Tijolinho branco: vantagens, tipos, dicas e fotos para se inspirar

Por - Atualizado em:

Os tijolinhos brancos estão com tudo e mais modernos do que nunca! Se antes eles eram vistos apenas como uma alternativa ao clássico tijolo marrom, hoje ganharam status de tendência e se transformaram em uma das paixões do universo decorativo. 

Com os tijolinhos brancos, os ambientes ganham uma atmosfera clean e contemporânea, sem contar que eles são super versáteis, se tornando uma ótima opção para quem deseja mudar o visual da casa de modo rápido e econômico. 

E se você, assim como a gente aqui, também é fã de tijolinhos, então vem conferir esse post e descobrir como levar essa tendência para sua casa.

Vantagens do tijolinho branco

Pra qualquer estilo

O tijolinho branco é muito democrático. Ele combina super bem com diversos estilos decorativos, indo do clássico ao moderno sem medo de ser feliz.

Em decorações clássicas e elegantes, o tijolinho branco agrega conforto e aconchego, especialmente quando combinado a iluminação indireta vinda de spots no teto.

Para as decorações rústicas, o tijolinho branco ajuda a quebrar o tom escuro das madeiras geralmente utilizadas no piso e no teto. Já nas propostas modernas, o tijolinho branco traz aquele toque de informalidade e descontração, especialmente quando são utilizados tijolos de demolição que possuem uma aparência mais rústica e irregular.

O tijolinho branco também é perfeito em decorações de estilo industrial, contracenando muito bem com os tradicionais tijolos marrons. Outra opção é utilizar os tijolinhos brancos nas decorações de estética minimalista e escandinava. Eles agregam textura e trazem conforto para os ambientes. 

Pra qualquer ambiente

Como você já deve imaginar, o tijolinho branco pode ser usado tranquilamente em qualquer ambiente da casa, incluindo banheiros e áreas externas, dependendo, é claro, do material utilizado (vamos falar disso ainda, não se preocupe).

Com ou sem obra

Por falar em material, vale citar também que o tijolinho branco está disponível em diferentes tipos de materiais e não apenas o tijolo convencional. 

Isso significa que você não precisa fazer uma obra em casa para ter uma parede de tijolinhos brancos, basta optar por um revestimento mais simples de ser aplicado como o tijolinho 3D ou o papel de parede. 

Tipos de tijolinho branco

Sabia que existem diversas formas de fazer uma parede de tijolinhos brancos? Pois é! A gente te conta todas elas a seguir, acompanhe:

Tijolo convencional

A forma mais clássica e tradicional de ter uma parede de tijolinhos é apostando no uso de tijolos artesanais. 

Aqui, você tem duas opções: compra e coloca os tijolos um a um, ou, então, caso more em uma casa antiga, pode tentar descobrir se ela foi construída com tijolinhos. Nesse caso, basta descascar o reboco até chegar nos tijolos, lixar, tirar o pó e pronto.

Tijolo de demolição

Os tijolos de demolição são outra forma interessante de trazer a textura de tijolinhos para dentro de casa. No entanto, como esse tipo de tijolo costuma ser bem irregular e rústico, o ideal é que ele seja usado em propostas mais modernas e despojadas de decoração. 

Revestimento cerâmico

A tendência dos tijolinhos fez surgir no mercado um revestimento cerâmico conhecido como brick que simula com muita perfeição a aparência dos tijolos. 

Esse tipo de revestimento está disponível em uma grande variedade de cores e texturas, incluindo o branco e os tons de Off White.

Eles são muito indicados para uso em áreas úmidas e molhadas, como banheiros, áreas de serviço, cozinhas e áreas externas. 

Mas também podem ser bem aproveitados em outros ambientes da casa, como salas e quartos, especialmente aqueles com textura mais rústica.

Tijolo 3D

O tijolinho branco em 3D é fabricado em placas de gesso e é uma das opções mais simples e baratas do mercado. Pode ser instalado facilmente sem a necessidade de quebra quebra. 

A textura é muito similar a de tijolos naturais, mas é preciso prestar atenção a qualidade do material, uma vez que o gesso pode amarelar e proliferar fungos com facilidade. 

Tijolo isopor

Outra opção para quem deseja investir na parede de tijolinhos sem gastar muito é o isopor. Assim, como os tijolos em gesso, os modelos fabricados em isopor, ou, melhor dizendo, em poliuterano, são bem realistas e convencem quem olha.

Papel de parede

Por fim, você ainda tem a opção de usar papel de parede. Contudo, dependendo da marca e do modelo escolhido, a textura e a aparência podem deixar a desejar criando aquele efeito fake difícil de esconder.

Por isso, a dica, nesse caso, é pesquisar bem antes de comprar e, se possível, conferir ambientes que já utilizaram aquela opção de papel de parede que você deseja. 

Como usar o tijolinho branco na decoração

Em uma parede ou no ambiente todo?

Isso depende. Depende do resultado que você deseja alcançar e do tipo de tijolo ou revestimento que será usado. 

Se a intenção é criar uma parede de destaque com o tijolinho, então invista em apenas uma parede. Mas se a ideia é ter um ambiente rústico por completo, revestir todas as paredes pode ser uma saída interessante. 

Avalia também o tipo de material. No caso de revestimentos como papel de parede ou os tijolos 3D de gesso ou isopor, o ideal é fazer apenas uma parede para não denunciar o lado fake do material.

Como pintar o tijolinho branco

Se a sua opção foi pelos tijolos artesanais ou de demolição, então, além da instalação será preciso também aplicar tinta. Mas qual usar?

Isso também depende do efeito estético que se deseja obter. Para uma decoração mais clássica, clean ou minimalista, considere uma pintura uniforme e que seja capaz de cobrir toda a cor natural dos tijolos. A tinta látex é uma boa opção, mas prepare-se para aplicar de três a quatro demãos, uma vez que os tijolos são porosos e absorvem muita tinta. 

Mas se a sua intenção é criar um ambiente descolado, experimente pintar os tijolos com cal. Esse tipo de pintura confere um efeito meio desbotado, deixando parte da cor original aparente, como se fosse uma patiná.

O que combina com tijolinho branco

A textura rústica dos tijolinhos combina muito bem com materiais naturais como a madeira, a palha e a cerâmica. Dessa composição nascem ambientes que podem ser tanto clássicos, como rústicos modernos, como é o caso do boho chic.

Em contrapartida, o tijolinho também conversa com materiais mais modernos, como é o caso do inox, do aço e do vidro. Essa combinação, inclusive, é perfeita para decorações de estilo industrial.

Ambientes x tijolinho branco

Tijolinho branco na sala

A sala é um dos ambientes preferidos para a parede de tijolinhos brancos. Nesse caso, uma boa pedida é usar os tijolinhos na parede da TV, dispensando até mesmo o uso de painéis. 

Já na sala de jantar, a parede de tijolinhos pode estar de frente à mesa, na entrada do ambiente.

Tijolinho branco na cozinha

A cozinha também fica linda com tijolinhos brancos. Eles podem ser usados na parede da bancada ou na parede oposta a pia. Para o caso da área molhada, prefira revestimentos cerâmicos que são mais fáceis de limpar e não sofrem o mesmo desgaste.

Tijolinho branco no quarto

O quarto é outro companheiro dos tijolinhos. O lugar preferido para eles é na parede da cabeceira. Aqui, eles podem ocupar toda a extensão da parede ou apenas uma faixa, demarcando a área ocupada pela cama, por exemplo.

Tijolinho branco no banheiro

Banheiros e lavabos ficam modernos e elegantes com os tijolinhos brancos. Mas por se tratar de uma área molhada, prefira utilizar tijolinhos cerâmicos para facilitar a limpeza e aumentar a durabilidade da parede, evitando problemas com mofo e umidade.

Tijolinho branco na área externa

Varandas, halls de entrada, áreas gourmet, cantinhos de churrasco, edículas, entre outros espaços externos também são perfeitos para uma parede de tijolinhos brancos. 

Apenas tome cuidado com o tipo de material e o local onde será instalado. Não utilize nesses ambientes revestimentos em 3D de gesso ou isopor, nem papel de parede. O mais indicado são os tijolos artesanais, mas mesmo assim devem receber tratamento adequado para não apresentarem problemas com umidade e também para não evidenciar marcas de sujeira. 

Evite também o uso de tijolinhos brancos (com exceção dos de cerâmica) perto de churrasqueiras, assim eles não sofrem com a fuligem do carvão e da fumaça. 

Limpeza, cuidados e manutenção 

A limpeza e a manutenção do tijolinho branco vão depender do tipo de material utilizado. Os tijolinhos artesanais precisam de um cuidado extra por conta da superfície porosa que acaba acumulando mais poeira. 

Nesse caso, a dica é “varrer” a parede para remover o pó. Já as paredes de tijolinhos cerâmicos podem ser limpas com um pano umedecido. 

Os revestimentos em 3D e papel de parede não podem ser limpos com água. O ideal é utilizar apenas um pano seco e macio.

Confira a seguir 50 ideias de projetos que apostaram no uso do tijolinho branco e se deram muito bem:

Imagem 1 – Sala com tijolinho branco na parede da TV. Os quadros e a luminária completam o ambiente.

Sala com tijolinho branco na parede da TV. Os quadros e a luminária completam o ambiente

Imagem 2 – Parede de tijolinho branco rústico combinando com o forro de madeira e a lareira de ferro.

Parede de tijolinho branco rústico combinando com o forro de madeira e a lareira de ferro

Imagem 3 – Já nesse ambiente moderno e descolado, a opção foi pelo tijolinho branco 3D.

Já nesse ambiente moderno e descolado, a opção foi pelo tijolinho branco 3D

Imagem 4 – Tijolinho branco fazendo a integração entre os ambientes.

Tijolinho branco fazendo a integração entre os ambientes

Imagem 5 – No quarto do casal, o tijolinho branco garante um toque de romantismo e delicadeza, mas sem cair em clichês.

No quarto do casal, o tijolinho branco garante um toque de romantismo e delicadeza, mas sem cair em clichês

Imagem 6 – A decoração industrial é a cara dos tijolinhos brancos.

A decoração industrial é a cara dos tijolinhos brancos

Imagem 7 – Renove o hall de entrada com a parede de tijolinhos brancos.

Renove o hall de entrada com a parede de tijolinhos brancos

Imagem 8 – A decoração moderna da sala de estar casou perfeitamente com a parede de tijolinhos brancos.

A decoração moderna da sala de estar casou perfeitamente com a parede de tijolinhos brancos

Imagem 9 – Já no banheiro, os tijolinhos brancos “quebram” a frieza do cimento queimado.

Já no banheiro, os tijolinhos brancos “quebram” a frieza do cimento queimado

Imagem 10 – Que tal apostar em um quarto boho? Conte com os tijolinhos brancos para isso.

Que tal apostar em um quarto boho? Conte com os tijolinhos brancos para isso

Imagem 11 – A cozinha clean e moderna ganhou uma textura acolhedora com os tijolinhos brancos.

A cozinha clean e moderna ganhou uma textura acolhedora com os tijolinhos brancos

Imagem 12 – Sala de jantar com tijolinhos brancos em contraste com os detalhes pretos.

Sala de jantar com tijolinhos brancos em contraste com os detalhes pretos

Imagem 13 – Mas se quiser dar uma descontraída, aposte em cores alegres, como esse tom de azul.

Mas se quiser dar uma descontraída, aposte em cores alegres, como esse tom de azul

Imagem 14 – Se tiver a sorte de descobrir uma parede de tijolos originais em casa, basta descascar o reboco.

Se tiver a sorte de descobrir uma parede de tijolos originais em casa, basta descascar o reboco

Imagem 15 – Cozinha moderna e minimalista decorada com tijolinhos brancos.

Cozinha moderna e minimalista decorada com tijolinhos brancos

Imagem 16 – Papel de parede de tijolinhos brancos para o home office.

Papel de parede de tijolinhos brancos para o home office

Imagem 17 – Cozinha vintage também combina com tijolinhos brancos.

Cozinha vintage também combina com tijolinhos brancos

Imagem 18 – E que tal valorizar o pé direito alto com os tijolinhos brancos?

E que tal valorizar o pé direito alto com os tijolinhos brancos?

Imagem 19 – Use peças de arte para destacar ainda mais a parede de tijolinhos.

Use peças de arte para destacar ainda mais a parede de tijolinhos

Imagem 20 – Um toque rústico para a sala de estar clássica.

Um toque rústico para a sala de estar clássica

Imagem 21 – Banheiro com tijolinhos brancos. Mantenha a aparência original da parede para um efeito ainda mais dramático.

Banheiro com tijolinhos brancos. Mantenha a aparência original da parede para um efeito ainda mais dramático

Imagem 22 – Parede de tijolinhos brancos na cozinha: clean e moderna como manda o projeto.

Parede de tijolinhos brancos na cozinha: clean e moderna como manda o projeto

Imagem 23 – Já aqui, os tijolinhos brancos 3D dividem espaço com o cimento queimado.

Já aqui, os tijolinhos brancos 3D dividem espaço com o cimento queimado

Imagem 24 – O quarto fica mais aconchegante com a parede de tijolinhos brancos.

O quarto fica mais aconchegante com a parede de tijolinhos brancos

Imagem 25 – Quanto mais uniforme a pintura, mais clássica e elegante fica a parede de tijolinhos brancos.

Imagem 26 – Tijolos brancos de demolição para essa cozinha que passeia entre o retrô e o industrial.

Tijolos brancos de demolição para essa cozinha que passeia entre o retrô e o industrial

Imagem 27 – Um verdadeiro quarto boho com direito a tijolinhos brancos e teto de madeira.

Um verdadeiro quarto boho com direito a tijolinhos brancos e teto de madeira

Imagem 28 – Na fachada da casa eles são sucesso absoluto!

Na fachada da casa eles são sucesso absoluto!

Imagem 29 – Tijolos brancos 3D na parede da cozinha.

Tijolos brancos 3D na parede da cozinha

Imagem 30 – Os tijolinhos brancos ficam incríveis quando combinados a madeira.

Os tijolinhos brancos ficam incríveis quando combinados a madeira

Imagem 31 – Quarto jovem com papel de parede de tijolinho branco: solução prática e barata.

Quarto jovem com papel de parede de tijolinho branco: solução prática e barata

Imagem 32 – Quanto mais rústico, mais bonito!

Quanto mais rústico, mais bonito!

Imagem 33 – Já na área molhada da pia a opção foi pelo revestimento cerâmico de tijolinho.

Já na área molhada da pia a opção foi pelo revestimento cerâmico de tijolinho

Imagem 34 – Entre o clássico e o rústico.

Entre o clássico e o rústico

Imagem 35 – As paredes brancas não precisam ser sempre iguais!

As paredes brancas não precisam ser sempre iguais!

Imagem 36 – Uma iluminação diferenciada para deixar os tijolinhos brancos ainda mais bonitos.

Uma iluminação diferenciada para deixar os tijolinhos brancos ainda mais bonitos

Imagem 37 – Uma linda recepção com os tijolos brancos.

Uma linda recepção com os tijolos brancos

Imagem 38 – Revestimento de tijolinho branco em harmonia perfeita com a madeira.

Revestimento de tijolinho branco em harmonia perfeita com a madeira

Imagem 39 – As plantas também são ótimas companheiras dos tijolinhos brancos.

As plantas também são ótimas companheiras dos tijolinhos brancos

Imagem 40 – Para a sala moderna de estilo industrial, os tijolinhos brancos se destacam junto com os elementos em preto.

Para a sala moderna de estilo industrial, os tijolinhos brancos se destacam junto com os elementos em preto

Imagem 41 – Delicadamente rústico…

Delicadamente rústico...

Imagem 42 – Tijolinhos brancos na fachada com um detalhe bem original.

Tijolinhos brancos na fachada com um detalhe bem original

Imagem 43 – Cores vivas e alegres contrastam com o tijolinho branco.

Cores vivas e alegres contrastam com o tijolinho branco

Imagem 44 – Mas também tem espaço para o romantismo.

Mas também tem espaço para o romantismo

Imagem 45 – Um ambiente simples, valorizado pela parede de tijolinhos brancos.

Um ambiente simples, valorizado pela parede de tijolinhos brancos

Imagem 46 – Tons naturais e tijolinhos brancos: uma composição imbatível!

Tons naturais e tijolinhos brancos: uma composição imbatível!

Imagem 47 – Tijolinhos brancos em uma sala moderna e jovem.

Tijolinhos brancos em uma sala moderna e jovem

Imagem 48 – Brancos e marrons!

Brancos e marrons!

Imagem 49 – No quartinho das crianças eles também ficam especiais.

No quartinho das crianças eles também ficam especiais

Imagem 50 – Que tal montar o closet na frente da parede de tijolinhos brancos?

Que tal montar o closet na frente da parede de tijolinhos brancos?