Decoração rústica: descubra 70 fotos de ambientes decorados

Saiba como utilizar elementos da decoração rústica a seu favor com referências certeiras

Por -

Congestionamentos, poluição e uma qualidade de vida que deixa a desejar. Viver no campo pode ser a salvação para quem deseja fugir dessa loucura das grandes cidades, mas se você não pode se dar esse luxo no momento, talvez encontre o conforto e a tranquilidade que precisa na decoração rústica.

Isso mesmo. Esse tipo de decoração aconchegante, confortável e intimista não está limitado às casas de fazenda. Pelo contrário, já faz um bom tempo que vem sendo usada nas casas urbanas proporcionando o mesmo efeito acolhedor das casas do interior.

Se você já conhece esse estilo, mas ainda não sabe muito bem como usá-lo na decoração, então você precisa conferir esse post até o final. Você vai aprender como fazer uma decoração rústica e, ainda, se inspirar em lindas imagens de ambientes decorados.

Vamos iniciar falando de quais são as principais características da decoração rústica e o que não pode faltar nesse estilo. Confira:

Principais características da decoração rústica

1. Madeira

A madeira é a base da decoração rústica. Ela é fundamental para imprimir esse estilo no ambiente. Mas o material não precisa ser usado apenas nos móveis, a madeira pode marcar presença nas vigas do teto, no forro, no piso e no revestimento da parede.

Caso deseje criar um clima ainda mais rústico, invista em madeira de demolição e sem nenhum tipo de acabamento. Já se o objetivo é criar um rústico sofisticado, prefira as madeiras com polimento.

Tijolinhos

Os tijolinhos também são uma marca da decoração rústica. Eles garantem aquele visual despojado e “inacabado” próprios do estilo. Por isso, se está pensado em explorar essa decoração na sua casa, invista nesse elemento.

Você pode tanto construir uma parede com eles ou usar revestimentos prontos que imitam com perfeição o material. Se desejar um acabamento mais clean e suave, basta pintá-los de branco.

Móveis antigos

Os móveis antigos e pesados de madeira podem ser usados sem medo nesse tipo de decoração. Essa também é uma ótima oportunidade para reciclar e reaproveitar aquela mesa ou banco de madeira que era da sua avó.

Esses móveis são charmosos, mas em excesso podem comprometer a decoração, deixando-a pesada demais. Portanto, não se empolgue.

Revestimentos

Diversos tipos de revestimentos podem ser usados na decoração de estilo rústico. Os mais comuns, além do tijolinho já citado, são os materiais sintéticos que imitam com muita veracidade elementos nobres como madeira, pedras e couro.

Entre os preferidos para esse tipo de acabamento estão o porcelanato, o piso laminado e o piso vinilico. Esses tipos de revestimentos podem cobrir por completo as paredes ou o chão, mas também podem servir para destacar alguma área do ambiente, como uma lareira, a área do forno ou a parede da TV.

Outro tipo de revestimento que está em alta na decoração de interiores e que provavelmente você já ouviu falar muito é o cimento queimado. E não apenas no chão, ele também pode ser aplicado nas paredes.

Objetos de decoração rústica

Para uma decoração rustica completa é imprescindível a presença de elementos que remetam à natureza e a vida ao ar livre. Por isso, use e abuse de plantas, pedras, madeira, tecidos naturais como o linho e o algodão, peças de barro, cerâmica, bambu, cobre e ferro. .

Esses objetos também devem ser simples e sem grandes acabamentos. Evite usar peças de vidro, acrílico e inox, a não ser que você queira fazer um mix de estilos. Alias, esse é o tema do próximo item.

Decoração rústica unida a outro tipo de decoração
Se você gosta da decoração rústica, mas acredita que o estilo pode pesar demais no ambiente, pode optar, nesse caso, por mesclar a decor rústica com outro estilo.

Hoje em dia é muito comum ver casas decoradas com estilo rústico moderno, rústico chique ou rústico industrial.

75 ideias incríveis de decoração rústica para você se inspirar

Confira a seleção de fotos abaixo e se inspire em diferentes ambientes com decoração rústica. Você vai ver como todas as dicas citadas acima funcionam na prática:

Imagem 1 – Estátua de cabeça de cervo decora esse banheiro que mescla estilo rústico com tendências atuais de decoração rústica.

Estátua de cabeça de cervo decora esse banheiro que mescla estilo rústico com tendências atuais de decoração rústica

Imagem 2 – Cabeceira de couro, parede revestida com madeira, luminária de vime e no chão, cimento queimado: receita para um quarto rústico e aconchegante.

Cabeceira de couro, parede revestida com madeira, luminária de vime e no chão, cimento queimado: receita para um quarto rústico e aconchegante

Imagem 3 – Quartinho de bebê com decoração rústica: madeira e tons claros para garantir conforto e suavidade na medida certa.

Quartinho de bebê com decoração rústica

Imagem 4 – Uma inspiração de quarto de casal rústico e sofisticado.

Uma inspiração de quarto de casal rústico e sofisticado

Imagem 5 – Home office com decoração rústica combina parede de tijolinhos e móveis antigo e moderno.

Home office com decoração rústica

Imagem 6 – Quer uma decoração rústica, mas com toque clean? Use o branco na base.

Quer uma decoração rústica, mas com toque clean? Use o branco na base

Imagem 7 – Nesse quarto, a referência aos elementos naturais não fica só nos móveis, o quadro de galhos na parede também entra na proposta.

Decoração rústica no quarto de casal

Imagem 8 – Cozinha com decoração rústica: pé-direito alto valorizado pelos tijolinhos aparentes; repare também que o uso do inox deixa o ambiente com um pé na decor industrial.

Cozinha com decoração rústica: pé-direito alto valorizado pelos tijolinhos aparentes

Imagem 9 – Banheiro de inspiração rústica e retrô; o romantismo não ficou de fora.

Banheiro de inspiração rústica e retrô

Imagem 10 – Piso de madeira e revestimento com acabamento desgastado trazem a atmosfera rústica para a sala de jantar; a cadeira acrílica quebra o estilo e faz uma leve referência a decor moderna.

Decoração rústica na sala de jantar

Imagem 11 – A falta de acabamento não é um problema para a decoração rústica, nessa cozinha, por exemplo, o telhado ficou exposto.

Decoração rústica com poucos acabamentos

Imagem 12 – Decoração rústica: galpão grande fica mais acolhedor e receptivo com o uso da madeira.

Galpão grande com decoração rústica

Imagem 13 – Cabeceiras das camas foram feitas com fibras naturais; o abajur sobre a escrivaninha completa a proposta da decoração rústica.

Quarto com decoração rústica

Imagem 14 – Cômodos amplos ficam mais aconchegantes com a decoração rústica.

Residência com decoração rústica

Imagem 15 – Para a decoração rústica, pedras na parede e madeira no teto, já para o estilo moderno, as cadeiras pretas com pé-palito.

Para a decoração rústica, pedras na parede e madeira no teto, já para o estilo moderno, as cadeiras pretas com pé-palito

Imagem 16 – Decoração rústica com forte influência medieval.

Decoração rústica com forte influência medieval

Imagem 17 – Banheiro decorado com parede de pedras e uma bancada de madeira rústica e maciça; a base branca garante suavidade ao restante da decoração rústica.

Banheiro decorado com parede de pedras e uma bancada de madeira rústica

Imagem 18 – Tons amadeirados predominam na decor rústica, mas o sofá azul dessa sala se sobressai.

Tons amadeirados predominam na decor rústica, mas o sofá azul dessa sala se sobressai

Imagem 19 – As paredes rústicas e inacabadas não tiram o ar sofisticado dessa sala.

As paredes rústicas e inacabadas não tiram o ar sofisticado dessa sala

Imagem 20 – Uma casa toda construída em madeira: tem como ser mais rústico? Chega a lembrar uma cabana no meio da floresta.

Casa construída em madeira

Imagem 21 – Rústico com toque de moderno: a parede foi pintada mesmo sem acabamento, a cuba preta demonstra a preocupação com a estética.

Banheiro com decoração rústica

Imagem 22 – Marcenaria clássica e rústica com a cor da decoração moderna: o cinza.

Marcenaria clássica e rústica com a cor da decoração moderna: o cinza

Imagem 23 – Nesse quarto, o mesmo revestimento foi usado na parede e no chão; para o teto, a escolha foi pelo concreto aparente.

Quarto com decoração rústica

Imagem 24 – Rústico e chique: união de estilos que dá muito certo.

Rústico e chique: união de estilos que dá muito certo

Imagem 25 – Quarto de bebê rústico, mas sem perder a graça e a delicadeza próprias desse tipo de ambiente.

Quarto de bebê rústico, mas sem perder a graça e a delicadeza próprias desse tipo de ambiente

Imagem 26 – Uma sala rústica e acolhedora, pronta para receber muito bem quem chegar.

Uma sala rústica e acolhedora, pronta para receber muito bem quem chegar

Imagem 27 – Preto e branco, clássico da decoração moderna, ganhou uma versão mais rústica.

Preto e branco, clássico da decoração moderna, ganhou uma versão mais rústica

Imagem 28 – Se não fosse pela madeira no teto, essa cozinha seria a cara do estilo industrial moderno.

Se não fosse pela madeira no teto, essa cozinha seria a cara do estilo industrial moderno

Imagem 29 – Parede de tijolinhos e madeira maciça valorizadas pela iluminação amarelada da sala.

Parede de tijolinhos e madeira maciça valorizadas pela iluminação amarelada da sala

Imagem 30 – Varanda rústica e muito, muito aconchegante; cortina e varal de lâmpadas são um detalhe a parte.

Varanda rústica e muito, muito aconchegante

Imagem 31 – Sala moderna, ousada e cheia de elementos rústicos para garantir um ambiente confortável.

Sala moderna, ousada e cheia de elementos rústicos

Imagem 32 – Você não precisa de muito para criar um ambiente rústico em casa: essa varanda de apartamento contou apenas com móveis de madeira para garantir o estilo.

Você não precisa de muito para criar um ambiente rústico em casa: essa varanda de apartamento contou apenas com móveis de madeira para garantir o estilo

Imagem 33 – Quarto ou acampamento? Uma versão de beliche rústica para encantar a criançada.

Quarto ou acampamento? Uma versão de beliche rústica para encantar a criançada

Imagem 34 – Detalhes pretos conferem um toque sutil de modernidade ao ambiente rústico.

Detalhes pretos conferem um toque sutil de modernidade ao ambiente rústico

Imagem 35 – Gosta de ideias originais? Então você vai amar essa bicicleta que virou bancada de banheiro.

Banheiro com decoração rústica

Imagem 36 – Elementos em madeira evocam com suavidade o clima rústico, mas sem perder de vista a proposta moderna.

Decoração rústica com elementos em madeira

Imagem 37 – Uma bancada de madeira e um vasinho com flores: pronto, o estilo rústico já está no ambiente.

Bancada de madeira com vasinho de flores

Imagem 38 – Nesse banheiro, o mix entre rústico e moderno é evidente.

Nesse banheiro, o mix entre rústico e moderno é evidente

Imagem 39 – Móvel branco em contraste com a madeira: o resultado é um quarto rústico, delicado e clean.

Móvel branco em contraste com a madeira: o resultado é um quarto rústico, delicado e clean

Imagem 40 – Casa rústica toda revestida com madeira branca.

Casa rústica toda revestida com madeira branca

Imagem 41 – Cadeiras em patiná: se você deseja um acabamento rústico e charmoso, aposte nesse.

Decoração rústica com cadeiras em pátina

Imagem 42 – Vigas expostas no telhado são puro charme na decoração rústica moderna; nem pense em escondê-las.

Vigas expostas no telhado são puro charme na decoração rústica moderna

Imagem 43 – Madeira de pinus é uma opção barata e bonita para você dar aquele toque rústico que deseja ao ambiente.

Decoração rústica com madeira de pinus

Imagem 44 – Tem medo de usar cores na decoração? Então aposte nos tons de azul, eles são neutros e sempre garantem um toque de cor ao ambiente.

Tons de azul na decoração rústica

Imagem 45 – Versão rústica dos famosos espelhos com alças de couro.

Espelho com alças de couro

Imagem 46 – Madeira e pedras trazem rusticidade à decoração sofisticada da casa

Decoração rústica com madeira e pedras

Imagem 47 – Móveis de ferro, assim como essa cama da imagem, são muito bem vindos na decoração rústica.

Decoração rústica com móveis de ferro

Imagem 48 – Nesse quarto, a madeira faz um contraste harmonioso com os tons de preto e branco.

Nesse quarto, a madeira faz um contraste harmonioso com os tons de preto e branco

Imagem 49 – Janela antiga virou cabeceira, enquanto a mala se tornou um baú.

Janela antiga virou cabeceira, enquanto a mala se tornou um baú

Imagem 50 – Como você se sentiria numa sala como essas? Puro conforto e tranquilidade essa sala rústica.

Sala rústica confortável

Imagem 51 – Ao invés de uma folha de vidro, esse banheiro rústico preferiu uma parede de pedras para dividir a área seca da área molhada.

Banheiro rústico com parede de pedras

Imagem 52 – Nada mais rústico e acolhedor do que uma lareira cercada de pedras.

Decoração rústica em lareira com pedras

Imagem 53 – Iluminação natural é muito importante na decoração rústica, ela garante que o ambiente não fique escuro por conta da cor forte dos móveis e revestimentos.

Decoração rústica com iluminação natural

Imagem 54 – Quarto de casal moderno e descolado: o rústico entra no ambiente pelo tapete que imita pele de animal e pelo revestimento de madeira no chão e na parede.

 Quarto de casal moderno e descolado com decoração rústica

Imagem 55 – Decoração rústica: janela ampla deixa o ambiente ainda mais claro e suave.

Decoração rústica: janela ampla deixa o ambiente ainda mais claro e suave

Imagem 56 – Varanda de apartamento com um pé no rústico e outro no moderno.

Decoração rústica na varanda do apartamento

Imagem 57 – Combinação entre estilo rústico e provençal: duas decorações que se dão muito bem juntas.

Decoração rústica e provençal

Imagem 58 – Móveis de design moderno, nichos e quadros em contraste com a parede de tijolinhos.

Decoração rústica com móveis de design moderno

Imagem 59 – Clássico, moderno e rústico encontram seu lugar, bem marcado, nessa cozinha.

Decoração rústica clássica e moderna

Imagem 60 – Mais uma vez o azul trazendo cor e contraste para o ambiente.

Decoração rústica com azul

Imagem 61 – Estilo rústico foi a opção de decoração para os ambientes integrados.

Ambiente com decoração em estilo rústico

Imagem 62 – Rústico, sem ser caricato; os eletros em inox ajudam nessa proposta.

Decoração rústica com eletros em inox

Imagem 63 – Prateleiras e nichos são outra característica marcante da decoração rústica, especialmente na cozinha, onde faz lembrar as casas interioranas.

Prateleiras e nichos são outra característica marcante da decoração rústica

Imagem 64 – Já que o preto é a cor da sofisticação e da elegância porque não usá-lo nas pedras, compondo a decoração rústica?

Decoração rústica com preto

Imagem 65 – Uma ideia decoração rústica divertida para as crianças: camas rústicas de madeira suspensas por cordas.

Decoração rústica divertida para as crianças

Imagem 66 – Minimalista e moderna, mas pode ser um pouco rústica também.

Decoração rústica minimalista e moderna

Imagem 67 – Uma cozinha para acelerar o coração dos apaixonados por decoração rústica.

Uma cozinha para acelerar o coração dos apaixonados por decoração rústica

Imagem 68 – Sugestão de decoração rústica para o quarto das crianças: aqui elas brincam com muito conforto.

Sugestão de decoração rústica para o quarto das crianças

Imagem 69 – Nada como armários brancos de marcenaria clássica para valorizar uma proposta de decoração rústica.

Nada como armários brancos de marcenaria clássica para valorizar uma proposta de decoração rústica

Imagem 70 – Sofá de couro e mala como centro de mesa são o grande destaque dessa sala com decoração rústica.

Sofá de couro e mala como centro de mesa são o grande destaque dessa sala com decoração rústica

Imagem 71 – Para ambientes úmidos e molhados, como cozinha e banheiro, o mais indicado é usar porcelanato amadeirado ao invés de piso de madeira na decoração rústica.

Para ambientes úmidos e molhados, como cozinha e banheiro, o mais indicado é usar porcelanato amadeirado ao invés de piso de madeira na decoração rústica

Imagem 72 – A ação do tempo marcando as paredes é a alma da decoração rústica.

A ação do tempo marcando as paredes é a alma da decoração rústica

Imagem 73 – Inspiração de decoração rústica para uma casa de campo, fazenda ou chácara.

Inspiração de decoração rústica para uma casa de campo, fazenda ou chácara

Imagem 74 – E para os centros urbanos, uma proposta de decoração rústica como essa da imagem cai muito bem.

Estampas étnicas também entram na decoração rústica

Imagem 75 – Estampas étnicas também entram na decoração rústica.

Estampas étnicas também entram na decoração rústica