Desinfetante caseiro: confira 6 receitas práticas e fáceis para você fazer

Por - Atualizado em:

Produtos de limpeza são itens que consomem uma grande parte do orçamento de todas as casas, especialmente em tempos de pandemia, onde a atenção com a limpeza deve ser redobrada. Uma alternativa para quem busca economizar é apostar nos produtos caseiros e evitar os gastos com os industrializados que encontramos nas prateleiras dos mercados. Neste post você irá conferir receitas incríveis de desinfetante caseiro!

Além da economia, uma das grandes vantagens de fazer em casa os seus próprios produtos é utilizar ingredientes naturais e não prejudiciais à sua saúde e ao meio ambiente. Será bom para o seu bolso, para o planeta e para a saúde de todas as pessoas que moram com você!

Para que o seu desinfetante caseiro tenha qualidade e seja adequado a cada ambiente de sua casa, é interessante que você conheça algumas receitas diferentes para, então, testar e escolher a sua favorita. Quem sabe você não descobre uma forma de complementar a sua renda vendendo desinfetante para amigos, familiares e na sua vizinhança!

Para conferir as melhores receitas de desinfetante caseiro, siga a leitura desse post!

Qualidade e limpeza: aprenda como fazer desinfetante caseiro

Desinfetante caseiro

O desinfetante é um produto utilizado para diversos ambientes: banheiro; quintal; chão do interior da residência; cozinha; roupas etc. Por ser um produto de grande versatilidade, consequentemente é bastante utilizado na limpeza doméstica e, portanto, o seu gasto é elevado no dia a dia.

Produzir desinfetante caseiro, com certeza, irá reduzir o custo mensal das suas compras de supermercado. Mas, se você ainda está se perguntando se é possível reproduzir, em casa, o perfume e as ações antimofo e bactericida dos produtos industrializados, as receitas que trouxemos aqui te mostrarão que sim!

Siga a leitura e fique por dentro!

1. Desinfetante caseiro com pedra de cloro

O desinfetante caseiro feito com pedra sanitária é ideal para a limpeza pesada de banheiros e do chão. Ele garante o fim dos micróbios e deixa as superfícies brilhando!

Para esta receita, você precisa de somente 3 ingredientes:

  • 1 pedra de cloro;
  • 1 litro de água fervente;
  • 2 litros de água fria;
  • 100 mL de vinagre de álcool.

Modo de preparo:

Ferva um litro de água e coloque em um recipiente grande, como uma bacia ou um balde. Então, coloque a pedra de cloro na água e dissolva totalmente mexendo com cuidado. Em seguida, acrescente os 2 litros de água em temperatura ambiente e, por fim, o vinagre de álcool.

Você pode adicionar à sua receita algum corante de sua preferência e uma essência com um perfume que te agrade. Assim, o seu desinfetante caseiro fica com a sua cara! Porém, tome muito cuidado ao misturar outros produtos a esse desinfetante. Além de inativar os efeitos do cloro, a reação química pode causar danos à sua saúde.

Misture tudo e, para finalizar, armazene em embalagens de garrafa pet para facilitar o uso no dia a dia.

2. Desinfetante caseiro com aroma de talco

Essa receita de desinfetante de talco é super perfumada e ideal para a limpeza do interior da sua casa! Além de deixar o local limpo e livre de micróbios, o cheirinho de talco dessa receita é maravilhoso e ela rende muito! É o desinfetante caseiro ideal para você vender e complementar a sua renda. Não deixe de testar essa receita!

Você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 10 litros de água;
  • 50 gramas de Renex 95 (nonil fenol etoxilato);
  • 20 gramas de opacificante;
  • 100 gramas de quaternário de amônio;
  • 20 gotas de essência de talco;

Modo de preparo:

Misture metade da água em um balde ou recipiente grande e reserve. Em outro recipiente, misture o Renex 95, o quaternário e a essência e agite bem. Em seguida, despeje essa misturinha no balde com a água e, então, agite bem.

Após todos os ingredientes se misturarem, adicione o opacificante e o corante à mistura. Por fim, complete com o restante da água até que o desinfetante fique com aspecto homogêneo.

Armazene em embalagens menores para facilitar o manuseio do produto no dia a dia.

Atenção! Utilize luvas ao lidar com os produtos mais corrosivos.

3. Desinfetante caseiro natural

Se você deseja reduzir a quantidade de produtos industrializados que utiliza em sua casa, essa é a receita certa para você e sua família! O desinfetante natural utiliza vinagre e cravo e é uma opção ecológica e não prejudicial à sua saúde. Além de tudo, tem todas as propriedades germicidas dos desinfetantes industrializados, pois o vinagre é um produto excelente na eliminação de micro-organismos de qualquer superfície.

O cravo da Índia, ainda, faz com que o seu desinfetante seja muito eficiente para espantar insetos e retirar manchas.

Para fazer o detergente caseiro 100% natural você irá precisar de:

  • 1 garrafa de vinagre de 500 mL;
  • 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio;
  • 1 pacote de cravos da Índia.

Modo de preparo:

Coloque todos os ingredientes dentro de uma garrafa vazia e agite bem, até que todo o bicarbonato de sódio seja dissolvido. Então, deixe a mistura repousar por algumas horas, até que os cravos da Índia fiquem todos depositados no fundo da garrafa.

Você saberá que o produto está pronto quando a cor do líquido ficar avermelhada. Depois disso, é só usar!

4. Desinfetante caseiro potente com perfume de sua escolha

Essa receita de desinfetante caseiro é extremamente versátil e perfeita para quem deseja variar as essências e manter a casa sempre limpa e perfumada. Além disso, é uma receita de ótimo rendimento e excelente para vender!

Você irá precisar dos seguintes ingredientes:

  • 2 litros de água em temperatura ambiente;
  • 30 mL de água oxigenada 10 volumes;
  • 30mL de vinagre (de preferência vinagre branco);
  • 10mL de detergente;
  • 20 gotas de essência de sua escolha.

Modo de preparo:

Em um balde ou recipiente grande misture a água e o vinagre. Então, acrescente a água oxigenada e misture bem. Em um outro recipiente menor, coloque o detergente e dissolva a essência que você escolheu. Por fim, despeje essa mistura na água com vinagre e agite.

Se desejar, finalize adicionando um corante de sua preferência e, então, distribua em embalagens menores para uso!

5. Desinfetante caseiro de pinho

Essa incrível receita de desinfetante caseiro renderá 15 litros! É uma opção perfeita para quem quer economizar muito e ter em casa um produto perfumado e excelente no combate dos micróbios e da sujeira.

Para essa receita, você vai precisar de:

  • 1 garrafa de 500mL de Pinho Sol Limpeza Pesada;
  • 200mL de álcool;
  • 1 colher de sopa de sal;
  • 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio;
  • 100mL de detergente neutro;
  • 15 litros de água;
  • Galões vazios de 5 litros para armazenamento.

Coloque 15 litros de água em uma bacia grande e, então adicione o álcool, o detergente, o bicarbonato de sódio e o sal. Misture bem utilizando uma colher longa ou cabo de vassoura, é necessário que todos os ingredientes sejam dissolvidos na água.

Em seguida, adicione o pinho à mistura e agite até que fique uniforme. Então, distribua o desinfetante nos galões de 5 litros para armazenar.

Se desejar, coloque em garrafas menores para facilitar o manuseio no dia a dia.

6. Desinfetante caseiro com limão

Desinfetante caseiro

O limão é um dos alimentos mais utilizados para a limpeza doméstica e retirada de manchas e odores. Isso, porque ele tem propriedades excelentes contra bactérias e outros micro-organismos. Essa receita de desinfetante caseiro é fácil, muito econômica e ecológica, não deixe de testar!

Você vai precisar somente de:

  • Carcaças de 12 limões;
  • 2 colheres de sopa de álcool;
  • Água.

Modo de preparo:

Em um recipiente de vidro, coloque as carcaças dos limões e cubra com água até que todos estejam submersos. Deixe a mistura repousar no recipiente sem tampa por algumas horas, até que o líquido adquira uma cor esverdeada.

Em seguida, coloque a mistura dos limões com água em um liquidificador e bata por alguns minutos. Então, coe o líquido no mesmo recipiente de vidro que utilizou anteriormente. Tampe o recipiente e deixe a mistura fermentar por 24 horas fora da geladeira.

Para finalizar, adicione o álcool e deixe o desinfetante repousar por mais algumas horas.

Curtiu as receitas de desinfetante caseiro? Não deixe de testar todas elas e deixar nos comentários qual foi a sua preferida!