Decoração provençal: decore a sua casa com esse estilo

Saiba mais sobre o estilo provençal e como decorar a sua casa com ele

Por -

Quer se sentir dentro de um cenário apaixonante, feito para suspirar? Então decore sua casa no estilo provençal. A decoração provençal faz referência à bucólica e charmosa Provence, região no sudeste da França conhecida por seus vastos e perfumados campos de lavanda. A decoração carrega consigo todo o romantismo e a simplicidade da vida campestre do lugar.

Mas, muito além disso, a decoração provençal é um mix de texturas e cores harmonizadas para criar um ambiente suave, delicado e, quase sempre, muito romântico. Nessa decoração entram o uso de cores neutras e tons pastéis, móveis rústicos e desgastados, estampas florais e demais elementos que nos conduzem ora para um estilo mais rústico, ora para um estilo mais sofisticado.

E tudo isso tem um por que. A história da decoração provençal tem inicio por volta do século XVI, quando os camponeses franceses passaram a desejar uma decoração semelhante a dos nobres e reis. Só que eles não possuíam recursos para isso. Então, o jeito foi improvisar.

Os artesões começaram a reproduzir o estilo da mobília, porém faziam isso com uma madeira de baixa qualidade e completamente irregular. Com isso, os móveis apresentavam muitas imperfeições e, na tentativa de melhorar a aparência do mobiliário, eles inventaram uma técnica de revestimento conhecida como gessocré que servia para cobrir os buraquinhos e demais imperfeições da madeira. Mas, o revestimento não era muito resistente e se desgastava com o tempo, criando um efeito rústico no móvel.

Curiosamente e sem imaginar, eles haviam acabado de criar a pátina. Uma técnica que ficou mundialmente conhecida e passou a ser utilizada como uma das principais referências ao estilo provençal. Por conta dessa tentativa frustrada (na época) de imitar a decoração real, os camponeses franceses inovaram criando um estilo único e muito valorizado nos dias de hoje.

Quer saber mais sobre a decoração provençal e aprender a decorar nesse estilo? Acompanhe o post que vamos te contar, em detalhes, como fazer isso.

Como fazer uma decoração provençal

O estilo romântico e bucólico da decoração provençal faz com que muitos acreditem que essa decoração é tipicamente feminina. Mas se enganam. A decoração provençal, de fato possui características mais femininas, como o uso de flores e tons de rosa, mas ela não precisa ser limitada a isso. Pelo contrário.

O estilo provençal pode receber um toque mais neutro e, ainda, ser incorporado à uma decoração moderna.

Alias, é justamente isso que vem acontecendo na decoração provençal atual: unir o rústico e antigo ao novo e sofisticado.

Se você deseja decorar a casa toda no estilo provençal é importante tomar cuidado com os exageros, já que esse tipo de decoração é mais carregada. Atente-se também para que os cômodos conversem entre si na decoração, para que assim, os ambientes fiquem integrados e com a mesma proposta.

Mas se o que você quer é só dar um toque provençal a sua casa, então é só apostar em um ou outro elemento e combiná-lo com o restante da decoração.

Vamos abordar, um a um, cada um dos itens que são indispensáveis na decoração provençal e como você pode utilizá-los em cada cômodo. Para começar, vamos falar da mobília, um marco da decoração provençal.

Móveis envelhecidos e rústicos

Os móveis antigos são a cereja do bolo da decoração provençal. Eles são indispensáveis nesse tipo de decoração. O aspecto envelhecido ajuda a manter a origem da decoração, de séculos atrás. Por isso, vale a pena considerar reformar aquele móvel antigo de família. Antiquários e brechós também são ótimas fontes para conseguir um mobiliário nesse estilo. O aspecto rústico também é característico desse tipo de móvel, já que os camponeses não possuíam recursos suficientes para criar móveis iguais ao da realeza.

O bacana da decoração provençal é que ela permite que você mesmo restaure os móveis. Isso também vai te ajudar a economizar um dinheirinho, primeiro porque você pode reaproveitar ao invés de comprar e, segundo, porque você mesmo pode fazer essa reforma.

Os móveis antigos podem marcar presença em todos os cômodos da casa. Nos quartos, a opção é utilizar uma cabeceira antiga ou uma penteadeira. Guarda-roupas antigos também são uma boa pedida, mas se você deseja dar apenas um toque provençal opte por uma peça ou outra.

Na sala de estar, use mesinhas de centro, aparadores ou cadeiras antigas. Na sala de jantar, escolha uma mesa rústica, sem acabamento, com bancos e cadeiras. A cozinha também pode abrigar o estilo provençal nos armários e bancadas de pia. Já no banheiro, conte com o estilo provençal no armário, nas torneiras e espelhos.

Flores

Flor de lavanda

As flores também ajudam a compor o estilo provençal, em especial, as lavandas que são flores típicas da região.

Contudo, as flores não precisam estar apenas em arranjos nos vasos. Você pode utilizar flores nas estampas de almofadas, quadros e papel de parede, por exemplo. Com elas, o estilo romântico da decoração fica garantido.

Paleta de cores

A escolha das cores interfere diretamente na decoração provençal, por isso é muito importante escolhê-las com atenção. De modo geral, o branco é a base de toda a decoração. Ele confere o ar de leveza, delicadeza e limpeza para o ambiente, típicos do estilo.

Para combinar com o branco, escolha tons claros e pastéis da paleta azul, verde e rosa. Esses tons são clássicos na decoração provençal e podem vir tanto nas paredes, como nos móveis, nos estofados e nos objetos decorativos.

Os tons de rosa e lilás acentuam o romantismo e o lado feminino da decoração provençal, por isso se você deseja fugir um pouco dessa ideia aposte nos tons de azul.
Quartos de bebês e crianças aceitam muito bem a proposta provençal, já que necessariamente eles precisam ser mais claros e neutros.

Madeira e ferro

Você também irá reparar que na decoração provençal a madeira e o ferro estão sempre muito presentes. Chão e teto costumam ser sempre de madeira, além é claro dos móveis.

O ferro tende a vir nos objetos de decoração e nas luminárias, especialmente as que ficam do lado externo da casa. Os móveis também podem ser feitos de ferro.

Estampas e listras

Uma das estampas mais conhecidas da decoração provençal é a Toile de Jouy, ela surgiu por volta do século XVIII e seus desenhos, estampados em um fundo branco, retratam o estilo de vida camponês. Geralmente, esse tipo de estampa é encontrada em papéis de parede e tecidos de linho e algodão.

As listras também são fortes na decoração provençal, elas reforçam o ar romântico e podem ser incorporadas na decoração por meio de papel de parede ou no tecido que forra os estofados.

Espelhos e lustres

A sofisticação e elegância do estilo provençal podem ser obtidas com o uso de espelhos e lustres. Ambos objetos eram peças comuns em palácios e, ainda hoje, carregam status de nobreza. A sala é o lugar perfeito para um lustre de vidro, por exemplo. Já os espelhos podem estar em todos os cômodos da casa.

Atente-se para a moldura do espelho, antes de comprá-lo. Esse é um detalhe importante na hora de compor a decoração provençal. Molduras delicadas trazem romantismo ao ambiente, as molduras envelhecidas são mais rústicas, enquanto as de estilo mais clássico garantem a sofisticação do lugar.

60 ideias apaixonantes de decoração provençal para aplicar em casa

Deu para perceber que a decoração provençal é cheia de particularidades. E para não restar dúvidas de como decorar nesse estilo, selecionamos algumas imagens para fazer você se apaixonar. Vamos conferir?

Imagem 1 – Área externa bucólica e cheia de elementos provençais.

Área externa bucólica e cheia de elementos provençais
As cadeiras de vime, as luminárias de ferro e a planta trepadeira são exemplos clássicos de uma decoração provençal. Os vasos altos e elegantes abrigam buchichas, arbustos muito utilizados nos jardins reais.

Imagem 2 – Decoração provençal no banheiro.

Decoração provençal no banheiro
Esse pequeno banheiro ganhou uma decoração cheio de elementos provençais. A começar pelo branco que domina o ambiente, trazendo claridade e sensação de frescor. O móvel antigo que serve como gabinete junto à torneira retrô complementa o visual

Imagem 3 – Sala de jantar com toque provençal.

Sala de jantar com toque provençal
O branco presente nas paredes e na mesa evidencia a característica provençal da decoração. Para reforçar a proposta, um singelo vaso de flores na mesa e a cabeceira antiga no quarto, logo aos fundos.

Imagem 4 – Decorações retrô e provençal juntas.

Decorações retrô e provençal juntas
Nesse banheiro, elementos da decoração retrô e provençal se unem em uma só. O branco da parede e do teto de madeira com o cobre dos metais traz a Provence para dentro do ambiente, a cortininha do box e os objetos decorativos acima da pia decoram no estilo retrô

Imagem 5 – Decoração provençal fugindo do óbvio.

Decoração provençal fugindo do óbvio
Para fugir do clássico rosa, a proposta de decoração dessa sala de jantar foi utilizar um papel de parede floral azul. Destaque para as belas cadeiras antigas e para o piso de madeira

Imagem 6 – Toque provençal nos móveis.

Toque provençal nos móveis
Nem toda a decoração precisa ser provençal. Nesse caso, apenas os móveis remetem ao estilo. Repare nos pés de ferro da mesa de centro e da mesinha lateral, apesar da dureza do material ele se torna suave e delicado na decoração provençal

Imagem 7 – Lustre clássico e nobre para sala de estilo provençal.

Lustre clássico e nobre para sala de estilo provençal

Imagem 8 – Banheiro provençal infantil.

Banheiro provençal infantil

Imagem 9 – Teto rústico fazendo um contraponto com a elegância da mobília e dos lustres.

Teto rústico

Imagem 10 – Decoração provençal nobre e sofisticada.

Decoração provençal nobre

Imagem 11 – Cama com dossel: romantismo provençal garantido.

Cama com dossel

Imagem 12 – Decoração provençal nos detalhes.

Decoração provençal nos detalhes
Nesta sala, a decoração provençal reina nos detalhes. O tapete de estampa floral, o tom azul nos estofados e o belo lustre com candelabros revelam o requinte desse tipo de decoração

Imagem 13 – Decoração cor de lavanda.

Decoração cor de lavanda
O estilo provençal desse quarto está garantindo com a cor de lavanda nas paredes e nas listras do teto. Um quarto alegre e aconchegante para as crianças

Imagem 14 – Quarto com decoração provençal.

Quarto com decoração provençal
O quarto do casal ficou mais romântico com o papel de parede florido e o teto de madeira branco. Destaque para o móvel desgastado com um discreto arranjo de flores improvisado numa lata

Imagem 15 – Tons de rosa e um criado-mudo para compor a decoração provençal do quarto.

Tons de rosa e um criado-mudo para compor a decoração provençal do quarto

Imagem 16 – Decoração provençal com azul e rosa na medida certa.

Decoração provençal com azul e rosa na medida certa

Imagem 17 – Decoração provençal para o quartinho de gêmeos.

Decoração provençal para o quartinho de gêmeos
Quarto de crianças, especialmente bebês, combina muito bem com a decoração provençal. Naturalmente, esses ambientes já pedem cores mais suaves e delicadas e, por isso mesmo, são a cara do estilo provençal

Imagem 18 – Decoração provençal “masculina”.

Decoração provençal “masculina”
Essa decoração provençal conseguiu um jeito mais masculino de se apresentar. Ao invés dos tradicionais tons de rosa, esse quarto ousou com um tom mais forte e vivo de azul em contraste com a cabeceira cinza. Um exemplo de que a decoração provençal pode ser incorporada a todos os gostos e estilos

Imagem 19 – Flores, elemento indispensável da decoração provençal, presentes no quadro, na mesa, na cortina e no sofá.

Flores, elemento indispensável da decoração provençal, presentes no quadro, na mesa, na cortina e no sofá

Imagem 20 – Um banheiro de detalhes provençais.

Um banheiro de detalhes provençais
O branco de fundo desse banheiro realçou a madeira, a estampa dos azulejos e o delicado adesivo do vaso sanitário

Imagem 21 – Decoração provençal em tons de preto.

Decoração provençal em tons de preto
Para quem acredita que não é possível unir preto e decoração provençal, essa imagem vem provar o contrário. Nas devidas proporções e combinado aos elementos certos, esse banheiro é um típico exemplar da decoração provençal

Imagem 22 – Sala provençal clean.

Sala provençal clean
O branco domina trazendo suavidade, claridade e modernidade a essa sala de estilo provençal. Note que o aparelho de TV, mesmo com toda sua modernidade, não impediu o ar provençal do ambiente.

Imagem 23 – Ferro na decoração provençal: delicadeza e sofisticação ao ambiente.

Ferro na decoração provençal

Imagem 24 – Na decoração provençal, deixe a luz entrar.

Na decoração provençal, deixe a luz entrar

Imagem 25 – Armários brancos da cozinha em contraste com a madeira sem acabamento da mesa.

Armários brancos da cozinha

Imagem 26 – Sofisticação e elegância na decoração provençal do banheiro.

Sofisticação e elegância na decoração provençal do banheiro

Imagem 27 – De paredes brancas, a sala abusou dos tons escuros para compor o estilo provençal.

De paredes brancas, a sala abusou dos tons escuros para compor o estilo provençal

Imagem 28 – Cozinha provençal: do verde pastel do antigo armário ao teto de madeira.

Cozinha provençal: do verde pastel do antigo armário ao teto de madeira

Imagem 29 – Quarto de menino com influências da decoração provençal.

Quarto de menino com influências da decoração provençal

Imagem 30 – O amor à Provence estampado na parede da varanda.

O amor à Provence estampado na parede da varanda

Imagem 31 – Quarto de menina delicado seguindo as tendências da decoração provençal.

Quarto de menina delicado

Imagem 32 – Cama de ferro com enxoval volumoso: características provençais.

Cama de ferro com enxoval volumoso

Imagem 33 – Dourado dos objetos antigos: sofisticação ao estilo provençal.

Dourado dos objetos antigos

Imagem 34 – Tons de rosa para criar um efeito romântico na decoração provençal

Tons de rosa para criar um efeito romântico na decoração provençal

Imagem 35 – Sala de jantar toda ao estilo provençal.

Sala de jantar toda ao estilo provençal
Essa sala de jantar transpira à Provence. Toda romântica e delicada, o estilo da decoração provençal está ressaltado nos babados da toalha de mesa, no belo lustre, nas louças brancas expostas nas prateleiras e no suave tom de rosa das flores

Imagem 36 – Quartinho provençal para meninas em branco e rosa.

Quartinho provençal para meninas em branco e rosa

Imagem 37 – Decoração provençal com tom azul pastel e candelabro pendente.

Decoração provençal com tom azul pastel

Imagem 38 – Tijolinhos aparentes pintados de branco trazem o rústico para a decoração provençal.

Tijolinhos aparentes pintados de branco

Imagem 39 – Estampa floral e listras rosas trazem romantismo para sala.

Estampa floral e listras rosas

Imagem 40 – Decoração de cozinha provençal sóbria e neutra.

Imagem 41 – Estofados em verde musgo para contrastar com o branco.

Estofados em verde musgo

Imagem 42 – Vaso de lavandas: um toque a mais na decoração provençal.

Vaso de lavandas

Imagem 43 – Decoração provençal preta: sofisticação ao ambiente.

Decoração provençal preta

Imagem 44 – Papel de parede na decoração provençal deixa o quarto acolhedor e intimista.

Decoração provençal com papel de parede

Imagem 45 – Nesse quarto, nenhuma característica da decoração provençal foi deixada de lado.

Quarto com decoração provençal completa

Imagem 46 – Quarto infantil combina muito bem com a decoração provençal.

Quarto infantil combina muito bem com a decoração provençal

Imagem 47 – Decoração provençal: madeira da mesa contrasta com a neutralidade do ambiente.

Decoração provençal: madeira da mesa contrasta com a neutralidade do ambiente

Imagem 48 – Com cores mais ousadas, esse quarto de estilo provençal ficou aconchegante e alegre.

quarto de estilo provençal ficou aconchegante e alegre

Imagem 49 – Para uma decoração provençal mais sóbria, aposte nas cores neutras como o cinza e o azul.

aposte nas cores neutras como o cinza e o azul

Imagem 50 – Sala moderna e provençal ao mesmo tempo.

Sala moderna e provençal ao mesmo tempo

Imagem 51 – Toque feminino na decoração provençal.

Toque feminino na decoração provençal

Imagem 52 – Elementos rústicos compondo a decoração provençal.

Elementos rústicos compondo a decoração provençal

Imagem 53 – Decoração provençal: monotonia branca quebrada pelo enxoval de tom azul e verde.

Monotonia branca quebrada pelo enxoval de tom azul e verde

Imagem 54 – Sala sofisticada com toque provençal.

Sala sofisticada com toque provençal

Imagem 55 – Prateleiras e nichos também são características da decoração provençal, especialmente na cozinha.

Prateleiras e nichos também são características da decoração provençal

Imagem 56 – Decoração provençal modernizada.

Decoração provençal modernizada

Imagem 57 – Verde pastel para a cozinha provençal.

Verde pastel para a cozinha provençal

Imagem 58 – Delicado e romântico, como o estilo provençal deve ser.

Delicado e romântico

Imagem 59 – Detalhes como puxadores e torneiras ajudam a reforçar a proposta provençal do banheiro.

puxadores e torneiras

Imagem 60 – Teto de madeira e móveis desgastados: uma típica decoração provençal rústica.

Teto de madeira e móveis desgastados