Quarto de solteiro pequeno: veja ideias incríveis para decorar com fotos

Por -

Procurando ideias para quarto de solteiro pequeno? Então, pode chegar! Acomode-se aí e acompanhe esse post com a gente. Trouxemos dicas e sugestões incríveis para você decorar o seu quarto.

Decoração de quarto de solteiro pequeno

Os quartos, assim como as casas, perderam espaço. Hoje em dia tudo é muito compactado e viver em ambientes pequenos se tornou um desafio. Afinal, você precisa conciliar em um mesmo (pequeno) espaço conforto, funcionalidade e estética. Mas será que isso é realmente possível? Sim, é claro que é!

Com as dicas certas e uma boa dose de inspiração é mais do que possível montar aquele quarto de solteiro dos seus sonhos. Por isso, sem perder mais tempo, confira as dicas a seguir:

Cama, a estrela do quarto

Não dá pra negar: a cama é o centro das atenções em qualquer quarto. Por isso mesmo você deve dar uma atenção especial para ela.

Em primeiro lugar, tenha em mente as dimensões do seu quarto e se ele é capaz de abrigar uma cama maior, como uma de casal, por exemplo, ou se só tem espaço para uma cama de solteiro mesmo. Não adianta querer um móvel que não cabe no espaço.

Geralmente, a parede utilizada para colocar a cama é aquela de frente para a porta, apesar de isso não ser uma regra. Verifique também o espaço que sobra entre a cama e a parede. É importante contar com pelo menos 60 centímetros de distância, espaço suficiente para fazer a passagem e abrir alguma porta, caso seja necessário.

Uma boa dica é encostar um dos lados da cama na parede. Além de liberar mais espaço, você ainda garante uma sensação de amplitude para o quarto.

Planeje tudo com antecedência

Antes de sair comprando tudo o que ver pela frente, pare, respire e acalme-se. Faça um planejamento detalhado de tudo o que precisa e do que deseja ter no seu quarto (escrivaninha, penteadeira, poltrona, cômoda, criado mudo, etc). Depois, organize essa lista por ordem de prioridade, afinal, o seu quarto é pequeno.

Espelhos para ampliar

Use espelhos, mas não exagere. Não é de hoje que todo mundo sabe que os espelhos possuem a capacidade de ampliar visualmente ambientes pequenos, só que para esse truque funcionar você precisa se atentar para alguns detalhes.

O primeiro deles é descobrir o que o espelho irá refletir. Isso é muito importante. Busque por reflexos esteticamente agradáveis e que nunca, jamais, reflitam uma área do quarto que você deseja esconder (geralmente onde fica aquela baguncinha), afinal de contas, lembre-se sempre de que o espelho é um duplicador, tanto daquilo que é belo, quanto daquilo que incomoda a visão. 

Funcionalidade nunca é demais

Outra dica super legal para quem tem um quarto de solteiro pequeno é apostar em móveis planejados, feitos sob medida e com mais de uma funcionalidade. A explicação para isso é bem simples: espaços pequenos precisam ser otimizados e muito bem aproveitados e, para tanto, nada melhor do que contar com móveis que se encaixam perfeitamente no ambiente.

Melhor ainda se eles tiverem dupla (ou até tripla função), dessa forma você resolve em um único móvel várias questões. É o caso, por exemplo, das camas com baú ou com gaveteiros na parte inferior. Escrivaninhas dobráveis e / ou retrateis também são um bom exemplo.

Correr é a melhor opção

Sempre que possível opte por portas de correr. Elas economizam um bom espaço do quarto, além de serem práticas e modernas.

Essa dica vale tanto para as portas de armários, quanto para a porta de entrada do quarto e para a porta da suíte.

Iluminação é tudo

Priorize um bom projeto de iluminação para o seu quarto de solteiro pequeno. Em primeiro lugar, invista em uma boa fonte de luz natural, ou seja, janelas amplas. Depois, planeje a qualidade da iluminação artificial.

É importante manter uma luz central que garanta a iluminação completa do quarto durante a noite. Mas você também pode incrementar o ambiente com luzes indiretas vindas de luminárias pendentes e fitas de LED, por exemplo.

As cores certas

Quais as melhores cores para um quarto de solteiro pequeno? Com toda certeza, as cores claras são uma ótima opção. Mas elas não precisam ser as únicas.

As cores claras são as mais indicadas justamente porque elas garantem uma maior sensação de amplitude e espaço, ao contrário das cores escuras. Branco, cinza, gelo, bege e os tons pastéis são algumas das opções de cores para a decoração do quarto de solteiro pequeno.

Os tons mais fortes, quentes e vibrantes podem ser usados, especialmente se você tiver uma boa fonte de luz natural. Caso contrário (ou se ficar com medo de errar na mão) use-as apenas em detalhes ou para criar contraste em algum móvel ou em uma das paredes.

Destaque para a parede

Uma forma de valorizar o quarto de solteiro pequeno e ainda garantir aquela moral para a decoração é usando as paredes.

Você pode fazer isso apostando em quadros que ajudam a trazer profundidade ao espaço ou, ainda, como já citamos anteriormente, usando espelhos.

As paredes ainda podem ser usadas para fixar prateleiras e nichos. Dessa forma, você pode dispensar pequenos móveis que ficariam no chão, como o criado mudo ou as mesinhas laterais.

Use as paredes também para criar desenhos e pinturas diferenciadas. Mas prefira fazer isso em apenas uma das paredes para não sobrecarregar o quarto.

Proporção

Ao escolher e comprar móveis e objetos decorativos para o quarto tenha em mente uma coisa: proporção. Essa ideia deve te acompanhar a todo o momento.

Tire as medidas do quarto e faça suas escolhas baseadas nesses números. Não compre, em hipótese alguma, móveis que vão deixar o seu quarto com cara e jeito de apertado.

Menos é mais

A regra do “menos é mais” se aplica muito bem aos objetos decorativos. Prefira objetos maiores em pouca quantidade, do que muitas coisinhas miudinhas. Essa dica vale especialmente para quem deseja garantir um quarto de aparência clean e moderna.

Cortina sob medida

Quarto pequeno é igual a cortina longa, do teto ao chão. Esse tipo de cortina tem o incrível poder de alongar visualmente o ambiente, além de deixá-lo esteticamente mais elegante. Já as cortinas curtas achatam o espaço. Pense nisso!

Xô bagunça

Não adianta você querer ter um quarto de solteiro todo lindo e decorado se não conseguir controlar a bagunça dentro dele. Em ambientes pequenos, a organização é fundamental. Por isso, livre-se de tudo aquilo que não precisa ou não usa mais e mantenha ao alcance da visão apenas aquilo que é, de fato, parte da decoração ou esteja relacionada com a sua rotina do dia a dia.

Quarto de solteiro pequeno: veja ideias incríveis para decorar

Que tal conferir agora inspirações de quarto de solteiro pequeno? São 60 ideias para você tomar como referência, vem ver:

Imagem 1 – Quarto de solteiro pequeno planejado decorado com cama que parece sofá e cores neutras e claras.

Quarto de solteiro pequeno planejado decorado com cama que parece sofá e cores neutras e claras

Imagem 2 – O truque do espelho foi muito bem usado nesse quarto de solteiro pequeno. Repare que ele ocupa toda a faixa da parede.

O truque do espelho foi muito bem usado nesse quarto de solteiro pequeno. Repare que ele ocupa toda a faixa da parede

Imagem 3 – Quarto de solteiro não é sinônimo de cama pequena.

Quarto de solteiro não é sinônimo de cama pequena

Imagem 4 – A cama baixa ajuda a deixar o quarto pequeno visualmente maior.

A cama baixa ajuda a deixar o quarto pequeno visualmente maior

Imagem 5 – Quer usar cores marcantes na decoração do quarto de solteiro? Então combine tons neutros, como o cinza.

Quer usar cores marcantes na decoração do quarto de solteiro? Então combine tons neutros, como o cinza

Imagem 6 – Nessa inspiração, a cama de solteiro possui espaço para guardar os sapatos.

Nessa inspiração, a cama de solteiro possui espaço para guardar os sapatos

Imagem 7 – Quarto de solteiro moderno e descontraído. Repare que as paredes foram bem utilizadas no projeto.

Quarto de solteiro moderno e descontraído. Repare que as paredes foram bem utilizadas no projeto

Imagem 8 – Aqui, o truque para deixar o quarto aparentemente maior, foi subir a cama alguns níveis do chão.

Aqui, o truque para deixar o quarto aparentemente maior, foi subir a cama alguns níveis do chão

Imagem 9 – Prateleiras na cabeceira da cama para guardar os sapatos. Decore e organize ao mesmo tempo.

Prateleiras na cabeceira da cama para guardar os sapatos. Decore e organize ao mesmo tempo

Imagem 10 – A chapa de madeira ao estilo pegboard ficou super funcional nesse quarto, sem contar que ela decora como ninguém.

A chapa de madeira ao estilo pegboard ficou super funcional nesse quarto, sem contar que ela decora como ninguém

Imagem 11 – Quarto de solteiro pequeno decorado em tons de amarelo e preto. Para compensar os tons escuros, uma janela bem ampla.

Quarto de solteiro pequeno decorado em tons de amarelo e preto. Para compensar os tons escuros, uma janela bem ampla

Imagem 12 – Resolva tudo em uma única parede: cama, escrivaninha e armários.

Resolva tudo em uma única parede: cama, escrivaninha e armários

Imagem 13 – Já por aqui, a ideia foi usar cores neutras e claras na base e deixar os toques de cor para os detalhes.

Já por aqui, a ideia foi usar cores neutras e claras na base e deixar os toques de cor para os detalhes

Imagem 14 – Iluminação indireta e tons terrosos dão o clima aconchegante para esse quarto pequeno de solteiro.

Iluminação indireta e tons terrosos dão o clima aconchegante para esse quarto pequeno de solteiro

Imagem 15 – Já os moderninhos vão adorar a ideia de um quarto de solteiro em preto e branco.

Já os moderninhos vão adorar a ideia de um quarto de solteiro em preto e branco

Imagem 16 – Quarto de solteiro pequeno planejado: otimização do espaço.

Quarto de solteiro pequeno planejado: otimização do espaço

Imagem 17 – Tons neutros e suaves como o azul e o cinza são uma ótima opção para quem deseja fugir do branco.

Tons neutros e suaves como o azul e o cinza são uma ótima opção para quem deseja fugir do branco

Imagem 18 – Conforto e acolhimento cabem em qualquer lugar, até nos menores dos quartos.

Conforto e acolhimento cabem em qualquer lugar, até nos menores dos quartos

Imagem 19 – O quarto contemporâneo fica ainda mais bonito com a luz natural que entra pela enorme janela.

O quarto contemporâneo fica ainda mais bonito com a luz natural que entra pela enorme janela

Imagem 20 – Poucos objetos, mas todos cheios de estilo.

Poucos objetos, mas todos cheios de estilo

Imagem 21 – Um toque de madeira para deixar tudo mais confortável e aconchegante.

Um toque de madeira para deixar tudo mais confortável e aconchegante

Imagem 22 – Encoste a cama na parede para abrir espaço no quarto.

Encoste a cama na parede para abrir espaço no quarto

Imagem 23 – O necessário, somente o necessário! Mas sem perder o estilo.

O necessário, somente o necessário! Mas sem perder o estilo

Imagem 24 – Quarto de solteiro planejado. Repare que aqui os móveis foram dispostos juntos à parede, liberando a área central do ambiente.

Quarto de solteiro planejado. Repare que aqui os móveis foram dispostos juntos à parede, liberando a área central do ambiente

Imagem 25 – Quarto de solteiro infantil com cama elevada. Sob o móvel foram projetados armários, aproveitando ainda mais o espaço do quarto.

Quarto de solteiro infantil com cama elevada. Sob o móvel foram projetados armários, aproveitando ainda mais o espaço do quarto

Imagem 26 – Um típico quarto de solteiro pequeno decorado com tons claros. A pedida certa para quem não quer errar.

Um típico quarto de solteiro pequeno decorado com tons claros. A pedida certa para quem não quer errar

Imagem 27 – Quarto de solteiro pequeno com duas camas em estilo praiano. Perfeito!

Quarto de solteiro pequeno com duas camas em estilo praiano. Perfeito!

Imagem 28 – Sem janela no quarto? Faça uma claraboia!

Sem janela no quarto? Faça uma claraboia!

Imagem 29 – Quarto de solteiro pequeno moderno com prateleiras para acomodar os objetos de decoração.

Quarto de solteiro pequeno moderno com prateleiras para acomodar os objetos de decoração

Imagem 30 – Quarto de solteiro pequeno e simples. Repare que o grande charme aqui vem da luz natural.

Quarto de solteiro pequeno e simples. Repare que o grande charme aqui vem da luz natural

Imagem 31 – Pequeno, simples e super clean!

Pequeno, simples e super clean!

Imagem 32 – O pé direito alto e a iluminação embutida são os grandes destaques desse quarto de solteiro.

O pé direito alto e a iluminação embutida são os grandes destaques desse quarto de solteiro

Imagem 33 – Quarto pequeno preto? Sim, com uma janela bem grande você pode fazer isso!

Quarto pequeno preto? Sim, com uma janela bem grande você pode fazer isso!

Imagem 34 – Organização para deixar o quarto pequeno aconchegante e funcional.

Organização para deixar o quarto pequeno aconchegante e funcional

Imagem 35 – Escolha uma parede do quarto para ser a protagonista da decoração.

Escolha uma parede do quarto para ser a protagonista da decoração

Imagem 36 – Embutir e planejar são as palavras de ordem por aqui!

Embutir e planejar são as palavras de ordem por aqui!

Imagem 37 – As portas de correr são ótimas aliadas dos quartos pequenos.

As portas de correr são ótimas aliadas dos quartos pequenos

Imagem 38 – Um quarto de solteiro simples, mas que soube aproveitar como ninguém paredes e teto.

Um quarto de solteiro simples, mas que soube aproveitar como ninguém paredes e teto

Imagem 39 – Aconchegante e moderno.

Aconchegante e moderno

Imagem 40 – Do que você precisa no quarto de solteiro? Planeje tudo antes de comprar os móveis.

Do que você precisa no quarto de solteiro? Planeje tudo antes de comprar os móveis

Imagem 41 – Um pouco de rusticidade não faz mal a ninguém.

Um pouco de rusticidade não faz mal a ninguém

Imagem 42 – Quarto de solteiro pequeno com duas camas? A melhor solução é o beliche.

Quarto de solteiro pequeno com duas camas? A melhor solução é o beliche

Imagem 43 – Cores sóbrias e neutras para destacar o estilo clássico desse quarto de solteiro.

Cores sóbrias e neutras para destacar o estilo clássico desse quarto de solteiro

Imagem 44 – Spots no teto para garantir aquele climinha super agradável no quarto.

Spots no teto para garantir aquele climinha super agradável no quarto

Imagem 45 – Quarto de solteiro infantil com móveis planejados. Aproveitamento total do espaço.

Quarto de solteiro infantil com móveis planejados. Aproveitamento total do espaço

Imagem 46 – Quarto de solteiro pequeno preto com detalhes em branco. A dramaticidade fala mais alto por aqui.

Quarto de solteiro pequeno preto com detalhes em branco. A dramaticidade fala mais alto por aqui

Imagem 47 – Móveis fofos e funcionais para deixar o quarto de solteiro bonito e, ao mesmo tempo, acolhedor.

Móveis fofos e funcionais para deixar o quarto de solteiro bonito e, ao mesmo tempo, acolhedor

Imagem 48 – Vai planejar os móveis? Então deixe um cantinho do guarda roupa para fazer uma escrivaninha embutida.

Vai planejar os móveis? Então deixe um cantinho do guarda roupa para fazer uma escrivaninha embutida

Imagem 49 – Nada melhor do que um mezanino no quarto de solteiro pequeno. Ainda mais se ele vier acompanhado de aventura e diversão.

Nada melhor do que um mezanino no quarto de solteiro pequeno. Ainda mais se ele vier acompanhado de aventura e diversão

Imagem 50 – Cores claras na base e descontração nos detalhes.

Cores claras na base e descontração nos detalhes

Imagem 51 – Móveis e paredes na mesma cor ajudam a uniformizar visualmente o quarto, além de garantir uma sensação de maior espaço.

Móveis e paredes na mesma cor ajudam a uniformizar visualmente o quarto, além de garantir uma sensação de maior espaço

Imagem 52 – A criatividade também conta pontos na decoração do quarto pequeno. Aqui, por exemplo, a tela aramada virou cabideiro e o banco ganhou suporte para as bugigangas do dia a dia.

A criatividade também conta pontos na decoração do quarto pequeno. Aqui, por exemplo, a tela aramada virou cabideiro e o banco ganhou suporte para as bugigangas do dia a dia

Imagem 53 – Moderno e minimalista!

Moderno e minimalista!

Imagem 54 – Um toque escandinavo na decoração desse quarto de solteiro infantil.

Um toque escandinavo na decoração desse quarto de solteiro infantil

Imagem 55 – O “menos é mais” foi levado super a sério nesse quarto.

O “menos é mais” foi levado super a sério nesse quarto

Imagem 56 – O duo preto e branco também pode ser alegre e descontraído.

O duo preto e branco também pode ser alegre e descontraído

Imagem 57 – Minimalismo e luz natural: combinação perfeita para quartos pequenos.

Minimalismo e luz natural: combinação perfeita para quartos pequenos

Imagem 58 – Abrace uma paleta de cores e seja feliz!

Abrace uma paleta de cores e seja feliz!

Imagem 59 – Quarto de solteiro infantil com poucos e essenciais móveis.

Quarto de solteiro infantil com poucos e essenciais móveis

Imagem 60 – Quarto de solteiro feito, literalmente, para dormir. Repare que o espaço comporta apenas a cama.

Quarto de solteiro feito, literalmente, para dormir. Repare que o espaço comporta apenas a cama