Robô aspirador: veja como funciona e como utilizar

Por -

O robô aspirador de pó é o sonho de consumo de quem deseja ver a casa limpa sem precisar fazer nenhum esforço.

Com design futurista, esse robozinho mexe com a imaginação e aguça a curiosidade de quem o vê em ação.

Só que mesmo com tanta tecnologia, fica a pergunta: será que o robô aspirador de pó realmente funciona? Limpa de verdade? Todos eles são iguais? Qual comprar?

Nossa, são muitas dúvidas!

Por isso, se você está interessado em comprar um robô aspirador de pó, continue acompanhando esse post, vamos responder a essas e outras perguntas.

Como funciona o robô aspirador de pó?

O robô aspirador de pó possui sensores capazes de detectar obstáculos e sair deles. É por isso que o robozinho não cai de escadas, nem bate em móveis ou paredes.

Para o processo de limpeza, o robô aspirador de pó conta com cerdas e escovinhas distribuídas por toda sua base, aspirando e empurrando a sujeira para dentro do reservatório.

E você já deve ter notado que o robô aspirador não possui fios. Isso porque ele funciona a base de uma bateria que, em média, possui autonomia para trabalhar por cerca de 120 minutos. 

Quais as vantagens do robô aspirador?

Liberdade para você

Sem dúvida nenhuma, o principal motivo para levar alguém a querer um robô aspirador é a facilidade de limpeza.

Na verdade, você não precisa se preocupar com nada. O robô faz tudo sozinho.

E com isso você tem tempo livre para se dedicar a outras coisas mais interessantes.

Limpeza programada

A maior parte dos modelos de robô aspirador de pó possui a função de programar o horário de inicio da limpeza.

Basta informar ao robô o momento de começar a trabalhar e ele começa a limpar o chão para você.

E se você se esquecer de fazer a programação pode enviar um comando através do seu aparelho celular, mas essa função não está disponível para todos os modelos de robô.

A ideia da limpeza programada é muito útil para quem passa muito tempo fora de casa ou precisa que o robô funcione apenas em um momento especifico do dia. 

Cabe em qualquer cantinho

O robô aspirador cabe em qualquer cantinho da casa. E não estamos nos referindo apenas ao momento de armazená-lo.

O robô aspirador é baixinho, alguns modelos possuem apenas 3 centímetros de altura. Isso significa que ele é capaz de limpar com muita eficiência os vãos embaixo das camas, sofás, geladeira e armários.

Alguns, mais robustos, podem chegar a uma altura de 10 centímetros, o que também não é nada mal.

Essa pequena estatura garante que toda sua casa fique livre de pó, sem que você precise arrastar móveis para fazer a limpeza.

Sensores

O robô aspirador de pó só possui a eficiência que possui graças aos seus sensores que permitem que ele se localize no ambiente.

Esses sensores também indicam ao robô a presença de obstáculos, paredes e vãos abertos, protegendo o equipamento de quedas.

Os sensores revelam ainda os locais da casa com mais sujeira e que necessitam de uma maior dedicação.

Os modelos de robô aspirador mais simples possuem apenas sensores infravermelhos e mecânicos capazes de detectar obstáculos a curta distância.

Já os modelos mais tecnológicos e avançados possuem sensores ultrassônicos que permitem ao robô detectar a rota de limpeza mais adequada.

A tecnologia de mapeamento mais moderna para robôs existente hoje no mercado é o VSLAM (Vision Simultaneos Localization and Mapping, ou Localização Simultânea Visual e Mapeamento).

Filtro HEPA

Os robôs aspiradores possuem filtro HEPA. Isso quer dizer que o aparelho é capaz de reter até 99% das partículas de poeira, eliminando até mesmo os ácaros.

Esse filtro é muito recomendado para quem tem problemas respiratórios, uma vez que as partículas são praticamente todas removidas e, ao contrário dos aspiradores de pó comuns, não liberam pó de volta para o ar.

Autonomia

O robô aspirador de pó possui autonomia de trabalho de até duas horas, dependendo do modelo.

Ou seja, esse pequenino consegue realizar uma limpeza completa com apenas uma carga em casas de até 100 m².

Mas e se a bateria acabar e ele não tiver concluído o serviço? Você não precisa se preocupar com isso.

A maioria dos modelos identifica quando a carga da bateria está no fim e manda o robô de volta para a base para recarregar automaticamente. Quando o robô completa a carga, ele retorna do ponto de onde parou.

Bem espertinho não?

Quais as desvantagens do robô aspirador?

Capacidade de armazenamento

Por ser um aparelho pequeno e de baixa estatura, o robô aspirador possui um compartimento pequeno para armazenar a sujeira.

Dessa forma, é fundamental que a cada limpeza você remova o filtro e retire todo o pó.

Caso o compartimento fique cheio o robô não irá trabalhar e você ainda corre o risco dele espalhar a sujeira ao invés de sugar.

Outro problema é que o acumulo de pó, pelo e outras partículas pode, com o tempo, danificar e comprometer o funcionamento correto do aparelho. 

Pets em casa

Se você tem gato ou cachorro em casa precisará socializar o robô com os bichanos primeiro.

Os animais podem estranhar a presença do novo morador e atacá-lo. O recomendado, nesses casos, é deixar o robô funcionando quando você está em casa para garantir que os bichinhos fiquem a uma distância segura do aparelho, pelo menos até eles se familiarizarem.

Outro detalhe importante: se o seu pet faz as necessidades diretamente no chão ou em cima de uma folha de jornal, o robô aspirador vai identificar a cacaquinha do seu cachorro como uma sujeira que precisa ser limpa.

E aí já viu né? A meleca está feita!

Por isso, antes de colocar o robô para funcionar retire a sujeira do seu pet. 

Desníveis no chão

O robô aspirador não consegue ultrapassar desníveis com mais de 30º de inclinação.

Isso significa que se o desnível do seu piso da cozinha em relação ao da sala for maior do que esse ângulo, provavelmente o robozinho não vai conseguir passar.

Alguns modelos contam com tração nas rodas para ajudar a driblar esses obstáculos, mas se a diferença for grande ele não vai conseguir passar mesmo assim.

O mesmo vale para tapetes que possam estar fora do lugar, por exemplo.

Tempo da limpeza

O robô aspirador pode até executar toda a tarefa sozinho, só que ele vai fazer isso no tempo dele.

Portanto, tenha paciência. A limpeza completa pode demorar até duas horas. E se a sua casa for grande, ele ainda vai precisar parar para recarregar e só depois retomar o serviço.

Faxina não é com ele

O robô aspirador é ótimo para fazer a manutenção da limpeza, mas não conte com ele para o serviço pesado. Primeiro porque ele demora para concluir  o serviço, segundo porque ele não tem potência suficiente para remover sujeiras mais pesadas.

O robô aspirador funciona bem para sugar partículas de pó, pelos, fios de cabelo, migalhas de comida e uma ou outra sujeira maior, como um torrãozinho de terra ou uma pedrinha.

O trabalho bruto mesmo vai continuar com você.

Ruído

Alguns modelos de robô aspirador são silenciosos e emitem pouco ruído, mas nem todos são assim, especialmente os mais baratos.

Por isso, se você vai ficar em casa enquanto o robô trabalha pode ser que se incomode com o barulho dele.

Nada de água

O robô aspirador não pode trabalhar em áreas molhadas. Banheiros, área de serviço e área externa devem ser evitados.

Caso ele entre em contato com a água pode sofrer uma pane ou até mesmo um curto circuito.

Assistência técnica

Antes de comprar o seu robô aspirador verifique se a empresa possui assistência técnica autorizada perto de você.

Alguns modelos importados simplesmente não possuem peças de reparo disponíveis no Brasil e você ainda pode ter dificuldades em encontrar mão de obra especializada.

Fios

Muito cuidado também com os fios. Um emaranhado de fios atrás do rack da sala, por exemplo, pode fazer o robô se prender e não conseguir sair sem a sua ajuda.

Como escolher o robô aspirador

A escolha do modelo do robô aspirador deve ser feito de acordo com as suas necessidades.

Existem modelos variados à venda e a opção por um ou outro é exclusivamente sua.

A dica é analisar as funções de cada modelo e avaliar quais delas realmente são importantes para você.

Por exemplo, se você tem criança pequena em casa ou alguém que precise dormir durante o dia, os modelos silenciosos são a melhor opção.

Já se você passa muito tempo fora é interessante buscar por um modelo com sistema de rastreamento e mapeamento avançado.

Se a sua casa é muito grande, prefira modelos com uma maior autonomia de bateria.

Mas se você deseja mesmo um robô que aspire com perfeição os tapetes e carpetes, opte por um modelo com maior potência e, consequentemente, maior poder de sucção.

Quanto custa um robô aspirador?

Uma busca rápida pela internet e já é possível notar a imensa variedade de modelos e preços de robô aspirador.

De modo geral, os valores de um robô aspirador costuma variar entre R$ 400 a R$ 6000.

E a regra é a mesma: quanto mais funções e tecnologia agregada, mais caro se torna o produto.

Acontece que nem sempre o modelo ultra mega power será o melhor para você.

Analise, conforme a dica acima, suas necessidades antes de comprar o robô aspirador.

Melhores modelos de robô aspirador

Um dos modelos mais populares de robô aspirador é o Roomba 650. A fabricante é a iRobot, responsável também por introduzir no mercado a primeira linha de robôs inteligentes do  mundo.

O modelo possui praticamente todas as funções que se espera de um aspirador robô: ele mapeia toda a casa, possui sensores de obstáculos, escovinha para acessar quinas e cantos difíceis, vai para a base sozinho quando está com a bateria baixa e pode ser acessado de modo remoto pelo celular.

O problema é que o modelo é gringo e você pode acabar tendo dificuldades em encontrar peças de reposição e assistência técnica.

Outro robozinho que tem feito sucesso é o Samsung POWERbot. Ele é muito indicado para quem tem animais em casa, já que possui um recurso que impede o entupimento do filtro ao sugar pelos.

Mas se você procura um modelo de aspirador robô com bom custo beneficio, a dica é optar pelo Fast Clean Bivolt, da marca Mondial.

Ele não possui sensores de mapeamento avançado, mas cumpre com eficiência sua função de aspirar e varrer a casa desviando de obstáculos, além de contar com uma autonomia de duas horas.

Com apenas oito centímetros de altura, o aspirador robô da Mondial também consegue acessar cantinhos e espaços difíceis.

Agora que você já conhece todas as vantagens, desvantagens e algumas das melhores opções do mercado é só decidir (ou não) pela compra do aspirador robô.