Crianças em casa: veja dicas para passar pela quarentena

Por -

Papai e mamãe: não surtem! Ficar com as crianças em casa sem poder sair sequer para dar uma volta na praça é muito mais desafiador do que se pode imaginar.

Mas é possível estabelecer uma rotina agradável para todo mundo sem estresse e sem precisar arrancar os cabelos.

Especialmente porque nesse momento, muitos pais estão fazendo home office e administrar o trabalho e a convivência com as crianças debaixo do mesmo teto é mais do que fundamental.

Por isso nós te convidamos a acompanhar as dicas abaixo e descobrir como deixar tudo mais harmonioso no seu lar, vem ver:

Crianças em casa: dicas para passar pela quarentena

Converse com as crianças

Uma das coisas mais importantes que você pode fazer nesse momento é explicar para o seu filho (de modo que ele possa entender) o que, afinal de contas, está acontecendo.

Não subestime a capacidade de compreensão dos pequenos. Eles estão atentos a tudo e já perceberam o clima diferente que paira no ar e tem o direito de saber o porquê disso.

Também é importante frisar que esse não é um momento de férias. Ou seja, as atividades e a rotina devem ser mantidas.

Cuide do emocional dos pequenos

Assim como é importante contextualizar as crianças dentro da realidade, também é fundamental saber lidar com as emoções dos pequenos.

Acredite, para eles esse também é um período angustiante. Reflita um pouco: de uma hora para outra, as crianças foram impedidas de ir para escola, visitar os avós, os tios e os amiguinhos. Também estão proibidos de ir ao parque, a praça e a outros locais que eles sempre iam. Não é fácil para eles também!

Estabeleça uma rotina

Depois de deixar tudo explicadinho é hora de chamar as crianças e, junto com elas, estabelecer uma rotina.

Para os menores, que ainda não sabem ler, crie um cronograma usando imagens para ilustrar a rotina. Já os maiorzinhos podem elaborar uma rotina escrita.

Fixe essa rotina em um local onde todos da casa possam visualizar e inclua nela as suas próprias atividades, assim os horários de todo mundo ficam organizados, especialmente para quem nesse momento está realizando home office.

Importante: estabeleça horários para acordar, tomar café da manhã, almoçar, jantar, tomar banho e dormir.

Os pais precisam cumprir os horários de trabalho e respeitar os momentos para interagir com as crianças, ok? Lembre-se disso.

Crie tarefas

Esse é um bom momento para inserir as crianças na rotina de tarefas da casa. Estabeleça atividades de acordo com a idade das crianças.

Os menorzinhos podem aprender a guardar os brinquedos, ajudar a colocar a mesa e cuidar do pet, dando comida e água, por exemplo.

Os maiores podem lavar louça, aspirar a casa e recolher o lixo.

Hora de brincar

A hora de brincar é sagrada. A brincadeira estimula o desenvolvimento psíquico, motor e emocional das crianças e deve ser incentivada dentro de casa.

Tenha um horário para desenvolver brincadeiras junto com as crianças, mas deixe-as livres para criar as próprias brincadeiras.

Aproveite esse momento para se divertir e reviver bons tempos de infância. Quanto mais você brinca com seu filho, mais ele desenvolve autonomia para conseguir brincar sozinho.

Mas lembre-se de dizer para a criança que você também precisa trabalhar e que ela precisa respeitar os horários e a rotina.

Logo a seguir selecionamos diferentes ideias de atividades e brincadeiras para te ajudar nessa hora do dia.

Estudar é importante

Dentro da rotina, crie um horário para que as crianças possam estudar. Nesse momento em que as escolas estão de portas fechadas, é importante que os pais deem continuidade ao processo de aprendizado.

Mas aí você pode dizer que nem professor é. Sim, é verdade. Mas muitas escolas estão enviando vídeo aulas para os alunos e você ainda pode contar com a ajuda da internet e de diversos aplicativos para desenvolver uma rotina de estudos com a criança.

Lembrando sempre que é preciso respeitar a idade de cada criança e o nível de aprendizado em que ela está.

Aproveite também para estudar algo junto com o seu filho. Que tal aprender um idioma novo? Ou quem sabe tocar um instrumento? Imagina que legal fazer isso na companhia do seu pequeno?

Limite o acesso às telas

Em tempos de quarentena, o acesso às telas, seja TV, celular, tablete ou computador, ficou ainda maior e para a grande maioria dos pais é praticamente inevitável manter os filhos afastados da tecnologia.

E não há problema nenhum nisso, mas é importante saber limitar o tempo de uso das telas e vigiar o que está sendo assistindo. Configure filtros de segurança que bloqueiam o acesso a determinados conteúdos e estabeleça horários para que as crianças joguem online ou assistam vídeos.

Uma dica é instalar aplicativos educativos onde as crianças possam, ao mesmo tempo, brincar e aprender.

Faça ligações

Para ajudar a afastar a saudade, faça chamadas de vídeo ou ligações para os avós da criança, para os tios e para os amiguinhos.

Isso ajuda a deixar a criança mais confortável e menos ansiosa.

Com segurança não se brinca

Redobre a atenção com a segurança dentro de casa. Como as crianças estão mais tempo ociosas e você passa boa parte do tempo trabalhando, os riscos de acidente podem ser maiores.

Por isso, proteja tomadas para evitar choques elétricos e mantenha carregadores desconectados da tomada.

Não deixe bacias, baldes, tanque e máquina de lavar cheios de água. As crianças, especialmente as menores, podem se afogar.

O mesmo vale para casas com piscina. Instale redes de proteção para evitar que os pequenos tenham acesso sem a supervisão de um adulto.

Deixe facas e objetos cortantes longe do alcance das crianças, assim como remédios e produtos de limpeza.

Louças e objetos de vidro também devem ser evitados. E sempre mantenha a porta ou o portão fechados e guarde a chave.

Curta o momento

E já que passar por tudo isso é inevitável, a dica de ouro é: aproveite o momento! Agarre essa oportunidade para estreitar os laços com os seus filhos e criar momentos memoráveis.

Crianças em casa: sugestão de atividades e brincadeiras

Confira agora uma lista de atividades bem legais que você pode fazer com as crianças:

Acampamento

Brincar de acampamento é uma brincadeira clássica que não pode faltar na quarentena. Se não tiver uma barraca em casa, improvise uma com lençóis e cobertores.

Faça pipoca, pegue umas lanternas e conte histórias. Brinque de sombras e cante músicas. Se puder fazer um acampamento do lado de fora da casa, melhor ainda!

Chão é lava

A brincadeira do Chão é lava é muito divertida. Espalhe umas almofadas no chão, criando um circuito e peça para as crianças pularem de uma para outra sem tocar no chão que, nessa brincadeira, é como se fosse um rio de lava.

Imaginação e criatividade garantidas de maneira super simples!

Oficina de brinquedos

Que tal agora criar uma oficina de brinquedos usando material reciclável? Vale caixas de papelão, embalagem de ovos, garrafas pet e o que mais tiver em casa.

Se faltar inspiração, faça uma busca na internet. Você vai encontrar ideias incríveis e muito legais.

Vídeo e foto

A tecnologia faz parte da vida das crianças, então porque não aproveitar para criar vídeos com eles ou fazer fotos divertidas? Use aplicativos para isso e divirtam-se!

Quem sabe não nasce um novo canal no Youtube?

Dance e cante

Coloque uma música que toda família goste, arraste e sofá e dancem juntos. Cantem alto e deem muitas risadas. Uma ótima atividade para liberar energia e desestressar.

Mimica

A brincadeira da mímica é muito divertida e não exige esforço algum, além do mais funciona para crianças de diferentes idades.

Antes de começar, a pessoa escreve no papel qual mímica vai. Quem adivinhar, ganha.

Culinária

Bora cozinhar com as crianças? Elas adoram! Escolha uma receita fácil e que elas possam participar e mãos na massa.

Artesanato

Macramê, pintura, decoupage, bordado, enfim, são inúmeras opções de artesanato que você pode desenvolver com as crianças em casa. Além delas, você também pode aproveitar para aprender algo novo.

Jardinagem

Tem plantas em casa? Então leve as crianças para mexer com a terra. Plante com elas e as ensine a cuidar dos vasos, regando, adubando e explicando sobre o desenvolvimento das plantas.

Tá aí uma boa aula de biologia!

Pintura

Desperte o artista que habita em seu filho incentivando-a a pintar e desenhar. Pode ser com tinta, pode ser na lousa, pode ser com lápis de cor e giz de cera. Tanto faz!

Recorte e cole

Para os pequenininhos, brincar de recortar e colar é uma diversão só. Eles desenvolvem a coordenação motora e ainda descobrem novas formas, cores e imagens.

Esconde-esconde

Quem resiste brincar de esconde esconde? Mesmo que você more em uma casa pequena, sempre dá para improvisar um esconderijo e salvar o mundo!

Cobra cega

Pegue um lenço, faça um venda e brinquem de cobra cega. Simples assim! 

Jogos de tabuleiro

Dama, Detetive, Resta Um, Banco Imobiliário, Cara a Cara, Jogo da Vida, são muitas opções de jogos. Com certeza você tem um aí!

Renove a decoração do quarto

O que acha de aproveitar esse momento para dar uma repaginada na decoração do quarto das crianças? Chame-os para ajudar no novo projeto. E você nem precisa gastar dinheiro para fazer isso. Dá para criar decorações lindas, simples e baratas a partir do que você já tem casa. 

Acerte o alvo

Faça uma bola de meia, pendure um cesto na porta e está pronto o mais novo acerte o alvo. Para alguns, a brincadeira também se chama basquete. Seja lá o nome que for, a diversão é garantida.

Vale uma dica: se a criança for pequena, coloque o cesto no chão ou sobre algum móvel baixo.

Amarelinha e outras brincadeiras clássicas

Brinque de amarelinha com seus filhos! Risque o chão com giz de lousa ou faça a marcação usando fita adesiva.

Também dá para brincar de rouba bandeira, pega pega, duro ou mole, batata quente, vivo ou morto, entre outras brincadeiras clássicas que são sempre bem vindas.

Leitura e contação de história

Ler é sempre muito bom, ainda mais na companhia das crianças. Você pode fazer a leitura para eles ou, se as crianças já são grandes e sabem ler sozinhas, convide-as para se sentar ao seu lado, cada um com um livro na mão. 

Sessão cinema

E na hora que bater aquela preguicinha, faça uma pipoca e assista um filme bem legal com seus filhos.

Nesses tempos de quarentena, muitas empresas de streaming liberaram gratuitamente o acesso a vários filmes e séries, como a Netflix, por exemplo.

Então, não perca a oportunidade de um cineminha.

Experimentos científicos

Que tal agora um pouco de ciência? No Youtube existem diversos canais que ensinam física, química e biologia a partir de experimentos científicos divertidos.

É só assistir e fazer em casa com eles. 

Com toda certeza, depois que tudo isso acabar essas atividades continuarão na rotina de vocês, afinal o que é bom sempre permanece!