Feng shui: dicas para decorar seguindo os princípios da técnica milenar

Por -

Feng Shui: como deve ser entrar em uma casa onde você mal consegue se movimentar? Onde é preciso desviar de objetos e mais objetos? Das duas uma: ou você fica parado e não sai do lugar ou simplesmente vai embora.

Pois é assim, resumidamente, que a energia vital, ou Chi como também é conhecida pelos orientais, se comporta dentro de uma casa. Essa energia criadora e impulsionadora da vida está presente em tudo o que existe no universo, desde o sol, a lua e os planetas até o nosso corpo, as plantas e os animais.

Quando ela consegue fluir harmoniosamente tudo se equilibra. E dentro de uma casa não seria diferente. Ao se movimentar livremente pelos ambientes, o Chi é capaz de promover saúde, bem estar, equilíbrio, prosperidade e relacionamentos estáveis e felizes.

Ao menos é isso que afirma o Feng Shui. Provavelmente você já ouviu falar desta técnica milenar. Ela nasceu lá na China há mais de três mil anos e, juntamente com as artes, a filosofia e a medicina chinesa, tem como objetivo promover a harmonia do lar através da decoração.

Mas como exatamente o Feng Shui funciona? Bem, para responder essa pergunta precisamos falar sobre o baguá. O baguá é uma placa em formato octogonal, onde cada lado expressa uma área da vida – Sucesso, Relacionamento, Criatividade, Amigos, Trabalho, Espiritualidade, Família e Prosperidade.

O Baguá é posicionado em cada cômodo da casa com o objetivo de determinar onde estão cada uma dessas áreas. Ao serem identificadas, o espaço é tratado e harmonizado a partir do reposicionamento, colocação ou retirada de objetos.

Para cada cômodo da casa existem conceitos específicos do Feng Shui que devem ser aplicados. Mas alguns outros são gerais e podem – e devem – ser usados na casa toda. Confira quais são logo abaixo:

Evite o acúmulo de objetos

Não há nada pior do que uma casa entulhada de objetos, bagunçada e desorganizada. Se essa situação já impede a circulação de pessoas, imagine do Chi? Por isso mesmo destralhe tudo o que é inútil e sem serventia. Organize armários, prateleiras e cômodos. Você vai ver como é muito mais prazeroso e saudável viver em uma casa sem excessos e organizada.

Deixe a luz e o ar entrar

Fisicamente já é comprovado o efeito benéfico de uma casa bem iluminada e arejada. Você evita mofo, bolor e mau cheiro. Mas essa simples atitude abrir as janelas também faz um bem danado para a parte energética da sua casa. De acordo com o Feng Shui, o ar ajuda a varrer para fora as energias negativas do ambiente.

Jogue fora tudo o que está quebrado

A ideia aqui é a seguinte: tem conserto? Conserte. Não tem? Jogue fora. Mas nunca, jamais, guarde objetos quebrados. Eles sugam a boa energia da casa.

Cinco elementos

Como o Feng Shui está embasado na filosofia chinesa, o uso dos cinco elementos também se torna indispensável nessa técnica. Fogo, terra, água, metal e madeira quando combinados harmoniosamente promovem o equilíbrio necessário para a energia do Chi fluir sem obstáculos. Esses elementos são usados de forma bruta ou representativa, ou seja, você pode usar tanto o fogo em si, como uma lareira ou optar por uma cor quente que simbolize o elemento.

Conheça agora quais os principais objetos que você deve ter para harmonia do lar e, em seguida, veja como aplicar os ensinamentos do Feng Shui em cada cômodo da casa:

Objetos decorativos para o Feng Shui

Imagem 1 – Filtro dos sonhos: o objeto afasta os maus pensamentos e pesadelos.

Filtro dos sonhos: o objeto afasta os maus pensamentos e pesadelos

Imagem 2 – Fonte de água: quando colocada junto à área da prosperidade, o objeto ajuda a equilibrar e harmonizar as finanças.

Fonte de água: quando colocada junto à área da prosperidade, o objeto ajuda a equilibrar e harmonizar as finanças

Imagem 3 – Vasos de vidro ou cerâmica: esses objetos são importantes para corrigir focos de energia negativa

Vasos de vidro ou cerâmica: esses objetos são importantes para corrigir focos de energia negativa

Imagem 4 – Espelhos e objetos triangulares: os espelhos são ótimos para curar áreas com energia negativa, equilibrar e harmonizar; já os objetos triangulares são indicados para área do sucesso

Espelhos e objetos triangulares: os espelhos são ótimos para curar áreas com energia negativa, equilibrar e harmonizar; já os objetos triangulares são indicados para área do sucesso

Imagem 5 – Sinos: as ondas sonoras produzidas ao tocar um sino são capazes de expulsar para fora de casa as energias negativas

Sinos: as ondas sonoras produzidas ao tocar um sino são capazes de expulsar para fora de casa as energias negativas

Imagem 6 – Esculturas do Buda, flores e aromatizantes: tudo aquilo que induz ao bem estar deve ser utilizado no Feng Shui, independente da religião ou filosofia que se acredita

Imagem 7 – Pedras e Cristais: esses elementos naturais absorvem a energia negativa e estagnada do ambiente

Pedras e Cristais: esses elementos naturais absorvem a energia negativa e estagnada do ambiente

Imagem 8 – Mandalas: elas energizam o ambiente em que estão expostas; existem mandalas para cada área do baguá

Mandalas: elas energizam o ambiente em que estão expostas; existem mandalas para cada área do baguá

Imagem 9 – Quadros com imagens ou frases inspiradoras: use-os para se inspirar e manter bons pensamentos; já os quadros com imagens fortes e pesadas devem ser evitados pois sobrecarregam negativamente o ambiente

Quadros com imagens ou frases inspiradoras: use-os para se inspirar e manter bons pensamentos; já os quadros com imagens fortes e pesadas devem ser evitados pois sobrecarregam negativamente o ambiente

Imagem 10 – Velas: tudo o que emite luz e brilho é bem vindo dentro do conceito do Feng Shui.

Velas: tudo o que emite luz e brilho é bem vindo dentro do conceito do Feng Shui

Feng Shui para banheiro

O banheiro é o local da casa onde naturalmente se perde Chi. Contudo, mesmo assim é possível deixar o local equilibrado e harmonizado dentro da técnica do Feng Shui. Confira as dicas:

Imagem 11 – Elementos que remetem a natureza.


As plantas são uma fonte natural de energia vital, mantenha-as no banheiro com o objetivo de minimizar a perca de energia. Revestimentos com estampa de plantas também servem

Imagem 12 – Deixe a energia fluir.


Manter o banheiro sempre limpo, organizado e sem excesso de objetos permite que a energia flua de modo mais adequado e constante.

Imagem 13 – Para cima!


No banheiro, prefira as plantas que tenham crescimento para cima. Elas elevam o padrão energético.

Imagem 14 – Somente o necessário.


Deixe a vista somente aquilo que é necessário para os cuidados de higiene pessoal. O restante organize dentro de um armário.

Imagem 15 – Feche a porta

Feche a porta
Como o banheiro é um local de perda de energia e energia estagnada, convém manter esse ambiente sempre com a porta fechada a fim de evitar que essa energia circule pelos demais ambientes da casa.

Feng Shui para cozinha

No Feng Shui, a cozinha representa a alma da casa. É ali que a família se abastece e, por isso, deve prezar pela funcionalidade, organização e limpeza. Objetos coloridos e bonitos ajudam a estimular a energia da abundância e da fartura. Veja agora outras dicas para usar na cozinha:

Imagem 16 – Fartura e abundância.

Fartura e abundância
Os vidros transparentes ajudam a transmitir a mensagem de fartura do local, especialmente se dentro deles forem colocados grãos variados.

Imagem 17 – Frutas e prosperidade.

Deixe frutas expostas na cozinha. Além de ser uma decoração natural, elas ativam a energia de prosperidade.

Imagem 18 – Como deve ser uma cozinha em U de acordo com o Feng Shui

Como deve ser uma cozinha em U de acordo com o Feng Shui

Imagem 19 – Como deve ser uma cozinha linear de acordo com o Feng Shui.

Como deve ser uma cozinha linear de acordo com o Feng Shui

Imagem 20 – Como deve ser uma cozinha em L de acordo com o Feng Shui

Como deve ser uma cozinha em L de acordo com o Feng Shui

Feng Shui para hall de entrada

O Hall de entrada é por onde as pessoas e o Chi entram, por isso deve ser acolhedor e organizado. Confira outras dicas para decorar o hall de entrada de acordo com o Feng Shui:

Imagem 21 – Espelhos sim, mas não em frente à porta, eles repelem tanto as boas, quanto as más energias.

Imagem 22 – Iluminação é fundamental para deixar o hall mais acolhedor; escolha luminárias chamativas e interessantes

Iluminação é fundamental para deixar o hall mais acolhedor; escolha luminárias chamativas e interessantes

Imagem 23 – Plantas, esculturas e outros objetos decorativos dão as boas vindas à quem chega

Plantas, esculturas e outros objetos decorativos dão as boas vindas à quem chega

Imagem 24 – Aposte em cabideiro, porta sapatos, banco e outros objetos que facilitem a entrada e a saída de casa

Aposte em cabideiro, porta sapatos, banco e outros objetos que facilitem a entrada e a saída de casa

Imagem 25 – Um aparador com objetos decorativos para receber com charme e beleza

Um aparador com objetos decorativos para receber com charme e beleza

Feng Shui para a sala

A sala é o local de convívio e interação social e familiar. Por isso, de toda a atenção para a decoração desse ambiente.

Imagem 26 – Deixe o centro livre para a circulação da energia.

Deixe o centro livre para a circulação da energia

Imagem 27 – Cadeiras, poltronas e sofás nunca devem ser colocados de costas para a porta de entrada, pois interfere na circulação de energia.

Imagem 28 – As cores claras são as mais indicadas para esse ambiente da casa

As cores claras são as mais indicadas para esse ambiente da casa

Imagem 29 – A combinação do branco com o vermelho ou tons terrosos ajuda a ativar a área de relacionamentos sociais

A combinação do branco com o vermelho ou tons terrosos ajuda a ativar a área de relacionamentos sociais

Imagem 30 – O sofá encostado na parede traz segurança e estabilidade para os moradores.

Feng Shui para varanda

A varanda representa a vida fora de casa, as atividades que trazem relaxamento e o planejamento do futuro. Um cantinho que merece toda atenção e cuidado. Veja as dicas:

Imagem 31 – As plantas são fundamentais nas varandas, caso tenha vizinhos de frente use plantas maiores, elas trazem proteção.

As plantas são fundamentais nas varandas, caso tenha vizinhos de frente use plantas maiores, elas trazem proteção

Imagem 32 – O elemento madeira pode ser representado na varanda por meio de um deck ou objetos de fibra natural, como a palha.

O elemento madeira pode ser representado na varanda por meio de um deck ou objetos de fibra natural, como a palha

Imagem 33 – Já o elemento fogo pode ser representado por velas ou uma lareira.

Já o elemento fogo pode ser representado por velas ou uma lareira

Imagem 34 – Fontes ou objetos de vidro podem ser usados para representar o elemento água

Fontes ou objetos de vidro podem ser usados para representar o elemento água

Imagem 35 – Use espelhos para refletir a paisagem e as cores para energizar o ambiente

Use espelhos para refletir a paisagem e as cores para energizar o ambiente

Feng Shui para quarto

O quarto é o cômodo da casa feito para relaxar e descansar. Por isso todos os elementos devem refletir essa preocupação. Evite o uso de aparelhos eletrônicos nesse ambiente. Confira abaixo outras dicas:

Imagem 36 – O branco e o rosa transmitem delicadeza e ternura para o quarto do casal.

Imagem 37 – Organização é essencial, inclusive as portas dos armários devem ser fechadas para evitar o excesso de informação.

Organização é essencial, inclusive as portas dos armários devem ser fechadas para evitar o excesso de informação

Imagem 38 – Deixe sempre um espaço livre para circulação.

Deixe sempre um espaço livre para circulação

Imagem 39 – Fotos e flores trazem acolhimento: use e abuse delas

Fotos e flores trazem acolhimento: use e abuse delas

Imagem 40 – Toda cama precisa de uma cabeceira; elemento indispensável no Feng Shui do quarto

Toda cama precisa de uma cabeceira; elemento indispensável no Feng Shui do quarto

Feng Shui para quarto infantil

As necessidades das crianças são diferentes dos adultos. Por isso, o Feng Shui nesse ambiente também tem conceitos próprios. Conheça alguns:

Imagem 41 – Estabeleça um cantinho apenas para brincar, assim você mantem as funções do quarto – dormir e descansar – bem definidas.

Estabeleça um cantinho apenas para brincar, assim você mantem as funções do quarto - dormir e descansar - bem definidas

Imagem 42 – Coloque no quarto infantil algum objeto que represente proteção definido pela preferência e crença dos pais, como a figura de um anjo, por exemplo.

Coloque no quarto infantil algum objeto que represente proteção definido pela preferência e crença dos pais, como a figura de um anjo, por exemplo

Imagem 43 – Se o quarto recebe muita luz natural, opte por tons pastéis como o amarelo ou o verde menta.

Se o quarto recebe muita luz natural, opte por tons pastéis como o amarelo ou o verde menta

Imagem 44 – A madeira fortalece o crescimento da criança, por isso painéis e móveis de madeira são bem vindos.

A madeira fortalece o crescimento da criança, por isso painéis e móveis de madeira são bem vindos

Imagem 45 – Cama sempre de frente a porta para trazer segurança e estabilidade.

Cama sempre de frente a porta para trazer segurança e estabilidade

Feng Shui para home office

O home office deve ser o local preferencial para exercer as atividades de trabalho e estudo. Para favorecer esse ambiente de acordo com as necessidades exigidas por ele, o Feng Shui tem as dicas:

Imagem 46 – A decoração com madeira atrai novas experiências, como parcerias lucrativas, viagens e maior número de clientes.

Imagem 47 – Tons claros ajudam na concentração e aumentam a sensação de determinação durante o trabalho.

Imagem 48 – A posição da mesa é um detalhe importante, pois esta deve ser posicionada próxima a porta onde dê para enxergar quem esta entrando ou saindo do ambiente

A posição da mesa é um detalhe importante, pois esta deve ser posicionada próxima a porta onde dê para enxergar quem esta entrando ou saindo do ambiente

Imagem 49 – Para o home office o elemento água deve ser representado através de objetos de vidro, que estimula a comunicação com clientes e sócios.

Para o home office o elemento água deve ser representado através de objetos de vidro, que estimula a comunicação com clientes e sócios

Imagem 50 – A vista em frente a mesa ajuda a manter o ambiente inspirado, principalmente para aqueles que necessitam da criatividade no trabalho

A vista em frente a mesa ajuda a manter o ambiente inspirado, principalmente para aqueles que necessitam da criatividade no trabalho

Imagem 51 – Mantenha o ambiente sem bagunça; as prateleiras e gavetas ajudam a manter a organização.

Mantenha o ambiente sem bagunça; as prateleiras e gavetas ajudam a manter a organização

Imagem 52 – Os metais atraem a estabilidade financeira, apostar em móveis feitos desse material, independente da cor, é uma ótima alternativa.

Os metais atraem a estabilidade financeira, apostar em móveis feitos desse material, independente da cor, é uma ótima alternativa

As cores e o Feng Shui

Imagem 53 – O amarelo representa o elemento terra, que estimula a concentração e a criatividade. Por isso é uma boa opção para escritórios ou cantinhos de estudo.

O amarelo representa o elemento terra, que estimula a concentração e a criatividade. Por isso é uma boa opção para escritórios ou cantinhos de estudo

Imagem 54 – Na sala o rosa e azul transmitem paz, tranquilidade e uma espiritualidade angelical.

Na sala o rosa e azul transmitem paz, tranquilidade e uma espiritualidade angelical

Imagem 55 – O azul para o quarto está relacionado à harmonia e tranquilidade.

O azul para o quarto está relacionado à harmonia e tranquilidade

Imagem 56 – O branco representa o elemento ar, que transmite paz, limpeza e pureza. Essa cor é recomendada para aéreas molhadas, porém de forma equilibrada.

O branco representa o elemento ar, que transmite paz, limpeza e pureza. Essa cor é recomendada para aéreas molhadas, porém de forma equilibrada.

Imagem 57 – O rosa simboliza o amor, por isso é uma boa opção para halls de entrada.

O rosa simboliza o amor, por isso é uma boa opção para halls de entrada

Imagem 58 – O lilás é a cor da espiritualidade, transmitindo equilíbrio para o lar.

O lilás é a cor da espiritualidade, transmitindo equilíbrio para o lar

Imagem 59 – O preto é a cor mais intensa, por isso deve ser combinado com outras cores, pois em excesso causa sensações desconfortáveis. Essa cor pode ser aproveitada para Home Office junto com a cor vermelha como representante do sucesso.

O preto é a cor mais intensa, por isso deve ser combinado com outras cores, pois em excesso causa sensações desconfortáveis. Essa cor pode ser aproveitada para Home Office junto com a cor vermelha como representante do sucesso

Imagem 60 – O verde representa o elemento madeira e é associado à renovação de energias e a novos ciclos. Essa é outra ótima opção de cores no Feng Shui para quartos, principalmente os infantis.

O verde representa o elemento madeira e é associado à renovação de energias e a novos ciclos. Essa é outra ótima opção de cores no Feng Shui para quartos, principalmente os infantis

Imagem 61 – O vermelho representa o elemento fogo, paixão, ou seja, é uma energia muito ativa. O ideal é usá-la em áreas sociais e de preferência em detalhes decorativos como tapetes, almofadas, estampas, estofado etc.

O vermelho representa o elemento fogo, paixão, ou seja, é uma energia muito ativa. O ideal é usá-la em áreas sociais e de preferência em detalhes decorativos como tapetes, almofadas, estampas, estofado etc