Porcelanato líquido: saiba tudo sobre este tipo de piso

Conheça tudo sobre o porcelanato líquido, suas vantagens, características e como ele é aplicado no ambiente.

Por -

Mais popularmente conhecido como porcelanato líquido, os pisos monolíticos são aqueles que possuem aparência uniforme e lisa, sem rejuntes, oferecendo um acabamento estético bonito com o nivelamento total da superfície.

Este tipo de material já se encontra disponível há muitos anos e é usado de forma ampla em situações onde é necessária uma resistência alta a ataques abrasivos mecânicos, produtos químicos e onde se quer evitar a proliferação de micróbios, como consultórios, clínicas, centro cirúrgicos e outros.

Difundido amplamente em ambientes industriais, este material tornou-se tendência junto com o cimento queimado, no qual busca-se por um piso nivelado e sem rejuntes. Por isto, cada vez mais encontramos este tipo de resina em ambientes residênciais.

Trata-se de uma alternativa flexível que pode ser aplicada sob outros pisos, entre eles o concreto, cimento, ardósia, pedras e cerâmicas. No entanto, antes de ser aplicado, é necessário avaliar exatamente qual a planicidade da superfície, e em geral é necessário um tratamento pré-aplicação que pode ser feito pela mesma empresa contratada.

Qual a diferença entre porcelanato comum e líquido?

Para quem começa a se interar sobre os materiais de construção, é muito comum confundir o porcelanato comum e o líquido, no entanto, suas diferenças são evidentes e é possível dinstingui-los com certa facilidade.

O porcelanato comum é feito de placas cerâmicas sólidas, aplicadas lado a lado com rejunte, ou seja, há uma separação entre elas. Já o porcelanato líquido é uma resina uniforme e impermeável, que abrange toda a área aplicável, sem rejuntes, separações ou emendas.

Apesar do piso liso ser uma das opções mais populares, existem ainda os modelos que tem mais de uma cor e os que tem efeito 3D. Para atingir este objetivo, antes da resina, aplica-se um adesivo ilustrado. O resultado final é uma ilusão de ótica. Desta forma é possível imitar a aparência da natureza, do fundo do mar, obras de arte e outros.

Tipos de porcelanato líquido: poliuretano, uretano e epóxi

A resina mais conhecida do porcelanato líquido é aquela constituída pelo epóxi, no entanto, ele também pode ser constituído de outras substâncias como o uretano e o poliuretano. Além das diferenças na composição e na estética final, o processo de aplicação pode ser diferente e inclusive ter particularidades entre um material e outro.

Todas elas possuem ampla resistência química, mas o epóxi não é resistente a raios UV, o que torna inviável a sua aplicação em áreas externas que recebam a incidência de luz. Nestes casos o ideal é usar o poliuretano que é mais resistente aos raios UV e tem uma resistência química maior.

Para áreas internas das residências, o epóxi continua sendo o mais indicado. As outras substâncias são mais voltadas para áreas industriais que podem receber um ataque químico mais forte.

Como a aplicação do porcelanato líquido é feita?

O processo de aplicação do porcelanato líquido pode ser simples, mas requer cuidados. Começando pela superfície, o piso original deve ser nivelado antes da aplicação do selador. Após esse processo, com o piso áspero, deverá passar por um processo de limpeza. Com o piso limpo, o selador é aplicado com uma enceradeira para lixar e garantir o nivelamento. Após a secagem, o porcelanato líquido é aplicado com rodo nivelar em toda área, em seguida um rodo “fura-bolha”, feito especialmente para tirar as bolhas de ar que ficam na resina.

A atenção nesta última etapa é essencial, para não deixar marcas, os profissionais usam um sapato especial de prego, que tem pontas metálicas na sola. Suas pontas finas impedem que marcas maiores dos pés fiquem na resina, enquanto o processo de cura não é iniciado, a resina se autonivela. Após a aplicação do porcelanato líquido, geralmente se abre uma janela de 20 a 30 minutos para que imperfeições sejam corrigidas, também é necessário ficar atento com a poeira, pequenos objetos e fios de cabelo, que podem comprometer o resultado final.

Por ser um trabalho meticuloso é essencial que seja feito por um profissional da área. Uma grande vantagem é que esta técnica não vai deiar entulhos na sua residência.

Vídeos explicativos com passo a passo

O canal Sass começou a disponibilizar uma série de vídeos com o passo a passo completo com as técnicas principais para quem quer aplicar o porcelanato líquido. Os vídeos mostram a aplicação do material em uma pequena peça de porcelanato comum. Mesmo para quem vai contratar uma empresa especializada, pode ser interessante acompanhar o vídeo para obter mais detalhes:

Durabilidade e manutenção do porcelanato líquido

O porcelanato líquido é um material altamente resistente para ter em qualquer ambiente residencial.

A limpeza do piso deve ser feita apenas com água e sabão neutro e a vantagem é que, a ausência de rejunte reduz a sujeira que se acumularia em um porcelanato comum.

Uma outra característica é que este piso não mancha com facilidade.

A manutenção pode ser feita a cada quatro anos com produtos especiais e enceradeiras.

Quanto custa?

O custo para contratar os profissionais e o material pode variar de região para região. Geralmente o custo com a mão de obra inclusa pode variar de R$170,00 até R$300,00 por metro quadrado. O recomendado é consultar diferentes empresas e profissionais, verificar seus trabalhos e referências para ter certeza de que o resultado é satisfatório.

Vantagens de se usar o porcelanato líquido

Conhecido por dar um acabamento liso e linear no piso, o porcelanato líquido possuí outras vantagens que vale a pena mencionar. Confira algumas:

  • Pode ser aplicado em pouco tempo: já pensou em colocar um piso novo em algumas horas ou poucos dias? Com o porcelanato líquido isso é possível.
  • Não faz sujeiras: todos que já fizeram obras e reformas em casa, sabem que dá trabalho limpar toda a sujeira e o entulho que sobra. Na troca de um piso de porcelanato comum, não é diferente. Se você optar por um piso monolítico, vai evitar toda esta dor de cabeça.
  • É impermeável: o porcelanato líquido não absorve substâncias como líquidos, óleos, gorduras e outros produtos químicos, isto significa que seu piso dificilmente vai ter manchas oriundas deste tipo de contaminação.
  • Estética limpa: sem rejuntes, este piso é ideal para quem quer unir ambientes e não ter separações de pisos entre uma sala e uma cozinha por exemplo.
  • Manutenção simplificada: para limpar este tipo de piso, basta passar um sabão neutro diluído em água. Evite produtos químicos que possam por ventura danificá-lo.
  • Personalizável: este é um tipo de piso ideal para quem quer ter um desenho ou textura personalizada para o seu ambiente ou até mesmo uma cor específica.

60 modelos e fotos de ambientes com piso de porcelanato líquido

Se você procura facilidade na limpeza, beleza e praticidade o porcelanato liquido é a melhor alternativa. Além de obras de grande porte, ele também é muito bem-vindo em projetos de interiores.

Separamos lindas referências de ambientes com porcelanato líquido de diferentes cores e desenhos para você se inspirar. Nos exemplos onde há o efeito com imagens no piso, trata-se de uma impressão especial feita em gráficas, podendo ser personalizado com o seu gosto.

Imagem 1 – O porcelanato líquido proporciona uma aparência uniforme no piso.

Neste projeto de cozinha minimalista, o piso liso é perfeito para manter o aspecto fluído do ambiente, sem rejuntes e divisões.

Imagem 2 – Possui um acabamento perfeito e brilhante.

Uma das características deste tipo de piso é que além de ser liso e nivelado, pode ser brilhante e reflete a luminosidade.

Imagem 3 – É possível criar desenhos abstratos com o porcelanato líquido.

Em uma cozinha com cores sóbrias, a escolha do porcelanato líquido 3D foi uma maneira de deixar o ambiente mais vivo. Neste caso, temos um desenho abstrato.

Imagem 4 – É ideal em ambientes integrados, pois não deixa emendas.

Conecte um ou mais ambientes com o mesmo piso, sem divisões.

Imagem 5 – O acabamento contínuo é uma das vantagens desse piso.

Imagem 6 – Para quem não abre mão de uma cor.

Uma das vantagens deste piso é poder escolher cores diferentes e inusitadas, neste caso, o porcelanato líquido tem cor verde água.

Imagem 7 – A escolha do acabamento mais claro do piso destacou outros elementos construtivos da residência.

Imagem 8 – Apartamento tipo studio com porcelanato líquido.

Em ambientes pequenos, todo detalhe faz a diferença, portanto o ideal é não ter separações de materiais nos pisos nem acabamentos entre eles.

Imagem 9 – Crie uma mistura de cores e aplique desenhos na extensão da casa.

Imagem 10 – O acabamento perfeitamente liso deixa qualquer ambiente moderno e elegante.

Imagem 11 – E ainda há possibilidade de colorir seu piso.

Imagem 12 – Há uma gama de cores e nuances variados do porcelanato líquido.

Imagem 13 – Ele é uma ótima opção para ambientes amplos.

Imagem 14 – A combinação do piso, forro e materiais é uma composição que deve ter harmonia.

Imagem 15 – Pode ser aplicado em ambientes úmidos devido sua grande resistência.

O porcelanato líquido possui baixa absorção de materiais e é resistente a quedas de objetos, portanto ele pode ser utilizado na cozinha e na lavanderia, sem nenhum problema.

Imagem 16 – O porcelanato líquido pode ganhar extensão por toda casa.

Imagem 17 – Sala moderna com porcelanato líquido.

Imagem 18 – Abuse de cores com um piso colorido.

Imagem 19 – O porcelanato líquido branco é o queridinho na decoração.

Por ser um material resistente, o porcelanato líquido não mancha fácil e pode ser aplicado na cor branca, sem preocupações.

Imagem 20 – Tenha uma cozinha autentica com técnicas construtivas modernas.

Imagem 21 – Ele amplia a residência devido seu acabamento contínuo.

Imagem 22 – Quer uma decoração jovial? Não deixe de criar desenhos no piso.

Imagem 23 – Estenda o piso em apartamentos pequenos.

Imagem 24 – Escolha um acabamento que destaque os móveis do ambiente.

Imagem 25 – Porcelanato líquido azul.

Para destacar o piso e deixar o ambiente mais vivo, foi utilizado a cor azul clara para o porcelanato líquido.

Imagem 26 – Outro exemplo de porcelanato líquido com desenhos abstratos.

Imagem 27 – Porcelanato líquido colorido com brilho.

Imagem 28 – Banheiro máster com porcelanato líquido.

Imagem 29 – Cozinha com porcelanato líquido.

Imagem 30 – Acabamento impecável na integração dos ambientes.

Imagem 31 – Lavabo com desenhos em porcelanato líquido.

Imagem 32 – Porcelanato líquido bege.

Imagem 33 – A aparência brilhante requer limpeza diária e manutenção.

Imagem 34 – As cores claras valorizam e iluminam o ambiente.

Imagem 35 – O porcelanato líquido é um aliado para um projeto com estilo clean.

Imagem 36 – Ele também pode ser escuro, dependendo da proposta.

Imagem 37 – O piso branco combina com o ambiente que possui uma predominância de cores suaves.

Imagem 38 – O resultado pode ser moderno e clean.

O porcelanato líquido pode combinar perfeitamente com a tendência de ambientes com estilo clean e moderno.

Imagem 39 – Devido seu acabamento liso o piso em porcelanato líquido proporciona uma fácil limpeza.

Imagem 40 – O desenho 3D também pode ser visto no porcelanato líquido.

Neste projeto de banheiro, foi escolhido um desenho de area com conchas marinhas para ser aplicado junto ao porcelanato líquido.

Imagem 41 – Porcelanato líquido imitando mármore.

Uma característica interessante é que o porcelanato líquido pode imitar texturas de pisos tradicionais, como o mármore ou o granito.

Imagem 42 – Ao optar por um piso claro, crie um contraste com o revestimento da parede.

Imagem 43 – Cozinha com porcelanato líquido branco.

Imagem 44 – Aqui a área social foi revestida pelo mesmo piso com cor azul.

Imagem 45 – O piso porcelanato líquido proporciona um visual minimalista, dependendo da composição na decoração.

Imagem 46 – Piso de porcelanato líquido vermelho escuro.

Imagem 47 – Este tipo de piso mantém a amplitude do espaço.

Imagem 48 – Afinal, ele é um piso cheio de estilo!

Imagem 49 – Modernize sua casa com um piso claro e moderno.

Imagem 50 – Porcelanato líquido com desenhos preto e branco.

Imagem 51 – Sala de estar integrada com piso de porcelanato líquido.

Imagem 52 – Loft com piso de porcelanato líquido.

Imagem 53 – Estenda o piso da cozinha até a área de serviços.

Imagem 54 – Apartamento clean com piso de porcelanato líquido.

Imagem 55 – A maioria dos banheiros possuem uma dimensão pequena, por isso o porcelanato líquido é ideal para se utilizar neste tipo de ambiente.

Imagem 56 – Closet com piso de porcelanato líquido.

Imagem 57 – Sala de estar com piso de porcelanato líquido.

Imagem 58 – Devido seu auto brilho, o jogo de luzes cria um efeito incrível.

Imagem 59 – Ele é ideal para quem procura um piso discreto e com poucos detalhes na arquitetura.

Imagem 60 – Kitnet com porcelanato líquido.

Esperamos que todas essas referências e informações facilitem a sua escolha pelo piso ideal para o seu novo projeto. Aproveite e continue navegando no site para ler sobre outros assuntos de decoração.