Nichos para cozinha: 60 ideias criativas na decoração

Descubra como fazer a organização e o planejamento de nichos para a sua cozinha

Por -

Os nichos viraram moda e invadiram todos os espaços da casa. Mas se tem um lugar que eles encaixam perfeitamente é na cozinha. Parece até que foram feitos para ela. Os nichos para cozinha funcionam muito bem para quem deseja decorar e armazenar objetos, mantimentos e utensílios de forma simples e descomplicada.

Em formatos variados – quadrados, retangulares e até redondos – os nichos trazem praticidade para o dia a dia e deixam a cozinha com um visual descontraído. E o mais legal dessa ideia é que você mesmo pode fazer os nichos, com o material que desejar e que mais se adapta ao estilo da sua cozinha.

Os nichos têm suas origens na casa das vovós (você deve se lembrar das louças expostas em prateleiras) e ajudam a criar um ambiente com um pé no retrô e outro no rústico. Contudo, eles ainda conseguem dar um toque de modernidade à cozinha. Resumindo, os nichos são uma junção harmoniosa de estilos.

As cores, os materiais e as formas utilizadas para os nichos é que irão determinar o seu estilo. Por exemplo, um nicho feito com caixotes é mais rústico enquanto um nicho feito de vidro é mais elegante e sofisticado.

Seja como for, tenha certeza que ele ajudará a compor o visual da sua cozinha de maneira prática, funcional e cheio de personalidade.

Veja também: cozinhas americanas, cozinha americana pequena, cozinha planejada.

Vale a pena ressaltar apenas um cuidado com esse tipo de decoração: a organização. Como os objetos ficam expostos, é necessário manter sempre a organização dos nichos para que a cozinha não fique com cara de bagunçada. Procure também alinhar as cores dos objetos expostos com as cores do ambiente ou opte por fazer contrastes, o que também fica muito interessante.

60 ideias de decoração com nichos para cozinha

Confira agora alguns modelos de nichos para cozinha e dicas de como utilizá-los na decoração:

Imagem 1 – Nichos para bebidas.

Nichos para bebidas
Um dos tipos mais comuns de nichos que vemos por aí são os de bebida. Eles permitem armazenar com segurança as garrafas ao mesmo tempo em que as expõe no ambiente. Repare que o armário possui um nicho para os copos e taças que ficam protegidos por uma porta de vidro.

Imagem 2 – Nichos para cozinha acima da geladeira.

Nichos para cozinha acima da geladeira
Sabe aquele espaço vazio que costuma ficar em cima da geladeira? Pois bem, você pode preenchê-lo com um nicho. Na imagem, os potes com alimentos ajudam a decorar a cozinha

Imagem 3 – Nicho para cozinha virando prateleira.

Nicho para cozinha virando prateleira
O nicho desse armário se transforma em duas prateleiras que seguem pela parede lateral. Prateleiras e nichos costumam fazer uma boa combinação na cozinha

Imagem 4 – Nichos para cozinha na parte baixa do armário.

Nichos para cozinha na parte baixa do armário
Apesar de serem comumente vistos nas paredes, na altura dos olhos, os nichos também podem estar na parte inferior dos armários. Neste projeto, por exemplo, ele substitui a porta e deixa o armário da cozinha mais leve e descontraído. As caixas de ripa de madeira, semelhantes a um caixote, permitem que os objetos sejam guardados sem exposição. Repare que a outra parte do armário também é composta por nichos.

Imagem 5 – Nichos para cozinha propondo um visual clean.

Nichos para cozinha propondo um visual clean
Nessa cozinha, os armários aéreos foram substituídos pelos nichos. A opção para deixar o ambiente mais clean foi utilizar poucos elementos no interior dos nichos.

Imagem 6 – Em toda a extensão do armário.

Em toda a extensão do armário
Os nichos dessa cozinha seguem toda a extensão do armário. Neste modelo, eles possuem uma função mais decorativa e servem para organizar livros e objetos de decoração.

Imagem 7 – Nicho para cozinha no micro-ondas.

Nicho para cozinha no micro-ondas
Esse tipo de nicho é muito comum e a maioria das cozinhas atuais o possui. Afinal, onde mais colocar o microondas?

Imagem 8 – Nichos na cozinha planejada.

Nichos na cozinha planejada
Você pode pedir ao marceneiro responsável pelo projeto da cozinha que faça nichos acompanhando os armários, como nessa imagem.

Imagem 9 – Nichos para cozinha na vertical.

Nichos para cozinha na vertical
Qualquer espacinho sobrando na cozinha pode virar um excelente lugar para colocar um nicho. Ele aproveita o espaço como ninguém e ainda dá um toque super pessoal ao ambiente.

Imagem 10 – Nichos no pé.

Nichos no pé
Os nichos são ótimos para otimizar espaços na cozinha. Nesse modelo, até o pé do balcão ficou funcional com a instalação de nichos para garrafas.

Imagem 11 – Nichos para cozinha no canto da porta.

Nichos para cozinha no canto da porta
O cantinho ao lado da porta foi valorizado com esse nicho vertical. Ali, ficam expostas as louças da casa com muito charme.

Imagem 12 – Nichos em destaque.

Nichos em destaque
A proposta para essa cozinha foi valorizar e destacar os nichos. Em amarelo vibrante, esses espaços do armário trazem vida ao ambiente

Imagem 13 – Nichos para cozinha combinando com a prateleira.

Nichos para cozinha combinando com a prateleira
O nicho anexado ao armário da pia comporta garrafas e alguns livros. Logo acima, a prateleira traz as taças e algumas outras louças. Os nichos se combinam e conversam entre si

Imagem 14 – Nichos para cozinha entre os armários.

Nichos para cozinha entre os armários
Os nichos possuem uma altura razoável entre si, permitindo a acomodação de louças e objetos maiores e mais altos, como as taças na parte superior. O local escolhido para os nichos dessa vez foi entre os armários

Imagem 15 – Nichos para cozinha na ilha.

Nichos para cozinha na ilha
Os nichos marcam presença na parte inferior dessa ilha de cozinha. Repare que os objetos dentro do nicho foram escolhidos em cores que combinam com o restante da decoração

Imagem 16 – Nicho para cozinha lateral.

Nicho para cozinha lateral
Tamanho não é problema para os nichos. Mesmo em espaços pequenos eles são bem vindos, seja para acomodar um vasinho de temperos ou para guardar alguma louça. Eles sempre caem bem na decoração

Imagem 17 – Nichos com portas de vidro de correr.

Nichos com portas de vidro de correr
A colocação de portas de vidro nos nichos é uma alternativa para proteger a louça do pó e da gordura que costuma existir na cozinha. Sem, contudo, tirar as características estéticas do nicho. Destaque para as taças penduradas no suporte feito na parte inferior do nicho. É ou não é um elemento multifuncional?

Imagem 18 – Nicho para cozinha guardando mantimentos.

Nicho para cozinha guardando mantimentos
Invista em potes bonitos de vidro para expor os mantimentos na cozinha. Repare como a cozinha fica bonita com esses detalhes

Imagem 19 – Nicho para cozinha: aramado de garrafas.

Nicho para cozinha: aramado de garrafas
O aramado ocupou o espaço vago no canto entre os armários e serviu como um ótimo porta-garrafas.

Imagem 20 – Nichos para cozinha simples.

Nichos para cozinha simples
O nicho simples, seguindo a mesma cor e material dos armários, ajudou a deixar a cozinha mais simpática e bonita.

Imagem 21 – Nicho para cozinha com personalidade.

Nicho para cozinha com personalidade
Esse nicho foi decorado com latas, livros e demais objetos que carregam a identidade e personalidade dos moradores.

Imagem 22 – Nichos laterais compondo a decoração junto com a prateleira.

Imagem 23 – Nichos para uma cozinha clean e sóbria.

Nichos para uma cozinha clean e sóbria
Se você deseja manter o aspecto clean da cozinha, use objetos com cores sóbrias e neutras dentro dos nichos e procure harmonizá-los pelo tamanho.

Imagem 24 – Nicho entre armários para criar uma área de respiro.

Nicho entre armários para criar uma área de respiro

Imagem 25 – Nicho para cozinha suspenso.

Nicho para cozinha suspenso
Nessa cozinha, o nicho vem do teto. Suspenso no alto, o nicho acomoda taças e copos em uma estrutura moderna. Na parede contrária, outro nicho revela alguns pratos e tigelas.

Imagem 26 – Nicho de canto.

Nicho de canto
Nesse projeto, o canto da parede foi utilizado para fazer nichos que se estendem para ambos os lados da parede, criando um efeito visual muito bonito e diferenciado.

Imagem 27 – Nichos estratégicos.

Nichos estratégicos
Esses nichos são muito funcionais por estarem posicionados de modo a facilitar o manuseio dos objetos na hora de preparar as refeições

Imagem 28 – Nichos para cozinha escondidos.

Nichos para cozinha escondidos
Nesse projeto, alguns nichos estão aparentes e outros escondidos dentro do armário. Opção para todos os gostos

Imagem 29 – Nichos laterais pretos.

Nichos laterais pretos
Nessa cozinha preta, os nichos cumprem um papel importante. Os objetos acomodados nele contrastam com o ambiente e a iluminação instalada nos nichos contribui para a claridade na cozinha.

Imagem 30 – Nichos com compartimentos.

Nichos com compartimentos
Os nichos podem abrigar dentro de si pequenos outros nichos, como nesse modelo. O nicho no canto esquerdo possui compartimentos menores que abrigam, individualmente, cada potinho.

Imagem 31 – Cozinha com nichos e prateleiras.

Cozinha com nichos e prateleiras
Essa cozinha foi pensada para os nichos e as prateleiras. Eles ocupam uma grande parte do projeto e, inclusive, aparecem de forma diferenciada. Repare que uma porta translúcida permite a visualização dos nichos no interior do armário. Destaque para os cestos de vime sendo utilizados como gavetas.

Imagem 32 – Organização é tudo.

Organização é tudo
Os nichos dessa cozinha possuem uma organização impecável. Objetos muito bem posicionados e alinhados por cor, tamanho e tipo. A porta de vidro protege o nicho.

Imagem 33 – Balcão da cozinha servindo como nicho para sala.

Balcão da cozinha servindo como nicho para sala

Imagem 34 – Nichos para cozinha com cor interna diferente.

Nichos para cozinha com cor interna diferente
A parte interna desses nichos foi revestida com um tom amadeirado que contrasta muito bem com o branco dos armários. Mais uma vez os nichos contribuindo com a decoração do ambiente

Imagem 35 – Nichos discretos no centro do armário.

Nichos discretos no centro do armário

Imagem 36 – Potes de tamanhos variados compondo o interior dos nichos.

Potes de tamanhos variados compondo o interior dos nichos

Imagem 37 – Azul diferente para os nichos.

Azul diferente para os nichos
Nessa cozinha, os nichos se destacaram por estarem em um tom de azul mais forte e vibrante do que o restante dos armários.

Imagem 38 – Quebrando a monotonia da cozinha.

Quebrando a monotonia da cozinha
Mesmo pequenos, esses nichos conseguiram quebrar a monotonia da cozinha branca. Essa é uma das vantagens dos nichos: alegrar o ambiente, justamente por apresentarem os objetos de forma descontraída e despretensiosa

Imagem 39 – Nicho para banheiro único.

Nicho para banheiro único
Essa peça única foi dividida em vários nichos menores para acomodar louças e demais utensílios da cozinha. A proposta deixou a cozinha leve, sem a necessidade dos pesados armários aéreos

Imagem 40 – Nichos com divisórias para pratos.

Nichos com divisórias para pratos

Imagem 41 – Recorte no móvel.

Recorte no móvel
O nicho dessa cozinha é simples e discreto, apenas um recorte no centro do móvel azul. Mas a presença dele é importante para quebrar a uniformidade do armário.

Imagem 42 – Nicho para plantas e temperos.

Nicho para plantas e temperos
Quer dar um toque rústico e interiorano para sua cozinha? Então aposte nos nichos decorados com plantas e potinhos de temperos. A cozinha fica charmosa e aconchegante

Imagem 43 – Nichos e suportes.

Nichos e suportes
Aproveite o espaço da sua cozinha com nichos e suportes. Assim como as prateleiras, os suportes combinam bem com os nichos e ajudam a organizar a cozinha de forma prática e inteligente.

Imagem 44 – Nicho rústico de madeira.

Nicho rústico de madeira

Imagem 45 – Nichos seguindo a linha do armário.

Nichos seguindo a linha do armário
Esses nichos parecem armários sem portas, pois seguem a mesma linha e proporção do armário que o acompanha. A proposta cria um efeito continuo e uniforme à cozinha

Imagem 46 – Nicho embutido na parede.

Nicho embutido na parede
Você pode se inspirar nessa imagem e fazer o mesmo na sua cozinha, caso possua um espaço inutilizado e sobrando por lá. Uma boa ideia, não é mesmo?

Imagem 47 – Nichos para valorizar peças únicas.


Assim como nessa imagem, você pode utilizar os nichos para valorizar e destacar peças únicas da sua cozinha, como louças artesanais, coleções de família ou alguma outra peça de importância sentimental

Imagem 48 – Para qualquer estilo.


Qualquer cozinha, de qualquer estilo pode contar com a presença de nichos. Repare que essa cozinha da foto tem uma proposta bem moderna e arrojada e, mesmo assim, o nicho marca presença.

Imagem 49 – Nicho vertical de madeira.


O nicho em madeira valorizou ou não valorizou essa cozinha? Se a sua estiver precisando de uma repaginada aposte nesse elemento, você não vai se arrepender

Imagem 50 – Nichos para fornos.


Os nichos para fornos também vem sendo muito utilizados ultimamente. Nesse modelo, os nichos acomodam, com sobra, o forno e o microondas. Repare que no balcão, logo abaixo do cooktop eles voltam a aparecer expondo decorações que enchem a casa de personalidade

Imagem 51 – Nichos combinando com as cores do armário.


Para deixar a cozinha toda combinando, use nichos das mesmas cores dos armários. Atualmente, há várias opções de nichos prontos no mercado. Mas, se você for mandar planejar sua cozinha pode inserir os nichos no projeto, assim não corre o risco de ficar sem a cor desejada

Imagem 52 – Nichos iluminados.


A ideia de pontos de luz dentro dos nichos é tendência de decoração. Aposte nela para deixar sua cozinha mais acolhedora e bonita.

Imagem 53 – Panelas em exposição.


Geralmente as panelas são confinadas debaixo da pia, sem um espacinho sequer na decoração. Mas você pode reconsiderar isso apostando em nichos especialmente para elas.

Imagem 54 – Nichos cor-de-rosa.


Os nichos suspensos seguem o mesmo cor-de-rosa do armário. Já os objetos em preto e branco no interior deles combinam com os demais elementos da decoração

Imagem 55 – Ideia para copiar em casa.


Essa é uma ideia interessante e que pode ser facilmente reproduzida em casa. Basta fazer uma estrutura de ferro como base e quadrados de madeira como nichos. Deixe alguns espaços vazados e decore como preferir

Imagem 56 – Nicho amarelo para destacar o micro-ondas

Imagem 57 – Nicho de madeira simples.


Como uma ideia simples pode fazer tanta diferença em um ambiente? Nessa cozinha, um nicho simples de madeira foi decorado com copos e taças de vidro na parte interna. O espaço de cima do nicho também foi aproveitado para acomodar – por ordem de tamanho – os potes com mantimentos.

Imagem 58 – Nicho para livros na cozinha.


Se você não sabe onde deixar seus livros de receita e culinária, pode considerar a possibilidade de organizá-los em um nicho, assim como esse da foto. Fica sempre à mão para a hora que precisar

Imagem 59 – Nichos no lugar do armário aéreo.


Minimize sua cozinha e mantenha só aquilo que é essencial. Conte com a ajuda dos nichos para isso.

Imagem 60 – Cozinha de estilo retrô com nichos.