Decoração de barbearia: veja dicas e ideias para montar o ambiente ideal

Por - Atualizado em:

O conceito de barbearia tem conquistado o coração dos jovens empreendedores brasileiros. E não é difícil entender o porque: o interesse masculino por serviços e produtos estéticos cresceu consideravelmente nos últimos anos e, somado a isso, vem também a procura por ambientes diferenciados para socialização.

E para oferecer tudo que os clientes esperam nada melhor do que caprichar na decoração da barbearia, não é mesmo?

Pensando nisso, trouxemos nesse post dicas e ideais para você fazer aquela decoração de barbearia digna de um galã de Hollywood. Vem ver!

Decoração de barbearia: planejamento e dicas essenciais

Conheça o seu público

Antes mesmo de começar a pensar em decoração, você precisa analisar o perfil do público que frequenta ou irá frequentar o seu negócio.

São homens mais jovens ou mais maduros? Vai atender crianças e adolescentes? Quais os gostos que mais predominam no seu público? Música? Esportes? Jogos?

Faça essa pesquisa antes de começar a planejar a decoração, dessa forma é possível oferecer exatamente aquilo que o seu público gosta e deseja.

Defina um estilo

Depois de conhecer o perfil dos clientes já é possível definir um estilo para a decoração.

Existem diversas possibilidades estéticas para a sua barbearia, desde uma decoração clássica e formal até algo bem jovem e descolado.

Ofereça conforto

Estilo é importante, mas conforto é fundamental. Por isso, coloque no planejamento bancos, cadeiras e / ou poltronas confortáveis. Um apoio para os pés também é interessante e traz aquele mimo extra ao cliente.

Almofadas e pufes também são bem vindos.

Relaxamento e descontração

Já que o cliente vai passar um tempo dentro da sua barbearia nada melhor do que aproveitar para oferecer um pouco de relaxamento e descontração, não é mesmo? Afinal, é justamente esse o conceito das barbearias modernas.

Sendo assim, você pode pensar em disponibilizar jogos como sinuca, futebol de botão ou pebolim, se tiver espaço para isso. Vale ainda pensar em atrativos eletrônicos como as antigas máquinas de fliperama ou um vídeo game.

Ofereça ainda música ambiente. Pode ser um sistema de som integrado ou, quem sabe até, uma daquelas máquinas do tipo Jukebox que além de tocarem músicas, ainda são super decorativas e estilosas.

Um freezer com cervejas, refrigerante e água também vão fazer seus clientes se sentirem em casa. E para acompanhar coloque uma máquina de petiscos com salgadinhos e outros aperitivos.

Iluminação sob medida

A iluminação é a cereja do bolo da decoração da barbearia. Ela precisa ser aconchegante e acolhedora, mas também funcional para que o serviço seja bem executado.

Por isso, a dica é investir em lâmpadas amarelas e quentes na área destinada a recepção e descontração entre os clientes. Já no local de atendimento, priorize a iluminação direta com luzes brancas.

Fachada da barbearia

Não adianta nada você investir em uma bela decoração dentro da barbearia e se esquecer da fachada.

O cliente precisa ser convidado a entrar e, para isso, você precisa investir em uma fachada criativa, convidativa e diferenciada da concorrência.

Uma dica é usar letreiros luminosos que combinam com esse tipo de negócio. Lembre-se também de valorizar a marca da sua barbearia na fachada.

Exponha na fachada os serviços disponíveis e, se tiver espaço, coloque umas cadeiras e uma mesa na calçada para atrair a clientela para um bate papo.

Decoração de barbearia x estilos

Conheça a seguir um pouco mais sobre cada estilo decorativo e veja qual deles mais combina com a sua barbearia.

Barbearia retrô

A decoração de barbearia retrô é uma das preferidas. Ela resgata aquele antigo jeito de tratar os clientes, com mais afetividade e intimismo.

O pano de fundo para esse tipo de decoração são as décadas de 50, 60 e 70, mas nada impede que você traga algo um pouco mais “recente”, como a década de 80 e 90.

Na barbearia retrô é comum o uso de cores como o vermelho e o azul, além do clássico preto e branco, especialmente no piso, onde os modelos quadriculados se destacam.

Sofás e cadeiras de couro também marcam esse estilo de decoração. Não se esqueça dos objetos decorativos típicos das décadas passadas, como a tradicional cadeira de barbeiro, a vitrola, os discos de vinil, o telefone com fio, entre outras peças que podem ser usadas na decoração da barbearia.

Aproveite também para usar pôsteres que remetam a essas épocas do passado, relembrando, por exemplo, clássicos da música e do cinema.

Barbearia Industrial

A barbearia de estilo industrial é mais contemporânea. Nesse tipo de decoração predominam o uso de tijolinhos aparentes que podem ser aplicados tanto nas paredes, quanto em balcões e bancadas, além de tubulações expostas e peças metálicas, principalmente nas luminárias.

A combinação entre madeira e metal é sempre bem vinda nesse estilo e você ainda pode trazer o preto para formar uma terceira cor nessa composição.

Elementos criativos e “improvisados” também são destaque na barbearia industrial. Aqui, um carretel de fio pode virar mesa e um caixote de madeira pode se transformar em nicho. Os pallets também costumam ser muito utilizados para a criação de peças decorativas na barbearia, além de serem bem vindos na composição da fachada.

Barbearia rústica

A barbearia rústica pode ser considerada um mix entre o retrô e o industrial. Nessa proposta, elementos naturais como a madeira ganham força na decoração e as plantas também ocupam um lugar de destaque. Os tons terrosos ajudam a trazer acolhimento ao espaço, enquanto a iluminação amarelada convida os clientes para um bate papo antes do atendimento.

Barbearia moderna

A barbearia moderna é o contrário de tudo o que foi falado anteriormente. Nesse estilo decorativo a neutralidade e o minimalismo predominam. É comum, por exemplo, o uso de cores neutras como branco, preto e cinza, além de materiais como vidro e inox.

As linhas retas e bem marcadas podem ser vistas nas cadeiras, poltronas e sofás.

Barbearia simples

Uma barbearia simples pode ser retrô, rústica, moderna, industrial ou qualquer outro estilo que você desejar. O que diferencia esse tipo de barbearia das demais é o modo como a decoração é planejada, provavelmente com menos recursos, mas com altas e generosas doses de criatividade.

Para chegar a um bom resultado, uma dica é apostar no estilo moderno que, por natureza, pede por objetividade e clareza, resultando em menos objetos.

Esse estilo de decoração favorece espaços simples e pequenos, especialmente também pelo uso de cores claras e neutras que tem como vantagem oferecer amplitude aos ambientes.

Mas, mesmo sendo simples, esse tipo de barbearia não deve abrir mão do conforto e da funcionalidade.

Objetos de decoração de barbearia

Pôsteres – Invista em pôsteres para decoração das paredes da barbearia. Escolha aqueles que mais combinam com o estilo escolhido.

Cadeiras – Cadeiras, poltronas e / ou sofás são peças indispensáveis no conforto e na decoração da barbearia. Explore cores e formatos originais para atrair a atenção dos seus clientes.

Mesas – tenha algumas mesas espalhadas pela barbearia, onde os clientes possam se acomodar para conversar, tomar cerveja, jogar ou mesmo mexer no celular.

Espelhos – Os espelhos são objetos ícones de qualquer barbearia. O segredo está em adequar a moldura ao estilo do ambiente.

Plantas – As plantas são ótimas para decoração de barbearias, deixando o ambiente mais moderno e aconchegante. Prefira as suspensas que causam maior impacto visual e não atrapalham na circulação.

Cabideiros – Tenha cabideiros na sua barbearia. Esses objetos além de práticos são super decorativos.

Confira a seguir mais 50 ideias de decoração de barbearia para inspirar a sua:

Imagem 1 – O moderno e o rustico se encontram nessa decoração de barbearia.

O moderno e o rustico se encontram nessa decoração de barbearia

Imagem 2 – Decoração de barbearia retrô com destaque para o piso de madeira.

Decoração de barbearia retrô com destaque para o piso de madeira

Imagem 3 – Decoração de barbearia moderna em tons claros e neutros.

Decoração de barbearia moderna em tons claros e neutros

Imagem 4 – Decoração aliada ao conforto.

Decoração aliada ao conforto

Imagem 5 – Espelhos e iluminação para garantir uma decoração funcional para barbearia.

Espelhos e iluminação para garantir uma decoração funcional para barbearia

Imagem 6 – Decoração de barbearia industrial e moderna.

Decoração de barbearia industrial e moderna

Imagem 7 – Já aqui, a decoração de barbearia rústica foi a escolhida.

Já aqui, a decoração de barbearia rústica foi a escolhida

Imagem 8 – Na decoração moderna, menos é mais.

Na decoração moderna, menos é mais

Imagem 9 – Conforto e uma decoração redondinha para atrair a atenção dos clientes.

Conforto e uma decoração redondinha para atrair a atenção dos clientes

Imagem 10 – O sofá de couro e o painel de madeira garantem a personalidade dessa barbearia.

O sofá de couro e o painel de madeira garantem a personalidade dessa barbearia

Imagem 11 – O toque retrô dessa barbearia está até na roupa dos funcionários.

O toque retrô dessa barbearia está até na roupa dos funcionários

Imagem 12 – Moderna e industrial, a decoração dessa barbearia não deixa nada a desejar.

Moderna e industrial, a decoração dessa barbearia não deixa nada a desejar

Imagem 13 – Sem excessos, essa barbearia optou pelas cores claras e o minimalismo na decoração.

Sem excessos, essa barbearia optou pelas cores claras e o minimalismo na decoração

Imagem 14 – Tijolos aparentes para dar o toque rústico à barbearia.

Tijolos aparentes para dar o toque rústico à barbearia

Imagem 15 – Objetos de decoração de barbearia incluem, entre outros itens, espelho, plantas e luminárias.

Objetos de decoração de barbearia incluem, entre outros itens, espelho, plantas e luminárias

Imagem 16 – Decoração moderna de barbearia onde o conforto do cliente é prioridade.

Decoração moderna de barbearia onde o conforto do cliente é prioridade

Imagem 17 – Já na decoração rústica o que se destaca é o clima aconchegante e acolhedor.

Já na decoração rústica o que se destaca é o clima aconchegante e acolhedor

Imagem 18 – Decoração de barbearia industrial: paredes sem acabamento faz parte do estilo.

Decoração de barbearia industrial: paredes sem acabamento faz parte do estilo

Imagem 19 – Clean e moderna.

Clean e moderna

Imagem 20 – Que tal um piso de jornal?

Que tal um piso de jornal?

Imagem 21 – Um cantinho especial para recepcionar os clientes da barbearia.

Um cantinho especial para recepcionar os clientes da barbearia

Imagem 22 – Decoração de barbearia moderna com arara para capas.

Decoração de barbearia moderna com arara para capas

Imagem 23 – Decoração rústica de barbearia em tons terrosos.

Decoração rústica de barbearia em tons terrosos

Imagem 24 – Escolha um objeto para ser o destaque da barbearia, aqui, por exemplo, quem chama atenção é o relógio vintage.

Escolha um objeto para ser o destaque da barbearia, aqui, por exemplo, quem chama atenção é o relógio vintage

Imagem 25 – Fachada de vidro para barbearia. Os clientes podem ver toda decoração pelo lado de fora.

Fachada de vidro para barbearia. Os clientes podem ver toda decoração pelo lado de fora

Imagem 26 – Um teto de tirar o fôlego!

Um teto de tirar o fôlego!

Imagem 27 – Minimalista, mas com tudo que precisa para ser bonita e funcional.

Minimalista, mas com tudo que precisa para ser bonita e funcional

Imagem 28 – Decoração de barbearia retro com parede de tijolinhos, plantas e cimento queimado.

Decoração de barbearia retro com parede de tijolinhos, plantas e cimento queimado

Imagem 29 – O sofá Chesterfield concentra a atmosfera masculina dessa barbearia.

O sofá Chesterfield concentra a atmosfera masculina dessa barbearia

Imagem 30 – Dê uma atenção especial para a cadeira do barbeiro.

Dê uma atenção especial para a cadeira do barbeiro

Imagem 31 – Pôsteres antigos na parede dão o clima da decoração dessa barbearia.

Pôsteres antigos na parede dão o clima da decoração dessa barbearia

Imagem 32 – Para entrar e se sentir à vontade!

Para entrar e se sentir à vontade!

Imagem 33 – Uma recepção de classe e estilo para a barbearia

Uma recepção de classe e estilo para a barbearia

Imagem 34 – Já para uma decoração mais despojada, invista em cores vibrantes e alegres

Imagem 35 – Decoração de barbearia simples, mas sem perder o estilo

Imagem 36 – Decoração de barbearia com pallets: um material mil e uma utilidades.

Imagem 37 – Para homens sofisticados.

Para homens sofisticados

Imagem 38 – Cores escuras e iluminação sob medida.

Cores escuras e iluminação sob medida

Imagem 39 – Decoração de barbearia moderna em tons de verde e bege.

Decoração de barbearia moderna em tons de verde e bege

Imagem 40 – Jovial e descontraída, essa barbearia tem até uma moto na decoração.

Jovial e descontraída, essa barbearia tem até uma moto na decoração

Imagem 41 – Detalhes rústicos combinam com peças sofisticadas.

Detalhes rústicos combinam com peças sofisticadas

Imagem 42 – Decoração de barbearia retrô se faz nos detalhes.

Decoração de barbearia retrô se faz nos detalhes

Imagem 43 – O clássico piso quadriculado em preto e branco.

O clássico piso quadriculado em preto e branco

Imagem 44 – Para os pequenos clientes!

Para os pequenos clientes!

Imagem 45 – Fachada de barbearia se reconhece pelo clássico poste espiral.

Fachada de barbearia se reconhece pelo clássico poste espiral

Imagem 46 – Mas se desejar algo mais moderno não se esqueça de identificar o letreiro.

Mas se desejar algo mais moderno não se esqueça de identificar o letreiro

Imagem 47 – O glamour dos anos 50 combinado ao estilo industrial.

O glamour dos anos 50 combinado ao estilo industrial

Imagem 48 – Balcão sob medida para os acessórios de barbeiro.

Balcão sob medida para os acessórios de barbeiro

Imagem 49 – Poucos elementos para a decoração moderna da barbearia.

Poucos elementos para a decoração moderna da barbearia

Imagem 50 – Os tons de cinza realçam a masculinidade do ambiente

Os tons de cinza realçam a masculinidade do ambiente