Modelos de lustres: 60 ideias para acertar na iluminação

Se inspire em diferentes projetos de interiores com os mais variados modelos de lustres

Por -

Os lustres podem ser grandes protagonistas da decoração de diversos ambientes — com tantos modelos e estilos diferentes, há sempre um que se adequa ao projeto luminotécnico. Em salas de estar, jantar, quartos ou cozinhas, eles tem a função de garantir uma boa iluminação, seja ela direta, indireta ou difusa.

Com extensões, composições de fios, ramificações, cristais e diferentes formatos, é essencial fazer a escolha certa para o seu projeto de interiores. Quer saber as dicas profissionais para escolher o seu lustre? Continue abaixo:

60 ambientes com diferentes modelos de lustres

Para facilitar a sua visualização, separamos diferentes projetos com lustres na decoração. No final do post, algumas lojas que comercializam estes itens:

Imagem 1 – O modelo esférico é ideal para realçar o ambiente com pé-direito duplo.


Geralmente o pé-direito alto cria um vazio entre o piso e o teto, por isso os lustres redondos cobrem todo esse espaço garantindo a atenção de todos na hora de entrar na residência. Nesse caso, ele deve ficar rebaixado em até 3,5 metros do piso, para criar esse efeito monumental.

Imagem 2 – Para dar o ar mais descolado, prefira os modelos com a ramificação aparente.


Essas extensões desiguais criam um efeito lúdico no ambiente — nesse projeto ele garante personalidade, por se tratar de uma sala com tons neutros, materiais clássicos e móveis usuais.

Imagem 3 – Os lustres em filamento de carbono são a última tendência na decoração.


A composição de fios que se formam no teto é ideal para um ambiente jovial. Ele é muito procurado para ambientes masculinos — o resultado é descontraído e moderno ao mesmo tempo.

Imagem 4 – As diferentes alturas criam um ar despojado para a sala de jantar.


Essas alturas podem ser trabalhadas de acordo com o seu gosto — caso enjoe, você pode uniformizar as distâncias deixando a sala de jantar com outra aparência.

Imagem 5 – Os lustres coloridos geralmente vêm na versão em acrílico.


Para um ambiente iluminado e único, utilize um lustre colorido na decoração. A peça se destaca por si só e pode ser usada como ponto de partida para a decoração do ambiente.

Imagem 6 – Observe que o lustre complementa a decoração.


O lustre em estilo clássico está presente na decoração de sala de jantar de muitas residências. Normalmente são em formato candelabro com diversas ramificações e lâmpadas em cada parte. Por serem ostensivos, eles têm a função de ser a peça marcante na decoração.

Imagem 7 – Coloque toda sua personalidade no quarto.

Imagem 8 – O dourado do lustre pode acompanhar alguns detalhes dos itens da sala de estar.


A combinação da cartela de cores com os materiais deve ser harmônica. Com isso, todo o detalhe que contém em um acessório, deve estar presente em um outro mobiliário. Observe que o dourado do lustre aparece na mesa de centro, na luminária de chão e na bandeja decorativa.

Imagem 9 – O cobre ou rose gold ganhou destaque na decoração, já que é uma tonalidade que combina muito com cores neutras.


Entre nessa tendência substituindo a sua luminária por uma que tenha o acabamento de cobre. Qualquer sala neutra fica sofisticada ao receber uma peça componente deste tom.

Imagem 10 – Busque equilíbrio com a escolha do lustre e o restante dos móveis.


Os lustres são objetos chamativos, grandes e com muitos detalhes. O ideal é combiná-los com elementos leves, com cores neutras e peças simples. O resultado fica harmônico, elegante e clean.

Imagem 11 – Respeite a regra da proporção, levando em conta o tamanho do lustre com a do ambiente.


Para evitar que o ambiente fique visualmente menor, não opte por um lustre muito grande em ambiente compacto. A mesma proposta acontece em situações contrárias — a proporção deve ser trabalhada para garantir o equilíbrio na decoração.

Imagem 12 – Esse é um outro modelo em filamento que possui o caimento em uma única direção.


A sala de jantar é um local que pede um lustre na decoração. Esse modelo, que conta com lâmpadas aparentes e com detalhes pequenos pode ser uma ótima alternativa para apartamentos.

Imagem 13 – Faça um mix de estilos como esse modelo que brinca com o contemporâneo dos cristais e o toque vintage da cúpula.


Misture o clássico e o moderno para deixar o ambiente sofisticado, mas sem utilizar os itens muito tradicionais. Um lustre com design clean pode ficar agradável neste estilo.

Imagem 14 – Não há problema algum em misturar tipos de luminárias em um mesmo ambiente.


Não podemos esquecer que a iluminação proporciona um ambiente mais aconchegante e iluminado. Por isso, um projeto luminotécnico requer modelos diferentes de iluminação, assim como um mix de lustres, com pendentes e spots.

Imagem 15 – O cubo instalado no envolto do lustre cria um efeito imponente para o quarto.

Imagem 16 – Para uma decoração mais delicada, aposte nos candelabros metálicos.


Esse quarto ganhou um candelabro em acrílico e metal para compor com o estilo shabby chic do restante da decoração. Esse estilo contempla peças em aparência antiga com outras de aspecto mais moderno.

Imagem 17 – Quanto mais ramificações, maior o efeito de destaque no ambiente.


Esse modelo é ideal para salas amplas, assim não pesa no visual e trabalha com a proporção do ambiente. Pode ser uma boa alternativa em um apartamento do tipo loft — sua característica despojada realça ainda mais esse estilo de moradia.

Imagem 18 – Esse modelo de lustre é uma aposta certeira para quem procura modernidade e jovialidade no ambiente.

Imagem 19 – O estilo escandinavo pede peças sofisticadas e ao mesmo tempo discretas.


As luminárias para esse estilo de decoração são peças importantes no ambiente, elas geralmente são em cores neutras com detalhes pretos e possuem um design simples.

Imagem 20 – Harmonize o formato dos mobiliários: o lustre e a mesa seguem o mesmo padrão design.

Imagem 21 – A versão cobreada se destaca em um ambiente escuro.


Realçar as tonalidades dos materiais dos mobiliários é uma etapa que deve ser estudada no momento do projeto. Se a sua proposta é ter essa peça como destaque aposte nesse efeito!

Imagem 22 – Outra dica é trabalhar com o lustre mais simples para ter um ambiente descolado.

Imagem 23 – O lustre fez toda a diferença no visual dessa sala de jantar.


O pé-direito alto pede um lustre imponente no ambiente. Cuidado com o excesso de informação, uma peça é o suficiente para decorar ambientes integrados.

Imagem 24 – Para quartos infantis, aposte em modelos coloridos.

Imagem 25 – Combine tons e texturas para que o resultado seja equilibrado.


Ao posicionar o lustre em frente a um espelho, cria-se a sensação do ampliar do espaço junto com a reflexão — uma proposta aconchegante.

Imagem 26 – As famosas luminárias aranhas são um sucesso no estilo industrial.


A luminária aranha é versátil no ambiente! Elas se adaptam em espaços menores ou grandes, já que possui os braços articuláveis, alcançando um diâmetro de até 1,5 metros.

Imagem 27 – Seja versátil na decoração!


Existem diversas maneiras de utilizar esse lustre devido sua regulagem de altura. A distribuição de todos os filamentos iguais resulta em um ambiente mais clean e discreto.

Imagem 28 – O lustre provençal exige uma decoração na mesma linha para não destoar dos demais.


O lustre deve seguir o mesmo estilo do restante da decoração. Por isso é importante definir qual a tendência que deverá ser seguida. Você pode optar primeiro pelo lustre e depois projetar o restante da decoração ao redor dessa peça.

Imagem 29 – Lustre com design moderno e inovador.

Imagem 30 – Lustre com efeito anzol.


O detalhe em anzol deixa o ambiente com uma pegada mais rústica, porém com uma flexibilidade na altura das luminárias.

Imagem 31 – Lustre de acrílico e cristal.

Imagem 32 – Lustre moderno e clean para a sala de jantar.

Imagem 33 – Para um pé direito-alto, prefira os lustres com as ramificações mais longas.


Afinal, o lustre deve ser proporcional a área do ambiente. Ele deve se destacar e também iluminar o local em que for posicionado.

Imagem 34 – O lustre em forma de cereja da designer Nika Zupanc leva todo o charme para qualquer ambiente.

Imagem 35 – Lustre com garrafas de vidro dão o ar descolado para essa sala de jantar.


Reutilizar os materiais é uma outra tendência na decoração. Você pode instalar as lâmpadas em cada garrafa e montar seu próprio lustre gastando pouco e utilizando o que você já possui.

Imagem 36 – Lustre de vidro e detalhes em cristal.

Imagem 37 – O lustre com múltiplas lâmpadas cria um ar despojado no ambiente.

Imagem 38 – Modelo de lustre para o quarto.

Imagem 39 – Para dar mais destaque no ambiente, o lustre tem uma cúpula redonda.

Imagem 40 – O bacana desse lustre é que você pode regular sua altura, assim como sua extensão.


Seguindo a linha do lustre em aranha, esse modelo vem com com um detalhe diferente em cada bocal.

Imagem 41 – Lustre com aparência em estrutura metálica.

Imagem 42 – Os trilhos aparentes aparecem na sua versão em lustre.


É uma forma prática para dar o efeito despojado que os trilhos oferecem.

Imagem 43 – O modelo candelabro pode ser encontrado na opção mais rústica.


Esse tipo de lustre deixa o ambiente romântico e aconchegante. O material do candelabro deve seguir a linha decorativa que pretende criar. Por exemplo, os cristais levam elegância, o metal agrega a rusticidade e as pequenas cúpulas trazem suavidade ao espaço. As cores também devem seguir a proposta que se deseja ao montar o ambiente.

Imagem 44 – O lustre Batons possui um design particular, contendo lâmpadas aparentes nas extremidades de cada tira de metal.

Imagem 45 – A iluminação que reflete nos fios garante um toque diferenciado para esse lustre.

Imagem 46 – O efeito candelabro foi feito com uma estrutura de vidro.

Imagem 47 – Esse candelabro possui uma estrutura de metal e os enfeites de cristal.


O candelabro pode ser disposto sobre a mesa de jantar para criar esse efeito romântico e elegante em uma ocasião especial em sua casa.

Imagem 48 – O design dessa luminária é ideal para mesas retangulares.


Por ter ramificações longas, o formato do lustre pede um local comprido como uma mesa de jantar retangular ou um corredor longo e largo.

Imagem 49 – Para um ambiente clean e moderno, aposte no lustre de cristal.


Para utilizar um lustre de cristal, o ideal é que a ambientação seja mais clean — com o uso de cores neutras e principalmente com a presença do branco. A decoração é sempre moderna, com móveis laqueados, um desenho interessante na marcenaria, como podemos observar no projeto acima.

Imagem 50 – Quem disse que um candelabro não combina com uma decoração mais arrojada?


Nessa proposta, o ideal é utilizar os candelabros de metal, já que eles remetem ao estilo mais jovem e menos “luxuoso”. Os móveis pretos presentes nessa varanda também pedem algo mais despojado, seguindo a mesma linha dos detalhes utilizados nos acabamentos.

Imagem 51 – Esse lustre de cristal possui vários pendentes em diferentes alturas.


Este lustre possui um formato perfeito para salas de jantar e cozinhas. Seus cristais pendentes trazem a influência tradicional e a estrutura em PVC lembra um design mais contemporâneo.

Imagem 52 – O lustre em cascata é ideal para andares altos.


Os modelos com estilo cascata são mais compridos, devido a seus fios de cristais — por isso é um pouco mais complicado de utilizar em pé-direito normal. Eles são adequados para ambientes altos, próximos a mezaninos e escadas.

Imagem 53 – Os candelabros que possuem lâmpadas simulam as velas e levam elegância para o ambiente.

Imagem 54 – O lustre global ganha um modelo feito por filetes metálicos.


Nesse modelo, as ramificações saem do eixo central formando um lustre esférico moderno e diferente.

Imagem 55 – Esse modelo em aço escovado com lâmpadas embutidas em cada bocal segue o mesmo estilo da sala de estar.


Para quem não sabe onde posicionar o lustre na sala de estar, procure centralizá-lo de acordo com a posição da mesa de centro.

Imagem 56 – Seu design diferenciado se deve ao jogo de gotas em vidro.

Imagem 57 – O modelo spider simula as patas da aranha, pois é composto por diversas extensões.

Imagem 58 – O modelo esférico também é ideal para mesa de jantar redonda.


Da mesma forma que as mesas retangulares pedem lustres do mesmo formato, o contrário também vale. Lembre-se que isso não é uma regra, mas sim uma forma de manter a harmonia no visual.

Imagem 59 – Aqui o lustre é o grande protagonista da decoração.


Você pode colocar um toque de cor no ambiente através do lustre. Optar por uma única peça colorida é uma alternativa para quem quer dar personalidade, mantendo o estilo clean no ambiente.

Imagem 60 – Os cristais ainda são os preferidos para quem procura elegância e sofisticação no ambiente

Modelos de lustres para comprar pela internet

A escolha do lustre é um passo importante de todo o projeto de decoração de interiores, seja para sala de estar, jantar, cozinha e demais ambientes. Veja alguns modelos e lojas especializadas que você pode comprar pela internet:

1. Lustre collada 6w na Lustres Yamamura

Um modelo ideal para salas de estar ou de jantar — A partir de R$289 na Lustres Yamamura.

2. Lustre Cristal LED 15W NLI na Lustres Yamamura

3. Lustre 24W quadrado NLI na Lustres Yamamura.

Modelo de lustre com aço, pingentes de cristal e lâmina espelhada — a partir de R$1.699 na Lustres Yamamura.

4. Lustre de cristal pedra e rocha na Boutique dos Lustres

Lustre para mesa de jantar com 6 lugares, detalhes em cristais e pedra natural rocha — a partir de R$2.430 na Boutique dos Lustres

5. Lustre Eros cromado com cristais conhaque na Boutique dos Lustres

Este modelo de lustre com cristais conhaque encontra-se disponível a partir de R$1.743 na Boutique dos Lustres.