Halloween: o que é, origem, história e dicas de decoração

Por -

Separe morcegos, abóboras, aranhas e uma fantasia bem horripilante porque o Halloween está chegando! Todo o ano, no dia 31 de outubro, centenas de países ao redor do mundo celebram o Dia das Bruxas ou Halloween, inclusive o Brasil.

E você? Vai deixar a data passar em branco ou vai entrar na brincadeira também? Nos aqui te ajudamos com dicas e tudo o mais que você precisa saber sobre a data, confira:

O que é Halloween? Origem e história da data

Ao contrário do que muita gente pode imaginar, o Halloween não é uma festa de origem americana. A versão mais conhecida e popular diz que a origem do Halloween é irlandesa, mais especificamente vinda do povo celta.

Por volta do século V a.C, os celtas celebravam o festival de Samhaim como forma de agradecer aos deuses pela colheita farta e se preparar para um novo ano, uma vez que o calendário celta se iniciava em 1 de novembro. A data também coincide com o fim do verão e inicio do inverno no hemisfério norte.

Nessa época, os celtas acreditavam que os espíritos dos mortos tinham livre acesso ao mundo dos vivos e podiam possuir o corpo de pessoas encarnadas. Para se proteger desses espíritos mal intencionados, os habitantes das aldeias celtas apagavam o fogo das casas e vestiam-se com roupas assustadoras como forma de repelir os maus espíritos.

Mais tarde, a Igreja Católica, como forma de manter sobre controle a tradição pagã dos celtas, transferiu a data em que comemorava o Dia de Todos os Santos, originalmente em 13 de maio, para o dia 1º de novembro, dando origem a festa que conhecemos hoje, inclusive no nome.

Isso porque a palavra Halloween vem do inglês All Hallow’s Eve que pode ser traduzida para a expressão “Véspera do Dia de Todos os Santos”.

Na Idade Média, a festa passou a receber o nome de Dia das Bruxas por estar associada ao paganismo.

Mas foi só no ano de 1845 que o Halloween começou a se popularizar na terra do Tio Sam após o inicio da imigração irlandesa. A festa foi tão bem aceita por lá que logo se tornou símbolo do país e da cultura de massa norte-americana.

Não demorou muito então para que o cinema e as marcas famosas levassem o Halloween para além das fronteiras dos países anglo-saxões, chegando inclusive ao Brasil.

Símbolos do Halloween

Falar em Halloween e não pensar em abóboras, gatos pretos e bruxas é praticamente impossível. Esses são alguns dos vários símbolos importantes que marcam essa data. A seguir, você confere a lista com os símbolos mais comuns do Halloween e seus significados:

Abóbora – O símbolo mais expressivo do Halloween é a abóbora com vela dentro, mas por quê? Reza a lenda que um homem chamado Jack gostava de fazer brincadeiras diabólicas e uma vez conseguiu prender o diabo dentro de uma árvore. Foi então que Jack propôs um pacto com o diabo dizendo que o soltaria se ele o deixasse em paz.

No entanto, quando Jack morreu não pode entrar no paraíso e o diabo não quis aceitá-lo no inferno com medo de suas brincadeiras, contudo, o diabo lhe ofereceu uma vela que Jack poderia usar para iluminar o caminho enquanto vagasse pela eternidade. Para não apagar a vela, Jack a colocou dentro de um nabo, transformando-o em uma lanterna. Mas, quando a lenda chegou nos Estados Unidos, a lanterna de Jack foi substituída pela abóbora dando origem ao símbolo do Halloween mais conhecido atualmente. 

Esqueletos e fantasmas – Na tradição celta, os espíritos assumiam formas de esqueletos e fantasmas para assustar as pessoas. Hoje em dia, esqueletos e fantasmas são as principais fantasias de Halloween.

Bruxas – O conceito de bruxa que temos atualmente vem da Idade Média, no período da Inquisição e, mais recentemente, dos filmes de Hollywood, ou seja, nada tem a ver com a tradição celta. Mas mesmo assim acabou se popularizando como um símbolo maligno capaz de amedrontar as pessoas durante o período do Halloween.

Gato preto – O gato preto faz parte da crendice popular que associa o animal a um intermediário entre os dois mundos (espiritual e material). O gato preto também é sempre associado as bruxas, como sendo seu companheiro inseparável.

Fogueira – A fogueira fazia parte dos rituais celtas do Samhaim e, mais tarde, passou a ser associada a inquisição e às bruxas. Logo, virou símbolo do Halloween.

Gostosuras e travessuras – A frase mais famosa do Halloween é “gostosuras e travessuras” ou, em inglês, “trick or treat”. Na antiga celebração celta era comum deixar comida para os espíritos como forma de amenizar as ações deles na terra. Assim, com o passar dos séculos, a tradição se transformou no pedido que as crianças fazem por doces ou travessuras. 

Decoração festa de Halloween

Animado para colocar a mão na massa e começar a sua decoração de Halloween? Então confira as dicas para deixar tudo o mais horripilante possível: 

Cores do Halloween

Preto e laranja são as cores oficiais do Halloween. Podem entrar ainda na decoração tons de roxo, vermelho e amarelo, mas não se esqueça da paleta principal.

Para dar um toque mais moderno à festa experimente usar tons metálicos. Uma dica bem baratinha para criar a sua decoração de Halloween é apostar em tecido de TNT para forrar as mesas, criar painéis e fazer labirintos e enfeites. O EVA também é outra boa opção para criar enfeites de Halloween personalizados.

Comidas e bebidas de Halloween

Comidas e bebidas não podem faltar na festa, por isso, a dica aqui é abusar de aperitivos que lembrem animais peçonhentos, partes do corpo, como dedos, cérebros, olhos e sangue, além de outras coisas medonhas, como túmulos de cemitério, caveiras e abóboras cuspindo vômito.

Vale apostar em lanchinhos, biscoitos e doces com formatos inusitados, bebidas com as cores da festa e, até mesmo, oferecer alguns aperitivos com textura e aparência pegajosa. Para isso, invista em gelatinas, pastas e cremes.

Ideias e sugestões de fantasias de Halloween

As fantasias mais típicas para o Halloween são as de bruxa, fantasma, esqueleto e da morte. Mas você pode inovar apostando em fantasias inspiradas em personagens de séries e filmes, como zumbis, palhaços assassinos, bonecas amaldiçoadas e por aí vai.

Decoração de Halloween: faça você mesmo

Que tal aprender agora algumas ideias de decoração de Halloween no melhor estilo “faça você mesmo?”. Assim, você cria uma decoração incrível, cheia de personalidade e gastando pouco:

Decoração de Halloween com papel higiênico

Ideias de decoração de Halloween usando garrafa pet

Como fazer abóbora de Halloween

Decoração de Halloween fácil e criativa

Quer mais ideias e inspirações para fazer um Halloween criativo e super diferente? Então vem conferir as imagens que selecionamos abaixo:

60 ideias e inspirações de halloween

Imagem 1 – Pratinhos descartáveis para um Halloween em tons de preto, branco e rosa.

Pratinhos descartáveis para um Halloween em tons de preto, branco e rosa

Imagem 2 – Decoração simples e marcante para o Halloween bem no hall de entrada da casa: um chapéu de bruxa!

Decoração simples e marcante para o Halloween bem no hall de entrada da casa: um chapéu de bruxa!

Imagem 3 – O gato preto, símbolo das bruxas, não fica de fora do Halloween. Aqui, ele aparece nos balões.

O gato preto, símbolo das bruxas, não fica de fora do Halloween. Aqui, ele aparece nos balões

Imagem 4 – O filme “Abracadabra” é uma boa sugestão de sessão cinema para o dia de Halloween.

O filme “Abracadabra” é uma boa sugestão de sessão cinema para o dia de Halloween

Imagem 5 – Que tal chocolates peçonhentos para distribuir para os convidados?

Que tal chocolates peçonhentos para distribuir para os convidados?

Imagem 6 – Halloween metálico em tons de prata e rosa para uma festa bem moderninha.

Halloween metálico em tons de prata e rosa para uma festa bem moderninha

Imagem 7 – As crianças vão se divertir com os balões em formato de gato preto.

As crianças vão se divertir com os balões em formato de gato preto

Imagem 8 – Nada como uma boa e velha casa mal assombrada para criar aquele clima assustador de Halloween.

Nada como uma boa e velha casa mal assombrada para criar aquele clima assustador de Halloween

Imagem 9 – Aranhas recheadas! Que tal essa ideia de aperitivo para o Halloween?

Aranhas recheadas! Que tal essa ideia de aperitivo para o Halloween?

Imagem 10 – Halloween colorido porque a festa também é diversão!

Halloween colorido porque a festa também é diversão!

Imagem 11 – Hocos Pocus, Boo e outras frases marcantes do universo assustador do Halloween.

Hocos Pocus, Boo e outras frases marcantes do universo assustador do Halloween

Imagem 12 – Cupcakes mal assombrados para o seu Halloween.

Cupcakes mal assombrados para o seu Halloween

Imagem 13 – Muitas cores para um Halloween divertido e alegre.

Muitas cores para um Halloween divertido e alegre

Imagem 14 – Já por aqui são os morceguinhos simpáticos que dão o tom da festa.

Já por aqui são os morceguinhos simpáticos que dão o tom da festa

Imagem 15 – Olha que ideia fácil de lembrancinha de Halloween! Saquinhos de papel com olhinhos para imitar monstrinhos.

Olha que ideia fácil de lembrancinha de Halloween! Saquinhos de papel com olhinhos para imitar monstrinhos

Imagem 16 – As teias de aranha garantem aquele clima mal assombrado bem realista para a festa de Halloween.

As teias de aranha garantem aquele clima mal assombrado bem realista para a festa de Halloween

Imagem 17 – Personalize os copos da festa de Halloween usando morcegos, caveiras e aranhas recortadas de papel.

Personalize os copos da festa de Halloween usando morcegos, caveiras e aranhas recortadas de papel

Imagem 18 – E o que acha de misturar Halloween com o tradicional Dia dos Mortos mexicano?

E o que acha de misturar Halloween com o tradicional Dia dos Mortos mexicano?

Imagem 19 – Waffles com formato de abóbora!

Waffles com formato de abóbora!

Imagem 20 – Frases espirituosas também entram na decoração do Halloween.

Frases espirituosas também entram na decoração do Halloween

Imagem 21 – Pote do terror!

Pote do terror!

Imagem 22 – Halloween em clima de discoteca dos anos 70.

Halloween em clima de discoteca dos anos 70

Imagem 23 – Fantasmas feitos de banana, abóboras com a boca cheia de pipoca e aranhas de bolacha recheada: uma mesa de doces bem criativa nesse Halloween.

Fantasmas feitos de banana, abóboras com a boca cheia de pipoca e aranhas de bolacha recheada: uma mesa de doces bem criativa nesse Halloween

Imagem 24 – Em qualquer loja de artigos para festa é possível encontrar itens personalizados com o tema de Halloween.

Em qualquer loja de artigos para festa é possível encontrar itens personalizados com o tema de Halloween

Imagem 25 – Alhos coloridos enfeitam a mesa e espantam os vampiros.

Alhos coloridos enfeitam a mesa e espantam os vampiros

Imagem 26 – O preto e o laranja são as cores principais dessa decoração de Halloween.

O preto e o laranja são as cores principais dessa decoração de Halloween

Imagem 27 – Bolo de Halloween para quem deseja aproveitar a data e comemorar o aniversário.

Bolo de Halloween para quem deseja aproveitar a data e comemorar o aniversário

Imagem 27 – Decoração de casa para o Halloween no estilo “faça você mesmo”.

Decoração de casa para o Halloween no estilo “faça você mesmo”

Imagem 29 – Abóboras coloridas e pintadas com morceguinhos: quem tem medo de um Halloween assim?

Abóboras coloridas e pintadas com morceguinhos: quem tem medo de um Halloween assim?

Imagem 30 – Adereços divertidos para os convidados da festa de Halloween.

Adereços divertidos para os convidados da festa de Halloween

Imagem 31 – Um gato preto e uma aranha para proteger o pote de doces.

Um gato preto e uma aranha para proteger o pote de doces

Imagem 32 – Pratinhos no formato de caveiras e de caixão.

Pratinhos no formato de caveiras e de caixão

Imagem 33 – A cozinha da casa também entrou no clima do Halloween.

Imagem 34 – Aperitivos com formato de monstrinhos para decorar e servir os convidados.

Aperitivos com formato de monstrinhos para decorar e servir os convidados

Imagem 35 – Balões coloridos e metálicos são um grande trunfo de decoração para o Halloween: fácil e barato.

Balões coloridos e metálicos são um grande trunfo de decoração para o Halloween: fácil e barato

Imagem 36 – Um mini caldeirão de bruxa para cada convidado.

Um mini caldeirão de bruxa para cada convidado

Imagem 37 – Tudo super personalizado por aqui! Uma fofura de Halloween.

Tudo super personalizado por aqui! Uma fofura de Halloween

Imagem 38 – Mesmo todo colorido, o Halloween não perde seu lado amedrontador.

Mesmo todo colorido, o Halloween não perde seu lado amedrontador

Imagem 39 – Copos de caveira, varalzinho de fantasmas e aranhas aramadas integram essa decoração de Halloween.

Copos de caveira, varalzinho de fantasmas e aranhas aramadas integram essa decoração de Halloween

Imagem 40 – Fantasia de bruxinha para as crianças: um clássico.

Fantasia de bruxinha para as crianças: um clássico

Imagem 41 – Um Halloween com a cara do Pinterest.

Um Halloween com a cara do Pinterest

Imagem 42 – O preto e o laranja podem ser inseridos em diversos objetos da decoração de Halloween.

O preto e o laranja podem ser inseridos em diversos objetos da decoração de Halloween

Imagem 43 – Biscoitinhos de Halloween.

Biscoitinhos de Halloween

Imagem 44 – A caveira do Dia dos Mortos mandou um alô nesse Halloween.

A caveira do Dia dos Mortos mandou um alô nesse Halloween

Imagem 45 – Balde com cara de abóbora para guardar os doces da festa.

Balde com cara de abóbora para guardar os doces da festa

Imagem 46 – Decoração minimalista de Halloween.

Decoração minimalista de Halloween

Imagem 47 – Aperitivos na cor da festa.

Aperitivos na cor da festa

Imagem 48 – Que tal um Halloween com cara de aniversário infantil?

Que tal um Halloween com cara de aniversário infantil?

Imagem 49 – A mesa está posta para o Halloween.

A mesa está posta para o Halloween

Imagem 50 – Pinte carinhas de fantasmas nas bexigas brancas. Uma maneira fácil e barata de decorar a casa para o Halloween.

Pinte carinhas de fantasmas nas bexigas brancas. Uma maneira fácil e barata de decorar a casa para o Halloween

Imagem 51 – Morcegos de papel: eles podem ser tudo o que você precisava para completar a decoração de Halloween.

Morcegos de papel: eles podem ser tudo o que você precisava para completar a decoração de Halloween

Imagem 52 – Uma inspiração de Halloween pra lá de feminina e delicada!

Uma inspiração de Halloween pra lá de feminina e delicada!

Imagem 53 – Mortiça e Frankenstein já chegaram por aqui!

Mortiça e Frankenstein já chegaram por aqui!

Imagem 54 – E que tal um Halloween em preto e rosa?

E que tal um Halloween em preto e rosa?

Imagem 55 – Kit Halloween: tem tudo o que não pode faltar na festa!

Kit Halloween: tem tudo o que não pode faltar na festa!

Imagem 56 – O famoso Jack da Lanterna dá o tom dessa decoração de Halloween.

O famoso Jack da Lanterna dá o tom dessa decoração de Halloween

Imagem 57 – Sirva cupackes no Halloween. Eles são práticos e podem ser decorados como quiser.

Sirva cupackes no Halloween. Eles são práticos e podem ser decorados como quiser

Imagem 58 – Uma abóbora florida para lembrar que é Halloween.

Uma abóbora florida para lembrar que é Halloween

Imagem 59 – Doces ou travessuras? E o que pergunta o cartaz.

Doces ou travessuras? E o que pergunta o cartaz

Imagem 60 – Abóboras de todo o tipo para decorar o Halloween: de papel, de tecido, de madeira e, claro, as de verdade.

Abóboras de todo o tipo para decorar o Halloween: de papel, de tecido, de madeira e, claro, as de verdade