Estampa floral: veja 70 imagens de ambientes diferentes

Por -

As flores trazem alegria, cor e vida para dentro de casa, mas nem sempre é possível contar com a presença dessas pequeninas dádivas da natureza em sua versão original, por isso mesmo que uma das melhores alternativas ao uso das flores são as estampas florais.

Mas nem tudo são flores, com perdão para o trocadilho, quando o assunto é estampa. É preciso ter um certo cuidado para não transformar a decoração da casa em uma alegoria de escola de samba. Por isso separamos as melhores dicas para você conseguir fazer aquela decoração florida e apaixonante sem erros. Confira:

Para cada estilo, uma estampa floral

Não se engane achando que apenas as propostas românticas de decoração tem espaço para as estampas florais. Pelo contrário. É mais do que possível usar a padronagem em decorações de estilo moderno, clássico, retrô e onde mais você desejar. Contudo, é importante adequar o tipo de estampa floral ao ambiente.

Para decorações de estilo provençal, romântico e que priorizam aquele toque delicado e feminino a melhor opção são as estampas com flores pequenas em tons suaves, como o rosa, lilás e branco.

Já uma decoração moderna pode contar com flores em tamanho maior em uma composição monocromática preta e branca, por exemplo, ou em cores fortes como amarelo e laranja, outra opção é a estampa floral azul. Nesse tipo de decoração prefira usar a estampa floral em peças como almofadas, sofás e poltronas, mas se a intenção for revestir a parede com flores escolha apenas uma delas para criar esse efeito.

Para quem prefere uma decoração rústica ou com uma pegada boho a aposta certeira são as estampas com flores grandes e de tons vibrantes e alegres, podendo inclusive remeter a uma estampa floral tropical.

Mantenha a neutralidade e faça as combinações certas

Antes de inserir a estampa floral no ambiente analise a paleta de cores predominante na decoração e tente integrar essas cores a estampa floral. Em seguida defina o local onde a estampa será utilizada. No sofá? Na parede? Na cortina? Em pequenas peças como almofadas e luminárias?

Finalize a decoração preferencialmente com cores neutras e que se encaixam com a estampa floral. Mas se você não tem medo de ousar pode arriscar um mix de estampa floral com outras padronagens, entretanto, tenha cuidado para não sobrecarregar o ambiente com informações demais. Para não ter erro, mantenha a mesma paleta de cores em todas as estampas.

Estampa floral nos ambientes da casa

A dica aqui é usar as estampas florais de acordo com o cômodo da casa e o uso que se faz deles. Deixe as estampas maiores e mais vibrantes para ambientes de recepção como a sala de estar, varanda e sala de jantar. Para quartos, home offices e outros espaços de descanso ou que exijam concentração prefira estampas florais suaves e sem grande apelo visual.

Na dúvida e se tiver medo de errar na dose, aposte no uso das estampas florais em locais específicos e de menor impacto visual, como na roupa de cama, mantas, almofadas e futons.

Quem diria que depois de tanto tempo renegada, a estampa floral voltaria a fazer sucesso na decoração de interiores? Pois é, ela voltou repaginada, estilizada e cheia de charme para arrebatar corações. Portanto, não tenha medo de inserir a estampa floral na sua casa e parecer que entrou em uma máquina do tempo direto para casa da sua vó, afinal já deu para notar que a estampa floral está mais atual do que nunca.

E para te ajudar a ter lindas inspirações de como decorar usando estampa floral fizemos uma seleção pra lá de especial com 70 imagens de ambientes decorados com estampas florais para você se encantar ainda mais pela proposta. Vem dar uma olhada:

70 imagens de estampa floral para você usar na decoração da casa

Imagem 1 – O quadro de flores artificiais tem uma conversa harmônica e tranquila com o restante da decoração da sala que apostou em tons vivos e uniformes, sem estampas.

O quadro de flores artificiais tem uma conversa harmônica e tranquila com o restante da decoração da sala que apostou em tons vivos e uniformes, sem estampas

Imagem 2 – O papel de parede floral com fundo preto dá o toque de delicadeza ao ambiente sem deixar de lado o apelo moderno.

O papel de parede floral com fundo preto dá o toque de delicadeza ao ambiente sem deixar de lado o apelo moderno

Imagem 3 – Já aqui a estampa floral se encaixa em uma proposta de estilo romântico e vintage.

Já aqui a estampa floral se encaixa em uma proposta de estilo romântico e vintage

Imagem 4 – Uma maneira descomplicada de usar a estampa floral é na toalha de mesa, cansou é só tirar.

Uma maneira descomplicada de usar a estampa floral é na toalha de mesa, cansou é só tirar

Imagem 5 – O quarto de casal apostou na estampa floral para a roupa de cama; o fundo preto e as grandes flores amarelas decoram o ambiente sem clichês.

O quarto de casal apostou na estampa floral para a roupa de cama; o fundo preto e as grandes flores amarelas decoram o ambiente sem clichês

Imagem 6 – O papel de parede florido e moderno adorna a passagem para o andar de cima da casa.

O papel de parede florido e moderno adorna a passagem para o andar de cima da casa

Imagem 7 – Um pouco mais inusitado, mas ainda assim muito charmoso: estampa floral no tapete e nos quadros; repare que a mobília não foge dos tons propostos pelas estampas.

Um pouco mais inusitado, mas ainda assim muito charmoso: estampa floral no tapete e nos quadros; repare que a mobília não foge dos tons propostos pelas estampas

Imagem 8 – Aqui, as flores naturais compartilham espaço com a cartela de adesivos florais; use-os onde e como quiser.

Aqui, as flores naturais compartilham espaço com a cartela de adesivos florais; use-os onde e como quiser

Imagem 9 – Se é uma decoração floral diferente, moderna e original que você procura, acabou de encontrar.

Se é uma decoração floral diferente, moderna e original que você procura, acabou de encontrar

Imagem 10 – As grandes e vivas flores de papoula são o destaque desse quartinho infantil; uma prova de que a estampa floral se encaixa em qualquer ambiente da casa.

As grandes e vivas flores de papoula são o destaque desse quartinho infantil; uma prova de que a estampa floral se encaixa em qualquer ambiente da casa

Imagem 11 – Uma dica para quem ainda se sente um pouco inseguro com o uso das estampas florais é usá-las em objetos menores, como vasos e poltronas.

Uma dica para quem ainda se sente um pouco inseguro com o uso das estampas florais é usá-las em objetos menores, como vasos e poltronas

Imagem 12 – Para dar aquela animada no closet use estampa floral nas paredes.

Imagem 13 – E até as decorações mais cleans e minimalistas podem contar com a presença delicada das flores.

E até as decorações mais cleans e minimalistas podem contar com a presença delicada das flores

Imagem 14 – Mas se você quer criar uma decoração de impacto inspire-se nessa proposta: estampa floral colorida e vibrante com tons de roxo predominando na base.

Mas se você quer criar uma decoração de impacto inspire-se nessa proposta: estampa floral colorida e vibrante com tons de roxo predominando na base

Imagem 15 – E o que acha de levar a estampa floral para o banheiro?

E o que acha de levar a estampa floral para o banheiro?

Imagem 16 – Nesse outro banheiro a estampa floral foi combinada com o padrão geométrico dos azulejos, mas repare que as cores estão em total equilíbrio.

Nesse outro banheiro a estampa floral foi combinada com o padrão geométrico dos azulejos, mas repare que as cores estão em total equilíbrio

Imagem 17 – O mix de estampas também impera nesse quarto de casal, sem, contudo, pesar nos olhos de quem observa.

O mix de estampas também impera nesse quarto de casal, sem, contudo, pesar nos olhos de quem observa

Imagem 18 – Para a sala de jantar moderna, uma estampa floral azul e cinza.

Para a sala de jantar moderna, uma estampa floral azul e cinza

Imagem 19 – O quarto infanto juvenil apostou em uma decor de estilo provençal com móveis brancos e estampa floral delicada.

O quarto infanto juvenil apostou em uma decor de estilo provençal com móveis brancos e estampa floral delicada

Imagem 20 – Tons de rosa e lilás dão o tom dessa decoração florida e alegre.

Tons de rosa e lilás dão o tom dessa decoração florida e alegre

Imagem 21 – Flores grandes em preto e branco, gostou?.

Flores grandes em preto e branco, gostou?

Imagem 22 – Não parece, mas é um quarto de bebê.

Não parece, mas é um quarto de bebê

Imagem 23 – O home office ganhou papel de parede com flores avantajadas e detalhes dourados para garantir um certo glamour.

O home office ganhou papel de parede com flores avantajadas e detalhes dourados para garantir um certo glamour

Imagem 24 – Um quarto ao melhor estilo clássico com móveis Luis XVI e cortinas de estampa floral.

Um quarto ao melhor estilo clássico com móveis Luis XVI e cortinas de estampa floral

Imagem 25 – Fuja do tradicional e incorpore uma estampa floral diferenciada no quarto das crianças.

Fuja do tradicional e incorpore uma estampa floral diferenciada no quarto das crianças

Imagem 26 – Leve charme, descontração e alegria para a cozinha também.

Leve charme, descontração e alegria para a cozinha também

Imagem 27 – O que acha de grandes flores pintadas na parede para decorar o quarto infantil? Diferente não é mesmo?

O que acha de grandes flores pintadas na parede para decorar o quarto infantil? Diferente não é mesmo?

Imagem 28 – O fundo azul claro do papel de parede florido traz ainda mais calma e tranquilidade ao ambiente.

O fundo azul claro do papel de parede florido traz ainda mais calma e tranquilidade ao ambiente

Imagem 29 – Flores brancas no fundo preto: a escolha perfeita para o ambiente moderno e minimalista.

Flores brancas no fundo preto: a escolha perfeita para o ambiente moderno e minimalista

Imagem 30 – A presença marcante do painel de flores na cabeceira reflete a personalidade dos moradores do quarto.

A presença marcante do painel de flores na cabeceira reflete a personalidade dos moradores do quarto

Imagem 31 – A mesma estampa floral em diferentes objetos do quarto de bebê.

Imagem 32 – A inspiração náutica dá o tom desse quarto de casal; destaque para as flores da almofada que se repetem na parede.

Imagem 33 – Um simples detalhe florido é capaz de mudar a cara do ambiente.

Imagem 34 – E porque não usar a estampa floral na cabana de brincar?

Imagem 35 – Quanto menor e mais delicada as flores, mais romântico fica o ambiente.

Quanto menor e mais delicada as flores, mais romântico fica o ambiente

Imagem 36 – Toque de descontração na cozinha.

Imagem 37 – Estampa florida estilizada também conta na decoração.

Estampa florida estilizada também conta na decoração

Imagem 38 – Retrô, elegante e glamouroso: esse lavabo com papel de parede florido mostra como é possível fazer uma decoração de arrasar com poucos elementos.

Retrô, elegante e glamouroso: esse lavabo com papel de parede florido mostra como é possível fazer uma decoração de arrasar com poucos elementos

Imagem 39 – Sem ideias de onde usar a estampa floral? Pode ser na cortina do banheiro

Sem ideias de onde usar a estampa floral? Pode ser na cortina do banheiro

Imagem 40 – O destaque dessa composição vai para o mix harmônico e delicado entre a estampa floral e o piso de bolinhas.

O destaque dessa composição vai para o mix harmônico e delicado entre a estampa floral e o piso de bolinhas

Imagem 41 – Como fazer uma decoração preta e branca usando estampa floral: essa imagem mostra como.

Como fazer uma decoração preta e branca usando estampa floral: essa imagem mostra como

Imagem 42 – Para sair do óbvio coloque a estampa floral na luminária.

Para sair do óbvio coloque a estampa floral na luminária

Imagem 43 – O mix de texturas com estampa floral é lindo, mas é preciso ter cuidado para não errar na mão e causar uma poluição visual.

O mix de texturas com estampa floral é lindo, mas é preciso ter cuidado para não errar na mão e causar uma poluição visual

Imagem 44 – Estampa floral na área do banho: uma boa ideia!

Estampa floral na área do banho: uma boa ideia!

Imagem 45 – Deixe aquele cantinho da casa mais charmoso usando um abajur com estampa floral.

Deixe aquele cantinho da casa mais charmoso usando um abajur com estampa floral

Imagem 46 – Flores no vaso e nas estampas sobre o sofá.

Flores no vaso e nas estampas sobre o sofá

Imagem 47 – Olha aí como fazer uma decoração floral moderna, vibrante e cheia de charme para a área externa.

Olha aí como fazer uma decoração floral moderna, vibrante e cheia de charme para a área externa

Imagem 48 – Flores e borboletas!

Flores e borboletas!

Imagem 49 – Para fechar com chave de ouro a decoração do quarto infantil, uma cortina de flores amarelas e laranjas.

Para fechar com chave de ouro a decoração do quarto infantil, uma cortina de flores amarelas e laranjas

Imagem 50 – Pode olhar, admirar e suspirar por esse projeto aqui!

Pode olhar, admirar e suspirar por esse projeto aqui!

Imagem 51 – Aquele lavabo florido e moderno para prender a atenção das suas visitas.

Aquele lavabo florido e moderno para prender a atenção das suas visitas

Imagem 52 – O quarto de casal em tom sobre tom de verde contou com a ajuda discreta, mas fundamental, das almofadas com estampa floral.

O quarto de casal em tom sobre tom de verde contou com a ajuda discreta, mas fundamental, das almofadas com estampa floral

Imagem 53 – Para o cantinho alemão ficar mais charmoso e acolhedor aposte na estampa floral nos estofados.

Para o cantinho alemão ficar mais charmoso e acolhedor aposte na estampa floral nos estofados

Imagem 54 – Papel de parede floral para quem não tem medo de ousar nas cores.

Papel de parede floral para quem não tem medo de ousar nas cores

Imagem 55 – Nesse quarto infantil, a estampa floral na parede é parte essencial da decoração.

Nesse quarto infantil, a estampa floral na parede é parte essencial da decoração

Imagem 56 – Tem ousadia suficiente para um projeto como esse aqui?

Tem ousadia suficiente para um projeto como esse aqui?

Imagem 57 – O fundo azul da decoração traz força e personalidade para o ambiente complementado com a estampa floral de tons contrastantes.

O fundo azul da decoração traz força e personalidade para o ambiente complementado com a estampa floral de tons contrastantes

Imagem 58 – Ponha a mão na massa e faça sua própria cabeceira com estampa floral, aproveite o restinho de tecido que sobrar para fazer uma almofada.

Ponha a mão na massa e faça sua própria cabeceira com estampa floral, aproveite o restinho de tecido que sobrar para fazer uma almofada

Imagem 59 – A estampa floral marcante desse quadro ganhou ainda mais destaque com a moldura em torno de uma de suas flores.

A estampa floral marcante desse quadro ganhou ainda mais destaque com a moldura em torno de uma de suas flores

Imagem 60 – O espelho na parede adjacente dá continuidade ao papel de parede florido.

O espelho na parede adjacente dá continuidade ao papel de parede florido

Imagem 61 – A sala de jantar ampla e de base branca ganhou uma estampa floral viva, marcante e para lá de elegante.

A sala de jantar ampla e de base branca ganhou uma estampa floral viva, marcante e para lá de elegante

Imagem 62 – Mas se você prefere ficar no campo da neutralidade prefira uma estampa floral de cores suaves e combinações sem grandes contrastes.

Mas se você prefere ficar no campo da neutralidade prefira uma estampa floral de cores suaves e combinações sem grandes contrastes

Imagem 63 – As peônias gigantes na parede deixam o quarto do casal romântico, mas sem abrir mão do estilo moderno.

As peônias gigantes na parede deixam o quarto do casal romântico, mas sem abrir mão do estilo moderno

Imagem 64 – O banheiro retrô ganhou uma cortina com flores grandes e bem coloridas.

O banheiro retrô ganhou uma cortina com flores grandes e bem coloridas

Imagem 65 – Já para o quartinho infantil prefira estampas florais de tons claros e suaves.

Já para o quartinho infantil prefira estampas florais de tons claros e suaves

Imagem 66 – O bom e velho contraste entre o preto e amarelo usado dessa vez como fundo para a estampa floral.

O bom e velho contraste entre o preto e amarelo usado dessa vez como fundo para a estampa floral

Imagem 67 – Negativo e positivo.

Negativo e positivo

Imagem 68 – Xadrez e estampa floral juntos: duas estampas bem diferentes, mas com as mesmas cores.

Xadrez e estampa floral juntos: duas estampas bem diferentes, mas com as mesmas cores

Imagem 69 – Estampa floral nem sempre é sinônimo de decoração feminina, esse quarto infanto juvenil, por exemplo, possui um visual bem masculino e foi decorado com uma cabeceira florida.

Estampa floral nem sempre é sinônimo de decoração feminina, esse quarto infanto juvenil, por exemplo, possui um visual bem masculino e foi decorado com uma cabeceira florida

Imagem 70 – Já aqui o toque feminino fica por conta das delicadas flores de cerejeira estampadas na parede do quarto.

Já aqui o toque feminino fica por conta das delicadas flores de cerejeira estampadas na parede do quarto