Luminária para sala: conheça 60 modelos criativos na decoração

Decorativa e funcional, toda a sala pode ter uma: descubra 60 modelos criativos de luminárias para sala

Por -

Ela é dois em um. Decorativa e funcional. Toda sala tem e para cada estilo, um tipo. Acertou quem disse luminária para sala. Esse item importantíssimo da casa precisa ser pensado com carinho, afinal, como dito anteriormente, ela faz parte do visual do ambiente.

Atualmente existem diversos tipos de luminárias para sala à venda em lojas de construção e, claro pela internet. Mas com toda a infinidade de modelos disponíveis, como saber qual a melhor para sua sala?

Pois foi justamente para esclarecer essa dúvida que esse post foi escrito. Vamos te apresentar os tipos de luminárias para sala existentes por aí e como incorporá-las na decoração sem erro. Confira:

Tipos de luminárias para sala

1. Luminárias embutidas para sala

As luminárias embutidas geralmente são instaladas em forros de gesso ou PVC. Elas são ótimas para decorações de estilo moderno e minimalista porque ajudam a deixar o ambiente com um aspecto mais clean. Esse tipo de luminária também não interfere no restante da decoração, podendo ser utilizada em qualquer estilo decorativo.

A vantagem desse tipo de luminária é que ela pode ser fixa ou direcional. Nesse último caso, os detalhes da decoração e da arquitetura são valorizados com a iluminação. Casas com pé direito baixo são favorecidas por esse tipo de luminária.

2. Luminárias pendentes para sala

As luminárias pendentes se ajustam melhor em ambientes com o pé direito alto. Para usar esse tipo de luminária é preciso ter uma atenção especial ao design dela, já que ela ficará em destaque na sala e, obrigatoriamente, deve se harmonizar com o restante da decoração.

Ao usar uma luminária pendente verifique se somente ela é suficiente para iluminar todo o ambiente ou se será necessário um reforço na iluminação. Vale ressaltar que é possível regular a altura da luminária, lembrando que quanto mais alta ela estiver mais iluminará o ambiente.

Outra forma de usar luminárias pendentes é criando um foco de luz com ela sobre mesas, aparadores e balcões. Dessa forma ela complementa a iluminação principal e traz um “tchan” a mais para o ambiente.

3. Luminárias de chão ou de mesa para sala

As luminárias de chão ou de mesa são, na maior parte das vezes, utilizadas para criar pontos direcionados de luz, especialmente para leitura ou para auxiliar outros tipos de atividades que necessitem de luz direta. É possível encontrar esse tipo de luminária em diferentes modelos, das mais simples as mais arrojadas. Portanto, escolha direitinho a sua porque muito mais do que iluminar, a luminária fará parte da decoração.

4. Lustres para sala

O mesmo principio que se aplica às luminárias pendentes se aplicam aos lustres. Contudo, nesse caso, o diferencial é que os lustres são maiores e possuem detalhes que lhe conferem mais elegância e sofisticação. Geralmente eles são feitos de vidro ou cristal, combinando perfeitamente bem com propostas de decoração clássica.

5. Plafons para sala

Os plafons são muito semelhantes às luminárias embutidas. Eles podem ser instalados embutidos ou sobrepostos ao forro – PVC, gesso ou madeira – conferindo o mesmo visual clean e moderno das luminárias embutidas. Os plafons são uma placa única de LED nas versões de luz branca ou amarela. Uma opção econômica de iluminação.

6. Arandelas para sala

As arandelas são outra opção de luminária muito utilizadas em projetos de iluminação. Esse tipo de luminária é pendurada na parede projetando uma luz difusa e indireta, ideal para quem deseja criar um clima aconchegante na sala. Porém, antes de comprar uma, verifique para qual direção a luz é projetada. Existem modelos de saída de luz para cima, para baixo ou para os lados, pesquise pelo modelo que mais adapta ao seu projeto. As arandelas também podem ser utilizadas para realçar traços da arquitetura ou da decoração.

Outro detalhe importante a ser levado em consideração antes de comprar a luminária é verificar com qual material ela é feita. Além do design, o material da luminária influencia diretamente na decoração.

Uma breve pesquisa e você irá perceber que existem luminárias feitas em ferro, alumínio, plástico, madeira, vidro, vime, entre outros. E como saber qual o material mais adequado para o estilo da sua sala? Tenha em mente que as luminárias de ferro trazem um clima retrô para o ambiente. Mas se a sua intenção é criar uma sala de estilo moderno, aposte em materiais como alumínio, plástico ou o vidro.

A madeira se encaixa em projetos modernos, clássicos e rústicos, depende do acabamento da luminária e do tipo de madeira utilizada. Já o vime e outros tipos de fibra são mais indicados para projetos de estilo rústico e natural.

Veja também: como fazer a decoração de uma sala pequena, sala com móveis planejados

Leve sempre em consideração as cores que compõe a decoração da sala na hora de escolher a luminária. Não é uma regra geral, mas para quem não deseja ousar demais o aconselhável é comprar uma luminária que siga as cores da paleta da sala. Assim, você não terá uma surpresa desagradável ao pendurar sua luminária e perceber que ela não combinou com nada.

Conheça 60 ideias de decoração com luminárias para sala

Na hora de decidir, nada melhor do que algumas imagens para servir de inspiração, não é mesmo? Por isso, separamos fotos de luminárias para salas que você vai adorar. Confira com a gente:

Imagem 1 – Sala moderna apostou em um lustre de design arrojado feito em vidro e metal.

Lustre para sala moderna

Imagem 2 – Composição harmônica entre lustre e espelho; ambos se completam nesse projeto moderno e minimalista.

Lustre e espelho na decoração da sala

Imagem 3 – Em meio aos tons cinzentos da sala, essa luminária para sala se destaca pelo tom dourado e pelo design diferenciado.

Luminária para sala com tons dourados

Imagem 4 – Luminária para sala em L na parede confere uma iluminação direcionada.

Luminária para sala em L

Imagem 5 – Ventiladores de teto também se encaixam na categoria luminária para sala, aumentando em mais um grau a sua funcionalidade.

Luminária para sala no estilo ventilador de teto

Imagem 6 – Luminária para sala de bolas brancas criou um efeito descontraído para a sala de decoração clássica.

Luminária para sala de bolas brancas

Imagem 7 – Essa luminária para sala permite o direcionamento das lâmpadas para os locais desejados.

Direcionamento das lâmpadas na luminária para sala

Imagem 8 – Iluminação indireta foi valorizada no projeto dessa sala; as luminárias para sala de chão e as luzes embutidas no teto de gesso criam um ar intimista e aconchegante.

Iluminação indireta e luminária na decoração da sala

Imagem 9 – Luminária para sala no meio e ventiladores na lateral; para completar a proposta a luminária de chão garante a luz direcionada.

Luminária para sala no meio e ventiladores na lateral

Imagem 10 – Nessa sala, a luminária para sala sai do chão, sobe a parede e se estende para o teto com a luz direcionada para mesa do home office.

Luminária para sala do chão ao teto

Imagem 11 – A sala que mescla estilo rústico, clássico e moderno apostou em uma luminária para sala arrojada para o teto e outra para o chão.

Luminária para sala arrojada

Imagem 12 – Porque usar apenas uma, se é possível usar várias?

Diversas luminárias para sala

Imagem 13 – Roldana suspensa pelo teto traz uma luminária para sala simples, mas que combinou perfeitamente com o estilo da sala; destaque para a possibilidade de direcioná-la para a poltrona.

Luminária para sala simples

Imagem 14 – Spots direcionáveis são uma ótima opção para salas de estilo jovem e moderno.

Spots direcionáveis para sala

Imagem 15 – Na mesma sala, o plaffon de sobrepor se encarrega da iluminação ampla.

Plaffon de sobrepor na sala

Imagem 16 – Cor branca prevalece em todo o ambiente integrado, inclusive nas luminárias para sala pendentes.

Cor branca na decoração e nas luminárias para sala

Imagem 17 – Pé-direito alto favorece o uso de luminárias para sala pendentes maiores e de design mais ousado

Luminárias para sala pendentes maiores

Imagem 18 – Para não comprometer o centro da sala, use uma luminária para sala grande, mas que não seja pendente.

Luminária para sala grande

Imagem 19 – Sala de estilo minimalista apostou em uma luminária para sala de chão preta com design reto e spots direcionáveis no teto.

Luminária para sala de chão

Imagem 20 – Ambientes amplos garantem a possibilidade de utilizar diversos tipos de luminária para sala, afinal todo o espaço precisa de luz adequada.

Imagem 21 – Semelhantes a caixinhas de som, essas luminárias para sala se interligam pelo tubo de metal preto.

Luminárias para sala integradas ao tubo preto

Imagem 22 – Spots brancos foram a escolha para essa sala de decoração clean e fresca.

Decoração clean com spots de iluminação

Imagem 23 – Luminária para sala dupla fixada na parede traz mais conforto para serem utilizadas individualmente.

Imagem 24 – Para cada ambiente, um estilo bem diferente de luminária para sala; contudo todas trazem traços modernos no design.

Um tipo de luminária diferente para cada ambiente

Imagem 25 – Letreiros não são exatamente luminárias para sala, mas eles contribuem com efeitos de luz no ambiente.

Letreiros na iluminação da sala

Imagem 26 – Não tão glamouroso como os lustres de cristal, mas nem por isso essa luminária para sala  pendente deixa de ser elegante e sofisticada.

Lustre de cristal na sala

Imagem 27 – Proposta clean e simples dessa luminária para sala completou a decoração.

Luminária para sala com proposta clean

Imagem 28 – Luminária para sala pendente de vidro valorizou a sala de decoração náutica.

 Luminária para sala pendente de vidro

Imagem 29 – Rasgo de luz no forro já foi suficiente para essa sala minimalista.

Rasgo de iluminação para sala

Imagem 30 – Buquê de lâmpadas sobre a mesa de centro; para a sala de jantar a opção foi por luminárias grandes.

Buquê de lâmpadas sobre o centro da sala

Imagem 31 – Sem complicação: a viga de madeira serve de sustentação para os fios das lâmpadas pendentes.

Imagem 32 – Sala sofisticada em madeira com detalhes pretos ganhou uma luminária para sala de chão de tamanho monumental.

Sala sofisticada em madeira

Imagem 33 – Única e básica: essa luminária para sala faz seu trabalho sem se preocupar com extravagâncias

Luminária para sala única

Imagem 34 – Luminária para sala em formato de caixa geométrica.

Luminária para sala em formato de caixa geométrica

Imagem 35 – As diferentes alturas das lâmpadas permitem uma iluminação mais ampla no ambiente.

Iluminação ampla no ambiente

Imagem 36 – Cobre da luminária para sala pendente em harmonia com a mesa de centro e a luminária de chão.

Luminária para sala na cor cobre

Imagem 37 – Ambientes integrados podem apostar em luminárias para sala diferentes.

Luminárias diferentes para sala

Imagem 38 – Uma arandela ou luminária para sala?

Luminária para sala que remete a uma arandela

Imagem 39 – Arandelas seguem a cor da parede e o desenho das cadeiras.

Arandelas na decoração da sala

Imagem 40 – Para fazer você mesmo: lanternas presas por fios.

Lanternas presas por fios

Imagem 41 – Iluminação toda embutida deixa o teto livre e contribui com a decoração clean e moderna.

Iluminação embutida

Imagem 42 – Sala branca ganhou luminária para sala pendente preta; no chão, a luminária metálica passa discretamente pelo olhar.

Sala branca com luminária para sala

Imagem 43 – Iluminação focada em pontos estratégicos dos ambientes: sobre a mesa de centro, a mesa de jantar e o balcão americano.

Iluminação focada em pontos estratégicos do ambiente

Imagem 44 – Rústico e o retrô dessa sala se sobressaem ainda mais pela presença do lustre de estilo medieval.

Lustre estilo medieval para sala industrial

Imagem 45 – Enfim, o vime! Para trazer todo conforto e aconchego para a sala.

Luminária para sala com vime

Imagem 46 – Para a sala de estilo clássico e cores sóbrias, uma luminária para sala de chão metalizada.

Luminária para sala de chão metalizada

Imagem 47 – Conjunto de luminária para sala circular com três anéis; a cor prata da luminária reforça o tom da decoração.

Luminária para sala circular com três anéis

Imagem 48 – Luminária para sala arredondada de madeira, um material para todos os tipos de decoração.

Luminária para sala arredondada

Imagem 49 – Clássico no material e moderno no design, união de estilos para essa sala.

União de estilos na sala com lumiária

Imagem 50 – Luz direta é um convite para uma boa leitura.

Luz direta na iluminação para sala

Imagem 51 – Luminária para sala em formato de losango; as lâmpadas se direcionam para pontos variados da sala.

Luminária para sala em formato de losango

Imagem 52 – Luminária para sala discreta e elegante para compor a decoração da sala de tons sóbrios.

Luminária para sala discreta

Imagem 53 – Luminária para sala pendente rente à parede cria efeitos de luz e sombra valorizando a decoração.

Luminária para sala pendente

Imagem 54 – Totalmente focada: apesar de pequenina, essa luminária cumpre muito bem sua função.

Luminária para sala pequenina

Imagem 55 – Muito discretas, as luminárias dessa sala decoram com sutileza e refinamento.

Sutileza e refinamento na luminária para sala

Imagem 56 – Decoração de tons terrosos com luminária pendente vazada.

Luminária pendente vazada

Imagem 57 – Você pode escolher as cores das luminárias para sala com base nas cores da decoração da sala.

Luminária para sala acompanha a decoração da sala

Imagem 58 – Em cada lâmpada uma forma geométrica, ao final um resultado moderno e estiloso.

Em cada lâmpada um formato

Imagem 59 – Luminárias para sala pendentes podem ser reguladas na altura que preferir.

Luminárias para sala pendentes

Imagem 60 – Luminárias para sala reforçam o estilo industrial da decoração.

Luminárias para sala reforçam o estilo industrial