Banheiros com pastilhas

Conheça nossa super seleção com 50 fotos inspiradoras de banheiros decorados com pastilhas.

Por -

As pastilhas são conhecidas por serem um revestimento prático para as áreas molhadas, devido sua resistência a água e as sujeiras. No banheiro, elas podem ser aplicadas nas superfícies ou em algum detalhe da bancada, valorizando ainda mais um banheiro pequeno, neutro e sem vida. Para quem considera ter um banheiro com pastilhas, continue lendo o nosso guia:

No mercado, podemos encontrá-las em diversos tamanhos e em três tipos de materiais: vidro, porcelana e cerâmica. As dimensões podem variar do gosto e da proposta de cada morador, por isso são consideradas uma peça versátil na decoração.

Acessível e popular, esse material é vendido em peças individuais ou em placas, nos mais variados acabamentos e formatos. Lembrando que nas placas, a mão de obra é muito mais rápida e eficiente, porém o acabamento pode se diferenciar se não forem bem posicionadas. Elas podem ser redondas, retangulares, quadradas e hexagonais. A mais comum e de mais fácil manuseio são as quadradas. No entanto, as hexagonais são as queridinhas do momento, pois criam um efeito diferente apesar de necessitar de um cuidado maior na aplicação.

Dependendo do projeto, elas podem ser utilizadas de várias formas para a decoração do banheiro. Uns optam por revestir o box inteiro ou apenas uma das paredes, formando um pequeno detalhe na ambientação. O bacana das pastilhas é que elas permitem criar desenhos e grafismos dependendo de como for aplicado a composição visual.

Não esqueça de acessar nossas páginas sobre banheiros decorados e banheiros modernos.

Dicas para escolher a pastilha do banheiro

Com esse material, pode-se criar infinitos efeitos, o momento da escolha pede um atenção especial para cada tipo de proposta. Em banheiros pequenos, o ideal é optar por pastilhas claras, alternando com as escuras, de modo que crie uma composição harmônica com o contraste e o espaço. Formar faixas em apenas uma parede ou em todo banheiro também é uma outra forma de destacar o limite desse ambiente.

Para quem quer sair do básico azulejo, pode escolher uma cor neutra revestindo paredes e pisos. Isso já proporciona um aspecto visual novo e diferenciado. Outra forma de revestir é criar a divisão da parede, com apenas uma parte de pastilhas e o restante de outro material do seu gosto.

Um cuidado que você deve se atentar é na escolha do rejunte, pois a cor pode alterar todo visual que você pretende para seu banheiro. Por exemplo, se possui um banheiro com mobiliários sanitários brancos e bancada em mármore claro, o melhor é optar pelo básico branco. Agora, se o seu banheiro é colorido e possui uma proposta mais jovial, destaque as pastilhas aplicando um rejunte que contraste com as peças.

90 ideias de banheiros com pastilhas

Para saber mais, confira 90 banheiros pastilhados com diversas técnicas e mais dicas que vão desde acabamento até como aplica-las na parede. Saiba agora como combinar as pastilhas em seu banheiro com esses projetos:

Imagem 1 – As pastilhas invadem o box e uma parte do piso delimitando os espaços do ambiente.

imagem (1)

As pastilhas claras podem formar um contraste incrível com o restante da decoração. No caso do projeto acima, os detalhes em madeira realçaram ainda mais com as superfícies brancas das paredes e do piso. Outra forma interessante de aplicação é delimitando o espaço do banheiro, observe que as pastilhas definiram a área de banho do box se prolongando até a área da bancada.

Imagem 2 – A pastilha na cor verde destacou a madeira do banheiro.

imagem (2)

Para buscar uma decoração mais ousada, as pastilhas coloridas podem ser aplicadas por todo o box do banheiro. Tomando cuidado para que a cor escolhida fique de acordo com o restante do cômodo.

Imagem 3 – O preto sempre leva sofisticação ao ambiente.

imagem (3)

Ambientes pretos sempre transmitem elegância devido a sua tonalidade escura. O bacana desse banheiro foi predominar o uso das pastilhas, como também criar pontos de destaque no visual, que foi o caso da bancada azul e da cuba branca.

Imagem 4 – Seja criativo e faça um desenho de piso com as pastilhas.

imagem (4)

Utilize pastilhas em dois tons diferentes e complementares, formando uma estampa divertida para o piso. O visual final do jogo de desenhos ganha mais efeito em banheiros maiores, já que sua extensão é mais longa e consequentemente, os traços ficam mais reforçados.

Imagem 5 – As faixas em cores diferentes levam um ar divertido para o visual do banheiro.

Também há a opção de desenhar faixas dentro do box com extensão para fora, trazendo pontos de cor ao ambiente. É uma opção válida para trazer personalidade, sem utilizar o material em grandes proporções. Quando as pastilhas são aplicadas dessa forma, pode-se criar e delimitar áreas no ambiente como box, bancada ou até mesmo um tapete no piso.

Imagem 6 – Banheiro preto e branco com pastilhas: este projeto utiliza as pastilhas hexagonais nas cores no piso.

imagem (6)

Os amantes de uma decoração clássica podem optar por pastilhas brancas e desenhar uma moldura com algumas peças pretas. O contrário também garante o mesmo efeito! Porém como o branco leva a sensação de amplitude, em banheiros pequenos eles são quase indispensáveis.

Imagem 7 – Faça uma combinação de cores entre as pastilhas.

imagem (7)

Você pode compor duas pastilhas de cores diferentes de modo que uma delas seja mais neutra. Nesse caso, a pastilha bege não destoou na combinação, deixando o verde destacar na parede principal do banheiro.

Imagem 8 – Dê o toque divertido no banheiro!

imagem (8)

Imagem 9 – Para os amantes do vermelho: aposte em um box inteiro pastilhado.

imagem (9)

Imagem 10 – Ou então em uma parede inteira que destaque ao entrar no banheiro.

Imagem 11 – O mix de pastilhas é uma forma de deixar o banheiro clean mas com um pouco de cor.

imagem (11)

O mix pode ser feito a partir de três tons de pastilhas, podendo criar diversos efeitos no ambiente. No banheiro acima, as peças foram posicionadas de forma uniforme em toda a superfície.

Imagem 12 – Insira as pastilhas em alguns detalhes da construção.

imagem (12)

Para quem busca uma decoração mais discreta, aplique as pastilhas em pequenos elementos do ambiente, como no nicho dentro do box, na região do ralo ou espalhadas pela parede. Com esses pequenos locais você cria pontos focais e dá charme a um ambiente normalmente frio e sem graça. É uma opção para quem busca algo diferente mas tem receio de utilizar em paredes inteiras.

Imagem 13 – Banheiro com estilo retrô.

imagem (13)

Imagem 14 – Crie um efeito divertido para um box de banheiro.

imagem (14)

Esse é um outro exemplo de como pode ser aplicado o mix de pastilhas. O jogo das peças formam quase um degradê na parede, sem sair da proposta neutra, mas levando um charme a mais no banheiro.

Imagem 15 – Box com um efeito incrível que lembra o fundo do mar.

imagem (15)

Imagem 16 – Pastilhas hexagonais são uma forma de sair do convencional.

imagem (16)

Imagem 17 – O fundo do box é a parede ideal para destacar o banheiro.

imagem (17)

Brinque com as tonalidades de uma cor e incorpore uma composição alegre e divertida para o seu banheiro. Para quem tem medo de arriscar, uma parede é o suficiente para criar o efeito diferenciado no ambiente.

Imagem 18 – A iluminação atrás do espelho realça ainda mais o acabamento da parede.

imagem (18)

A fita de led consegue criar um eixo de luz sobre as pastilhas levando mais destaque para elas. O visual fica leve e aconchegante ao mesmo tempo!

Imagem 19 – Cores neutras são sinônimo de modernidade!

imagem (19)

Imagem 20 – Pastilhas Azul Tiffany para os amantes dessa cor tendência.

imagem (20)

Imagem 21 – O piso contrastou em meio a decoração neutra.

imagem (21)

Imagem 22 – Para quem gosta de glamour essa ideia é perfeita para escolher.

imagem (22)

Imagem 23 – O fundo dos nichos ganhou um detalhe especial.

imagem (23)

Uma ótima opção de aplicação de pastilhas é utilizar cores nos nichos do banheiro. O contraste dos materiais é surpreendente e valoriza esse elemento. Além disso, a aplicação fica ainda mais fácil, já que alguns tipos de pastilhas são vendidos em placas, tornando mais fácil sua utilização. Ficam bonitas quando aplicadas em nichos, pois criam um ponto divertido e diferente.

Imagem 24 – Pastilhas pretas compondo com uma marcenaria diferente.

imagem (24)

Utilize faixas para criar uma moldura ou aplique as pastilhas sobre toda a parede para que esse material dê mais destaque para o espelho. Lembre-se de trabalhar a proporção da parede e o espelho para que a faixa fique em uma largura agradável.

Imagem 25 – Um banheiro com muita personalidade!

As pastilhas coloridas ficam perfeitas em banheiros com ar infantil! Principalmente quando composto com itens que seja em uma cor análoga do revestimento.

Imagem 26 – O banheiro com pastilhas rosa com acabamento cintilante demonstram bem a personalidade da moradora.

imagem (26)

Imagem 27 – Banheiro com pastilhas de vidro: um banheiro com estilo clássico também pode ganhar o revestimento.

imagem (27)

As pastilhas de vidro são indicadas para quem tem receio de aplicar alguma cor no revestimento. Elas deixam o ambiente leve, mas também decoram de forma equilibrada sem destoar no visual.

Imagem 28 – Banheiro cinza com pastilhas: combinação perfeita do cimento queimado com as pastilhas vermelhas.

imagem (28)

O cimento queimado é um dos queridinhos na decoração. Combinar a tonalidade de cinza com cores fortes de pastilhas é a composição perfeita para um ambiente moderno e arrojado.

Imagem 29 – Banheiro clean com aplicação de pastilhas.

imagem (29)

Imagem 30 – O efeito perolado das pastilhas deixou o banheiro com um aspecto delicado.

imagem (30)

Fica interessante criar uma faixa de pastilhas na parede que fica atrás do vaso. Dessa maneira, delimita-se esse espaço e se dá vida para o banheiro normalmente branco.

Imagem 31 – Para aqueles que não abrem mão de um banheiro neutro e moderno.

imagem (31)

Imagem 32 – O box pastilhado levou mais charme para esse banheiro.

imagem (32)

Imagem 33 – Para quem não quer fugir de um banheiro tradicional, pode optar por pastilhas brancas.

imagem (33)

Imagem 34 – Você pode optar por fazer apenas uma faixa com as pastilhas.

imagem (34)

Imagem 35 – Banheiro inteiro revestido por pastilhas.

Imagem 36 – Aplique sua cor favorita na decoração.

imagem (36)

Imagem 37 – Que tal revestir seu banheiro assim? Deixe apenas o teto sobre pintura.

imagem (37)

Revestir o banheiro inteiro cria um efeito de textura interessante, que também proporciona continuidade e a impressão de amplitude ao ambiente.

Imagem 38 – Uma base neutra sempre pode receber um toque colorido.

Qualquer base neutra pode receber cor! Se você possui um banheiro branco ou bege, pode dar um upgrade na decor com as pastilhas. Escolha um local de sua preferência e faça uma paginação moderna com esse lindo revestimento!

Imagem 39 – De um lado pastilhas na mesma tonalidade e do outro um mix incrível.

imagem (39)

Imagem 40 – As pastilhas podem delimitar o espaço de cada chuveiro quando o box for compartilhado.

Para um ambiente com cores neutras, aplique as pastilhas na área do chuveiro, em cores mais contrastantes e em faixas verticais. Dessa forma elas definem as áreas, ainda mais quando o box é compartilhado. Opte pela textura com brilho que garante o diferencial na composição.

Imagem 41 – Pastilhas metalizadas deixam qualquer banheiro sofisticado.

imagem (41)

Imagem 42 – O cinza combina com qualquer decoração de banheiro.

imagem (42)

Imagem 43 – Cores terrosas compõem o projeto deste banheiro.

imagem (43)

Como a proposta é um banheiro mais aconchegante, as pastilhas com mesclas de bege e branco foram a escolha correta para reforçar essa característica. Nada mais é que trabalhar o tom sobre tom, que sempre dá certo na decoração.

Imagem 44 – Para uma linha romântica, aposte nesse décor!

imagem (44)

Imagem 45 – Até em paredes curvas as pastilhas se encaixam perfeitamente.

imagem (45)

Imagem 46 – Com a banheira transparente, as pastilhas brancas levaram requinte e beleza.

imagem (46)

A escolha das pastilhas brancas destacam o elemento mais importante desse banheiro que é a banheira de vidro/acrilico. O estilo clean predomina por todo ambiente, sem deixar ele muito clássico e nem muito ousado.

Imagem 47 – Um banheiro funcional e autêntico!

imagem (47)

Imagem 48 – Os tons esverdeados quebraram a predominância do branco na decoração.

imagem (48)

Imagem 49 – Banheiro com pastilhas rosa.

imagem (49)

Para os amantes do rosa, procure trabalhar a cor com cautela. Atualmente os materiais oferecem uma tonalidade mais suave da cor, deixando a combinação mais harmônica e neutra. O bacana das pastilhas rosadas é trabalhar com a textura da peça, o brilho pode oferecer todo o charme necessário para o resultado final.

Imagem 50 – As pastilhas aparecem de forma discreta, mas levam todo o charme a mais ao banheiro.

imagem (50)

As pastilhas podem combinar com o item existente no banheiro. No projeto acima, a bancada cinza foi o ponto chave para a escolha do revestimento, que não alterou a proposta clean do ambiente. O tom sobre tom foi trabalhado mais uma vez com sucesso!

Imagem 51 – As pastilhas podem combinar com alguns itens do banheiro.


E os tons de bege invadem esse banheiro, levando mais conforto e aconchego!

Imagem 52 – As pastilhas podem surpreender no resultado final.

Imagem 53 – A paginação das pastilhas no piso criou um efeito lúdico para esse banheiro.


O jogo das pastilhas no piso em tonalidades de azul deram mais movimento para o ambiente, transformando um banheiro clássico com mais personalidade.

Imagem 54 – O mix de pastilhas pode ser trabalhado em forma de degradê.

Imagem 55 – As faixas mais finas são mais delicadas e garantem um toque diferenciado nas paredes.

Imagem 56 – Seja criativo e crie um grafismo na parede do banheiro!

Imagem 57 – Banheiro com faixas pastilhadas.

Imagem 58 – As pastilhas na cor azul criam um destaque no plano de fundo.


Aplicadas em uma posição estratégica, a pastilha colorida (pode ser metálicas, com brilho ou com tons fortes) podem fazer contraste com a predominância do neutro conferindo requinte ao ambiente. Se atente a cor ou o acabamento escolhido que deve estar em harmonia com o restante do cômodo priorizando pelo resultado final desejado.

Imagem 59 – As pastilhas cinzas é uma opção para manter o banheiro clean.

Imagem 60 – Realce o formato da pastilha com a cor do rejunte.


O rejunte branco reforçou o formato da peça hexagonal. Como elas possuem um design diferenciado, procure destaca-las dessa forma trabalhando com o contraste no acabamento.

Imagem 61 – A pastilha preta garante mais elegância para o banheiro.

Imagem 62 – Banheiro com pastilhas em tons de cinza.

Imagem 63 – Faça a aplicação de ponta á ponta da bancada do banheiro.

Imagem 64 – Banheiro cinza com pastilhas pretas

Imagem 65 – As pastilhas metalizadas trazem um impacto visual, levando mais sofisticação ao banheiro.

Imagem 66 – A pastilha pode combinar com os acessórios do banheiro.


Como a parede recebe tons de roxo, os acessórios como toalhas, tapetes, suportes podem complementar o visual do banheiro. É ideal trabalhar o equilíbrio na composição, lembrando que menos é sempre mais!

Imagem 67 – Pastilhas em banheiro compondo com espelho.

Imagem 68 – Contraste da pastilha preta com rejunte bege.


Esse contraste deu ao banheiro um ar mais jovial! O preto oferece elegância e a composição na parede com as prateleiras deram personalidade e o toque descolado.

Imagem 69 – Nesse banheiro a proposta foi manter a decoração neutra sem abrir mão da modernidade.

Imagem 70 – O formato das pastilhas dizem muito na decoração.


O formato das pastilhas conseguem definir o estilo do banheiro. Nesse caso, elas ofereceram mais elegância ao banheiro que já possuem acessórios sofisticados.

Imagem 71 – Banheiro com pastilhas pretas.

Imagem 72 – Brinque com o contraste dos planos.

Imagem 73 – As pastilhas claras trazem um charme na decoração.

Imagem 74 – A pastilha colorida leva personalidade ao banheiro.


A faixa perpendicular que se estende pelo banheiro transforma o banheiro em um ar mais moderno! Essa técnica pode ser feita em qualquer banheiro, desde que tenha uma base neutra sem nenhum outro tipo de revestimento colorido no ambiente.

Imagem 75 – Banheiro com pastilhas brancas.

Imagem 76 – Banheiro com pastilhas azul.

Imagem 77 – Banheiro com pastilhas bronze.

Imagem 78 – Banheiro com mix de pastilhas verde.

Imagem 79 – Acabamentos diferentes para cada local.


Para criar alguns pontos de destaque no ambiente, pode-se criar paginações diferentes com as pastilhas. No projeto acima, o box recebe pastilhas simples e no interior do nicho um mix de pastilhas dão todo o charme para essa composição final.

Imagem 80 – Simples e moderno!

Imagem 81 – A pastilha destaca o local da bancada do banheiro.

Imagem 82 – A cor da pastilha e rejunte não afetou no estilo do banheiro.

Imagem 83 – Crie desenhos no piso de pastilhas.

Imagem 84 – A bancada com pastilhas é ideal para sair do comum.


Para a aplicação em bancada o ideal é que seja feito com pastilhas coloridas sobre o rodabanca de granito da cuba, o que dará um ar mais requintado ao ambiente.

Imagem 85 – Detalhes que fazem a diferença!

Imagem 86 – O efeito dessa pastilha é ainda maior quando abrange um plano grande.


A superfície maior realça ainda mais o acabamento cintilante da pastilha vermelha. Dessa forma elas levam requinte e elegância sem precisar investir tanto no restante da decoração.

Imagem 87 – Banheiro com pastilhas lilás.

Imagem 88 – Faça uma bancada diferente em seu banheiro!

Imagem 89 – As pastilhas desenharam um nicho na parede.


O contorno das pastilhas nas paredes conseguem definir um nicho que abrange o espelho e a largura da bancada. O efeito é moderno que também pode ser feito através de uma pintura.

Imagem 90 – Ideal para um banheiro próximo a piscina.


Como a área da piscina exige um piso resistente e seguro a água, o banheiro também não poderia faltar. Esse tipo de material é ótimo, pois garante essas características, como também decoram o espaço.