A sala é um dos cômodos mais especiais da casa. E ali que você recebe amigos e familiares, assiste TV e relaxa um pouco. A sala também é um ótimo lugar para refletir a personalidade dos que vivem na casa.
Por todos esses motivos, a decoração de sala pequena deve ser pensada e planejada para que, além de confortável, ela seja bonita e aconchegante. No caso de salas pequenas, o cuidado deve ser ainda maior para que o local tenha, acima de tudo, funcionalidade.
Acompanhe nossas dicas e se inspire na hora de planejar sua sala.
Dicas de decoração de sala pequena
1. Personalidade é fundamental
Não importa o tamanho da sua sala, sempre há espaço para você dar aquele toque de personalidade deixando o ambiente com a sua cara. Por isso, invista em porta-retratos, objetos de família ou antiguidades, lembranças de viagens, quadros e outros objetos que transmitam seus valores e suas paixões.
Mas não se esqueça que esses itens devem vir apenas como um detalhe. Caso contrário, você sobrecarrega o espaço e, ao invés, de trazer personalidade cria uma bagunça visual.
Além dos objetos, há outras formas de você expor sua identidade. Esse é o assunto dos próximos itens.
2. Escolha a paleta de cores certa
As cores (certas) também são fundamentais na hora de decorar a sala. Escolha uma paleta de cores que combine com você e sua personalidade e use-a nas paredes, tapete, cortinas, almofadas, sofás e nos objetos que ficam à mostra.
Cuidado apenas para não virar um carnaval. As cores devem vir em doses equilibradas e no mesmo tom. Na dúvida opte por cores sóbrias nos móveis e nas peças maiores, como tapetes e cortinas, e deixe as cores vibrantes para os objetos menores.
No caso de ambientes pequenos, tenha sempre em mente que os tons claros dão a sensação de amplitude ao espaço. Especialmente o branco.
3. Conforto e funcionalidade na medida
Em espaços pequenos, os móveis precisam oferecer conforto e funcionalidade. Não dá para perder espaço para objetos que não tem serventia nenhuma. Por isso, invista em um sofá confortável que receba tão bem as suas visitas quanto você após um dia cansativo, onde seu único desejo e se estirar no sofá e descansar.
Se for usar mesas de centro, opte pelas que possuem compartimentos que você possa guardar objetos ou organizar controles remotos, por exemplo. Outra opção é utilizar painéis de TV ao invés dos volumosos racks e estantes, eles economizam espaço e, ainda, doam um toque de modernidade à decoração.
E não se esqueça de optar por uma televisão condizente com o espaço que você tem disponível. Nada de televisores grandes demais para salas muito pequenas. E, lembre-se, a distância ideal entre o aparelho e o sofá é de 1,5 metros.
4. Tapetes e cortinas
Escolha um tapete alto que receba seus pés com carinho e que se acomode ao centro da sua sala, mas sem exceder demais no tamanho. Tapetes com listras ajudam a aumentar a sensação de espaço. Porém, se tapetes não fazem seu estilo, não se preocupe. Caso o seu chão esteja em boas condições e no mesmo padrão visual, deixe-o aparecer. Você ganha sensação de continuidade e espaço.
Com as cortinas, o ideal são aquelas que vão do teto até o chão em um padrão único de cor e textura. Outra opção são as persianas. Mais econômicas, elas dão ar de modernidade ao ambiente.
5. Amplie o espaço
O grande truque para ampliar o espaço (além dos já citados acima) são os espelhos. Eles conferem profundidade e um toque de elegância ao espaço. Você pode optar por uma peça grande e única ou vários espelhos menores dispostos harmonicamente. Cuidado apenas com o que será refletido.
Salas pequenas precisam de espaço e aconchego, então nada de encher o local com objetos e informação visual desnecessária.
Outra dica importante é a luminosidade. Garanta que sua sala receberá luz natural adequada a fim de valorizar o espaço.
100 modelos de decoração de sala pequena atuais e lindos
Confira algumas ideias de salas pequenas e comece a planejar a sua:
Imagem 1 – Decoração de sala pequena home office.
A sala estreita, que mais se assemelha a um corredor, usa a cor preta para compor um padrão visual entre os objetos. A parede ainda acomoda um pequeno home office.
Imagem 2 – Decoração de sala pequena: cozinha e sala convivendo harmoniosamente.
Imagem 3 – Detalhes vibrantes na decoração de sala pequena.
A sala sóbria ganha vida com o pequeno banco vermelho. Destaque para a TV pendurada no cano de metal. Ideia original e criativa.
Imagem 4 – Sala pequena ao estilo industrial.
Imagem 5 – Decoração de sala pequena com iluminação natural.
Apesar de pequena, essa sala ganha amplitude graças à luz natural que invade o ambiente. Repare que as cores neutras da decoração destacam o lustre clássico.
Imagem 6 – Linhas para aumentar o ambiente.
A linha que acompanha o tapete de fora a fora causa a sensação de amplitude da sala. Destaque também para as cores sóbrias que compõe todo o ambiente.
Imagem 7 – Objetos na estante da decoração de sala pequena.
Nessa sala todos os objetos tem destino certo: a estante. Com o local organizado é possível curtir mais o ambiente e ganhar espaço.
Imagem 8 – Sala aconchegante.
Imagem 9 – Sala preta e branca.
O tom predominante nesta sala é o branco, oferecendo a sensação de amplitude necessária. Para quebrar a monotonia, o preto em pontos estratégicos e devidamente colocado.
Imagem 10 – Destaque para o tapete.
O elemento mais valorizado desse ambiente foi o tapete. Cobrindo toda a extensão da sala, ele se une aos demais elementos pelo tom.
Imagem 11 – Decoração de sala pequena com futon.
Imagem 12 – Efeito visual com painel paisagístico.
Imagem 13 – Decoração de sala pequena com toque retrô.
Imagem 14 – TV na parede na decoração de sala pequena.
A TV recuada na parede, mesmo que poucos centímetros, contribuiu para a distância correta entre o aparelho e o sofá.
Imagem 15 – Decoração de sala pequena estilosa.
Cores, estampas, mistura de materiais e texturas criaram um ambiente versátil, estiloso e, apesar da variedade de informações, muito agradável ao olhar.
Imagem 16 – Brancura.
Imagem 17 – Espelho e luz natural para ampliar o ambiente.
Imagem 18 – Preto no branco.
Imagem 19 – Toque de romantismo no ar na decoração de sala pequena.
Imagem 20 – Mesa como divisória de ambientes.
Imagem 21 – Para quando precisar.
A sala pequena não comporta tudo, mas repare que embaixo do móvel há almofadas prontas para o uso. É só desamarrar e se jogar no chão.
Imagem 22 – Sala espelhada.
Imagem 23 – Sala geométrica.
O tapete com figuras geométricas destacou o ambiente. O branco dos demais elementos foi o truque usado para que a combinação desse certo.
Imagem 24 – Espelho atrás da cortina.
O recurso visual para ampliar essa sala foi o espelho, mas quando o reflexo não for interessante é só cobri-lo com a cortina.
Imagem 25 – Visual jovem e moderno.
Imagem 26 – Sala aconchegante e funcional.
Imagem 27 – Divisórias com os móveis.
Para dividir os ambientes foram utilizados os próprios móveis.
Imagem 28 – Sala de estilo rústico e urbano.
A funcionalidade dessa sala pode ser expressada pela mesa de centro que também é um baú.
Imagem 29 – Na janela.
Com o pouco espaço, a solução foi improvisar um banco abaixo da janela criando um ambiente acolhedor.
Imagem 30 – Sofá sapateira.
Imagem 31 – Coladinho um no outro.
A separação da sala com a cozinha foi feita por uma fina madeira entre o sofá e o balcão.
Imagem 32 – Espelhos para conferir elegância e amplitude.
Imagem 33 – Sala clássica.
O branco dessa sala cria um ambiente amplo e agradável. O azul dos objetos dá o contraste. Repare no sofazinho embaixo do móvel, quando não está sendo utilizado pode ser guardado sem prejudicar a área útil da sala.
Imagem 34 – Detalhes em xadrez.
Imagem 35 – Um painel para a TV.
Imagem 36 – Serve para um, serve para o outro.
O mesmo móvel utilizado na sala está sendo utilizado na cozinha. Economia de espaço e dinheiro.
Imagem 37 – Home theater
Imagem 38 – Pequena, mas agradável.
O tamanho dessa sala não diminui seu aspecto agradável e convidativo. Repare que as cores vibrantes estão apenas em alguns objetos e não na decoração principal, que nesse caso, tende para o branco.
Imagem 39 – Sala de personalidade.
Essa sala guarda em si uma séria de objetos de estimação. São livros, discos e outros elementos que refletem a personalidade de seus moradores. Repare que a sala possui uma escada que leva diretamente para o quarto. As luzes no cordão dão um charme a mais ao ambiente.
Imagem 40 – Toque verde na decoração de sala pequena.
Imagem 41 – Listras para aumentar o espaço.
Imagem 42 – Cores na medida certa.
Os tons de vermelho entram nessa sala na medida certa. Eles estão no tapete, nas almofadas e na parede.
Imagem 43 – Tons neutros não saem de moda.
Imagem 44 – Decoração de sala pequena para todos os estilos.
Imagem 45 – Espelhos e luz.
Imagem 46 – Madeira para trazer conforto.
Imagem 47 – Vários ambientes, uma única decoração.
Repare que nessa casa tudo parece ser uma coisa só. Até a cozinha ao fundo usa o mesmo revestimento da sala.
Imagem 48 – Decoração de sala pequena com cores sóbrias para compor mais de um ambiente.
Imagem 49 – Pallets na decoração.
A proposta dessa sala é usar pallets para criar um ambiente rústico e urbano ao mesmo tempo. Os tons de cinza criam o cenário mais urbano e a madeira garante a rusticidade no local.
Imagem 50 – Tapete geométrico.
Apesar do tapete trazer muita informação visual (juntamente com a parede imitando tijolinho) o ambiente não fica carregado. Isso porque a opção foi deixar a parede branca e a janela com apenas uma persiana.
Imagem 51 – Decoração de sala pequena e charmosa.
Imagem 52 – Ambiente jovem e moderno.
Imagem 53 – Decoração de sala pequena clean e confortável.
Tons da mesma paleta se combinam harmoniosamente e criam um visual único. Repare no uso de estampas geométricas no quadro da parede e no tapete. Os objetos dourados dão um toque de glamour ao espaço.
Imagem 54 – Painel de madeira para quebrar o cinza.
Imagem 55 – Reinado amarelo.
O amarelo aparece sob medida e em objetos pontuais, mesmo assim ele reina absoluto nessa decoração que envolve a pequena sala de TV e a sala de jantar.
Imagem 56 – Sala com tijolos rústicos aparentes.
Imagem 57 – O preto dá o tom.
Nessa sala é o preto que domina. A presença forte da cor está no sofá e nos objetos de decoração, sem, contudo, privar a sala de espaço. Todos os objetos se acomodam perfeitamente ao ambiente.
Imagem 58 – Decoração de sala pequena confortável.
Imagem 59 – Objetos marcantes.
Cada objeto dessa sala impacta visualmente, mas sem provocar cansaço visual.
Imagem 60 – Varanda e sala integradas.
Imagem 61 – Estilo no piso.
O visual dessa sala ganhou um toque de originalidade com esse tapete. As linhas na mesma direção ampliam visualmente a sala.
Imagem 62 – Branco até no teto.
A predominância do branco, inclusive no teto, aumenta visualmente o espaço. Os tons de bege com azul formam uma composição harmônica para contrastar com o branco. Destaque para os pendentes coloridos que alegram o ambiente.
Imagem 63 – Conjunto de espelhos.
Imagem 64 – Toque amadeirado na sala é conforto garantido.
Imagem 65 – Losangos, espelho e painel.
A junção entre os losangos no chão, o espelho na parede e o painel para a TV ampliaram significativamente o espaço da sala.
Imagem 66 – Decoração de sala pequena com sofá cama.
Imagem 67 – Estante como divisória.
A estante que vai do chão até o teto divide os ambientes e, ainda, aumenta o campo visual. Repare que o aparelho de TV está na distância adequada do sofá.
Imagem 68 – Tapete que amplia a sala.
Repare que o encontro das linhas desse tapete forma um conjunto visual que dá a sensação de amplitude para sala.
Imagem 69 – Azul para quebrar a neutralidade.
Imagem 70 – Sala de TV combinando com a sala de jantar.
Imagem 71 – Sala em tons de cinza e preto.
A madeira dos detalhes da estante e da escrivaninha tiram o ar sisudo dessa sala.
Imagem 72 – Sala pequena com piso rústico.
Imagem 73 – Toque de cor na decoração de sala pequena.
Imagem 74 – Vermelho para chamar a atenção.
Não dá para passar despercebido por essa sala. Os tons pastéis do restante da decoração equilibraram o forte e vibrante vermelho.
Imagem 75 – Sala clássica, impossível errar.
O pequeno espaço que divide sala e cozinha foi muito bem decorado e tudo se encaixou perfeitamente.
Imagem 76 – Sala simétrica de cores neutras.
Imagem 77 – Sala de TV confortável.
Imagem 78 – Sem nada no caminho.
A sala dá passagem até a varanda, por isso o caminho não pode estar ocupado. A solução foi organizar e armazenar objetos no móvel da parede.
Imagem 79 – Todos os espaços planejados.
Essa é a mesma sala do item anterior. Nesta foto, porém, o destaque é para o puff que fica embaixo do balcão de vidro esperando a vez de ser usado.
Imagem 80 – Sensível ao toque.
Essa sala é muito sensorial. Tapetes e almofadas estão ali para serem sentidas e tocadas.
Imagem 81 – Sala pequena com sofá espaçoso.
Imagem 82 – Um espacinho para a TV.
Imagem 83 – Detalhes em vermelho.
O vermelho se destaca em meio a neutralidade do branco, preto e cinza. Destaque para a tela que segura a TV. Ideia criativa e original.
Imagem 84 – Uma sala para relaxar.
Imagem 85 – O charme e a elegância do preto cabem em qualquer lugar.
Imagem 86 – Decoração de sala pequena com toque rústico.
Imagem 87 – Pontos de cor para quebrar o branco na decoração de sala pequena.
Imagem 88 – Pequena, mas recepciona muito bem.
Imagem 89 – A sutileza dos tijolos aparentes.
Um tanto quanto rústica, essa sala encanta com seus tijolinhos aparentes pintados de branco. A cadeira e a mesinha colorida são um charme a parte.
Imagem 90 – Espelho como painel.
Imagem 91 – Decoração de sala pequena rústica e acolhedora.
Imagem 92 – Um balcão para dividir os ambientes.
Imagem 93 – Decoração de sala moderna e jovem.
Imagem 94 – Um toque de arte na decoração de sala pequena.
Para quebrar a monotonia das cores neutras, a ideia foi apostar em uma releitura do famoso quadro de Mondrian. O ambiente ficou alegre e descontraído, sem pesar no visual.
Imagem 95 – Sofá de veludo: sofisticação e bom gosto.
Imagem 96 – Decoração de sala pequena com tons de bege.
Imagem 97 – Truque das listras.
Mais um exemplo para mostrar como as listras (do tapete) podem fazer toda diferença em uma sala pequena. Repare que o móvel de madeira também possui linhas que acompanham visualmente as do tapete.
Imagem 98 – Mesinha de centro é possível, mesmo na sala pequena.
Imagem 99 – Sala e quarto integrados.
Imagem 100 – Azul para dar vida, espelhos para aumentar o ambiente.