Cuidados na compra de imóveis: veja como fazer uma compra segura

Por - Atualizado em:

Comprar um imóvel é sempre um momento de grande expectativa. Mas é muito importante manter os pés no chão e tomar todos os cuidados necessários para não ter dores de cabeça no futuro, afinal, esse é um investimento de alto custo e, por isso mesmo, não dá pra arriscar.

Os cuidados na compra de um imóvel eliminam riscos ao comprador, oferecem garantias e a certeza de que você não está levando gato por lebre.

Continue acompanhando o post para ver todas as dicas e cuidados necessários na compra de um imóvel.

Dicas gerais para compra de imóveis

Dicas gerais para compra de imóveis

Localização

Na empolgação de comprar o imóvel, muita gente acaba deixando de lado uma questão importante: a localização.

O local onde o imóvel está vai ditar o seu estilo de vida daqui pra frente. É um bairro calmo ou é um bairro movimentado com carros e pessoas passando o tempo todo na rua?

O imóvel tem fácil acesso aos seus pontos de interesse? É próximo de escolas, mercados, feira livre, ponto de ônibus ou estações de trem e metro, hospitais, clinicas medicas, entre outros locais?

Você está disposto abrir mão de certas facilidades de acesso para comprar o imóvel dos seus sonhos?

Faça essa breve avaliação antes de dar o veredito final (e seja realista, o máximo possível).

Pesquise sobre o vendedor

Tem muita gente honesta no mundo, mas também tem muita gente querendo passar os outros pra trás. E na hora de comprar um imóvel não dá pra confiar só no papo do vendedor, seja ele um corretor ou mesmo o proprietário do imóvel.

O que fazer nesse caso? Busque por informações sobre a pessoa e / ou empresa construtora ou imobiliária.

Não tenha vergonha ou receio, inclusive, de pedir uma certidão negativa de débitos ou verificar possíveis processos na justiça envolvendo o vendedor.

Todo cuidado é pouco! 

Orçamento e formas de pagamento

Como anda o seu orçamento? Lembre-se que a compra de um imóvel não envolve apenas o valor acertado pelo bem, mas também indica o pagamento de taxas em cartório, despesas com a prefeitura, entre outros.

Por isso, é importante colocar todos esses custos na ponta do lápis antes de fechar a compra para garantir que você não caia em problemas financeiros, especialmente se o imóvel for financiado.

Documentação geral do imóvel

Nunca feche a compra de um imóvel sem antes consultar a documentação. Os documentos variam de caso a caso, dependendo do tipo de imóvel, mas, em geral, os documentos que sempre devem ser solicitados são:

  • Escritura;
  • Certidão de matrícula;
  • Certidão negativa de ônus reais (indica que o imóvel não possui dívidas ou processos em andamento);
  • Certidão negativa de débitos condominais (para imóveis de condomínio);
  • Declaração de saldo devedor, em caso de imóvel financiado;
  • Cópia autenticada do IPTU em curso;
  • Cópia autenticada dos últimos cinco IPTU;
  • Certidão negativa de impostos (indica que o imóvel não possui dívidas junto a Prefeitura Municipal);
  • Habite-se;
  • Planta do imóvel aprovada pela prefeitura e devidamente assinada por engenheiro ou arquiteto;

Vistoria ao imóvel

Faça uma vistoria completa no imóvel que deseja comprar. Se necessário, chame um corretor da sua confiança para acompanhar esse processo.

Durante a vistoria você pode constatar avarias no imóvel, como problemas na rede elétrica e hidráulica, telhado e outros pontos importantes.

Cuidados na compra de imóvel na planta

Comprar imóveis na planta é uma realidade cada vez mais comum, seja pela facilidade de pagamento ou pela possibilidade de investimento. Mas é muito importante se atentar para alguns cuidados, além dos já mencionados anteriormente, confira:

Pesquise sobre a construtora e incorporadora

Informação nunca é demais, especialmente quando se trata da compra de um imóvel. Por isso, faça buscas e pesquisas sobre a construtora e incorporadora responsáveis pelo empreendimento.

A internet é uma ótima aliada para isso. Virtualmente, você pode consultar possíveis processos, a opinião de outras pessoas e visualizar projetos prontos.

Mas também é importante fazer uma visita pessoalmente a algum empreendimento já entregue por essa construtora.

Na ocasião, observe os materiais utilizados e a qualidade do serviço. Se possível, converse com alguns moradores para saber como foi o processo de compra até o momento da entrega das chaves, se aconteceram atrasos ou cobranças adicionais não previstas em contrato.

Analise a planta com atenção

Analise a planta do imóvel com muita atenção, observando as medidas e localização de cada cômodo.

Lembre-se: o imóvel deve servir a você e sua família, não o contrário.

Tire dúvidas sobre o financiamento e pagamento

Não leve dúvidas para casa. Se for fazer um financiamento, faça todas as perguntas que achar pertinente, incluindo o modo de amortização de futuras parcelas.

Entrega das chaves

O momento da entrega das chaves é muito especial, mas não se deixe levar pela emoção.

Faça uma vistoria racional no imóvel assim que ele for entregue e observe todas as instalações e acabamentos. Caso note que algo não está de acordo com o que foi combinado, entre em contato imediatamente com a construtora.

Atraso na entrega

O contrato de compra e venda do imóvel geralmente traz cláusulas sobre a entrega e possíveis atrasos.

Leia esse trecho com muita atenção e veja como a construtora se compromete a lidar com a situação. Algumas colocam em contrato, por exemplo, um prazo de tolerância com atrasos.

Despesas extras

A compra de um imóvel na planta quase sempre inclui despesas extras que não foram contabilizadas no valor total do imóvel.

Geralmente trata-se de gastos com cartório, registros e outras taxas burocráticas. Mas é importante que você saiba de tudo isso com antecedência para não ser pego de surpresa.

Cuidados na compra de imóvel usado ou financiado

Os cuidados na compra de um imóvel usado ou financiado são os mesmos apresentados anteriormente. A diferença aqui está no vendedor.

Caso esteja comprando direto com o proprietário, siga para o próximo tópico. Já se a negociação for direto com alguma imobiliária ou construtora, pesquise sobre a empresa e tenha certeza da idoneidade dela no mercado.

Não se esqueça de exigir a documentação, em especial o documento que comprove o saldo devedor do imóvel.

Cuidados na compra de imóvel direto com proprietário

Uma negociação direto com o proprietário pode ser mais vantajoso do ponto de vista econômico, mas também pode abrir brechas para alguns problemas, especialmente o que envolve a documentação.

É preciso ter muito cuidado com os documentos e a legalidade desse imóvel. Procure saber se ele é parte de alguma herança com outros herdeiros envolvidos ou se está envolvido em alguma disputa judicial, como em casos de divórcio.

Peça toda a documentação do imóvel (a mesma citada anteriormente) e se necessário dirija-se até a Prefeitura Municipal e ao Cartório para tirar todas as suas dúvidas.

Verifique ainda se o valor cobrado pelo proprietário faz jus ao que é praticado no mercado imobiliário da região em que o imóvel está localizado. Na dúvida, consulte uma imobiliária.

Por fim, registre toda a transação de compra e venda do imóvel em um cartório. O contrato deve ser redigido por um advogado especializado em direito imobiliário.

Entre outras informações, o contrato deve mencionar os dados do comprador e vendedor e formas de pagamento.

Leia todas as cláusulas e só assine se estiver de acordo com tudo o que foi combinado.

Cuidados na compra de imóvel rural

Vai comprar uma chácara, um sitio ou uma fazenda? Então também é importante tomar os devidos cuidados e precauções.

No entanto, em áreas rurais esses cuidados são um pouco diferentes. O primeiro ponto é saber se o imóvel está em área de preservação.

Verifique também se constam pendências junto a órgãos como o INCA e CETESB, por exemplo.

Em casos de processo ou investigação, acione o Ministério Público para obter informações.

O imóvel também precisa estar registrado no CAR (Sistema Nacional de Cadastro Ambiental).

Verifique também se existe restrição para uso do solo. Os imóveis rurais podem ser parcialmente desmatados para construção. O percentual varia de prefeitura para prefeitura, por isso é importante verificar.

Não se esqueça de ir ao Cartório para saber se o imóvel possui escritura e registro de matricula.

Seguindo todos esses cuidados na compra do imóvel você fica tranquilo para curtir essa nova etapa da sua vida.