Os ambientes integrados nem sempre precisam ser tão integrados assim. Muitas vezes é preciso garantir uma certa privacidade e esconder, mesmo que suavemente, certos aspectos do ambiente. E para isso não é preciso uma parede de concreto dura e pesada. Uma simples divisória de ambiente já resolve muito bem a questão.
As divisórias de ambiente estão em alta nos projetos residenciais, especialmente em casas e apartamentos pequenos. Elas são ideais para delimitar e dividir os espaços sem pesar e, ainda, colaboram com o aspecto decorativo e estético do ambiente.
Atualmente existem diferentes tipos de divisórias de ambiente disponíveis no mercado. Certamente existe uma que se enquadra perfeitamente ao seu projeto. Conheça a seguir os tipos de divisórias mais comuns e uma seleção de fotos com divisórias que vão te encantar.
Tipos de divisórias de ambientes
Cobogó
De origem pernambucana, os cobogós foram criados por três engenheiros de Recife – Amadeu Oliveira Coimbra, Ernest August Boeckmann e Antônio de Góis – nos anos de 1929 e 1930. A união das iniciais dos sobrenomes dos três deu origem a palavra Cobogó.
Bem, mas história à parte, o fato é que os cobogós voltaram a dominar a cena e, hoje em dia, estão presentes em projetos variados, dos mais simples aos mais sofisticados.
Os cobogós, nada mais são do que elementos vazados, geralmente feitos de cimento, que permitem a circulação de ar e a iluminação natural.
Eles também podem ser encontrados em argila, cerâmica e vidro, nas mais variadas formas e cores.
Madeira
A madeira é sempre um xodó nos projetos de arquitetura e design. Para divisórias, a madeira permite formas e desenhos variados. O material pode ser usado em diferentes tipos de decorações, das mais modernas passando pelas clássicas até chegar às rústicas.
Com a madeira também é possível criar divisórias vazadas e portas de correr, ambos os modelos muito valorizados nos projetos atuais.
Drywall
Para quem deseja uma divisória toda fechada pode apostar no drywall. O material é um composto de gesso fixado em estruturas de aço galvanizado. O lado bom desse tipo de divisória em relação a uma parede convencional são sua fácil e rápida instalação, o custo reduzido e a possibilidade de retirá-la no futuro sem causar danos à estrutura da casa.
Pedras
Entre as pedras mais utilizadas para criar divisórias estão o mármore e o granito. As pedras conferem um toque de classe e luxo ao ambiente, contudo elas são limitadas no que se refere às formas e desenhos. As pedras também não permitem a troca de luz e ventilação entre os ambientes, salvo nos casos em que elas são instaladas em peças verticais separadas uma da outra.
Metal ou ferro
Chapas de aço ou de ferro também podem ser utilizados como divisórias e trazem um aspecto moderno e industrial ao ambiente. As chapas podem ser tanto vazadas quanto inteiras, variando de acordo com o estilo que você deseja dar ao projeto.
Outra forma de utilizar o material nas divisórias é usando-o na estrutura. Nesse modelo, a divisória se assemelha a uma estante.
Vidro
O vidro é um material bem versátil e pode ser usado como divisória de diferentes formas. Um dos tipos mais comuns encontrados por aí são os blocos de vidro. Eles são ótimos para garantir privacidade, já que não é possível ter uma visão nítida do outro lado através deles. Porém, apesar de permitirem a passagem da luz, os blocos de vidro não são bons para a circulação de ar, pois são totalmente fechados a não ser que sejam instalados com espaço entre eles.
Mas se ainda deseja apostar no vidro, pode optar por uma folha única incolor, fumê ou jateada. Esse tipo de divisória se assemelha a um box de banheiro. Nesse caso, é possível fazer a instalação com partes vazadas, permitindo a ventilação.
Outros materiais
Além dos materiais citados acima, ainda é possível utilizar como divisórias de ambientes biombos, cortinas de pano, entre diversas outras possibilidades. Existem também muito projetos de divisórias feitas com materiais recicláveis como garrafas de vidro, papelão, papel e canos de pvc.
Uma busca rápida pelo Youtube garante boas ideias ao estilo “Faça Você Mesmo” ou DIY. Quando enjoar é só trocar por outra.
Por aqui você também pode se inspirar em diferentes tipos de divisórias de ambientes. Acompanhe a seguir uma seleção de imagens com divisórias em diferentes projetos:
Ideias incríveis de divisória de ambiente para você se inspirar
Imagem 1 – Entre o home office e a sala uma divisória de vidro; aqui ela serve apenas para demarcar cada cômodo sem preocupação com a privacidade.
Imagem 2 – Divisória de ambiente moderna e marcante de peças de plástico unidas umas as outras.
Imagem 3 – Tubulação de metal forma essa divisória de ambiente que também serve como apoio para objetos decorativos.
Imagem 4 – Divisória de ambiente vazada entre a sala de estar e a sala de jantar.
Imagem 5 – Uma estante como divisória: ideia útil e funcional.
Imagem 6 – Lembrando os antigos portões de ferro, essa divisória de ambiente amarela dá um choque de estilo no ambiente.
Imagem 7 – Caibros de diferentes alturas formam essa pequena divisória de ambiente.
Imagem 8 – Uma divisória de ambiente de vidro separa a cozinha do hall de entrada, mesmo com a presença do balcão.
Imagem 9 – Divisória de ambiente de madeira embutida no forro de gesso: metade da divisória é vazada enquanto o restante funciona como uma parede.
Imagem 10 – Divisórias de vidros coloridos deixam os ambientes modernos e sofisticados.
Imagem 11 – Biombo: além de dividir os ambientes ele pode ser utilizado como cabideiro.
Imagem 12 – Portas articuladas de vidro dividem e isolam os ambientes — quando necessário.
Imagem 13 – Portas de correr também podem ser utilizadas como divisórias de ambiente.
Imagem 14 – Recortes de vidro fosco criam uma divisória diferente e muito funcional.
Imagem 15 – Divisória feita com estrutura de aço e folhas de vidro com abertura pivotante; as rodinhas permitem deslocar a divisória de um lado para o outro.
Imagem 16 – Divisória de ambiente de madeira de pinus vazada: a área criada pela divisória abriga um pequeno hall.
Imagem 17 – Nichos e prateleiras de madeira e mármore formam essa divisória entre a sala e a cozinha; note a unidade de cores entre os ambientes.
Imagem 18 – Divisória de metal toda vazada permite delimitar os ambientes, sem, contudo, escondê-los.
Imagem 19 – Cobogó preto em formato de flores funciona como uma parede para o sofá da sala; a divisória se integra perfeitamente ao restante da decoração.
Imagem 20 – Se a casa é pequena, aproveite a divisória de ambiente como estante; assim você cria duas funções para uma única peça.
Imagem 21 – Para não deixar o home office perdido no ambiente, a solução foi usar a divisória de ambiente.
Imagem 22 – Algumas divisórias de madeira podem ser encontradas prontas; já para projetos mais elaborados o interessante é mandar fazer sob medida.
Imagem 23 – Folha de vidro simples separa a cozinha da área de serviço.
Imagem 24 – A divisória é vazada, mas com tantos elementos expostos nela a visão da cozinha fica praticamente toda encoberta.
Imagem 25 – Divisórias são cada vez mais utilizadas em áreas de serviço, especialmente nos apartamentos pequenos.
Imagem 26 – Cinza da divisória de ambiente combina com os demais elementos da decoração da sala.
Imagem 27 – Objetos decorativos se exibem nos nichos da divisória de ambiente.
Imagem 28 – Divisórias em formato de cortina são uma opção econômica e fácil de fazer.
Imagem 29 – Estante para livros ou divisória de ambiente? Os dois!
Imagem 30 – Casa de decoração moderna apostou em uma divisória com estrutura de metal e nichos em madeira na cor verde.
Imagem 31 – Divisórias móveis feitas com tela de metal; luzes marcam ainda mais o local das divisórias.
Imagem 32 – Divisória ripada de madeira para dividir o quarto do restante da casa; vantagem das divisórias é poder removê-las facilmente.
Imagem 33 – Cor preta dos móveis da cozinha foi seguida pela divisória vazada de correr.
Imagem 34 – A divisória vazada de madeira garante a entrada de luz natural no corredor de acesso à casa.
Imagem 35 – Ora aberta, ora fechada: esse tipo de divisória de ambiente permite a utilização mais adequada para o momento.
Imagem 36 – Essa divisória causa um efeito visual marcante com seus recortes de madeira entre os nichos.
Imagem 37 – Com um pouco de criatividade qualquer material pode ser usado como divisória; nesta imagem são as cordas azuis que se destacam.
Imagem 38 – Entre o clássico e o moderno, essa divisória em formato de prateleiras se destaca na decoração.
Imagem 39 – Pedra de mármore dá sustentação para as vigas vazadas de madeira que formam a divisória de ambiente.
Imagem 40 – Pedra de mármore dá sustentação para as vigas vazadas de madeira que formam a divisória.
Imagem 41 – Comum nas janelas, a tela de nylon foi utilizada como guarda-corpos nessa escada; o resultado ficou moderno e jovial.
Imagem 42 – Aramado de metal divide a sala da cozinha e ainda serve de suporte para alguns vasos de plantas.
Imagem 43 – O vidro separa o quarto do restante da casa, mas não garante a privacidade necessária ao cômodo.
Imagem 44 – Divisória ripada de madeira separa com muito estilo a cozinha da sala de estar.
Imagem 45 – Divisórias também podem demarcar áreas dentro de um mesmo ambiente, como nesse quarto onde a divisória separa a área do closet da área da cama.
Imagem 46 – Para garantir a privacidade do quarto, a divisória de ambiente de vidro é acompanhada de uma cortina.
Imagem 47 – Área interna é dividida da área externa pelo vidro, mesmo assim elas não deixam de estar integradas.
Imagem 48 – Uma divisória de ambiente de design moderno para uma casa cheia de personalidade.
Imagem 49 – Nessa versão, a divisória de ambiente ripada é feita de metal ao invés da tradicional madeira.
Imagem 50 – Balcões são ótimos para dividir ambientes, sem contar que são extremamente funcionais.
Imagem 51 – O zig zague das cordas de elástico cria uma divisória descolada para a casa de estilo jovem e moderno.
Imagem 52 – Projeto clean e minimalista ganhou uma divisória com a mesma proposta.
Imagem 53 – Parede falsa com nichos separa a área de dormir da área de trabalho.
Imagem 54 – Uma dica para acertar na hora de escolher a sua divisória é usar materiais e cores presentes no restante da decoração para compor a divisória.
Imagem 55 – Mármore e madeira compondo uma divisória de estilo clássico e moderno ao mesmo tempo.
Imagem 56 – Caso fique na dúvida em qual material escolher para sua divisória de ambiente, aposte na madeira; ela vai bem em qualquer estilo de projeto.
Imagem 57 – Cobogós deixam o ambiente acolhedor e aconchegante.
Imagem 58 – Blocos de vidro dividem os ambientes sem perder em nada na iluminação.
Imagem 59 – Entre as paredes de mármore preto, as divisórias ripadas de madeira.
Imagem 60 – Divisórias podem ajudar a alongar o ambiente, como nessa imagem, se a divisória não estive ali a cadeira ficaria perdida entre os ambientes.