O que fazer na quarentena: 18 sugestões de atividades para fazer

Por -

O COVID-19, popularmente conhecido como Coronavirus, colocou todo mundo de quarentena. Por recomendação dos órgãos de saúde, toda população deve permanecer isolada para evitar a contaminação e a proliferação da doença.

Mas, aí, diante dessa reclusão forçada e inevitável, todo mundo quer saber: “o que fazer na quarentena?”.

Ficar em casa para muita gente é algo novo. A grande maioria está habituada a passar longas horas longe do lar e essa reconexão com a própria casa pode e deve ser encarada como algo positivo e enriquecedor.

A quarentena, no final das contas, pode ser aquela oportunidade que faltava para você encarar certas situações de frente ou, então, fazer coisas que nunca sequer imaginou.

Quer alguns exemplos? Então vem acompanhar esse post com a gente. Trouxemos 18 dicas para você descobrir o que fazer na quarentena e passar por ela com mais tranquilidade. Vamos lá?

18 sugestões de atividades para fazer na quarentena

1. Colocar a leitura em dia

Se você vivia reclamando que não tinha tempo para ler, a quarentena acabou com os seus problemas. Essa é uma grande oportunidade de colocar a leitura em dia. Por isso, vá até sua pilha de livros, escolha um e comece a ler.

Outra possibilidade é baixar livros no seu tablet e fazer a leitura online. O Kindle, por exemplo, é um ótimo dispositivo para ler livros online.

2. Zerar a lista de filmes e séries

A segunda dica sobre o que fazer na quarentena tem a ver com sofá e pipoca. Isso mesmo! Que tal zerar aquela lista de filmes que você tem lá na Netflix, na GloboPlay ou na Amazon Prime? Inclusive, vale citar que essas plataformas estão disponibilizando conteúdo gratuito para esse período de quarentena. Portanto, vale a pena acessar e conferir o que tem por lá.

3. Estudar

Nunca é tarde para aprender algo novo. E em tempos de quarentena as opções de cursos online saltam aos olhos. Diversas instituições estão com as portas abertas para quem deseja aproveitar a quarentena para se especializar em algum assunto. E o melhor: de graça!

A Udemy, por exemplo, plataforma de ensino online, está oferecendo diversos cursos gratuitos nesse período de reclusão, especialmente nas áreas de comunicação, marketing, vendas e programação.

O site da Fundação Bradesco também está oferecendo cursos online de graça. São 80 opções nas áreas de administração, educação e pedagogia, desenvolvimento pessoal, idiomas, entre outros.

A Fundação Getúlio Vargas é outra grande instituição que aderiu a ideia de oferecer cursos gratuitos durante a quarentena. Você pode escolher entre finanças, gestão e projetos.

O SENAI também está com cursos online gratuitos nesse período de quarentena. Os cursos disponíveis são nas áreas de comunicação, empreendedorismo, finanças, desenho arquitetônico, metrologia e tecnologia da informação, por exemplo.

E quem diria, mas nessa quarentena você também pode estudar em Harvard! Chique não? A universidade, considerada como uma das melhores do mundo, liberou gratuitamente mais de 100 cursos na sua plataforma online. Entre as opções estão negócios e gestão, ciências da computação, ciência de dados, leis e politica, história, religião e espiritualidade, humanidades, ciências sociais, ciência e engenharia, ciência ambiental, entre outros. Para se inscrever, basta acessar o site da instituição e fazer o cadastro.

4. Aprender um idioma

E se na sua lista de estudos você incluir o aprendizado de algum idioma? Inglês, espanhol, francês, italiano, japonês, o que quiser! Existem dezenas de centenas de vídeos aulas no Youtube, além de sites e aplicativos pagos e gratuitos que ensinam o idioma que você deseja aprender.

5. Aprender a tocar instrumento

Agora se você sempre sonhou aprender a tocar um instrumento, chegou a hora. Aproveite a quarentena para tirar o pó do violão (ou outro instrumento) e mandar as primeiras notas. Mais uma vez, o Youtube pode ser um grande aliado para o desenvolvimento das suas habilidades instrumentais.

Além dele, outras opções são o site Cifra Club (que traz tutoriais, técnicas e dicas) e aplicativos que ensinam tudo o que você precisa saber.

6. Desenvolver um hobbie

Outra boa dica de atividade para quarentena e desenvolver um hobbie. Talvez você ame pintura ou adora cantar. Pode ser também que ama escrever ou tem super habilidades para artesanato. O que acha de se dedicar a aprender mais sobre o hobbie do seu coração e praticá-lo mais?

7. Brincar com as crianças

Quem tem crianças em casa pode aproveitar a quarentena para dedicar bons momentos com elas. Isso inclui brincadeiras e atividades educativas.

Chame a criançada e conte histórias, incentive a leitura, reforce tarefas de português e matemática, mas também disponibilize um tempo para brincar. Pular corda, jogar jogos de tabuleiro, amarelinha, esconde esconde, cabana e uma série de outras coisas super divertidas. Convide sua criança interior para participar também!

8. Desenvolver projetos

A quarentena também pode ser o momento perfeito para tirar aquele projeto empreendedor da gaveta. Aproveite esse tempo livre e ocioso para fazer as pesquisas necessárias e desenvolver o projeto que sempre sonhou. Quem sabe ao final da quarentena nasce um novo negócio?

9. Cuidar da casa

Esse tempo em casa também é uma grande oportunidade para olhar o seu lar com carinho e amor. Veja o que sua casa anda pedindo e faça os reparos, os concertos e a limpeza necessária. Aproveite e faça uma limpa nos armários de roupa, da cozinha e da lavanderia. Separe o que precisa ser arrumado, doe o que não usa mais e desapegue-se de tudo aquilo que já não faz sentido para você.

10. Mergulhar em DIYs

Se você ama um projeto autoral, desses do tipo “faça você mesmo”, então esse momento de quarentena é a sua cara. Aproveite os inúmeros tutoriais disponíveis na internet e faça aquele móvel de pallet que sempre quis ter ou aquela colcha de crochê linda.

11. Cuidar de você

Os cuidados pessoais da quarentena não envolvem só lavar as mãos e passar álcool gel. Você pode aproveitar esse momento para ter cuidados diferenciados com o seu corpo, a sua mente e o seu espirito. Faça máscaras faciais, hidrate o cabelo, faça uma meditação, silencie sua mente e desligue a televisão. O excesso de notícias pode atingir diretamente seu estado emocional e refletir no seu bem estar.

12. Ir pra cozinha

Será que tem um master chef aí? Que tal aproveitar a quarentena para descobrir isso? Selecione receitas gostosas e dar água na boca e prepare para você e sua família. Não se esqueça de aprontar a mesa e deixá-la bem linda para receber os pratos.

13. Cuidar de plantas

Você tem plantas em casa? Então tire esse momento para dar uma atenção especial para elas. Adube, pode, afofe a terra, verifique se estão com pragas, mude-as de lugar se achar necessário. Aproveite também e faça mudas para multiplicar as verdinhas dentro de casa.

14. Praticar exercícios

Não é porque você está de quarentena dentro de casa que não vai poder praticar exercícios físicos. Você pode fazer alongamentos, ginástica, yoga e até pilates. O Youtube, mais uma vez, é um grande aliado para os treinos dentro de casa.

15. Falar com a família e os amigos

Sabe aquela tia que você não fala faz um tempão ou aquele amigo que se mudou e vocês perderam contato? A quarentena é a oportunidade para retomar esses relacionamentos. Imagina quanta coisa legal pode surgir daí?

16. Aprender sobre economia e orçamento doméstico

Muita gente foi pega de surpresa com essa história de quarentena, principalmente quem é autônomo, afinal o dinheiro fica curto e sem o planejamento adequado até necessidades básicas podem ser afetadas. Por isso, nada melhor do que aprender como gerenciar e administrar o orçamento doméstico para se prevenir de perrengues. No Youtube (de novo!) tem uma série de gente boa ensinando essas coisas.

17. Vasculhar fotos e matar a saudade de todo mundo

Que tal agora abrir a caixa de fotos para matar a saudade da família e recordar bons momentos? Prepare o lencinho porque lágrimas vão rolar!

18. Fazer uma lista do que fazer quando a quarentena acabar

Essa última dica do que fazer na quarentena não é só uma atividade para passar o tempo, mas um bom momento de reflexão sobre aquilo que realmente importa.

Pegue papel e caneta e faça uma lista de tudo o que você deseja fazer quando a quarentena acabar. Vale incluir visitar familiares e amigos, ir ao parque, jantar com o marido naquele restaurante legal, levar as crianças no cinema, caminhar pela rua com o cachorro, entre outras coisas que no dia a dia parecem tão corriqueiras, mas que nesses dias de isolamento acabam se mostrando tão importantes e fundamentais. E como já diria o ditado, só quando faz falta para gente perceber a importância que tem.

Portanto, esteja ciente de que a quarentena vai acabar, mas enquanto tudo isso não chega ao fim, aproveite para se tornar uma pessoa melhor para você mesmo e para o planeta.