Tons de roxo: como combinar e 60 fotos super bacanas de decoração

Por -

Você já pensou em fazer uma decoração de casa usando tons de roxo? Pois bem, saiba que a cor roxa é uma tendência na decoração de ambientes e tem conquistado cada vez mais espaço.

Misturando magia, sensualidade, espiritualidade, criatividade e inspiração, a cor é extremamente mística. Além disso, os diferentes tons de roxo conseguem deixar os ambientes ainda mais luxuosos, sofisticados e poderosos.

Os tons de roxo podem ser usados juntos ou fazendo combinações com outras cores. Muitas pessoas não gostam do ambiente totalmente roxo, optando apenas por itens decorativos que seguem o tom de roxo.

A cor roxa pode ser usada nos mais diferentes ambientes da casa. No entanto, a sala de estar acaba sendo o cômodo que recebe mais decorações com os tons de roxo. Porém, você pode se surpreender ao apostar na cor para fazer a decoração do banheiro.

Quer saber como fazer uma bela decoração com os tons de roxo? Acompanhe nossas dicas nesse post e confira as ideias que compartilhamos com você. Pode apostar que você vai perder o medo de usar a cor roxa na sua decoração.

Qual o significado da cor roxo?

Como a cor roxa está ligado ao misticismo, seu significado representa a espiritualidade, magia e mistério. Por estimular o contato com o lado espiritual e ser capaz de mudar as vibrações dos espaços, é considerado a cor da transformação.

No entanto, a cor pode significar mais que isso, já que faz referência à realeza, nobreza e riqueza. Isso porque na época dos fenícios a cor roxa era um item caro para se produzir, sendo usada apenas por reis e rainhas.

Portanto, se você deseja ter um ambiente que faz referência ao luxo e ao poder, mas ao mesmo tempo ligado à espiritualidade, fé e piedade, a cor roxo é uma ótima opção para decorar sua casa.

Quais as cores que combinam com o roxo

Não é todo mundo que se sente à vontade em fazer uma decoração usando apenas a cor roxa. Nesse caso, você pode fazer combinações com outras cores e deixar a cor roxa para alguns detalhes da decoração.

Roxo x lilás x branco

A combinação é perfeita para quartos de crianças e meninas. Você também pode usar na decoração da cozinha.

Roxo x Cinza

As cores roxa e cinza ficam ótimas na decoração de quartos de adultos, pois deixam o ambiente mais sofisticado e imponente.

Tons neutros x roxo

Você pode usar os tons neutros com roxo em qualquer ambiente, mas na sala de estar e cozinha, a combinação fica ainda mais evidente.

Roxo x rosa

Para fazer uma decoração mais delicada e feminina, aposte na combinação do roxo com o rosa, principalmente, para o quarto das meninas.

Roxo x preto

Fazer a combinação entre as cores roxa e preta é sinônimo de muita ousadia e de personalidade.

Quais são os 50 tons de roxo?

Na verdade, não existem 50 tons de roxo, mas 41 tons que já foram registrados. Isso porque a cor é o resultado da mistura entre o vermelho e o azul. Conheça os principais tons que estão associados à cor roxa.

Lilás

O tom lilás é a cor roxa misturada com a cor branca. No passado as mulheres se vestiam com roupas no tom lilás para mostrar que estavam disponíveis para casar. Por isso, o tom faz referência ao romantismo e a delicadeza da mulher.

Roxo psicodélico

Misturando pigmentos fluorescentes de magenta e azul, o tom roxo psicodélico surgiu com o movimento hippie. O tom era muito usado com o fundo preto e muitos artistas famosos aderiram ao estilo.

Violeta

Violeta não é necessariamente um tom da cor roxa porque é entendida como uma cor própria. Porém, elas se confundem porque são muito parecidas. A cor é conhecida como o símbolo da alquimia, fazendo referência às fusões e equilíbrio perfeito das cores.

Púrpura

O tom púrpura é aquele que transmite a sensação de respeito, nobreza e prosperidade. O tom também está ligado ao mundo místico, principalmente, porque promove a sensação de tristeza e melancolia.

Magenta

Magenta é um tom espiritual, mas também faz referência à bondade, ajuda e compaixão. É um tom totalmente relaxante que tira toda preocupação, frustração ou raiva. Portanto, é uma excelente aposta para quem deseja ter um ambiente que afaste a negatividade.

Indigo

Muito usado na psique, o tom indigo está associado com o funcionamento do cérebro. É o tom perfeito para estimular a intuição e a imaginação. Portanto, você pode usá-lo em ambientes como escritório e salas de estudo.

60 deias e inspirações de decoração com tons de roxo

Imagem 1 – Diferentes tons de roxo foram usados na decoração desse quarto, fazendo uma perfeita combinação entre eles.

Diferentes tons de roxo foram usados na decoração desse quarto, fazendo uma perfeita combinação entre eles.

Imagem 2 – Que tal escolher o revestimento do banheiro no tom de roxo claro? O tom deixa o ambiente mais clean e chique ao mesmo tempo.

Que tal escolher o revestimento do banheiro no tom de roxo claro? O tom deixa o ambiente mais clean e chique ao mesmo tempo.

Imagem 3 – É incrível como os tons de roxo deixam o ambiente mais sofisticado, elegante e chique.

É incrível como os tons de roxo deixam o ambiente mais sofisticado, elegante e chique.

Imagem 4 – Se você deseja fazer uma decoração mais suave e delicada, use tons de roxo claro.Se você deseja fazer uma decoração mais suave e delicada, use tons de roxo claro.

Imagem 5 – A maioria dos tons de roxo é ideal para ambientes como escritório por transmitir mais criatividade ao cômodo.

A maioria dos tons de roxo é ideal para ambientes como escritório por transmitir mais criatividade ao cômodo.

Imagem 6 – Você pode usar o tom de roxo em alguns móveis da casa, principalmente, se fizer combinação com outras cores.

Você pode usar o tom de roxo em alguns móveis da casa, principalmente, se fizer combinação com outras cores.

Imagem 7 – Que tal essa combinação da cor roxo com a cor azul? Como são cores próximas, o resultado é perfeito.

Que tal essa combinação da cor roxo com a cor azul? Como são cores próximas, o resultado é perfeito.

Imagem 8 – Uma das combinações mais perfeitas é usar o tom de roxo com a cor cinza. A mistura deixa o ambiente mais imponente e digno de realeza.

Uma das combinações mais perfeitas é usar o tom de roxo com a cor cinza. A mistura deixa o ambiente mais imponente e digno de realeza.

Imagem 9 – O que acha de fazer um banheiro roxo para sua casa? Para isso, use a cor diretamente na parede do cômodo.

O que acha de fazer um banheiro roxo para sua casa? Para isso, use a cor diretamente na parede do cômodo.

Imagem 10 – Quer um ambiente mais colorido? Misture diferentes tons de roxo com outras cores. Uma boa opção é usar tapetes coloridos.

Quer um ambiente mais colorido? Misture diferentes tons de roxo com outras cores. Uma boa opção é usar tapetes coloridos.

Imagem 11 – O papel de parede roxo fica perfeito para quartos infantis, principalmente, com desenhos animados.

O papel de parede roxo fica perfeito para quartos infantis, principalmente, com desenhos animados.

Imagem 12 – Que tal apostar em uma cozinha com tons roxo? Nesse caso, você pode usar os tons na hora de escolher os móveis do ambiente.

Que tal apostar em uma cozinha com tons roxo? Nesse caso, você pode usar os tons na hora de escolher os móveis do ambiente.

Imagem 13 – O fundo roxo deixa o ambiente mais enigmático, principalmente, quando se usa móveis nos tons mais escuros ou de madeira.

O fundo roxo deixa o ambiente mais enigmático, principalmente, quando se usa móveis nos tons mais escuros ou de madeira.

Imagem 14 – Olha que ideia original ao usar a mesma textura da parede no piso do ambiente. O charme fica por conta dos tons de roxo combinando com cores mais claras.

Imagem 15 – O banheiro roxo é o ideal para quem deseja mostrar todo o luxo e imponência do ambiente.

O banheiro roxo é o ideal para quem deseja mostrar todo o luxo e imponência do ambiente.

Imagem 16 – Ao invés de fazer uma parede com a cor roxa, você pode apenas apostar no painel da cama nesse tom.

Ao invés de fazer uma parede com a cor roxa, você pode apenas apostar no painel da cama nesse tom.

Imagem 17 – Os tons mais suaves do roxo deixam o ambiente mais delicado e são ideais para quartos de meninas.

Os tons mais suaves do roxo deixam o ambiente mais delicado e são ideais para quartos de meninas.

Imagem 18 – Você deseja ter um ambiente mais criativo e que transmita inspiração? Invista nos tons de roxo escuro.

Você deseja ter um ambiente mais criativo e que transmita inspiração? Invista nos tons de roxo escuro.

Imagem 19 – Na cozinha você pode usar a cor roxa na parede do ambiente, pois como a cor é forte, os móveis se destacam no cômodo.

Na cozinha você pode usar a cor roxa na parede do ambiente, pois como a cor é forte, os móveis se destacam no cômodo.

Imagem 20 – Olha o luxo dessa poltrona na cor roxa. Para completar a decoração, invista em papel de parede que segue os mesmos tons.

Olha o luxo dessa poltrona na cor roxa. Para completar a decoração, invista em papel de parede que segue os mesmos tons.

Imagem 21 – O cantinho da escada pode se destacar com a cor roxa e uma boa iluminação na área.

O cantinho da escada pode se destacar com a cor roxa e uma boa iluminação na área.

Imagem 22 – Para deixar o banheiro mais luxuoso e sofisticado, decore com diferentes tons de roxo.

Para deixar o banheiro mais luxuoso e sofisticado, decore com diferentes tons de roxo.

Imagem 23 – Você pode fazer um quarto roxo usando tons mais claros. Dessa forma, o ambiente fica mais suave e tranquilo.

Você pode fazer um quarto roxo usando tons mais claros. Dessa forma, o ambiente fica mais suave e tranquilo.

Imagem 24 – Uma parede pintada totalmente na cor roxa transforma qualquer ambiente, principalmente, quando há uma combinação com os móveis.

Imagem 25 – Olha a perfeita combinação de tons neutros com a cor roxa na sala de estar.

Olha a perfeita combinação de tons neutros com a cor roxa na sala de estar.

Imagem 26 – A mesma combinação pode ser feita na cozinha porque o resultado fica incrível.

A mesma combinação pode ser feita na cozinha porque o resultado fica incrível.

Imagem 27 – Os tons de roxo estão sendo muito usados em quartos de crianças, justamente pela ligação com a espiritualidade.

Os tons de roxo estão sendo muito usados em quartos de crianças, justamente pela ligação com a espiritualidade.

Imagem 28 – Uma decoração se torna perfeita quando você consegue combinar as cores da parede com a escolha dos elementos decorativos.

Uma decoração se torna perfeita quando você consegue combinar as cores da parede com a escolha dos elementos decorativos.

Imagem 29 – Que tal apostar em apenas um detalhe na cor roxa? Pode ser a porta, a janela, um tapete ou um objeto de decoração.

Que tal apostar em apenas um detalhe na cor roxa? Pode ser a porta, a janela, um tapete ou um objeto de decoração.

Imagem 30 – Os tons de roxo foram usados em diferentes itens decorativos do ambiente do quarto, deixando o cômodo mais luxuoso.

Os tons de roxo foram usados em diferentes itens decorativos do ambiente do quarto, deixando o cômodo mais luxuoso.

Imagem 31 – Que tal fazer uma pintura nesse estilo? Uma mistura das cores roxa e branca em uma mesma parede.

Que tal fazer uma pintura nesse estilo? Uma mistura das cores roxa e branca em uma mesma parede.

Imagem 32 – Quem disse que não dá para deixar o ambiente bem colorido com uma parede totalmente roxa?

Quem disse que não dá para deixar o ambiente bem colorido com uma parede totalmente roxa?

Imagem 33 – Mais uma vez a mistura das cores branca e roxa, só que agora presente no armário da cozinha.

Mais uma vez a mistura das cores branca e roxa, só que agora presente no armário da cozinha.

Imagem 34 – Para proporcionar um ambiente mais equilibrado, você pode usar os azulejos na cor branca na área do box e pintar a parede do banheiro na cor roxa clara.

Para proporcionar um ambiente mais equilibrado, você pode usar os azulejos na cor branca na área do box e pintar a parede do banheiro na cor roxa clara.

Imagem 35 – Mais um modelo de quarto roxo com as paredes combinando perfeitamente com o jogo de cama.

Mais um modelo de quarto roxo com as paredes combinando perfeitamente com o jogo de cama.

Imagem 36 – Os tons de roxo podem ser usados apenas em objetos decorativos do ambiente.

Os tons de roxo podem ser usados apenas em objetos decorativos do ambiente.

Imagem 37 – Se você tem medo de arriscar ao usar a cor roxa, coloque apenas alguns dos tons nas persianas da casa.

Se você tem medo de arriscar ao usar a cor roxa, coloque apenas alguns dos tons nas persianas da casa.

Imagem 38 – O sofá branco consegue fazer com que a parede roxa se destaque ainda mais no ambiente da sala de estar.

O sofá branco consegue fazer com que a parede roxa se destaque ainda mais no ambiente da sala de estar.

Imagem 39 – Para adolescentes e jovens, apostar no tom de roxo mais claro é deixar o ambiente mais delicado e tranquilo.

Para adolescentes e jovens, apostar no tom de roxo mais claro é deixar o ambiente mais delicado e tranquilo.

Imagem 40 – Já pensou em apostar na cor roxa para fazer os armários da sua cozinha?

Já pensou em apostar na cor roxa para fazer os armários da sua cozinha?

Imagem 41 – Que tal transformar o seu banheiro em um ambiente no estilo de reis e rainhas? Basta inserir a cor roxa na parede e investir em elementos decorativos que fazem referência a esse momento.

Que tal transformar o seu banheiro em um ambiente no estilo de reis e rainhas? Basta inserir a cor roxa na parede e investir em elementos decorativos que fazem referência a esse momento.

Imagem 42 – Quer ousar na decoração da sua casa? Aposte nos vários tons de roxo tanto no teto quanto nas paredes.

Quer ousar na decoração da sua casa? Aposte nos vários tons de roxo tanto no teto quanto nas paredes.

Imagem 43 – Use alguns itens decorativos mais clássicos na hora de decorar o quarto com a parede na cor roxa.

Use alguns itens decorativos mais clássicos na hora de decorar o quarto com a parede na cor roxa.

Imagem 44 – Que tal dar um toque especial ao ambiente apenas com um quadro nos tons roxo?

Que tal dar um toque especial ao ambiente apenas com um quadro nos tons roxo?

Imagem 45 – Quer algo mais estiloso do que um sofá roxo? Então aposte em dois no mesmo tom para decorar a sua sala.

Quer algo mais estiloso do que um sofá roxo? Então aposte em dois no mesmo tom para decorar a sua sala.

Imagem 46 – Dependendo de como você usar os tons de roxo, você pode deixar o ambiente no estilo mais rústico.

Dependendo de como você usar os tons de roxo, você pode deixar o ambiente no estilo mais rústico

Imagem 47 – Você quer transformar seu quarto em um ambiente mais moderno? Aposte nos desenhos geométricos para decorar a parede.

Você quer transformar seu quarto em um ambiente mais moderno? Aposte nos desenhos geométricos para decorar a parede.

Imagem 48 – Um banheiro digno de reis e rainhas seguindo um tom de roxo escuro quase se aproximando do vermelho.

Um banheiro digno de reis e rainhas seguindo um tom de roxo escuro quase se aproximando do vermelho.

Imagem 49 – Na cozinha, você pode usar a cor roxa na parede que faz a divisão dos cômodos.

Na cozinha, você pode usar a cor roxa na parede que faz a divisão dos cômodos.

Imagem 50 – Já viu um quarto mais luxuoso que esse? Para seguir a mesma linha, misture as cores roxa e cinza.

Já viu um quarto mais luxuoso que esse? Para seguir a mesma linha, misture as cores roxa e cinza.

Imagem 51 – O sofá roxo mais uma vez ganha destaque na decoração mais personalizada da sala de estar.

O sofá roxo mais uma vez ganha destaque na decoração mais personalizada da sala de estar.

Imagem 52 – Saiba escolher perfeitamente itens decorativos que combinem com a cor roxa dos armários da cozinha.

Saiba escolher perfeitamente itens decorativos que combinem com a cor roxa dos armários da cozinha.

Imagem 53 – Os móveis de madeira também combinam com a parede na cor roxa.

Os móveis de madeira também combinam com a parede na cor roxa.

Imagem 54 – Olha o papel de parede usado nesse quarto de bebê. Seguindo o estilo quadriculado com diferentes tons de roxo.

Olha o papel de parede usado nesse quarto de bebê. Seguindo o estilo quadriculado com diferentes tons de roxo.

Imagem 55 – Para uma decoração mais radical, sem perder o luxo e a sofisticação, faça combinação das cores roxa e preta.

Para uma decoração mais radical, sem perder o luxo e a sofisticação, faça combinação das cores roxa e preta.

Imagem 56 – Sabe aquelas paredes de tijolos? Você pode pintá-las na cor roxa para destacar o ambiente.

Sabe aquelas paredes de tijolos? Você pode pintá-las na cor roxa para destacar o ambiente.

Imagem 57 – Que tal apostar em uma parede bicolor no quarto? Faça isso com as cores branca e roxa.

Que tal apostar em uma parede bicolor no quarto? Faça isso com as cores branca e roxa.

Imagem 58 – Mas há também a opção de deixar a parede apenas na cor roxa e fazer combinações com os tons de cinza.

Mas há também a opção de deixar a parede apenas na cor roxa e fazer combinações com os tons de cinza.

Imagem 59 – Um belo quadro pode fazer uma enorme diferença na decoração da parede com a cor roxa.

Um belo quadro pode fazer uma enorme diferença na decoração da parede com a cor roxa.

Imagem 60 – Use a cor roxa em pequenos detalhes na decoração da cozinha.


Já sabe como usar os diferentes tons de roxo na hora de fazer a decoração da sua casa? Que tal colocar a mão na massa agora mesmo, seguindo nossas dicas e se inspirando com as mais variadas ideias que compartilhamos com você.