como montar uma cozinha americana planejada

Paredes para quê?

Vamos começar pelas paredes. Se você comprou ou está para comprar um imóvel novo, provavelmente ele já deve seguir o conceito das cozinhas americanas.

Agora, se você mora em um imóvel mais antigo, então provavelmente terá que acertar algumas coisas antes de ter a cozinha americana planejada. E o primeiro passo para isso é eliminando as paredes.

Tire as paredes do meio do caminho e abra sua cozinha para a sala de estar e a sala de jantar. Mas antes disso lembre-se de verificar se essa parede que será retirada não compõe a parte estrutural do imóvel ou, se ainda, não possui instalações hidráulicas.

Converse com um engenheiro primeiro para se certificar da segurança da reforma e, em caso de apartamentos, chame o sindico.

Balcão ou ilha

Paredes eliminadas? Então agora é a hora de começar a dar cara para sua cozinha americana. E como você faz isso? Com um balcão, é claro! Pode ser uma ilha também, contudo, nesse caso, a cozinha precisará ser mais ampla, uma vez que esse tipo de estrutura ocupa mais espaço.

O balcão – ou ilha – pode ser feito em diferentes materiais, indo da madeira à alvenaria sem problemas nenhum. Mas para ajudar você a definir o tipo de balcão ideal a dica é observar o estilo de decoração que reina no ambiente, ok?

Pisos e revestimentos

Os pisos e revestimentos não deixam de existir na cozinha americana, só que dessa vez eles precisam seguir critérios diferenciados na hora da escolha.

O mais comum é utilizar o mesmo piso da sala na cozinha, como forma de ampliar visualmente o espaço e garantir aquela sensação de continuidade.

Mas essa não é uma fórmula exata, pode ser modificada. E, nesse caso, a dica é usar pisos diferentes na área da cozinha e na área da sala, especialmente se a intenção for demarcar visualmente os espaços.

Já no que diz respeito ao revestimento, a melhor alternativa são os materiais fáceis de limpar, mas que também apresentam uma estética agradável, afinal, a cozinha agora é parte integrante da decoração da casa. Uma boa saída é usar pastilhas, porcelanato e os azulejos de metro, uma super tendência.

Lembrando ainda que as cores claras de pisos e revestimentos ajudam a ampliar o espaço, portanto, se a sua cozinha é pequena, abuse dos tons suaves, neutros e clarinhos.

Mesa, cadeiras e banquetas

Mesa, cadeiras e banquetas são elementos indispensáveis em qualquer cozinha. Mas na versão americana, eles ganham uma importância a mais, justamente por integrarem a parte social da casa.

Para quem tem pouco espaço, talvez não seja viável inserir uma mesa com cadeiras. A melhor opção seria usar o balcão com banquetas para as refeições. Uma outra alternativa possível é acoplar a mesa junto ao balcão, só que em uma altura mais baixa e, aí sim, usar cadeiras.

Outra dica é apostar na marcenaria planejada para otimizar todo o espaço e garantir o melhor conforto possível.

Paleta de cores

Pense na sua cozinha americana planejada como parte integrante do projeto de decoração e, por isso, ela deve estar de acordo com as demais cores utilizadas no local. Procure fazer uma harmonização de tons entre os ambientes. Vale ressaltar que as cores claras vão ampliar e iluminar a sua cozinha, ou seja, são as mais indicadas para ambientes pequenos.

Sem gordura, nem fumaça

Onde tem cozinha tem gordura e tem fumaça pairando no ar e, se tratando de cozinha americana, essa névoa de odor e gordura inevitavelmente vai acabar parando no seu sofá, na sua cortina, nas paredes e em quem mais estiver no ambiente. Por isso, não deixe de ter uma coifa na sua cozinha, tá?

Decoração

Por estar integrada aos demais ambientes, a cozinha americana precisa estar em harmonia com o mesmo tipo de material, cores e texturas utilizadas. Seguir o mesmo estilo de decoração também é importante, ou seja, se a sua sala de estar é moderna leve esse conceito para a cozinha, já se a tendência é por uma decor rústica, a cozinha deve estar nessa mesma sintonia.

60 ideias de cozinha americana planejada para você se inspirar

Tecnicamente você já tem todas as informações que precisa para montar a cozinha americana planejada dos seus sonhos. O que falta agora é inspiração. Mas não se preocupe, também temos isso aqui no post. Dá só uma olhada nas 60 imagens de cozinhas americanas que selecionamos a seguir:

Imagem 1 – Cozinha americana planejada simples com balcão: para diferenciar, uma inspiração botânica.

Cozinha americana planejada simples com balcão: para diferenciar, uma inspiração botânica

Imagem 2 – Iluminada, essa cozinha americana planejada apostou nos tons claros para valorizar a luz natural.

Iluminada, essa cozinha americana planejada apostou nos tons claros para valorizar a luz natural

Imagem 3 – As luminárias pendentes garantem um charme extra a cozinha americana planejada.

As luminárias pendentes garantem um charme extra a cozinha americana planejada

Imagem 4 – Cozinha americana planejada com ilha. No lugar de mesa, um balcão largo com banquetas.

Cozinha americana planejada com ilha. No lugar de mesa, um balcão largo com banquetas

Imagem 5 – Cozinha americana planejada pequena. Note que o balcão também possui característica de ilha.

Cozinha americana planejada pequena. Note que o balcão também possui característica de ilha

Imagem 6 – Cozinha americana planejada moderna, os tons neutros e sóbrios são o destaque por aqui.

Cozinha americana planejada moderna, os tons neutros e sóbrios são o destaque por aqui

Imagem 7 – O projeto de iluminação teve um peso importante nessa cozinha americana.

O projeto de iluminação teve um peso importante nessa cozinha americana

Imagem 8 – O azul celeste dá o toque de personalidade nessa cozinha americana.

O azul celeste dá o toque de personalidade nessa cozinha americana

Imagem 9 – Clean, moderna, minimalista e super iluminada!

Clean, moderna, minimalista e super iluminada!

Imagem 10 – O clássico e o moderno coexistem nesse modelo de cozinha americana planejada.

O clássico e o moderno coexistem nesse modelo de cozinha americana planejada

Imagem 11 – E que tal levar para a cozinha americana aquele charme retrô super descolado?

E que tal levar para a cozinha americana aquele charme retrô super descolado?

Imagem 12 – O destaque dessa cozinha americana é o teto pintado de preto.

O destaque dessa cozinha americana é o teto pintado de preto

Imagem 13 – A madeira traz conforto e acolhimento para essa pequena cozinha americana planejada.

Imagem 14 – A opção pelo mesmo piso em todo o ambiente garante a sensação de amplitude e continuidade.

A opção pelo mesmo piso em todo o ambiente garante a sensação de amplitude e continuidade

Imagem 15 – Cozinha americana planejada com ilha: prática, funcional e linda!

Cozinha americana planejada com ilha: prática, funcional e linda!

Imagem 16 – Móveis planejados são uma ótima pedida para otimizar o espaço da cozinha americana.

Móveis planejados são uma ótima pedida para otimizar o espaço da cozinha americana

Imagem 17 – O mármore usado como revestimento trouxe requinte e elegância para a cozinha planejada americana.

O mármore usado como revestimento trouxe requinte e elegância para a cozinha planejada americana

Imagem 18 – Peças de design arrematam a decor da cozinha americana, como é o caso dessas banquetas.

Peças de design arrematam a decor da cozinha americana, como é o caso dessas banquetas

Imagem 19 – O grande nicho de madeira ajuda a setorizar os ambientes integrados.

O grande nicho de madeira ajuda a setorizar os ambientes integrados

Imagem 20 – Inspiração perfeita para quem busca um modelo de cozinha americana planejada grande.

Inspiração perfeita para quem busca um modelo de cozinha americana planejada grande

Imagem 21 – O formato retangular dessa cozinha recebeu muito bem a mesa acoplada à ilha.

O formato retangular dessa cozinha recebeu muito bem a mesa acoplada à ilha

Imagem 22 – Aqui, a ideia é a mesma, só muda o formato da cozinha, que passa do retangular para o quadrado.

Aqui, a ideia é a mesma, só muda o formato da cozinha, que passa do retangular para o quadrado

Imagem 23 – Uma ilha de mármore deixa qualquer cozinha mais sofisticada.

Uma ilha de mármore deixa qualquer cozinha mais sofisticada

Imagem 24 – Mas se quiser algo mais moderno, opte por um balcão ou ilha de concreto.

Mas se quiser algo mais moderno, opte por um balcão ou ilha de concreto

Imagem 25 – Branco e madeira clara: a combinação que sempre dá certo!

Branco e madeira clara: a combinação que sempre dá certo!

Imagem 26 – Luzes embutidas para deixar a cozinha americana planejada mais charmosa e acolhedora.

Luzes embutidas para deixar a cozinha americana planejada mais charmosa e acolhedora

Imagem 27 – Cozinha americana planejada em formato corredor.

Cozinha americana planejada em formato corredor

Imagem 28 – Cozinha americana planejada em formato corredor.

Cozinha americana planejada em formato corredor

Imagem 29 – E que tal apostar no clássico preto e branco?

E que tal apostar no clássico preto e branco?

Imagem 30 – Para quem deseja ousar um pouco mais pode investir na ideia de uma cozinha americana verde.

Para quem deseja ousar um pouco mais pode investir na ideia de uma cozinha americana verde

Imagem 31 – Em cozinhas americanas pequenas, o mais legal e adequado é usar os próprios utensílios para compor a decoração.

Em cozinhas americanas pequenas, o mais legal e adequado é usar os próprios utensílios para compor a decoração

Imagem 32 – Cozinha americana planejada: repare que os elementos seguem o mesmo padrão de materiais e cores.

Cozinha americana planejada: repare que os elementos seguem o mesmo padrão de materiais e cores

Imagem 33 – Versão moderna de um armário com porta de vidro para a cozinha americana.

Versão moderna de um armário com porta de vidro para a cozinha americana

Imagem 34 – Aqui, o destaque é a coifa! Elemento indispensável em uma cozinha americana.

Aqui, o destaque é a coifa! Elemento indispensável em uma cozinha americana

Imagem 35 – Organização é fundamental na cozinha americana, uma vez que ela interage com os demais ambientes da casa.

Organização é fundamental na cozinha americana, uma vez que ela interage com os demais ambientes da casa

Imagem 36 – Plantas são sempre bem vindas na cozinha americana.

Plantas são sempre bem vindas na cozinha americana

Imagem 37 – Linda composição entre o preto e a madeira nessa cozinha americana pequena.

Linda composição entre o preto e a madeira nessa cozinha americana pequena

Imagem 38 – Já aqui, nessa outra cozinha americana, é o branco que se destaca na companhia das peças em inox.

Já aqui, nessa outra cozinha americana, é o branco que se destaca na companhia das peças em inox

Imagem 39 – Um pouco de cor e vida na cozinha americana não faz mal a ninguém.

Um pouco de cor e vida na cozinha americana não faz mal a ninguém

Imagem 40 – Integração é a palavra de ordem na cozinha americana planejada.

Integração é a palavra de ordem na cozinha americana planejada

Imagem 41 – Repare que aqui o balcão conta com uma altura bem menor do que estamos acostumados a ver.

Repare que aqui o balcão conta com uma altura bem menor do que estamos acostumados a ver

Imagem 42 – A cozinha americana branca se tornou o pano de fundo perfeito para a inserção de peças coloridas.

A cozinha americana branca se tornou o pano de fundo perfeito para a inserção de peças coloridas

Imagem 43 – A luminária sobre o balcão da cozinha americana decora e ilumina.

A luminária sobre o balcão da cozinha americana decora e ilumina

Imagem 44 – O branco dessa cozinha americana foi levemente contrastado pelos detalhes em preto e em tom de madeira.

O branco dessa cozinha americana foi levemente contrastado pelos detalhes em preto e em tom de madeira

Imagem 45 – A abertura da porta de vidro também ajuda a dissipar a fumaça e a gordura da cozinha.

A abertura da porta de vidro também ajuda a dissipar a fumaça e a gordura da cozinha

Imagem 46 – Azulejos de metro! Aposte neles para uma cozinha americana moderna.

Azulejos de metro! Aposte neles para uma cozinha americana moderna

Imagem 47 – Cozinha americana planejada grande com ilha.

Cozinha americana planejada grande com ilha

Imagem 48 – Marcenaria funcional e inteligente: tudo o que a sua cozinha americana planejada precisa.

Marcenaria funcional e inteligente: tudo o que a sua cozinha americana planejada precisa

Imagem 49 – Sofisticação e elegância nessa cozinha americana em tons de preto e madeira.

Sofisticação e elegância nessa cozinha americana em tons de preto e madeira

Imagem 50 – Como não se surpreender com essa luminária?

Como não se surpreender com essa luminária?

Imagem 51 – Dê uma atenção especial as cadeiras da sua cozinha americana planejada.

Dê uma atenção especial as cadeiras da sua cozinha americana planejada

Imagem 52 – Cozinha americana grande com revestimento de pastilhas na parede da pia.

Cozinha americana grande com revestimento de pastilhas na parede da pia

Imagem 53 – Ambientes integrados física e esteticamente.

Ambientes integrados física e esteticamente

Imagem 54 – Linda combinação entre o verde e o caramelo nessa cozinha americana com balcão.

Linda combinação entre o verde e o caramelo nessa cozinha americana com balcão

Imagem 55 – Cansou da cozinha americana? É só fechá-la com a divisória de madeira que corre sobre o balcão.

Cansou da cozinha americana? É só fechá-la com a divisória de madeira que corre sobre o balcão

Imagem 56 – Móveis brancos planejados para iluminar a cozinha americana.

Móveis brancos planejados para iluminar a cozinha americana

Imagem 57 – As portas de vidro dos armários garantem um charme todo especial à decoração da cozinha americana.

As portas de vidro dos armários garantem um charme todo especial à decoração da cozinha americana

Imagem 58 – Integrada, mas nem tanto: aqui, a cozinha ganhou paredes de vidro.

Integrada, mas nem tanto: aqui, a cozinha ganhou paredes de vidro

Imagem 59 – Ou quem sabe você prefira apenas uma divisória simples de vidro entre a sala e a cozinha.

Ou quem sabe você prefira apenas uma divisória simples de vidro entre a sala e a cozinha

Imagem 60 – O teto de madeira agregou conforto e beleza a essa cozinha americana planejada.

O teto de madeira agregou conforto e beleza a essa cozinha americana planejada