Quarto de solteiro: 60 modelos, fotos e ideias para você se inspirar

Por -

Quarto de solteiro é sinônimo também de liberdade decorativa, ou seja, um espaço todinho seu.

E o que fazer com toda essa liberdade? O que quiser! Só que nem tanto assim. Tudo vai depender da configuração e do espaço que você tem disponível aí na sua casa.

Mas isso não é motivo para desanimar ou perder as esperanças de ter um quarto de solteiro lindo. Pelo contrário! Listamos aqui nesse post tudo o que você precisa saber para decorar um quarto de solteiro com muito estilo, conforto e praticidade. Acompanhe as dicas:

Como decorar quarto de solteiro

Trena, lápis e papel na mão

Não adianta nada você ficar salvando milhares de fotos lá no Pinterest se não sabe sequer o tamanho do seu quarto. As medidas exatas do ambiente é o primeiro ponto a se levar em consideração na hora de pensar a decoração do quarto de solteiro.

São elas que vão dizer, por exemplo, se você tem condições de ter uma cama enorme ou uma parede super decorada. Portanto, antes de mais nada pegue uma trena, um lápis e desenhe no papel o formato do seu quarto e anote as medidas de cada parede, a distância entre elas e a altura do pé direito.

Lembre ainda de marcar nesse esboço o local da porta, das janelas e dos pontos de luz e de tomadas.

Defina suas necessidades

Com as medidas e o esboço em mãos você já consegue ter uma boa ideia do que dá para ser feito e começar a buscar por referências que se aproximam do seu ideal de decoração.

Mas ainda há mais uma coisa importante a fazer, sabe qual é? Definir as suas necessidades dentro do quarto. Isso mesmo! Tem gente que usa o quarto de solteiro só para dormir, outros utilizam para assistir TV, jogar vídeo game e ouvir música. E tem aqueles também que gostam de usar o quarto de solteiro para receber os amigos e fazer um pequeno social.

Ter em mente o modo como esse quarto será utilizado ajuda a compreender melhor o tipo de móvel mais adequado para o ambiente, o espaço livre necessário, entre outras coisas.

Uma pessoa que, por exemplo, usa o quarto apenas para descansar e dormir não precisa se preocupar com certos detalhes que uma pessoa que usa o quarto para recepcionar amigos precisaria.

O que faz seu estilo?

A próxima etapa para decorar o quarto de solteiro é definir o seu estilo preferido de decoração. Você pode ser do tipo mais moderno e descolado ou, então, do tipo clássico, neutro e clean.

Compreender o estilo que mais combina com você é super importante para que o quarto tenha personalidade, além de ser um ótimo ponto de partida para nortear a decoração como um todo.

Eleja sua paleta de cores preferida

Medidas, necessidades e estilo ok? Então agora vem outro ponto super importante: as cores para o quarto de solteiro. Já pensou sobre isso?

O ideal é que você tenha uma paleta com quatro a cinco cores para formar a decoração do quarto. Duas delas devem ser neutras e serão usadas na base da decoração, como o branco, o cinza ou os tons de Off White. As demais cores serão usadas nos detalhes e elementos decorativos, como uma luminária amarela, uma almofada azul ou um quadro laranja, por exemplo.

Essa paleta de cores será definida, principalmente, a partir do estilo que você definiu no passo anterior.

Uma decoração moderna e arrojada pode eleger uma paleta com base branca e cinza e detalhes em tons contrastantes como amarelo, verde e azul.

Já quem prefere uma decor mais clássica e atemporal, o mais indicado é usar cores neutras e sóbrias, como o branco, pérola, bege, marrom e azul.

Uma decoração romântica, por sua vez, fica linda com cores suaves e tons pasteis, como o rosa e o azul. Para finalizar com um toque mais glamoroso insira ainda alguns elementos em dourado ou rosé gold.

Outra dica importante: se o seu quarto de solteiro for pequeno prefira usar cores claras e neutras. Elas garantem uma sensação de amplitude para o quarto, além de contribuir com a iluminação.

Em contrapartida, as cores escuras tendem a deixar o quarto menor. Portanto, preste atenção nesse detalhe.

Móveis para quarto de solteiro

A escolha dos móveis para o quarto de solteiro está completa e diretamente relacionada ao tamanho do quarto e as necessidades de quem habita esse espaço.

De modo geral, todo quarto de solteiro precisa, essencialmente, de uma cama e de um guarda-roupa, esses móveis são indispensáveis. Dependendo da sua necessidade, é possível inserir ainda uma cômoda, um criado mudo, uma escrivaninha, prateleiras e nichos.

Mas anote essa dica: é extremamente importante deixar uma área livre de circulação entre os móveis, de modo que você tenha possibilidade de abrir portas e gavetas com facilidade, fazer a limpeza do quarto e transitar tranquilamente no espaço. O recomendado é um corredor com, no mínimo, 70 centímetros.

Outro ponto a considerar é definir se você irá optar por móveis de solteiro planejado ou móveis de solteiro modulados, geralmente comprados em grandes redes de lojas.

A vantagem dos móveis planejados é que eles se adaptam perfeitamente ao espaço, otimizando a área do quarto, sem contar que eles podem ser totalmente personalizados, desde as cores até o formato e estilo.

Já os móveis modulados não permitem alterações e são limitados as cores disponíveis pela loja. A principal diferença entre eles é, sem dúvida nenhuma, o preço. Se tiver condições de investir em móveis planejados, faça isso, você não vai se arrepender. Agora, se a grana estiver curta, escolha os modulados, mas procure por aqueles que mais se adaptem ao tamanho e ao estilo do quarto, ok?

Olhe para as paredes com carinho e libere o chão

Essa dica é especialmente direcionada para quem dispõe de um quarto de solteiro pequeno. Ao liberar espaço no chão, você aumenta a área de circulação e garante mais conforto e praticidade no uso diário do quarto. Portanto, use e abuse de nichos e prateleiras e dispense mesinhas laterais, luminárias de chão, criado mudo e outros móveis que tendem a ocupar espaço.

Com relação aos objetos decorativos, a ideia é a mesma. Ao invés de usar peças no chão, prefira quadros na parede ou, quem sabe, uma pintura diferenciada na parede. Vale ainda apostar em espelhos. Essa peça incrível, além de ser fundamental na hora de se arrumar, pode ser usada como um truque de decoração, justamente porque o espelho ajuda a ampliar visualmente os espaços.

Luz

A luminosidade é sempre um ponto importante em qualquer ambiente da casa. Se você pode contar com uma dose generosa de luz natural, perfeito. Caso contrário, reforce os pontos de luz artificial.

Priorize também um ponto de luz central, capaz de iluminar todo o quarto e tenha ainda pontos de luzes indiretas para criar um clima aconchegante e acolhedor no ambiente. Você pode fazer isso apostando no uso de luminárias, pendentes, spots e fitas de LED.

Conforto é prioridade

Um quarto confortável e acolhedor é o que todo mundo quer não é mesmo? Por isso, capriche em acessórios como cortinas, tapete, almofadas e mantas quentinhas. No verão, certifique-se de ter um bom sistema de ventilação, que pode ser natural ou artificial.

60 modelos de quarto de solteiro para você se inspirar

Veja agora uma seleção de fotos de quartos de solteiro decorados que vão te ajudar a entender como aplicar todas essas dicas na prática e, ainda, mais algumas ideias bônus para você se inspirar:

Imagem 1 – Um toque descontraído na parede do quarto de solteiro. Repare que o revestimento simula peças do jogo Lego.

Um toque descontraído na parede do quarto de solteiro. Repare que o revestimento simula peças do jogo Lego

Imagem 2 – Quarto de solteiro em estilo clean e clássico. A cabeceira estofada em capitonê garante o toque de elegância no ambiente.

Quarto de solteiro em estilo clean e clássico. A cabeceira estofada em capitonê garante o toque de elegância no ambiente

Imagem 3 – Quarto de solteiro infantil com cores suaves e detalhes modernos, como a parede de cimento queimado aos fundos.

Quarto de solteiro infantil com cores suaves e detalhes modernos, como a parede de cimento queimado aos fundos

Imagem 4 – Quarto de solteiro com escrivaninha: modelo perfeito para quem precisa estudar e trabalhar no quarto.

Quarto de solteiro com escrivaninha: modelo perfeito para quem precisa estudar e trabalhar no quarto

Imagem 5 – Quarto de solteiro com guarda roupa grande, capaz de atender as necessidades do morador.

Quarto de solteiro com guarda roupa grande, capaz de atender as necessidades do morador

Imagem 6 – Quarto de solteiro pequeno em estilo moderno rústico. Destaque para a iluminação natural que invade o ambiente.

Quarto de solteiro pequeno em estilo moderno rústico. Destaque para a iluminação natural que invade o ambiente

Imagem 7 – Persiana e escrivaninha se destacam no projeto desse outro quarto de solteiro.

Persiana e escrivaninha se destacam no projeto desse outro quarto de solteiro

Imagem 8 – Quarto de solteiro com jeitinho feminino e delicado. A cortina longa garante a sensação de um pé direito maior.

Quarto de solteiro com jeitinho feminino e delicado. A cortina longa garante a sensação de um pé direito maior

Imagem 9 – Mais lúdico, esse quarto de solteiro apostou em um nicho para embutir a cama.

Mais lúdico, esse quarto de solteiro apostou em um nicho para embutir a cama

Imagem 10 – Quarto de solteiro moderno e minimalista decorado em tons de branco e preto.

Quarto de solteiro moderno e minimalista decorado em tons de branco e preto

Imagem 11 – Proposta irreverente para o quarto de solteiro juvenil. Note que aqui apenas uma das paredes ganhou uma cor diferenciada.

Proposta irreverente para o quarto de solteiro juvenil. Note que aqui apenas uma das paredes ganhou uma cor diferenciada

Imagem 12 – Quarto de solteiro pequeno com cores neutras, suaves e delicadas. Perfeito para uma proposta mais feminina.

Quarto de solteiro pequeno com cores neutras, suaves e delicadas. Perfeito para uma proposta mais feminina.

Imagem 13 – Aqui, o tapete de crochê rouba a cena e traz conforto sob medida para o quarto de solteiro.

Aqui, o tapete de crochê rouba a cena e traz conforto sob medida para o quarto de solteiro

Imagem 14 – Se tiver espaço, coloque uma cama de casal no quarto de solteiro.

Se tiver espaço, coloque uma cama de casal no quarto de solteiro

Imagem 15 – O revestimento de madeira traz conforto e acolhimento para esse quarto de solteiro.

O revestimento de madeira traz conforto e acolhimento para esse quarto de solteiro

Imagem 16 – A fita de LED garante um toque a mais para a decoração desse quarto de solteiro infantil.

A fita de LED garante um toque a mais para a decoração desse quarto de solteiro infantil

Imagem 17 – Quarto de solteiro com móveis planejados. Destaque para a parede que recebeu uma arte despojada e moderna.

Quarto de solteiro com móveis planejados. Destaque para a parede que recebeu uma arte despojada e moderna

Imagem 18 – Quarto de solteiro com paredes de tijolinhos. Repare que as cores nas paredes ajudam a setorizar os espaços dentro do quarto.

Quarto de solteiro com paredes de tijolinhos. Repare que as cores nas paredes ajudam a setorizar os espaços dentro do quarto

Imagem 19 – A escrivaninha suspensa garante um quarto de solteiro mais clean, além de ocupar menos espaço.

A escrivaninha suspensa garante um quarto de solteiro mais clean, além de ocupar menos espaço

Imagem 20 – Para os quartos de solteiro infantil aposte em paredes decoradas e com pintura lúdica.

Para os quartos de solteiro infantil aposte em paredes decoradas e com pintura lúdica

Imagem 21 – A luminária pendente e colorida no meio do quarto chama toda a atenção.

A luminária pendente e colorida no meio do quarto chama toda a atenção

Imagem 22 – Aqui, a persiana romana ajuda a manter a luminosidade sempre no ponto ideal.

Aqui, a persiana romana ajuda a manter a luminosidade sempre no ponto ideal

Imagem 23 – A encostar a cama na parede você cria a sensação de que o quarto é mais amplo e a cama maior.

A encostar a cama na parede você cria a sensação de que o quarto é mais amplo e a cama maior

Imagem 24 – Decoração clean e elegante para o quarto de solteiro.

Decoração clean e elegante para o quarto de solteiro

Imagem 25 – Tons de amarelo e cinza para um quarto de solteiro moderno.

Tons de amarelo e cinza para um quarto de solteiro moderno

Imagem 26 – Que tal uma cama de estilo japonês no quarto de solteiro?

Que tal uma cama de estilo japonês no quarto de solteiro?

Imagem 27 – O criado mudo é um móvel coringa. Ele está sempre ali, para o que você precisar!

O criado mudo é um móvel coringa. Ele está sempre ali, para o que você precisar!

Imagem 28 – Nesse quarto de solteiro quem dita as regras é o verde azulado na parede e a cama gigante posicionada bem no meio do quarto.

Nesse quarto de solteiro quem dita as regras é o verde azulado na parede e a cama gigante posicionada bem no meio do quarto

Imagem 29 – Quarto de solteiro com inspiração marítima.

Quarto de solteiro com inspiração marítima

Imagem 30 – Para esse quarto de solteiro a paleta de cores escolhida foi do branco, cinza, preto e laranja.

Para esse quarto de solteiro a paleta de cores escolhida foi do branco, cinza, preto e laranja

Imagem 31 – Quarto de solteiro pequeno com guarda roupa de portas de vidro.

Quarto de solteiro pequeno com guarda roupa de portas de vidro

Imagem 32 – O tom de azul claro traz suavidade e tranquilidade para o quarto de solteiro infantil.

Imagem 33 – O piso laminado ou vinilico são duas das melhores opções para um quarto bonito e confortável.

O piso laminado ou vinilico são duas das melhores opções para um quarto bonito e confortável

Imagem 34 – Nichos na parede são sempre bem vindos.

Nichos na parede são sempre bem vindos

Imagem 35 – Experimente instalar prateleiras e nichos junto à cama. Dessa forma, você economiza ainda mais espaço no quarto.

Experimente instalar prateleiras e nichos junto à cama. Dessa forma, você economiza ainda mais espaço no quarto

Imagem 36 – Para quem precisa de um cantinho para trabalhar e estudar, o conjunto escrivaninha e cadeira não pode faltar.

Para quem precisa de um cantinho para trabalhar e estudar, o conjunto escrivaninha e cadeira não pode faltar

Imagem 37 – Quarto de solteiro pequeno com a cama encostada junto à janela. Na parede ao lado foram posicionados a escrivaninha e os nichos.

Quarto de solteiro pequeno com a cama encostada junto à janela. Na parede ao lado foram posicionados a escrivaninha e os nichos

Imagem 38 – Quarto de solteiro decorado de modo clean e moderno, sem deixar de lado as necessidades do morador.

Quarto de solteiro decorado de modo clean e moderno, sem deixar de lado as necessidades do morador

Imagem 39 – Aqui, o destaque vai para o nicho embutido na parede onde foi colocada a cama.

Aqui, o destaque vai para o nicho embutido na parede onde foi colocada a cama

Imagem 40 – Quer um quarto de solteiro moderno e sofisticado? Então aposte nos tons de azul petróleo .

Quer um quarto de solteiro moderno e sofisticado? Então aposte nos tons de azul petróleo

Imagem 41 – Um toque de verde musgo entre os tons neutros de branco e marrom.

Um toque de verde musgo entre os tons neutros de branco e marrom

Imagem 42 – Nesse quarto de solteiro, a base branca permitiu acrescentar detalhes vibrantes em amarelo.

Nesse quarto de solteiro, a base branca permitiu acrescentar detalhes vibrantes em amarelo

Imagem 43 – Quarto de solteiro moderno e minimalista em tons de branco, cinza, preto e laranja.

Quarto de solteiro moderno e minimalista em tons de branco, cinza, preto e laranja

Imagem 44 – Mas para quem não abre mão do conforto e aconchego, a melhor opção é usar madeira.

Mas para quem não abre mão do conforto e aconchego, a melhor opção é usar madeira

Imagem 45 – A luminária instalada na parede dispensa o uso do criado-mudo.

A luminária instalada na parede dispensa o uso do criado mudo

Imagem 46 – Estante com nichos abertos para organizar e decorar ao mesmo tempo o quarto de solteiro.

Estante com nichos abertos para organizar e decorar ao mesmo tempo o quarto de solteiro

Imagem 47 – Quarto de solteiro decorado com inspiração da natureza no papel de parede.

Quarto de solteiro decorado com inspiração da natureza no papel de parede

Imagem 48 – Quarto de solteiro ao melhor estilo clássico e elegante.

Quarto de solteiro ao melhor estilo clássico e elegante

Imagem 49 – Aqui, a parede de tijolinhos garante o estilo moderno e despojado, ainda mais quando combinado ao quadro de super herói e a luminária colorida.

Aqui, a parede de tijolinhos garante o estilo moderno e despojado, ainda mais quando combinado ao quadro de super herói e a luminária colorida

Imagem 50 – A madeira é o destaque desse outro quarto de solteiro. Repare que o material está no teto, na cama e no piso.

A madeira é o destaque desse outro quarto de solteiro. Repare que o material está no teto, na cama e no piso

Imagem 51 – Iluminação natural para valorizar a proposta clean da decoração do quarto de solteiro.

Iluminação natural para valorizar a proposta clean da decoração do quarto de solteiro

Imagem 52 – Um cantinho perfeito e sob medida para estudar dentro do quarto de solteiro.

Um cantinho perfeito e sob medida para estudar dentro do quarto de solteiro

Imagem 53 – A base clean e neutra desse quarto de solteiro garantiu o destaque necessário para as peças decorativas selecionadas a dedo.

A base clean e neutra desse quarto de solteiro garantiu o destaque necessário para as peças decorativas selecionadas a dedo

Imagem 54 – A cortina de voil traz fluidez, leveza e completa a proposta delicada e romântica da decoração do quarto de solteiro feminino.

A cortina de voil traz fluidez, leveza e completa a proposta delicada e romântica da decoração do quarto de solteiro feminino

Imagem 55 – Para os moderninhos e descolados de plantão, esse quarto de solteiro é perfeito!.

Para os moderninhos e descolados de plantão, esse quarto de solteiro é perfeito!

Imagem 56 – O quarto grande de solteiro ganhou móveis sob medida para ocupar os espaços de modo proporcional.

O quarto grande de solteiro ganhou móveis sob medida para ocupar os espaços de modo proporcional

Imagem 57 – Quarto de solteiro com uma mini academia.

Quarto de solteiro com uma mini academia

Imagem 58 – Na dúvida, aposte em um papel de parede para valorizar a decor do quarto de solteiro.

Na dúvida, aposte em um papel de parede para valorizar a decor do quarto de solteiro

Imagem 59 – E para os quartos de inspiração escandinava nada melhor do que a estampa de poa.

E para os quartos de inspiração escandinava nada melhor do que a estampa de poa

Imagem 60 – As faixas de cores no teto alongam e ampliam o quarto visualmente. Aposte nessa ideia se tiver um quarto de solteiro pequeno.

As faixas de cores no teto alongam e ampliam o quarto visualmente. Aposte nessa ideia se tiver um quarto de solteiro pequeno