Decoração de sala pequena: 100 modelos atuais e incríveis

Descubra como fazer a decoração de sala pequena com 100 ideias e projetos atuais

Por -

A sala é um dos cômodos mais especiais da casa. E ali que você recebe amigos e familiares, assiste TV e relaxa um pouco. A sala também é um ótimo lugar para refletir a personalidade dos que vivem na casa.

Por todos esses motivos, a decoração de sala pequena deve ser pensada e planejada para que, além de confortável, ela seja bonita e aconchegante. No caso de salas pequenas, o cuidado deve ser ainda maior para que o local tenha, acima de tudo, funcionalidade.

Acompanhe nossas dicas e se inspire na hora de planejar sua sala.

Dicas de decoração de sala pequena

1. Personalidade é fundamental

Não importa o tamanho da sua sala, sempre há espaço para você dar aquele toque de personalidade deixando o ambiente com a sua cara. Por isso, invista em porta-retratos, objetos de família ou antiguidades, lembranças de viagens, quadros e outros objetos que transmitam seus valores e suas paixões.

Mas não se esqueça que esses itens devem vir apenas como um detalhe. Caso contrário, você sobrecarrega o espaço e, ao invés, de trazer personalidade cria uma bagunça visual.

Além dos objetos, há outras formas de você expor sua identidade. Esse é o assunto dos próximos itens.

2. Escolha a paleta de cores certa

As cores (certas) também são fundamentais na hora de decorar a sala. Escolha uma paleta de cores que combine com você e sua personalidade e use-a nas paredes, tapete, cortinas, almofadas, sofás e nos objetos que ficam à mostra.

Cuidado apenas para não virar um carnaval. As cores devem vir em doses equilibradas e no mesmo tom. Na dúvida opte por cores sóbrias nos móveis e nas peças maiores, como tapetes e cortinas, e deixe as cores vibrantes para os objetos menores.

No caso de ambientes pequenos, tenha sempre em mente que os tons claros dão a sensação de amplitude ao espaço. Especialmente o branco.

3. Conforto e funcionalidade na medida

Em espaços pequenos, os móveis precisam oferecer conforto e funcionalidade. Não dá para perder espaço para objetos que não tem serventia nenhuma. Por isso, invista em um sofá confortável que receba tão bem as suas visitas quanto você após um dia cansativo, onde seu único desejo e se estirar no sofá e descansar.

Se for usar mesas de centro, opte pelas que possuem compartimentos que você possa guardar objetos ou organizar controles remotos, por exemplo. Outra opção é utilizar painéis de TV ao invés dos volumosos racks e estantes, eles economizam espaço e, ainda, doam um toque de modernidade à decoração.

E não se esqueça de optar por uma televisão condizente com o espaço que você tem disponível. Nada de televisores grandes demais para salas muito pequenas. E, lembre-se, a distância ideal entre o aparelho e o sofá é de 1,5 metros.

4. Tapetes e cortinas

Escolha um tapete alto que receba seus pés com carinho e que se acomode ao centro da sua sala, mas sem exceder demais no tamanho. Tapetes com listras ajudam a aumentar a sensação de espaço. Porém, se tapetes não fazem seu estilo, não se preocupe. Caso o seu chão esteja em boas condições e no mesmo padrão visual, deixe-o aparecer. Você ganha sensação de continuidade e espaço.

Com as cortinas, o ideal são aquelas que vão do teto até o chão em um padrão único de cor e textura. Outra opção são as persianas. Mais econômicas, elas dão ar de modernidade ao ambiente.

5. Amplie o espaço

O grande truque para ampliar o espaço (além dos já citados acima) são os espelhos. Eles conferem profundidade e um toque de elegância ao espaço. Você pode optar por uma peça grande e única ou vários espelhos menores dispostos harmonicamente. Cuidado apenas com o que será refletido.

Salas pequenas precisam de espaço e aconchego, então nada de encher o local com objetos e informação visual desnecessária.

Outra dica importante é a luminosidade. Garanta que sua sala receberá luz natural adequada a fim de valorizar o espaço.

100 modelos de decoração de sala pequena atuais e lindos

Confira algumas ideias de salas pequenas e comece a planejar a sua:

Imagem 1 – Decoração de sala pequena home office.


A sala estreita, que mais se assemelha a um corredor, usa a cor preta para compor um padrão visual entre os objetos. A parede ainda acomoda um pequeno home office.

Imagem 2 – Decoração de sala pequena: cozinha e sala convivendo harmoniosamente.

Imagem 3 – Detalhes vibrantes na decoração de sala pequena.


A sala sóbria ganha vida com o pequeno banco vermelho. Destaque para a TV pendurada no cano de metal. Ideia original e criativa.

Imagem 4 – Sala pequena ao estilo industrial.

Imagem 5 – Decoração de sala pequena com iluminação natural.


Apesar de pequena, essa sala ganha amplitude graças à luz natural que invade o ambiente. Repare que as cores neutras da decoração destacam o lustre clássico.

Imagem 6 – Linhas para aumentar o ambiente.


A linha que acompanha o tapete de fora a fora causa a sensação de amplitude da sala. Destaque também para as cores sóbrias que compõe todo o ambiente.

Imagem 7 – Objetos na estante da decoração de sala pequena.


Nessa sala todos os objetos tem destino certo: a estante. Com o local organizado é possível curtir mais o ambiente e ganhar espaço.

Imagem 8 – Sala aconchegante.

Imagem 9 – Sala preta e branca.


O tom predominante nesta sala é o branco, oferecendo a sensação de amplitude necessária. Para quebrar a monotonia, o preto em pontos estratégicos e devidamente colocado.

Imagem 10 – Destaque para o tapete.


O elemento mais valorizado desse ambiente foi o tapete. Cobrindo toda a extensão da sala, ele se une aos demais elementos pelo tom.

Imagem 11 – Sala espelhada.

Imagem 12 – Sala geométrica.


O tapete com figuras geométricas destacou o ambiente. O branco dos demais elementos foi o truque usado para que a combinação desse certo.

Imagem 13 – Espelho atrás da cortina.


O recurso visual para ampliar essa sala foi o espelho, mas quando o reflexo não for interessante é só cobri-lo com a cortina.

Imagem 14 – Visual jovem e moderno.

Imagem 15 – Sala aconchegante e funcional.

Imagem 16 – Divisórias com os móveis.


Para dividir os ambientes foram utilizados os próprios móveis.

Imagem 17 – Sala de estilo rústico e urbano.


A funcionalidade dessa sala pode ser expressada pela mesa de centro que também é um baú.

Imagem 18 – Na janela.


Com o pouco espaço, a solução foi improvisar um banco abaixo da janela criando um ambiente acolhedor.

Imagem 19 – Sofá sapateira.

Imagem 20 – Coladinho um no outro.


A separação da sala com a cozinha foi feita por uma fina madeira entre o sofá e o balcão.

Imagem 21 – Espelhos para conferir elegância e amplitude.

Imagem 22 – Sala clássica.


O branco dessa sala cria um ambiente amplo e agradável. O azul dos objetos dá o contraste. Repare no sofazinho embaixo do móvel, quando não está sendo utilizado pode ser guardado sem prejudicar a área útil da sala.

Imagem 23 – Detalhes em xadrez.

Imagem 24 – Um painel para a TV.

Imagem 25 – Serve para um, serve para o outro.


O mesmo móvel utilizado na sala está sendo utilizado na cozinha. Economia de espaço e dinheiro.

Imagem 26 – Home theater

Imagem 27 – Pequena, mas agradável.


O tamanho dessa sala não diminui seu aspecto agradável e convidativo. Repare que as cores vibrantes estão apenas em alguns objetos e não na decoração principal, que nesse caso, tende para o branco.

Imagem 28 – Sala de personalidade.

Sala de personalidade
Essa sala guarda em si uma séria de objetos de estimação. São livros, discos e outros elementos que refletem a personalidade de seus moradores. Repare que a sala possui uma escada que leva diretamente para o quarto. As luzes no cordão dão um charme a mais ao ambiente.

Imagem 29 – Toque verde na decoração de sala pequena.

Toque verde na decoração de sala pequena

Imagem 30 – Listras para aumentar o espaço.

Listras para aumentar o espaço

Imagem 31 – Cores na medida certa.

Cores na medida certa
Os tons de vermelho entram nessa sala na medida certa. Eles estão no tapete, nas almofadas e na parede.

Imagem 32 – Tons neutros não saem de moda.

Tons neutros não saem de moda

Imagem 33 – Decoração de sala pequena para todos os estilos.

Decoração de sala pequena para todos os estilos

Imagem 34 – Espelhos e luz.

Espelhos e luz na decoração de sala pequena

Imagem 35 – Madeira para trazer conforto.

Madeira para trazer conforto

Imagem 36 – Vários ambientes, uma única decoração.

Vários ambientes, uma única decoração
Repare que nessa casa tudo parece ser uma coisa só. Até a cozinha ao fundo usa o mesmo revestimento da sala.

Imagem 37 – Decoração de sala pequena com cores sóbrias para compor mais de um ambiente.

Decoração de sala pequena com cores sóbrias

Imagem 38 – Pallets na decoração.

Pallets na decoração de sala pequena
A proposta dessa sala é usar pallets para criar um ambiente rústico e urbano ao mesmo tempo. Os tons de cinza criam o cenário mais urbano e a madeira garante a rusticidade no local.

Imagem 39 – Tapete geométrico.

Tapete geométrico
Apesar do tapete trazer muita informação visual (juntamente com a parede imitando tijolinho) o ambiente não fica carregado. Isso porque a opção foi deixar a parede branca e a janela com apenas uma persiana.

Imagem 40 – Decoração de sala pequena e charmosa.

Decoração de sala pequena e charmosa

Imagem 41 – Ambiente jovem e moderno.

Ambiente jovem e moderno

Imagem 42 – Decoração de sala pequena clean e confortável.

Decoração de sala pequena clean e confortável
Tons da mesma paleta se combinam harmoniosamente e criam um visual único. Repare no uso de estampas geométricas no quadro da parede e no tapete. Os objetos dourados dão um toque de glamour ao espaço.

Imagem 43 – Painel de madeira para quebrar o cinza.

Painel de madeira para quebrar o cinza

Imagem 44 – Reinado amarelo.

Reinado amarelo
O amarelo aparece sob medida e em objetos pontuais, mesmo assim ele reina absoluto nessa decoração que envolve a pequena sala de TV e a sala de jantar.

Imagem 45 – Sala com tijolos rústicos aparentes.

Sala com tijolos rústicos aparentes

Imagem 46 – O preto dá o tom.

O preto dá o tom na decoração da sala
Nessa sala é o preto que domina. A presença forte da cor está no sofá e nos objetos de decoração, sem, contudo, privar a sala de espaço. Todos os objetos se acomodam perfeitamente ao ambiente.

Imagem 47 – Decoração de sala pequena confortável.

Decoração de sala pequena confortável

Imagem 48 – Objetos marcantes.

Objetos marcantes na decoração de sala pequena
Cada objeto dessa sala impacta visualmente, mas sem provocar cansaço visual.

Imagem 49 – Varanda e sala integradas.

Varanda e sala integradas

Imagem 50 – Estilo no piso.

Estilo no piso
O visual dessa sala ganhou um toque de originalidade com esse tapete. As linhas na mesma direção ampliam visualmente a sala.

Imagem 51 – Branco até no teto.

Branco até no teto na decoração de sala pequena
A predominância do branco, inclusive no teto, aumenta visualmente o espaço. Os tons de bege com azul formam uma composição harmônica para contrastar com o branco. Destaque para os pendentes coloridos que alegram o ambiente.

Imagem 52 – Conjunto de espelhos.

Conjunto de espelhos

Imagem 53 – Toque amadeirado na sala é conforto garantido.

Toque amadeirado na sala é conforto garantido

Imagem 54 – Losangos, espelho e painel.

Losangos, espelho e painel
A junção entre os losangos no chão, o espelho na parede e o painel para a TV ampliaram significativamente o espaço da sala.

Imagem 55 – Decoração de sala pequena com sofá cama.

Decoração de sala pequena com sofá cama

Imagem 56 – Estante como divisória.

Estante como divisória na sala pequena
A estante que vai do chão até o teto divide os ambientes e, ainda, aumenta o campo visual. Repare que o aparelho de TV está na distância adequada do sofá.

Imagem 57 – Tapete que amplia a sala.

Tapete na decoração de sala pequena
Repare que o encontro das linhas desse tapete forma um conjunto visual que dá a sensação de amplitude para sala.

Imagem 58 – Azul para quebrar a neutralidade.

Azul para quebrar a neutralidade

Imagem 59 – Sala de TV combinando com a sala de jantar.

Sala de TV combinando com a sala de jantar

Imagem 60 – Sala em tons de cinza e preto.

Sala em tons de cinza e preto
A madeira dos detalhes da estante e da escrivaninha tiram o ar sisudo dessa sala.

Imagem 61 – Sala pequena com piso rústico.

Sala pequena com piso rústico

Imagem 62 – Toque de cor na decoração de sala pequena.

Toque de cor na decoração de sala pequena

Imagem 63 – Vermelho para chamar a atenção.

Vermelho para chamar a atenção
Não dá para passar despercebido por essa sala. Os tons pastéis do restante da decoração equilibraram o forte e vibrante vermelho.

Imagem 64 – Sala clássica, impossível errar.

Sala clássica, impossível errar
O pequeno espaço que divide sala e cozinha foi muito bem decorado e tudo se encaixou perfeitamente.

Imagem 65 – Sala simétrica de cores neutras.

Sala simétrica de cores neutras

Imagem 66 – Sala de TV confortável.

Decoração de sala pequena de TV confortável

Imagem 67 – Sem nada no caminho.

Sala sem nada no caminho
A sala dá passagem até a varanda, por isso o caminho não pode estar ocupado. A solução foi organizar e armazenar objetos no móvel da parede.

Imagem 68 – Todos os espaços planejados.

Decoração de sala pequena planejada
Essa é a mesma sala do item anterior. Nesta foto, porém, o destaque é para o puff que fica embaixo do balcão de vidro esperando a vez de ser usado.

Imagem 69 – Sensível ao toque.

Sala sensível ao toque
Essa sala é muito sensorial. Tapetes e almofadas estão ali para serem sentidas e tocadas.

Imagem 70 – Sala pequena com sofá espaçoso.

Sala pequena com sofá espaçoso

Imagem 71 – Um espacinho para a TV.

Sala pequena com painel para TV

Imagem 72 – Detalhes em vermelho.

Detalhes em vermelho na decoração de sala pequena
O vermelho se destaca em meio a neutralidade do branco, preto e cinza. Destaque para a tela que segura a TV. Ideia criativa e original.

Imagem 73 – Uma sala para relaxar.

Decoração de sala pequena para relaxar

Imagem 74 – O charme e a elegância do preto cabem em qualquer lugar.

O charme e a elegância do preto

Imagem 75 – Decoração de sala pequena com toque rústico.

Decoração de sala pequena com toque rústico

Imagem 76 – Pontos de cor para quebrar o branco na decoração de sala pequena.

Pontos de cor para quebrar o branco

Imagem 77 – Pequena, mas recepciona muito bem.

Sala pequena

Imagem 78 – A sutileza dos tijolos aparentes.

A sutileza dos tijolos aparentes
Um tanto quanto rústica, essa sala encanta com seus tijolinhos aparentes pintados de branco. A cadeira e a mesinha colorida são um charme a parte.

Imagem 79 – Espelho como painel.

Espelho no painel da sala pequena

Imagem 80 – Decoração de sala pequena rústica e acolhedora.

Decoração de sala pequena rústica e acolhedora

Imagem 81 – Um balcão para dividir os ambientes.

Balcão para dividir os ambientes

Imagem 82 – Decoração de sala moderna e jovem.

Decoração de sala moderna e jovem

Imagem 83 – Um toque de arte na decoração de sala pequena.

Arte na decoração de sala pequena
Para quebrar a monotonia das cores neutras, a ideia foi apostar em uma releitura do famoso quadro de Mondrian. O ambiente ficou alegre e descontraído, sem pesar no visual.

Imagem 84 – Sofá de veludo: sofisticação e bom gosto.

Sofá de veludo na decoração de sala pequena

Imagem 85 – Decoração de sala pequena com tons de bege.

Tons de bege na sala pequena

Imagem 86 – Truque das listras.

Listras na sala pequena
Mais um exemplo para mostrar como as listras (do tapete) podem fazer toda diferença em uma sala pequena. Repare que o móvel de madeira também possui linhas que acompanham visualmente as do tapete.

Imagem 87 – Mesinha de centro é possível, mesmo na sala pequena.

Mesa de centro na decoração de sala pequena

Imagem 88 – Sala e quarto integrados.

Sala pequena e quarto integrados

Imagem 89 – Azul para dar vida, espelhos para aumentar o ambiente.

Azul para dar vida, espelhos para aumentar o ambiente

Imagem 90 – Decoração de sala pequena com futon.

Decoração de sala pequena com futon

Imagem 91 – Efeito visual com painel paisagístico.

Efeito visual com painel paisagístico

Imagem 92 – Decoração de sala pequena com toque retrô.

Decoração de sala pequena com toque retrô

Imagem 93 – TV na parede na decoração de sala pequena.

TV na parede na decoração de sala pequena
A TV recuada na parede, mesmo que poucos centímetros, contribuiu para a distância correta entre o aparelho e o sofá.

Imagem 94 – Decoração de sala pequena estilosa.

Decoração de sala pequena estilosa
Cores, estampas, mistura de materiais e texturas criaram um ambiente versátil, estiloso e, apesar da variedade de informações, muito agradável ao olhar.

Imagem 95 – Brancura.

Brancura na sala pequena

Imagem 96 – Espelho e luz natural para ampliar o ambiente.

Espelho e luz natural para ampliar o ambiente

Imagem 97 – Preto no branco.

Preto no branco na sala pequena

Imagem 98 – Toque de romantismo no ar na decoração de sala pequena.

Romantismo na sala pequena

Imagem 99 – Mesa como divisória de ambientes.

Mesa para divisão de ambientes

Imagem 100 – Para quando precisar.

Sala pequena para quando precisar
A sala pequena não comporta tudo, mas repare que embaixo do móvel há almofadas prontas para o uso. É só desamarrar e se jogar no chão.