Limpeza de casa: dicas e truques para sala, quarto e mais

Por -

A limpeza de casa é uma tarefa que não pode ser ignorada. O ambiente é o tempo todo frequentado por pessoas. Seja apenas você ou a família completa e por isso é natural que a sujeira vá acumulando.

Mesmo quando se tem alguns cuidados diários como lavar a louça e passar uma vassoura ou aspirador em todos os cômodos do seu lar, chega um momento em que é preciso se dedicar a uma limpeza pesada.

Dessa forma você evita a proliferação de ácaros e bactérias – e baratas, que também gostam de ambientes sujos. Mas será que existem dicas que facilitam essa tarefa? E por onde começar quando chega o dia da limpeza completa da casa?

Se essa é sua dúvida, vamos ajudar com várias dicas para facilitar a limpeza da sua casa!

Dicas para antes de começar

Limpeza de casa: geral

Antes de dar início a limpeza da casa é interessante se preparar e entrar no clima, para isso você pode:

1. Listar tudo que precisa ser feito

Todos os cômodos da casa precisam ser limpos? Ou apenas alguns? Há sempre alguma tarefa, mesmo que pequena que pode ser realizada em cada espaço. Anote e busque começar pelos locais que tem mais coisas para fazer.

2. Abra as janelas da casa

Durante o processo da limpeza da casa é normal que levante poeira e você tenha que entrar em contato com produtos químicos. Abra bem as janelas e deixe os ambientes arejados, assim consegue cumprir a tarefa sem atacar as alergias.

3. Junte os materiais necessários

Separe tudo o que você vai precisar: vassouras, esfregões, panos, baldes, detergente, água sanitária, escovões. Deixe todos esse materiais próximos, assim você já os tem a mão quando precisar usar.

4. Guarde objetos e calçados

Há algo espalhado pelo chão em algum cômodo da casa? O primeiro passo antes de começar a limpeza é juntar tudo. Pode ser os brinquedos das crianças, aquela pilha de roupas acumulada na cadeira ou os seus sapatos. Separe o que vai para lavar e o que pode ser guardado volta a seu devido lugar.

5. Reúna todos que moram na casa

A limpeza da casa nunca deve ser responsabilidade de uma única pessoa. No dia de dar uma geral em tudo, reúna todos os moradores e divida as tarefas. Assim vocês conseguem terminar mais rapidamente.

6. Comece logo cedo

O ideal é começar a limpeza ainda pela manhã. Levante cedo, tome um bom café da manhã, vista uma roupa confortável e indicada para a tarefa e então inicie pelo cômodo que está mais sujo.

Limpeza de casa em quartos

Limpeza de casa no quarto

No quarto você deve começar arrumando a cama e pondo lençóis e cobertores para lavar se achar necessário. Aproveite também para juntar qualquer coisa que esteja no chão e separe as roupas acumuladas fora do guarda-roupa.

Tapetes e cortinas podem ser colocados na máquina ou expostos ao sol. Retire-os do quarto junto com as roupas de cama, cobertores e tudo que vai para lavar.

Pegue o aspirador de pó ou uma vassoura e passe em todo o ambiente. Se usar o aspirador pode aproveitar para limpar as frestas da janela. Nesse momento tire móveis do lugar. Exceto o guarda-roupas que é mais pesado, o resto deve ser mexido para garantir uma boa limpeza.

Use um pano seco para retirar o pó dos rodapés e das tomadas. Em seguida, passe um pano úmido mas frestas da janela – se não usou o aspirador de pó anteriormente. Prepare uma mistura de água e detergente e molhe uma esponja macia. Esfregue os vidros da janela.

Se preferir pode usar limpa-vidros nessa etapa. Primeiro espirre o produto no vidro e esfregue com um pano. Finalize passando um pano seco para dar brilho. Se usar água e detergente, aposte em um pano levemente úmido.

Separe um pano de chão para finalizar a limpeza do quarto. Molhe em um balde com água e detergente ou use algum produto indicado para o piso da sua casa. Torça o pano e esfregue no chão com a ajuda de um rodo. Deixe secar sozinho ou se achar necessário, passe um pano seco em seguida.

Limpeza de casa em banheiros

Limpeza de casa: banheiros

Nos banheiros, comece retirando tapetes, toalhas de rosto e de banho. Todos devem ser colocados na máquina ou separados para lavar posteriormente. Esvazie também a lixeira e lave o objeto.

Comece passando um aspirador de pó ou varrendo toda a parte de fora do box do banheiro. Em seguida, entre no box e espirre desengordurante nos azulejos e no próprio box. Use luvas e uma esponja para esfregar. Enxague com a ajuda do próprio chuveiro.

Passe para o vaso sanitário. Inicie a limpeza pela parte de dentro. Despeje um pouco de água sanitária ou produto específico para limpar o vaso e deixe agir por alguns minutos. Enquanto isso limpe a parte externa da privada. Use o escovão para remover a sujeira de seu interior e finalize com o tampo do vaso.

Termine a tarefa limpando a pia do banheiro. Arrume armários e passe um pano úmido neles e no espelho (neste pode usar o limpa-vidros). Use uma esponja com água e detergente para tirar a sujeira da pia. Enxague com a água da torneira e deixe secar sozinho.

Por último, molhe um pano de chão em água e detergente e esfregue em todo o piso do banheiro, exceto na parte do box. Se as paredes são azulejadas, pode passar o pano nelas também.

Limpeza de casa em área de serviço ou lavanderia

Lave todas as peças de roupa, toalhas e cortinas que separou do restante da casa. A máquina de lavar começa a trabalhar junto com você. Deixe que ela cumpra os ciclos de lavagem e não esqueça de adicionar amaciante (para as roupas).

Depois que terminar de lavar tudo, deixe a máquina fazer um ciclo completo sem nada dentro, apenas para tirar sujeiras de seu interior. Aproveite também para limpar a área em que são colocados o sabão em pó e o amaciante e o espaço em que se acumulam fiapos.

Não deixe nada acumulado no tanque. Limpe tudo que estiver por ali. Se o ferro de passar fica na área de serviço, limpe sua base e compartimento de água (nos ferros a vapor). Por último, passe um pano com água sanitária diluída em água em todo o piso.

Limpeza de casa na sala

Limpeza de casa na sala

Tire o pó de todos os móveis e objetos que ficam na sala da casa. Pode usar um pano macio para essa tarefa. Deixe uma caixa por perto e guarde pequenos objetos, principalmente aqueles mais frágeis que podem se quebrar.

Passe um pano úmido nos móveis e use panos de microfibra para TV, computador e outros eletrodomésticos. Pegue o aspirador de pó ou vassoura e limpe o piso. Se for usar o aspirador aproveite para aspirar o sofá.

Lembre-se de tirar cortinas, capas de sofá e separá-las para lavar posteriormente. Use o aspirador para remover sujeiras que estão próximas ao teto, no rodapé e nas esquadrias das janelas. Uma vassoura com pano úmido (ou apenas o pano no caso das janelas) também cumpre bem essa função.

Lave o sofá se for necessário. Siga as orientações do fabricante e do tipo de tecido do móvel. Finalize passando um pano umedecido em detergente diluído na água por todo o piso e paredes da sala.

Limpeza de casa na cozinha

Limpeza de casa: cozinha

Se há louça na pia, é por ela que você deve começar. Lave, seque e guarde todos os utensílios de cozinha. Limpe bem a pia, pode usar um pano específico para isso e o próprio detergente lava louça.

Separe panos de prato e toalhas de mesa usadas para lavar. Coloque em um balde e leve para a área de serviço. Você pode deixá-los de molho ou colocar na máquina.

Volte para a cozinha e retire todas as bocas e grades do fogão e lave bem. Enquanto isso, limpe também a parte de cima do eletrodoméstico. Pode usar uma esponja macia e evite produtos abrasivos. Seque com a ajuda de um pano de microfibra e depois de secar as bocas e grades, coloque-as de volta a seu lugar.

Caso o forno esteja sujo, aproveite para limpar também. Esponja e lava louças são suficiente nos casos de sujeira mais leve. Veja também se o forno do seu fogão não possui limpeza automática.

Micro-ondas e geladeira são os próximos a serem limpos. Lave o prato do micro-ondas na pia e seque. Seu interior pode ser limpo com uma esponja e detergente neutro. Deixe a porta do eletrodoméstico aberta até que esteja seco.

Na geladeira jogue fora qualquer alimento que esteja vencido, estragado ou exalando cheiro ruim. Em seguida limpe cada compartimento. Gavetas removíveis podem ser lavadas no tanque da área de serviço e depois de secas, colocadas de volta a seu lugar. Por fora da geladeira, um pano com desengordurante ou algumas gotas de lava louça já ajudam a retirar a sujeira.

Use um pano macio com desengordurante ou algumas gotas de detergente para limpar as portas e armários da cozinha por fora. Se achar que o interior dos armários precisa ser organizado, aproveite esse momento para colocar panelas e utensílios em ordem.

Pegue o aspirador de pó e passe por todo o piso. Se quiser pode usar também uma vassoura. Finalize passando um pano umedecido em água sanitária misturada em água por todo o piso da cozinha.

Viu como não é tão difícil assim fazer a limpeza da casa? Siga essas dicas e deixe seu lar sempre brilhando!