Jardins de casas: inspirações e dicas para você seguir com fotos

Por -

Quem nunca sonhou com um jardim em casa? Daqueles bem gramados, floridos e iluminados? Um verdadeiro sonho. Acontece que muitas vezes esse sonho esbarra naquela ideia de que um jardim é trabalhoso demais, caro demais e etc, etc, etc.

Só que o post de hoje vai te convencer do contrário e acabar de uma vez por todas com esses pensamentos negativos que atrapalham o seu sonho. Vamos te provar – por A mais B – que é possível sim ter um jardim em casa, cuidar dele direitinho e viver cheio de orgulho depois. Disposto a colocar a mão na massa, ou melhor, na terra hoje mesmo? Vem com a gente!

Como fazer um jardim residencial

Não importa se você vai construir um jardim de casa simples e pequeno ou um jardim grande e amplo, alguns detalhes e cuidados são os mesmos e devem ser avaliados com atenção para garantir o sucesso da sua empreitada como jardineiro. Vamos começar falando do local:

Defina o local e tamanho do jardim

O primeiro passo é definir o local e o tamanho do jardim. Você pode optar por um jardim pequeno na frente da casa, pegando apenas uma parte da área disponível, ou então criar um jardim que cubra toda a entrada. Outra opção é fazer o jardim junto ao muro, especialmente se a sua casa for toda fechada sem visão interna.

Ainda é possível construir um jardim nos fundos da casa. Veja qual lugar é mais interessante para você e sua família. O importante é levar em consideração que uma das principais funções do jardim é embelezar a casa.

Ao escolher o local para o jardim procure saber antecipadamente qual a incidência de sol, sombra, chuva e ventos no local. Essas condições alteram o desenvolvimento das plantas e são fundamentais para que o jardim vá para frente.

Quanto tempo você tem?

Outro aspecto importante que deve ser levado em conta na hora do planejamento do jardim é determinar quanto tempo você tem disponível para cuidar desse espaço. Quanto mais tempo, maior a variedade de plantas possíveis de serem cultivadas, já para quem dispõe de pouco ou quase nenhum tempo o mais recomendado é optar por plantas de fácil manutenção e da mesma família, pois essas geralmente exigem cuidados semelhantes.

Escolha as plantas

A escolha das plantas deve levar em consideração dois fatores cruciais e que já mencionamos aqui: tempo de dedicação e as condições do local onde será feito o jardim.

Algumas espécies de plantas precisam de luz solar abundante para se desenvolverem, outras, no entanto, só vivem na sombra e ainda existem aquelas que apreciam sol e sombra. Você deve escolher as espécies a partir dessas variáveis. Uma dica é: espécies com flores e frutos, em sua maioria, exigem mais de seis horas por dia de luz solar direta, já folhagens e arbustos tendem a viver muito bem na sombra.

Se tempo não é problema para você pode investir em espécies com flores, que naturalmente exigem mais cuidados. Uma boa aposta são lavandas, margaridas, azaleias, amor perfeito, petúnias, begônias e as vincas

Para os que possuem a agenda cheia, as folhagens são ótimas opções, pois não exigem muitos cuidados e a manutenção é simples. Você pode apostar nas inúmeras variedades de palmeiras e indo até as espécies mais delicadas como os lirios da paz, ainda é possível cultivar espadas de são Jorge, antúrios, cactos e suculentas.

Independente das espécies escolhidas lembre-se sempre de pesquisar pelas preferências de rega, adubação, poda e luz de cada uma delas.

Antes de começar o plantio também é interessante buscar referências de paisagismo para te orientar no estilo e na melhor disposição das plantas. Um jardim estilo tropical combina com bananeiras de jardim, palmeiras, estrelícias e samambaias, já para um visual romântico e provençal aposte em rosas, lavandas e camélias. Jardins de inspiração oriental combinam com pinheiros e pequenos arbustos bem aparados, além, é claro, de bambus.

Cactos e suculentas são a cara de um jardim rústico, enquanto as folhagens garantem uma uniformidade visual e podem compor fachadas modernas, elegantes e sofisticadas.

Decoração do jardim

Quando se fala em decoração de jardim uma das primeiras coisas que vem a cabeça são os tradicionais e divertidos anões de jardim, mas a decoração desse espaço vai muito além disso.

Nesse caso, considere abrir espaço para uma iluminação agradável, capaz de valorizar ainda mais o paisagismo. Hoje em dia é possível contar com lâmpadas de LED que são mais seguras, resistentes e duráveis para ambientes externos. A iluminação pode ser direcionada para alguma planta especifica ou você ainda pode optar por criar um caminho iluminado.

As fontes de água ou mini lagos criam movimento e preenchem o jardim com paz e tranquilidade. Que tal também levar bancos para o jardim? Dessa forma você aumenta o conforto do local e ainda cria um ambiente mais convidativo para momentos de descanso. E, por fim, pense no uso de pedras para criar caminhos e passagens entre um lado e outro do jardim.

60 imagens de jardins em casa para você se inspirar

Depois de todas essas dicas você já está munido com o que precisa para construir o seu próprio jardim, mas antes de começar a cavar e plantar acompanhe a seleção de fotos abaixo de jardins de casas. São 60 inspirações de jardins pequenos, simples, grandes, decorados, entre muitas outras propostas para você tomar como referência. Confira:

Imagem 1 – Um pequeno e bem cuidado jardim para emoldurar a casinha amarela.

Um pequeno e bem cuidado jardim para emoldurar a casinha amarela

Imagem 2 – O caminho de pedras com pergolado permite andar e contemplar os dois lados do jardim.

O caminho de pedras com pergolado permite andar e contemplar os dois lados do jardim

Imagem 3 – Jardim pequeno, simples e confortável, ideal para quem não tem muito tempo para jardinagem; repare que o chão de pedras substitui a grama e a alta manutenção que ela exige, enquanto os bambus preenchem o espaço de verde.

Jardim pequeno, simples e confortável, ideal para quem não tem muito tempo para jardinagem; repare que o chão de pedras substitui a grama e a alta manutenção que ela exige, enquanto os bambus preenchem o espaço de verde

Imagem 4 – Mesmo com pouco espaço, essa casa encontrou uma solução simples e encantadora para ter um jardim.

Mesmo com pouco espaço, essa casa encontrou uma solução simples e encantadora para ter um jardim

Imagem 5 – O deck de madeira delimita a área do jardim e deixa o espaço mais aconchegante.

O deck de madeira delimita a área do jardim e deixa o espaço mais aconchegante

Imagem 6 – Um jardim de pequenos arbustos, árvores e uma parede verde para encerrar a proposta.

Um jardim de pequenos arbustos, árvores e uma parede verde para encerrar a proposta

Imagem 7 – Nessa área externa, o jardim foi criado nas laterais rente ao muro; as árvores fecham o espaço aéreo, garantindo o clima de tranquilidade e aconchego.

Nessa área externa, o jardim foi criado nas laterais rente ao muro; as árvores fecham o espaço aéreo, garantindo o clima de tranquilidade e aconchego

Imagem 8 – Um caminho iluminado de pisantes de pedra.

Um caminho iluminado de pisantes de pedra

Imagem 9 – O jardim de rosas trouxe romantismo e um certo ar retrô para essa casinha; destaque para o corredor com curvas que garante movimento ao espaço.

O jardim de rosas trouxe romantismo e um certo ar retrô para essa casinha; destaque para o corredor com curvas que garante movimento ao espaço

Imagem 10 – Jardim integrado com a sala de estar: proposta moderna de paisagismo.

Jardim integrado com a sala de estar: proposta moderna de paisagismo

Imagem 11 – Cascata verde no corredor de entrada.

Cascata verde no corredor de entrada

Imagem 12 – Simplicidade acolhedora: aqui, o gramado com pisantes e algumas poucas espécies de plantas já foram suficientes para criar o jardim.

Simplicidade acolhedora: aqui, o gramado com pisantes e algumas poucas espécies de plantas já foram suficientes para criar o jardim

Imagem 13 – Corredor tropical e fresco.

Corredor tropical e fresco

Imagem 14 – Tudo fica bem melhor com uma piscina, não é mesmo?

Tudo fica bem melhor com uma piscina, não é mesmo?

Imagem 15 – Espaço não é problema quando se deseja um jardim em casa; aqui o jardim percorre o muro pela lateral da casa.

Espaço não é problema quando se deseja um jardim em casa; aqui o jardim percorre o muro pela lateral da casa

Imagem 16 – Um cantinho verde para ninguém colocar defeito.

Um cantinho verde para ninguém colocar defeito

Imagem 17 – Casinha pequena e rústica adornada pelo jardim de frente.

Casinha pequena e rústica adornada pelo jardim de frente

Imagem 18 – Combinar madeira com plantas é sempre uma ótima pedida.

Combinar madeira com plantas é sempre uma ótima pedida

Imagem 19 – Um gramado verde para as crianças se divertirem.

Um gramado verde para as crianças se divertirem

Imagem 20 – As pedras dão um toque rústico e árido ao jardim dessa cobertura.

As pedras dão um toque rústico e árido ao jardim dessa cobertura

Imagem 21 – Ideal para passar as tardes.

Ideal para passar as tardes

Imagem 22 – Como negar a importância de um jardim na fachada da casa?

Como negar a importância de um jardim na fachada da casa?

Imagem 23 – Os jardins verticais são uma ótima opção para driblar a falta de espaço.

Os jardins verticais são uma ótima opção para driblar a falta de espaço

Imagem 24 – O muro com plantas trepadeiras garantem profundidade ao jardim.

O muro com plantas trepadeiras garantem profundidade ao jardim

Imagem 25 – Não se esqueça do banquinho para poder contemplar o seu jardim ao final do dia.

Não se esqueça do banquinho para poder contemplar o seu jardim ao final do dia

Imagem 26 – Se desejar apostar em estofados e almofadas para o jardim externo, opte por tecidos impermeáveis.

Se desejar apostar em estofados e almofadas para o jardim externo, opte por tecidos impermeáveis

Imagem 27 – Jardim com churrasqueira.

Jardim com churrasqueira

Imagem 28 – Para cair de amores por esse arco de rosas na entrada da casa.

Para cair de amores por esse arco de rosas na entrada da casa

Imagem 29 – Espaço gourmet com jardim: tire o máximo de proveito da sua área externa.

Espaço gourmet com jardim: tire o máximo de proveito da sua área externa

Imagem 30 – Jardim de girassóis no telhado de casa.

Jardim de girassóis no telhado de casa

Imagem 31 – Pedra e grama para ressaltar a beleza da fachada de madeira.

Pedra e grama para ressaltar a beleza da fachada de madeira

Imagem 32 – Jardim de plantas rasteiras e multi coloridas.

Jardim de plantas rasteiras e multi coloridas

Imagem 33 – Amplo e contemplativo.

Amplo e contemplativo

Imagem 34 – Faça com que seu jardim seja tão bonito de noite, quanto é de dia.

Faça com que seu jardim seja tão bonito de noite, quanto é de dia

Imagem 35 – Piscina, deck de madeira e jardim vertical; a paisagem que vem de fora finaliza a proposta.

Piscina, deck de madeira e jardim vertical; a paisagem que vem de fora finaliza a proposta

Imagem 36 – Quer algo mais convidativo do que um balanço de madeira no jardim?

Quer algo mais convidativo do que um balanço de madeira no jardim?

Imagem 37 – Mesa e cadeiras de ferro para apreciar o jardim nas tardes quentes.

Mesa e cadeiras de ferro para apreciar o jardim nas tardes quentes

Imagem 38 – Jardim com mini lago, deck de madeira, vasos, banquinhos e bambus.

Jardim com mini lago, deck de madeira, vasos, banquinhos e bambus

Imagem 39 – A altura desse jardim vertical impressiona quem chega por aqui.

A altura desse jardim vertical impressiona quem chega por aqui

Imagem 40 – O que acha de passar uma tarde sob a sombra dessa linda glicínia amarela?

O que acha de passar uma tarde sob a sombra dessa linda glicínia amarela?

Imagem 41 – Não tem stress que sobreviva a um jardim florido como esse; o melhor lugar do mundo para relaxar depois de um dia cheio.

Não tem stress que sobreviva a um jardim florido como esse; o melhor lugar do mundo para relaxar depois de um dia cheio

Imagem 42 – O destaque aqui fica por conta dos graciosos vasos de margaridinhas.

O destaque aqui fica por conta dos graciosos vasos de margaridinhas

Imagem 43 – Quase dá para ouvir os pássaros cantar só de olhar para a foto desse jardim.

Quase dá para ouvir os pássaros cantar só de olhar para a foto desse jardim

Imagem 44 – E se tiver espaço plante uma árvore.

E se tiver espaço plante uma árvore

Imagem 45 – Uma opção interessante de paisagismo é deixar a área central livre e cultivar as plantas nas laterais do jardim.

Uma opção interessante de paisagismo é deixar a área central livre e cultivar as plantas nas laterais do jardim

Imagem 46 – Refúgio verde no meio da cidade.

Refúgio verde no meio da cidade

Imagem 47 – Escolha materiais de fibras naturais para os móveis do jardim, como a palha e o vime, são mais resistentes e duráveis.

Escolha materiais de fibras naturais para os móveis do jardim, como a palha e o vime, são mais resistentes e duráveis.

Imagem 48 – O jardim em níveis é muito atraente para o olhar, como esse que tem as árvores no ponto mais alto e vai diminuído até chegar nas espécies rasteiras ao fundo.

O jardim em níveis é muito atraente para o olhar, como esse que tem as árvores no ponto mais alto e vai diminuído até chegar nas espécies rasteiras ao fundo

Imagem 49 –

Imagem 50 – Um canteiro em cada degrau.

Um canteiro em cada degrau

Imagem 51 – Respeite as preferências de luz e sombra de cada espécie, assim você terá um jardim lindo e bem cuidado.

Respeite as preferências de luz e sombra de cada espécie, assim você terá um jardim lindo e bem cuidado

Imagem 52 – Canteiros centrais emoldurados pelos caminhos de pedra.

Canteiros centrais emoldurados pelos caminhos de pedra

Imagem 53 – O verde toma conta da fachada dessa casa, começando pelo tapete que cobre o chão, passando pela parede até chegar no teto.

O verde toma conta da fachada dessa casa, começando pelo tapete que cobre o chão, passando pela parede até chegar no teto

Imagem 54 – Sob a sombra de uma árvore a vida flui mais devagar.

Sob a sombra de uma árvore a vida flui mais devagar

Imagem 55 – A ideia dos níveis foi aplicada aqui também, mas dessa vez usando degraus onde cada um destaca um tipo de planta diferente.

A ideia dos níveis foi aplicada aqui também, mas dessa vez usando degraus onde cada um destaca um tipo de planta diferente.

Imagem 56 – Sombra e água fresca!

Sombra e água fresca!

Imagem 57 – Pequeno, simples e rústico.

Pequeno, simples e rústico

Imagem 58 – Coloque uma porta de vidro entre o jardim e a área interna da casa, assim é possível integrar os ambientes.

Coloque uma porta de vidro entre o jardim e a área interna da casa, assim é possível integrar os ambientes

Imagem 59 – Contraste marcante entre o branco e o verde.

Contraste marcante entre o branco e o verde

Imagem 60 – A figura de Buda vem para lembrar que o jardim é espaço de contemplação e tranquilidade.

A figura de Buda vem para lembrar que o jardim é espaço de contemplação e tranquilidade