Tijolo ecológico: o que é, vantagens, desvantagens e fotos

Por -

Se você, assim como muita gente por aí, está interessado em uma construção ecológica, sustentável, rápida, bonita e barata, provavelmente já ouviu falar sobre os tijolos ecológicos. Contudo, o sistema de construção que envolve esse tipo de tijolo é alvo de muitas discussões, tanto de quem ama de paixão os tijolinhos, quanto de quem não pode nem olhar para eles.

Mas, afinal de contas, porque os tijolos ecológicos vão de oito a oitenta assim, em um piscar de olhos? Acompanhe o post com a gente que vamos esclarecer tudo isso para você. Ao final, você poderá tirar suas próprias conclusões, confira:

O que é um tijolo ecológico?

O tijolo ecológico é um tipo de tijolo usado na construção feito a partir de uma mistura de terra, cimento e água, sendo que a proporção de cimento utilizada é de apenas 10%. Mas o que faz o tijolo ecológico ser ecológico, de fato, é a ausência de queima em seu processo de fabricação, ou seja, ele não libera CO2 na atmosfera.

Esses três elementos são misturados até formar um composto homogêneo onde, posteriormente, são moldados, prensados e compactados em prensas manuais ou hidráulicas. Após a prensagem os tijolos passam por um processo de cura e secagem que dura cerca de 28 dias.

Alguns tijolos ecológicos também recebem em sua composição bagaço de cano, pneus e rejeitos da construção, o que os torna ainda mais sustentáveis.

Contudo, o tijolo ecológico não é ecológico apenas do ponto de vista da sua fabricação. Outras características que envolvem esse sistema de construção também contribuem para o aspecto ecológico e sustentável da obra, vamos pontuar isso mais detalhadamente a seguir.

Vantagens e desvantagens

Os tijolos ecológicos apresentam inúmeras vantagens e desvantagens e você precisa saber de todas elas antes de se aventurar nesse tipo de construção, por isso, aí vai um check list:

Vantagens do tijolo ecológico

Obra rápida

Uma construção feita com tijolo ecológico é muito mais rápida do que uma construção de alvenaria tradicional. Isso se dá, principalmente, pelo sistema utilizado nesse tipo de construção, muito mais simples e eficaz. Portanto, se você deseja uma casa pronta em pouco tempo, o tijolo ecológico é a opção ideal.

Sem quebra quebra

Os tijolos ecológicos possuem furos em sua estrutura que permitem a passagem de tubulações de água, esgoto, luz e gás, por exemplo. Essa característica única dos tijolos ecológicos faz com que a obra, além de mais rápida, seja também mais limpa, uma vez que não há necessidade de quebrar as paredes depois de prontas para passagem das tubulações. Quando a casa chega na última fiada de tijolos todas as instalações já estão prontas, ou seja, as tubulações acompanham o processo de subida das paredes.

Redução de entulho

Se não tem quebra quebra, não tem entulho. Isso é uma grande vantagem para o meio ambiente e também para o seu bolso, já que você economiza com contratação de caçambas e reduz o desperdício de materiais.

Conforto térmico

Os tijolos ecológicos possuem um ótimo sistema de conforto térmico, mantendo a temperatura no interior da residência sempre agradável, faça frio ou faça calor.

Economia

Uma construção com tijolo ecológico pode custar até 40% menos do que uma construção de alvenaria, por exemplo. Grande parte dessa economia vem do fato desse tipo de obra dispensar o uso de acabamentos. Só para você ter uma ideia, uma construção com tijolo ecológico economiza cerca de 80% em cimento, 50% em ferro e até 100% na madeira utilizada como forma de pilares. Os tijolos ecológicos também distribuem melhor o peso da obra como um todo, o que, além de trazer mais segurança, impacta diretamente na fundação da casa, fazendo com que também seja possível diminuir os custos com a infraestrutura.

Durabilidade e resistência

Apesar da aparência frágil, os tijolos ecológicos são até seis vezes mais resistentes do que um bloco comum de concreto. Contudo, aqui vai um alerta: certifique-se da procedência do tijolo ecológico que você está comprando. Existem muitas empresas sérias, assim como existem empresas de má índole que não cumprem as especificações técnicas exigidas. Por isso, a recomendação aqui é exigir um laudo técnico da empresa que comprove que os tijolos produzidos seguem as normas determinadas pela ABNT e, portanto, são realmente seguros e de boa qualidade.

Dispensa acabamentos

Uma das grandes vantagens do tijolo ecológico é que ele dispensa totalmente o uso de acabamentos nas paredes, como reboco, massa fina, gesso ou revestimentos cerâmicos, embora aceite muito bem todos eles. A aparência rústica dos tijolos é muito bonita e pode – e deve – ficar à mostra. A única recomendação é impermeabilizar os tijolos, especialmente nas áreas externas, já que eles tendem a absorver umidade. Você pode fazer isso usando verniz ou resina. Para quem prefere um visual mais clean pode apostar na boa e velha pintura, ela protege os tijolos sem tirar a aparência natural do material. Apenas em áreas molhadas como o banheiro que se recomenda o uso de revestimentos cerâmicos, até mesmo para facilitar o processo de limpeza do local.

Vale citar ainda que os tijolos ecológicos precisam receber aplicação de rejunte. Esse talvez seja o único acabamento necessário desse tipo de material, junto com a resina ou verniz.

Amigo do meio ambiente

Mais uma vez é importante ressaltar que os tijolos ecológicos não recebem essa denominação por acaso. Por isso, se você deseja pensar em um modelo de construção sustentável, essa talvez seja a principal e melhor opção. Além de reduzirem a emissão de CO2 na atmosfera dada a ausência da queima dos tijolos, esse material ainda contribui para diminuição dos resíduos da construção civil e até mesmo com a necessidade de consumo de outros produtos, como cimento, argamassa, ferro, madeira e acabamentos em geral.

Desvantagens do tijolo ecológico

Acompanhe agora o outro lado da moeda que envolve os tijolos ecológicos:

Falta de mão de obra especializada

Esse é um dos maiores problemas quando se fala em tijolos ecológicos. A falta de mão de obra especializada nesse tipo de construção pode gerar muita dor de cabeça, além de jogar por terra todas as principais vantagens desse material, como redução de entulho, economia e durabilidade.

Hoje em dia é possível encontrar algumas empresas especializadas na construção de casas de tijolos ecológicos, mas mesmo assim é bom ter cuidado. Pesquise e cheque todas as informações a respeito da empresa para não ter surpresas desagradáveis. Na dúvida, busque por um arquiteto ou engenheiro que possa orientar o seu projeto.

Necessidade de um projeto completo antes do início da obra

A construção com tijolo ecológico não tolera alterações em sua estrutura depois de pronta, como ampliações, aberturas ou vãos. Por isso mesmo é indispensável que todos – todos – os aspectos da casa sejam muito bem avaliados antes da construção. É importante contar desde o principio com o projeto de iluminação, água e esgoto, bem como o local exato de portas, janelas e outras aberturas. Lembre-se depois de pronta, a casa não poderá sofrer modificações.

Dificuldade de acesso a compra de tijolos ecológicos

Os tijolos ecológicos estão se popularizando, mas ainda assim não é tão fácil encontrá-los a venda no mercado. E isso pode ser um grande problema, já que é bem provável que você precise desembolsar dinheiro com frete de uma cidade – às vezes até de um estado – para outro. E lembre-se, antes de fazer a compra dos seus tijolos, tenha todas as certificações da empresa em mãos. Outro detalhe importante: caso haja necessidade da compra de um novo lote de tijolos, faça a compra junto da mesma empresa, isso porque pode acontecer diferenças significativas entre os tijolos de cada empresa, tanto no que diz respeito a cor, quanto no tamanho e na qualidade do material.

Maior espessura das paredes

Se a área que você tem disponível para construção for pequena é preciso avaliar com um pouco mais de cautela o uso dos tijolos ecológicos, isso se deve pelo fato desse tipo de tijolo ser maior e, consequentemente, aumentar a espessura das paredes e, com isso, reduzir o tamanho de cada ambiente.

Preço do tijolo ecológico

O preço médio de um milheiro de tijolo ecológico pode variar entre R$ 600 a R$ 750 dependendo da região em que está sendo comercializado. É mais caro que o bloco de concreto e que o tijolo baiano? Sim, é mais caro. Mas aqui você deve observar o custo benefício, uma vez que o tijolo ecológico vai dispensar o uso de acabamentos, sendo assim, ao final, você vai economizar com reboco, gesso e massa fina, por exemplo.

Principais dúvidas em relação ao tijolo ecológico

Os tijolos ecológicos são todos iguais?

Não. Os tijolos ecológicos podem variar de acordo com a fábrica, mas, de modo geral, eles apresentam as mesmas características de produção, componentes e funcionalidade. No entanto, para a construção são usados três tipos de tijolo ecológico: os inteiros (usados para o levantamento das paredes), os meios (responsáveis por fazer as amarrações e criar os espaços necessários para as aberturas) e as canaletas (utilizadas para as vigas e amarrações da construção).

O modo de construção com tijolo ecológico é o mesmo da alvenaria comum?

Não. As casas de tijolos ecológicos seguem um padrão diferenciado em relação a construção das casas de alvenaria, especialmente no que diz respeito a estrutura de vigas e colunas. Os tijolos ecológicos recebem cintas e amarrações ao longo de toda a estrutura das paredes com espaçamento de, geralmente, um metro entre cada.

Para que serve o furo no tijolo ecológico?

Os furos característicos dos tijolos ecológicos servem para dar passagem as tubulações de água, luz e esgoto. As colunas da construção também passam pelos furos dos tijolos ecológicos.

É possível construir casas com mais de um andar com tijolo ecológico?

Sim, é perfeitamente possível. As casas de tijolos ecológicos podem receber laje de concreto e mais de um pavimento, desde que estejam adequadamente estruturadas para isso. Para construções acima de três pavimentos recomenda-se o uso de colunas como as que são feitas nas obras de alvenaria tradicional.

Depois dessa maratona de perguntas e respostas a respeito do uso do tijolo ecológico, muito provavelmente você já deu a sua sentença. E seja qual for o veredicto ainda queremos te apresentar 60 imagens de casas construídas com tijolos ecológicos. Elas podem reforçar ou questionar o seu julgamento, confira:

01. Projeto de casa que mescla o uso dos tijolos ecológicos com a alvenaria.

Projeto de casa que mescla o uso dos tijolos ecológicos com a alvenaria

02. Casa ecológica vista por dentro; os tijolos pintados de branco deixam o ambiente elegantemente rústico e mais iluminado.

Casa ecológica vista por dentro; os tijolos pintados de branco deixam o ambiente elegantemente rústico e mais iluminado

03. Parede da cozinha em tijolo ecológico; eles podem entrar na sua casa compondo apenas detalhes da construção.

Parede da cozinha em tijolo ecológico; eles podem entrar na sua casa compondo apenas detalhes da construção

04. A aparência rústica dos tijolos ecológicos é um grande trunfo desse material.

A aparência rústica dos tijolos ecológicos é um grande trunfo desse material

05. Os tijolos ecológicos cinzas deixam o quarto juvenil com uma aparência mais moderna.

Os tijolos ecológicos cinzas deixam o quarto juvenil com uma aparência mais moderna

06. A casa de tijolo ecológico pode receber acabamento tradicional de reboco e massa fina em algumas partes e em outras permanecer com os tijolos aparentes.

A casa de tijolo ecológico pode receber acabamento tradicional de reboco e massa fina em algumas partes e em outras permanecer com os tijolos aparentes

07. Fachada de uma casa moderna toda construída com tijolos ecológicos.

Fachada de uma casa moderna toda construída com tijolos ecológicos

08. Aqui, os tijolos ecológicos foram usados apenas de modo estético no ambiente.

Aqui, os tijolos ecológicos foram usados apenas de modo estético no ambiente

09. Sala em estilo industrial com paredes de tijolo ecológico.

Sala em estilo industrial com paredes de tijolo ecológico

10. O rejunte é parte indispensável do acabamento nas paredes de tijolo ecológico.

O rejunte é parte indispensável do acabamento nas paredes de tijolo ecológico

11. A pintura branca traz uma atmosfera clean e muito aconchegante para os tijolos ecológicos.

A pintura branca traz uma atmosfera clean e muito aconchegante para os tijolos ecológicos

12. Os tijolos ecológicos recebem bem qualquer cor e com isso acabam se encaixando em diferentes propostas de decoração.

Os tijolos ecológicos recebem bem qualquer cor e com isso acabam se encaixando em diferentes propostas de decoração

13. Casa de tijolo ecológico com fachada na cor natural do material.

Casa de tijolo ecológico com fachada na cor natural do material

14. A opção por manter o tijolo ecológico na aparência natural, além de representar uma economia, também é um ganho para o meio ambiente.

A opção por manter o tijolo ecológico na aparência natural, além de representar uma economia, também é um ganho para o meio ambiente

15. Nessa casa ampla, os tijolos ecológicos aparecem apenas em uma parte da parede.

Nessa casa ampla, os tijolos ecológicos aparecem apenas em uma parte da parede

16. A iluminação embutida no forro de gesso deu todo o destaque para a parede de tijolo ecológico.

A iluminação embutida no forro de gesso deu todo o destaque para a parede de tijolo ecológico

17. Nem só de casas rústicas e de campo vivem os tijolos ecológicos; hoje em dia é possível ver muitas casas de arquitetura contemporânea construídas com o material.

Nem só de casas rústicas e de campo vivem os tijolos ecológicos; hoje em dia é possível ver muitas casas de arquitetura contemporânea construídas com o material

18. Aproveite que os tijolinhos estão em alta e invista neles na sua reforma ou construção.

Aproveite que os tijolinhos estão em alta e invista neles na sua reforma ou construção

19. Lareira construída com tijolo ecológico.

Lareira construída com tijolo ecológico

20. Fachada de casa moderna com apenas uma das paredes em tijolo ecológico.

Fachada de casa moderna com apenas uma das paredes em tijolo ecológico

21. O quarto do casal ficou mais aconchegante com a parede de tijolo ecológico.

O quarto do casal ficou mais aconchegante com a parede de tijolo ecológico

22. Nessa cozinha, a meia parede em tijolo ecológico ganhou uma proteção em vidro que evita a sujeira e acúmulo de gordura nas peças.

Nessa cozinha, a meia parede em tijolo ecológico ganhou uma proteção em vidro que evita a sujeira e acúmulo de gordura nas peças

23. Se não puder investir em tijolos ecológicos de verdade, pode se contentar em ter ao menos a aparência deles usando papel de parede ou adesivo.

Se não puder investir em tijolos ecológicos de verdade, pode se contentar em ter ao menos a aparência deles usando papel de parede ou adesivo

24. Tijolo ecológico para a divisão de ambientes internos.

Tijolo ecológico para a divisão de ambientes internos

25. Dê um novo ar para sua casa com uma parede de tijolo ecológico na sala.

Dê um novo ar para sua casa com uma parede de tijolo ecológico na sala

26. A cozinha integrada ficou muito charmosa com a pequena parede de tijolinhos aparentes.

A cozinha integrada ficou muito charmosa com a pequena parede de tijolinhos aparentes

27. Os tijolos ecológicos também podem ser usados para a construção de churrasqueiras e fornos a lenha.

Os tijolos ecológicos também podem ser usados para a construção de churrasqueiras e fornos a lenha

28. Tijolos ecológicos para dar aquele toque a mais nos ambientes.

Tijolos ecológicos para dar aquele toque a mais nos ambientes

29. O estilo industrial casa como uma luva com os tijolos ecológicos.

O estilo industrial casa como uma luva com os tijolos ecológicos

30. Pintados de verde, os tijolos ecológicos dessa cozinha se harmonizam perfeitamente com a decoração contemporânea.

Pintados de verde, os tijolos ecológicos dessa cozinha se harmonizam perfeitamente com a decoração contemporânea

31. Para quem acha que não é possível construir casas e imóveis maiores com tijolos ecológicos, a imagem abaixo revela que é possível sim.

Para quem acha que não é possível construir casas e imóveis maiores com tijolos ecológicos, a imagem abaixo revela que é possível sim

32. Uma pintura diferenciada para valorizar ainda mais a parede de tijolinhos.

Uma pintura diferenciada para valorizar ainda mais a parede de tijolinhos

33. Tijolinhos aparentes: a cara de uma decor moderna e despojada.

Tijolinhos aparentes: a cara de uma decor moderna e despojada

34. Assim como qualquer sistema de construção, os tijolos ecológicos permitem o uso de todo tipo de portas e janelas.

Assim como qualquer sistema de construção, os tijolos ecológicos permitem o uso de todo tipo de portas e janelas

35. Sala de estar com parede de tijolo ecológico.

Sala de estar com parede de tijolo ecológico

36. O rústico e o moderno se encontram nessa cozinha com parede de tijolinho.

O rústico e o moderno se encontram nessa cozinha com parede de tijolinho

37. Uma casa confortável e convidativa construída com tijolos ecológicos.

Uma casa confortável e convidativa construída com tijolos ecológicos

38. As clássicas boiseries formaram um lindo contraste com os tijolinhos rústicos.

As clássicas boiseries formaram um lindo contraste com os tijolinhos rústicos

39. Seja qual for o projeto arquitetônico da sua casa, os tijolos ecológicos podem ser usados.

Seja qual for o projeto arquitetônico da sua casa, os tijolos ecológicos podem ser usados

40. Linda combinação entre o tom natural dos tijolos com o azul royal nos detalhes da casa.

Linda combinação entre o tom natural dos tijolos com o azul royal nos detalhes da casa

41. Aquela parede sem graça da sua cozinha pode ganhar novos ares com a aplicação de tijolinhos.

Aquela parede sem graça da sua cozinha pode ganhar novos ares com a aplicação de tijolinhos

42. Poderia ser uma típica casa de alvenaria, mas é de tijolo ecológico.

Poderia ser uma típica casa de alvenaria, mas é de tijolo ecológico

43. Apesar de ser um sistema de construção diferente, os tijolos ecológicos permitem todo tipo de layout e acabamento.

Apesar de ser um sistema de construção diferente, os tijolos ecológicos permitem todo tipo de layout e acabamento

44. Típica construção londrina feita com tijolos ecológicos.

Típica construção londrina feita com tijolos ecológicos

45. Sobrado feito em tijolo ecológico; destaque para a pintura branca usada na fachada.

Sobrado feito em tijolo ecológico; destaque para a pintura branca usada na fachada

46. Madeira e tijolo ecológico: não poderia ser mais confortável e convidativo do que isso.

Madeira e tijolo ecológico: não poderia ser mais confortável e convidativo do que isso

47. Essa área externa foi lindamente agraciada com uma parede de tijolos ecológicos.

48. Até as pequenas imperfeições do tijolo ecológico se tornam lindas.

Até as pequenas imperfeições do tijolo ecológico se tornam lindas

49. Ambiente super moderno com parede de tijolo ecológico branco.

Ambiente super moderno com parede de tijolo ecológico branco

50. As plantinhas não podem faltar em uma casa de tijolo ecológico.

As plantinhas não podem faltar em uma casa de tijolo ecológico

51. Uau! Que ambiente lindo, cheio de contrastes!

Uau! Que ambiente lindo, cheio de contrastes!

52. As estrelas desse lavabo são o tijolo ecológico e o cimento queimado.

As estrelas desse lavabo são o tijolo ecológico e o cimento queimado

53. Quarto de casal com parede de tijolos aparentes; rústico e moderno no mesmo espaço.

Quarto de casal com parede de tijolos aparentes; rústico e moderno no mesmo espaço

54. Já aqui, a união de diferentes estilos e materiais é que se destaca.

Já aqui, a união de diferentes estilos e materiais é que se destaca

55. Metal e tijolo ecológico para uma fachada cheia de personalidade.

Metal e tijolo ecológico para uma fachada cheia de personalidade

56. O verde presente na decoração aproxima o tijolo ecológico da ideia de natureza.

O verde presente na decoração aproxima o tijolo ecológico da ideia de natureza

57. Uma linda inspiração para os amantes das decorações clean.

Uma linda inspiração para os amantes das decorações clean

58. O tijolo ecológico branco ajuda a contrastar as peças em madeira da cozinha, mas sem perder destaque no ambiente.

O tijolo ecológico branco ajuda a contrastar as peças em madeira da cozinha, mas sem perder destaque no ambiente

59. Aqui, o tijolo ecológico vem para dar uma ligeira quebra na estética elegante e sóbria.

Aqui, o tijolo ecológico vem para dar uma ligeira quebra na estética elegante e sóbria

60. Uma fachada perfeita para quem curte o estilo rústico dos tijolos aparentes.

Uma fachada perfeita para quem curte o estilo rústico dos tijolos aparentes