8 benefícios de arrumar a cama pela manhã que você precisa conhecer

Por -

Já arrumou sua cama hoje? Não? Então volte agora mesmo para o seu quarto e cumpra essa primeira tarefa do dia. 

Pode parecer bobagem, mas acredite: existem inúmeros benefícios de arrumar a cama pela manhã.

E não somos nós que estamos dizendo. Tem muita gente séria e respeitada pesquisando sobre isso em universidades e instituições de renome pelo mundo afora. 

Por essas e por outras que te convidamos a entender porque esse simples hábito pode ser tão importante na sua vida e como você pode aderi-lo de uma vez por todas. 

Vem ver!

8 benefícios de arrumar a cama todos os dias

8 benefícios de arrumar a cama todos os dias

1. Motivação para começar o dia

Arrumar a cama pela manhã é o primeiro incentivo para começar bem o dia, com motivação e entusiasmo. Isso porque essa simples tarefa do dia traz a sensação de bem estar e te enche de ânimo para realizar outras tarefas, criando com isso um ciclo positivo de realização.

O almirante da marinha americana, Willian H. McCraven, até escreveu um livro sobre o assunto. 

Sob o titulo “Arrume sua cama – Pequenos hábitos que podem mudar sua vida – e talvez o mundo”, o almirante afirma que “ Se você quer mudar o mundo, precisa começar arrumando a própria cama. Isso lhe dará uma pequena sensação de orgulho e irá encorajá-lo a fazer outra tarefa, e mais outra e mais outra. No fim do dia, aquela tarefa concluída terá se transformado em várias tarefas concluídas”.

O almirante ainda diz que quem não consegue realizar pequenas tarefas diárias, dificilmente será capaz de realizar as grandes.

2. Cria hábitos positivos

Cria hábitos positivos

Arrumar a cama pela manhã também te ajuda a desencadear uma centena de outros hábitos positivos.

Comece encarando essa atitude como sua grande tarefa do dia e, em seguida, continue realizando outras, maiores e mais emblemáticas, como manter uma rotina de atividades físicas ou seguir um cronograma de estudos, por exemplo. 

O escritor norte-americano Charles Duhingg, autor do best-seller “O Poder do Hábito”, afirma que o simples ato de arrumar a cama pode provocar um efeito dominó positivo, fazendo com que outros bons hábitos comecem a surgir. 

3. Te faz dormir melhor

Tem gente que pensa que arrumar a cama pela manhã é um trabalho desnecessário, uma vez que ao chegar a noite terá que desarrumar tudo novamente.

Mas esse pensamento é um grande engano. Segundo um estudo realizado pela National Sleep Foundation, uma instituição americana especializada em estudos do sono, revelou que os participantes da pesquisa que arrumam a cama todos os dias possuem 19% de chance de dormir melhor.  

Isso porque a sensação de um quarto arrumado é bem vista pelos sentidos humanos.

Quem sabe sua insônia não vem aí da cama desarrumada?

4. Deixa seu quarto mais bonito

E o que acha de deixar o seu quarto mais bonito? Você consegue isso fazendo sua cama todos os dias pela manhã.

Além do seu quarto ficar visivelmente mais interessante do ponto de vista decorativo, com toda certeza ela ficará também livre da bagunça, já que ao arrumar a cama, muito provavelmente você acabará se sentindo incomodando com a roupa suja no chão e com a louça da noite anterior que dormiu sobre o criado mudo.

5. Evita alergias e outros problemas de saúde

Cama arrumada é sinônimo de boa saúde, especialmente para quem sofre com problemas respiratórios.

Isso porque ao esticar o edredon você evita que ácaros e poeira se depositem sobre o lençol e entrem em contato direto com você durante a noite.

6. Em dia com o Feng Shui

Se você se liga em energia e alto astral vai gostar de saber que para o Feng Shui, técnica chinesa de harmonização de ambientes, uma cama arrumada é sinal de clareza de pensamentos e organização pessoal. Já uma cama por fazer acaba atraindo a sensação de estagnação, interrompendo e atrapalhando o fluxo energético da casa.

7. Sensação de dever cumprido

Sensação de dever cumprido

Uma das melhores sensações que existem é aquela de dever cumprido. Agora, imagine ter essa sensação logo nos primeiros momentos do dia? Muito bom, né? Pois é isso mesmo que você consegue ao arrumar sua cama todos os dias.

Se precisar faça um check list das tarefas do dia e comece logo marcando a primeira tarefa (arrumar a cama) como realizada, você vai ver como é gratificante. 

8. Aumenta a produtividade

Por fim, mas extremamente importante: arrumar a cama todos os dias é fundamental para sua produtividade.

Não está entendendo? A gente explica. Sabe aquela sensação de preguiça e procrastinação que você sente quando passa o dia inteiro de pijama? 

Pois bem, deixar de arrumar a cama te deixa do mesmo modo, com aquela sensação de que você acordou, mas ainda não está preparado para começar o dia.

E essa sensação é ainda maior para quem faz home office. Imagina trabalhar em um ambiente onde a cama está toda bagunçada?  Não tem foco e concentração que resistam.

Portanto, se você deseja ser mais produtivo, comece arrumando a própria cama.

9. Diminui o estresse

Sabia que uma cama arrumada ajuda a reduzir os níveis de estresse e, consequentemente, te deixa mais feliz?

Para escrever o livro “The Happiness Project” (Projeto Felicidade, em português), a autora norte-americana Gretchen Rubin, pesquisou os hábitos que traziam mais felicidade para as pessoas. 

Para sua surpresa, Rubin descobriu que tarefas simples e pequenas do dia a dia, quando executadas, como é o caso de arrumar a cama, são capazes de promover uma grande sensação de bem estar.

Já um estudo publicado pelas revistas norte-americanas “Hunch” e “Psychology Today” indica que o hábito de arrumar a cama está relacionado com as pessoas que se sentem felizes e bem- humoradas. 

A pesquisa realizada com 70 mil voluntários mostrou que 71% dos que arrumam a cama pela manhã se sentem mais felizes.

E como arrumar a cama?

E como arrumar a cama?

Arrumar a cama não é um mistério, nem tem muito segredo. Você precisa apenas dobrar e guardar os cobertores, esticar o lençol de baixo e forrar a cama com um edredom, colcha ou cobre leito.

A dúvida que fica é como tornar isso um hábito? Primeiro, experimente acordar 5 minutos antes, assim você não terá a desculpa de que não teve tempo para fazer a cama.

Procure também fazer isso logo que se levantar, dessa forma você não corre o risco de se distrair com outras coisas e acabar deixando a tarefa para depois.

Por fim, mude a chavinha aí na sua cabeça e se conscientize de uma vez por todas de que hábitos e rotinas são importantes para o cérebro funcionar melhor e responder positivamente ao longo do dia. Faça isso de modo tão natural quanto tomar banho e escovar os dentes.

E, então, está esperando o quê para começar hoje mesmo a arrumar a sua cama?