Fique por dentro das tendências de móveis e objetos para decoração em 2019

Por -

Repaginar o lar fica ainda mais prazeroso quando se pode dar direção segura à criatividade. Nesse sentido, conhecer as tendências de móveis e objetos decorativos para 2019 funciona como ponto de partida para incríveis composições.

Assim, sua inspiração vai às alturas, e você cria espaços não só lindos como atuais. Daí em diante, fica tudo pronto para seu deleite visual, bem como para receber amigos, familiares — e elogios! — em ambientes que exalam bom gosto.

Siga a leitura e fique por dentro do que estará nos mais caprichados ambientes, neste 2019!

Principais cores em alta

Os tons e cores de 2019 inspiram ligação com a natureza e seus elementos. Desse modo, ganham destaque as tonalidades quentes, capazes de sugerir aconchego. Também estão em alta paletas que propiciam descansar o olhar e acalmar a mente.

Confira, a seguir, os tons para deixar os ambientes em sintonia com as novas tendências!

Coral

Elegante, neutro e ótimo para entrar em composições ao lado de tons mais fortes, o coral aparece com força total. Isso, tanto na pintura de interiores, quanto nos elementos decorativos para os ambientes da casa.

Levar essa tendência aos espaços não deve se restringir a revestimentos e detalhes. Afinal, a leveza do tom permite sua utilização em móveis e peças decorativas, como sofás, tampos de bancada, vasos e muitos outros objetos.

Bordô

O vermelho vibrante cede protagonismo ao bordô, clássico que assume posição de tendência e se mostra em toda sua elegância. Ele imprime requinte aos diferentes ambientes, seja revestindo uma parede, colorindo a cúpula de abajures ou em quadros, tapetes e almofadas.

Verde-azulado

Aqui, a tendência traz ares de tranquilidade e frescor para os ambientes internos, remetendo a estilo e sobriedade. Essa mistura abre espaço para contrapor peças claras às mais escuras, com efeitos de leveza.

Combinar a paleta do azul aos tons de verde é evocar impressões de céu e mar, criar ambientes clean e transmitir ideia de harmonia e paz.

Tendências em móveis e objetos

A funcionalidade continua dominando o cenário das tendências de móveis e objetos decorativos em 2019. Inclusive porque otimizar espaços e conciliar beleza à utilidade é cada vez mais fundamental. Temos, então, os móveis planejados como excelentes opções para todos os ambientes da casa ou do apartamento. Em se tratando de revestimentos, a aplicação 3D nas superfícies das paredes ou pisos — estabelecendo o contraste com as peças de marcenaria —, consolida-se ainda mais, neste ano.

Para deixar tudo ainda mais lindo, a nova temporada sugere o uso dos papéis de parede em padrões contemporâneos, a pintura geométrica e os azulejos pintados.

A personalidade da madeira

Em 2019, a mobília planejada traz a personalidade da madeira, revestindo peças inteiras ou adornando detalhes, a exemplo dos puxadores das portas de armários. Diferentes texturas em um mesmo ambiente formam os mais belos contrastes, que podem ser obtidos com a mescla das superfícies polidas aos elementos rústicos.

O brilho dos dourados

A sofisticação e o glamour dos tons dourados trazem brilho e toques de luxuosidade aos elementos da decoração, em 2019. Claro que sem exageros, pois, longe de ser chamativo, o brilho da temporada é comedido.

Ele tem as cores do ouro envelhecido e o tradicionalismo do cobre, agrega imponência e enriquece a decoração dos ambientes. Em relação à escolha dos elementos nessa tonalidade, inclui possibilidades que vão desde porta-retratos e vasos a nichos decorativos que são autênticos pontos de luz.

Os móveis retrô

A estética curvilínea se faz presente na decoração concebida para a moda casa deste ano. Sua inspiração tem formas arredondadas, seguindo o design predominante nas décadas de 1950 a 1970.

Essa inspiração aparece em móveis e eletrodomésticos, entre eles sofás, geladeiras e fogões com pés de palito. Mais peças de época, consideradas icônicas, voltam à cena, entre elas a vitrola, o rádio de mesa e até mesmo a máquina de escrever.

O acabamento em veludo

Tecidos aveludados se mostram firmes tendências decorativas, comprovando que a beleza nunca sai de moda. O veludo enobrece a decoração minimalista, por exemplo, em um estofado de cor forte destacado no ambiente discreto da sala de estar.

O contraste da riqueza do acabamento em tecido, em contraponto à rusticidade da madeira, é outra composição merecedora de menção. Afinal, as ideias de quebrar o aspecto de luxo e transmitir sensações de conforto e despojamento são centrais nas tendências da temporada.

A presença do verde na decoração em 2019

Em um contexto que privilegia a natureza nas composições, o verde é presença praticamente obrigatória. Logo, as folhagens e plantas integram as tendências deste ano para a decoração de interiores.

Samambaias e violetas

As variadas samambaias se adaptam bem a lugares com pouca luminosidade, então não tenha reservas em colocar uma planta dessa espécie pendendo do teto, no banheiro. Já as paredes da sala vão ganhar vida, com vasos de violetas em variadas cores — tendência que permanece firme em 2019.

Cactos e suculentas

Prateleiras altas e estantes são apropriadas aos cactos e suculentas, que não demandam grandes cuidados e sobrevivem dias a fio sem rega. Veja que, para os fãs dessas plantas, as alternativas não se restringem às espécies pequenas.

Dentre as suculentas de maior porte, destaca-se o Mandacaru, cacto típico do Nordeste brasileiro. Além de chamar a atenção pela sua imponência, apresenta lindas flores, que se abrem à noite, na primavera.

Jardins verticais

Os jardins verticais não representam novidade, mas seguem bem posicionados entre as plantas eleitas para conferir tom verdejante aos espaços. As paredes verdes comportam várias espécies, porém exigem locais onde incide bastante luz.

Nos lugares com baixa luminosidade, a indicação fica por conta do jardim vertical preservado, menos trabalhoso e mais resistente. Outra solução na medida dos ambientes internos consiste em fazer um jardim vertical de musgo. Essa modalidade conta com nada menos do que dezesseis possibilidades de tons verdes, além de não requerer constante manutenção.

Como você conferiu acima, as tendências de móveis e objetos decorativos que vão estar nas casas e apartamentos, em 2019, remetem à natureza. Contrapõem, ainda, o clássico ao moderno, bem como jogam com cores e texturas. Desse jeito, unem elementos consagrados e trazem novas inspiração às composições, com harmoniosos resultados. Portanto, ao escolher a linha que mais combina com seu estilo, dê asas à imaginação, além de usar e abusar das muitas referências disponíveis!

Gostou de saber mais sobre as novas tendências em decoração? Então, compartilhe nas suas redes sociais, e leve as informações aos seus amigos e amigas!