Luminária de teto: saiba como escolher e veja 60 ideias incríveis

Por -

Iluminação e decoração são etapas aparentemente distintas do planejamento da casa, mas ao final elas se unem em uma grande parceria. A luz certa realça o projeto decorativo, assim como a decoração valoriza a iluminação, ou seja, uma dupla que se completa sem abrir mão da funcionalidade e da estética.

E por ser algo tão importante dentro de uma casa que decidimos dedicar o post de hoje para falar somente sobre luminárias, mais especificamente sobre luminárias de teto.

As luminárias de teto são as mais comuns e utilizadas. Os motivos para isso incluem preço, facilidade de instalação e praticidade. Sem contar que a luz de teto quase sempre é a grande responsável pela iluminação total do ambiente, mesmo que você conte com uma luz vinda do chão ou da parede.

Mas nem todas as luminárias de teto são iguais, existem diferentes modelos e cada um deles se aplica a uma situação especifica. Conheça cada um e saiba qual deles se encaixa melhor no seu projeto – de decoração e iluminação:

Luminárias pendentes

As luminárias pendentes são a cereja do bolo na decoração. Além de contribuir com a iluminação do local, elas ainda tem um peso enorme no visual do ambiente. Por isso é importante escolhê-las com atenção.

Antes de comprar uma luminária pendente é importante se atentar ao design e as cores, já que ela ficará em evidência na decoração e, consequentemente, deve se harmonizar com todo o ambiente.

As luminárias pendentes são ideais para criar focos de luz no ambiente e quanto mais baixas forem instaladas, mais direcionadas elas estarão. Portanto, esse tipo de luminária acaba sendo uma ótima solução para reforçar a iluminação.

Você pode usar luminárias pendentes sobre a bancada da cozinha para facilitar a preparação das refeições, sobre a mesa de jantar para deixar o local mais agradável ou nas laterais da cama, sobre os criados mudos, para reforçar a luz para uma leitura, por exemplo.

Outra dica importante é se atentar para o material com que a luminária pendente foi feita. Luminárias translúcidas, geralmente feitas de tecido, vidro ou do tipo vazada permitem que a luz se propague pelo ambiente. Já as luminárias de metal, por exemplo, direcionam a luz para baixo, já que esse tipo de material não permite a passagem da luz. Portanto, se você deseja uma iluminação completamente direcionada e focada escolha uma luminária de metal, mas se a intenção é deixar a luz mais difusa pelo ambiente, as opções translúcidas são as mais indicadas.

E qual o melhor cômodo da casa para usar luminárias pendentes? Todos! Até no banheiro os pendentes ficam lindos.

Lustres

Os lustres basicamente seguem o mesmo principio das luminárias, porém com a diferença deles serem maiores e com detalhes que lhes conferem um certo grau de requinte e sofisticação. Os lustres, geralmente feitos de vidro ou cristal, se encaixam muito bem em propostas clássicas de decoração e podem ser usados principalmente em salas de estar e jantar. Os lustres também são ótimos para valorizar casas com pé direito alto.

Plafons

Os plafons são um tipo de luminária de teto feitos de LED e instalados de forma embutida ou sobreposta ao forro. Esse tipo de luminária confere uma aparência clean e moderna aos ambientes. Outra vantagem dos plafons é que eles são muito econômicos e possuem longa durabilidade. Os plafons podem ser usados em qualquer cômodo da casa, sem medo de errar na decor.

Spots e trilhos de teto

Os spots são uma outra forma de iluminar a casa a partir do teto. Eles possuem uma aparência moderna e podem ser instalados sozinhos ou em trilhos, uma tendência nos projetos de interiores. A luz dos spots pode ser direcionada, o que é outra vantagem para quem está pensando em investir nesse tipo de luminária.

Estilo da decoração versus luminária

Já que a luminária é parte importante da decoração, na hora de comprar a sua é importante se atentar para alguns detalhes que farão a diferença no projeto. O primeiro deles é o material com que a luminária foi feita. Para projetos modernos prefira luminárias de vidro, metal ou plástico. Mas se a intenção for criar um ambiente mais rústico e aconchegante, as luminárias de madeira ou fibra natural, como a palha ou o vime, são as mais indicadas.

As luminárias de ferro podem compor uma decoração interessante em propostas retrôs, rústicas e de estilo industrial. Lembre-se de analisar também o design e as cores da luminária. Para quem não deseja ousar muito, o aconselhável é buscar uma luminária que siga as mesmas paletas de cores da decoração, mas se você quiser criar contraste então pode se aventurar por cores mais marcantes e vivas.

Outra opção é investir em luminárias artesanais. Imagina criar sua própria luminária de teto? O Youtube está cheio de tutoriais que podem te ajudar a fazer uma luminária diferente, criativa e com a sua cara.

Já consegue imaginar qual tipo de luminária de teto mais se adapta a sua proposta de decoração? Se você ainda está com dúvidas, a seleção de fotos abaixo com ambientes que apostaram nas luminárias de teto vão te ajudar a decidir. Dá uma conferida:

Imagem 1 – As lâmpadas em formato circular formam o conjunto dessas luminárias pendentes para banheiro.

As lâmpadas em formato circular formam o conjunto dessas luminárias pendentes para banheiro

Imagem 2 – Uma luminária de teto para reforçar a luz nesse cantinho de leitura.

Uma luminária de teto para reforçar a luz nesse cantinho de leitura

Imagem 3 – Já para esse quarto, a opção foi usar um lustre de cristais para criar uma decoração cheia de pompa e estilo.

Já para esse quarto, a opção foi usar um lustre de cristais para criar uma decoração cheia de pompa e estilo

Imagem 4 – A decoração moderna desse ambiente integrado apostou no uso de uma luminária redonda sob a pequena mesa de jantar.

A decoração moderna desse ambiente integrado apostou no uso de uma luminária redonda sob a pequena mesa de jantar

Imagem 5 – Uma luminária pendente em formato geométrico; em cada ponta, uma lâmpada.

Uma luminária pendente em formato geométrico; em cada ponta, uma lâmpada

Imagem 6 – Luminárias pendentes baixas para criar um ponto de luz apenas sob o criado mudo; repare que a cúpula de metal não deixa que a luz se irradie para o restante do quarto.

Luminárias pendentes baixas para criar um ponto de luz apenas sob o criado mudo; repare que a cúpula de metal não deixa que a luz se irradie para o restante do quarto

Imagem 7 – No banheiro, as luminárias pendentes são extremamente úteis para o momento de fazer a barba ou a maquiagem.

Imagem 8 – Modelo moderno e direcionável de luminária para a lateral da cama.

Modelo moderno e direcionável de luminária para a lateral da cama

Imagem 9 – Um quarto com projeto completo de iluminação: luz embutida no forro de gesso, abajur e luminária pendente na lateral da cama.

Um quarto com projeto completo de iluminação: luz embutida no forro de gesso, abajur e luminária pendente na lateral da cama

Imagem 10 – Uma luz agradável e aconchegante sobre a banheira para deixar o banho ainda mais relaxante.

Uma luz agradável e aconchegante sobre a banheira para deixar o banho ainda mais relaxante

Imagem 11 – Par de luminárias pendentes ao lado do espelho; a fita de LED reforça a iluminação indireta.

Par de luminárias pendentes ao lado do espelho; a fita de LED reforça a iluminação indireta

Imagem 12 – Para o quartinho infantil, a escolha foi uma luminária pendente com cúpula de tecido e detalhes em madeira.

Para o quartinho infantil, a escolha foi uma luminária pendente com cúpula de tecido e detalhes em madeira

Imagem 13 – Nesse banheiro moderno e de estilo jovem, as luzes embutidas no teto formam a iluminação principal, já os pendentes reforçam a luz junto ao espelho.

Nesse banheiro moderno e de estilo jovem, as luzes embutidas no teto formam a iluminação principal, já os pendentes reforçam a luz junto ao espelho

Imagem 14 – Trio baixo de luminárias para criar aquele clima aconchegante na mesa de jantar; o recomendado é suspender as luminárias cerca de 90 centímetros acima da mesa.

Trio baixo de luminárias para criar aquele clima aconchegante na mesa de jantar; o recomendado é suspender as luminárias cerca de 90 centímetros acima da mesa

Imagem 15 – Iluminação nunca é demais, especialmente quando ela vem assim, cheia de estilo,

Iluminação nunca é demais, especialmente quando ela vem assim, cheia de estilo

Imagem 16 – No teto e na parede: essa luminária foi fixada em dois locais para garantir esse visual incrível.

No teto e na parede: essa luminária foi fixada em dois locais para garantir esse visual incrível

Imagem 17 – O que uma luminária pode fazer pelo seu banheiro? Toda a diferença, na iluminação e na decoração.

O que uma luminária pode fazer pelo seu banheiro? Toda a diferença, na iluminação e na decoração

Imagem 18 – Vermelhas! Criando contraste, mas sem perder a harmonia com o conjunto.

Vermelhas! Criando contraste, mas sem perder a harmonia com o conjunto

Imagem 19 – Luminárias suspensas aramadas: um conjunto moderno para a sala de jantar.

Luminárias suspensas aramadas: um conjunto moderno para a sala de jantar

Imagem 20 – Quer um modelo diferente de luminárias? Tente algo parecido com essas da imagem: redondas, elas descem do teto e a luz se acende como um cinturão.

Quer um modelo diferente de luminárias? Tente algo parecido com essas da imagem: redondas, elas descem do teto e a luz se acende como um cinturão

Imagem 21 – Para fazer aquele charme no corredor, invista em uma luminária pendente de teto.

Imagem 22 – Luminárias simples, mas que combinam muito bem com a proposta desse banheiro.

Luminárias simples, mas que combinam muito bem com a proposta desse banheiro

Imagem 23 – Regule a altura da luminária para que ela cumpra seu papel de modo adequado, sem criar sombras em excesso.

Regule a altura da luminária para que ela cumpra seu papel de modo adequado, sem criar sombras em excesso

Imagem 24 – Simples, mas sem abrir mão do design

Imagem 25 – Na mesma cor do teto.

Na mesma cor do teto

Imagem 26 – Nesse quarto, a luminária de teto é a responsável por dar aquele toque a mais na decoração.

Nesse quarto, a luminária de teto é a responsável por dar aquele toque a mais na decoração

Imagem 27 – Luminárias grandes para destacar a área de jantar.

Luminárias grandes para destacar a área de jantar

Imagem 28 – Uma para ele, outra para ela.

Uma para ele, outra para ela

Imagem 29 – Essa luminária percorre o teto e desce suavemente até alcançar a altura ideal.

Essa luminária percorre o teto e desce suavemente até alcançar a altura ideal

Imagem 30 – O formato de X e a cor azul da luminária trazem descontração para o quarto.

O formato de X e a cor azul da luminária trazem descontração para o quarto

Imagem 31 – O quarto de estilo boho apostou em uma luminária grande e de fibras naturais para o projeto de decoração.

O quarto de estilo boho apostou em uma luminária grande e de fibras naturais para o projeto de decoração

Imagem 32 – Luminária de teto: tubos de luz, muitos tubos de luz!

Tubos de luz, muitos tubos de luz!

Imagem 33 – O trilho suspenso com spots traz jovialidade para a decoração do quarto, sem contar que é dele que sai a iluminação principal do ambiente.

O trilho suspenso com spots traz jovialidade para a decoração do quarto, sem contar que é dele que sai a iluminação principal do ambiente

Imagem 34 – Uma aranha ou uma luminária no teto?

Uma aranha ou uma luminária no teto?

Imagem 35 – Luminária de teto: formatos diferentes, mas seguindo a mesma cor e material.

Formatos diferentes, mas seguindo a mesma cor e material

Imagem 36 – Amarela, rosa e azul: aqui as luminárias pendentes não tem função de iluminação, apenas de criar um ponto de destaque no quarto.

Amarela, rosa e azul: aqui as luminárias pendentes não tem função de iluminação, apenas de criar um ponto de destaque no quarto

Imagem 37 – Já nesse quarto de casal, as luminárias suspensas redondas reforçam a iluminação direcionada das luminárias de mesa.

Já nesse quarto de casal, as luminárias suspensas redondas reforçam a iluminação direcionada das luminárias de mesa

Imagem 38 – Luminárias de fibra natural: puro conforto e acolhimento para o quarto.

Luminárias de fibra natural: puro conforto e acolhimento para o quarto

Imagem 39 – As luminárias queridinhas do Pinterest.

As luminárias queridinhas do Pinterest

Imagem 40 – Luminária de teto: porque não transformar o projeto de iluminação em uma escultura no teto?

Porque não transformar o projeto de iluminação em uma escultura no teto?

Imagem 41 – Redonda, simples e acolhedora: luminária perfeita para o quarto de casal.

Redonda, simples e acolhedora: luminária perfeita para o quarto de casal

Imagem 42 – As luminárias metálicas dessa imagem entram no projeto de decoração trazendo brilho e sofisticação ao ambiente.

As luminárias metálicas dessa imagem entram no projeto de decoração trazendo brilho e sofisticação ao ambiente

Imagem 43 – Lustre de vidro para fechar com chave de ouro a proposta elegante e refinada de decoração desse quarto.

Lustre de vidro para fechar com chave de ouro a proposta elegante e refinada de decoração desse quarto

Imagem 44 – Trilho de luz sobre a cama; os spots direcionados para a parede criam uma iluminação indireta, acolhedora e confortável.

Trilho de luz sobre a cama; os spots direcionados para a parede criam uma iluminação indireta, acolhedora e confortável

Imagem 45 – Luminárias vermelhas: aquele contraste harmonioso que a cozinha azul precisava.

Luminárias vermelhas: aquele contraste harmonioso que a cozinha azul precisava

Imagem 46 – Escadinha de lâmpadas: os fios formam o desenho dessa luminária.

Escadinha de lâmpadas: os fios formam o desenho dessa luminária

Imagem 47 – Junto a parede de tijolinhos, luminárias pendentes de ferro.

Junto a parede de tijolinhos, luminárias pendentes de ferro

Imagem 48 – O quartinho infantil precisa de uma iluminação agradável e difusa.

O quartinho infantil precisa de uma iluminação agradável e difusa

Imagem 49 – Luminária de teto: um pendente para cada banqueta.

Um pendente para cada banqueta

Imagem 50 – As luzes brancas são a melhor opção para quem deseja uma iluminação total do ambiente.

As luzes brancas são a melhor opção para quem deseja uma iluminação total do ambiente

Imagem 51 – Luminárias ao estilo lanternas chinesas.

Luminárias ao estilo lanternas chinesas

Imagem 52 – Um lustre clássico e elegante para combinar com a proposta de decoração do quarto, que inclui boisseries e tons neutros suaves.

Um lustre clássico e elegante para combinar com a proposta de decoração do quarto, que inclui boisseries e tons neutros suaves

Imagem 53 – Luminária de teto grande e geométrica.

Grande e geométrica

Imagem 54 – Bolinhas de vidro iluminadas.

Bolinhas de vidro iluminadas

Imagem 55 – Lanternas de ferro para uma decoração que mescla elementos retrôs, rústicos e modernos.

Lanternas de ferro para uma decoração que mescla elementos retrôs, rústicos e modernos

Imagem 56 – Na sala, a luminária de teto precisa ser cem por cento funcional e decorativa.

Na sala, a luminária de teto precisa ser cem por cento funcional e decorativa

Imagem 57 – Luzes amarelas para criar um clima intimista no quarto de casal.

Luzes amarelas para criar um clima intimista no quarto de casal

Imagem 58 – Trilho de luz para sala de jantar: use sposts dourados para deixar o ambiente mais elegante.

Trilho de luz para sala de jantar: use sposts dourados para deixar o ambiente mais elegante

Imagem 59 – Luminária de teto: a cozinha preta não podia ter escolhido um conjunto mais adequado de luminárias.

A cozinha preta não podia ter escolhido um conjunto mais adequado de luminárias

Imagem 60 – Para quem gosta de lustre, mas deseja algo que fuja do clássico pode apostar em um modelo semelhante a esse da imagem.

Para quem gosta de lustre, mas deseja algo que fuja do clássico pode apostar em um modelo semelhante a esse da imagem

Imagem 61 – No quartinho infantil, luminária de teto branco com detalhes em madeira clara.

No quartinho infantil, luminária de teto branco com detalhes em madeira clara

Imagem 62 – Luminária de teto: o formato de nuvem dessas luminárias são um charme só!

O formato de nuvem dessas luminárias são um charme só!

Imagem 63 – Modelo minimalista de luminária.

Modelo minimalista de luminária

Imagem 64 – As luminárias brancas criam um bonito contraste frente ao armário de tom verde escuro.

As luminárias brancas criam um bonito contraste frente ao armário de tom verde escuro

Imagem 65 – Luminária de teto: nos quartos infantis é possível brincar com formatos lúdicos e divertidos de luminárias.

Nos quartos infantis é possível brincar com formatos lúdicos e divertidos de luminárias

Imagem 66 – Reforço especial na bancada da cozinha.

Reforço especial na bancada da cozinha

Imagem 67 – Luminárias de teto dourada para garantir o toque de elegância ao quarto de decoração romântica.

Luminárias de teto dourada para garantir o toque de elegância ao quarto de decoração romântica

Imagem 68 – Mas os moderninhos e minimalistas vão gostar mesmo é dessa inspiração: luminárias simples, mas sem deixar de ser decorativa e funcional.

Mas os moderninhos e minimalistas vão gostar mesmo é dessa inspiração: luminárias simples, mas sem deixar de ser decorativa e funcional

Imagem 69 – Luminária de teto: parece papel amassado, mas são luminárias estilosas.

Parece papel amassado, mas são luminárias estilosas

Imagem 70 – Luminária com “braços” para iluminar toda a área do quarto.

Luminária com “braços” para iluminar toda a área do quarto