Bolo de casamento simples: dicas para fazer o seu e 60 ideias criativas

Os principais tipos de massas e coberturas para fazer um bolo de casamento simples, além de uma receita prática

Por -

Não importa o tamanho ou estilo do bolo, o importante é que ele esteja presente. Hoje em dia, as cerimônias mais intimistas, também conhecidas como mini wedding, pedem por bolos de casamento simples, capazes de acompanhar o espirito da celebração.

Mesmo sendo simples, eles merecem uma atenção especial. Afinal, os bolos são admirados na festa, aguardados pelos convidados e possuem um significado muito especial. A história conta que o bolo de casamento surgiu na Roma Antiga. Na época, o bolo feito de frutas, que mais se assemelhava a um pão, era esfarelado na cabeça dos noivos e quanto mais farelos caíssem mais prosperidade e fertilidade entrariam na vida do casal.

Outro aspecto muito legal dos bolos de casamento simples é a possibilidade de serem confeccionados pela mãe, avó, tia ou uma amiga especial, tornando esse momento ainda mais acolhedor e repleto de significado.

Mas se você está totalmente sem ideias de como fazer um bolo simples e bonito de casamento, este post vai te ajudar. Vamos te apresentar dicas e os principais tipos de massas, recheios, coberturas e formatos, além é claro, de uma receita passo a passo para não ter erro. Depois, veja como fazer a decoração de um casamento simples, azul Tiffany, ao ar livre, rústico, barato e na praia.

Massas e recheios de bolo simples de casamento

Massas e recheios de bolo simples de casamento

A massa mais tradicional para a confecção de bolos de casamento é o pão de ló. A massa branca e macia combina muito bem com diversos tipos de recheios, dos mais simples aos mais nobres. Também é possível fazer pão de ló de chocolate, porém essa não é tão tradicional.

Outro tipo de massa muito comum hoje em dia é a Red Velvet que confere uma cor avermelhada ao bolo e apresenta uma textura aveludada. Esse tipo de massa fica muito bonita para os naked cakes, ou bolos sem cobertura, como também são conhecidos.

Procure combinar a massa com o recheio e a cobertura. E por falar em recheio, já pensou nesse detalhe fundamental do bolo? Geralmente, os bolos de casamento são recheados de acordo com a preferência dos noivos, mas é importante levar em consideração que todos os convidados irão comer um pedaço. Por isso, busque por um recheio que seja ao mesmo tempo gostoso, suave e bem visto por todos.

Nessa linha, é possível pensar em recheios com base de frutas, especialmente morangos, pêssegos ou abacaxi. Outro sabor muito popular é o chocolate que pode ser ao leite ou branco, nesse caso ele também pode ser mesclado com as frutas. Babá de moça, prestígio e doce de leite também são opções deliciosas e simples de fazer.

Contudo, tome cuidado com recheios à base de coco ou creme de leite, já que esses são ingredientes que tendem a estragar com facilidade.

Tipos de cobertura de bolo de casamento simples

Chantilly

Existem diversos tipos de cobertura que podem ser usadas no bolo de casamento. Porém, selecionamos aqui as queridinhas do momento. Confira:

Chantilly

A cobertura de chantilly é muito tradicional em bolos. É possível adicionar corantes ao chantilly para deixar o bolo na cor que você quiser. O ingrediente ainda permite criar detalhes com bicos de confeiteiro. Certifique-se de comprar um chantilly de boa procedência para não interferir na qualidade do bolo.

Pasta americana

A pasta americana é uma das coberturas mais utilizadas em bolos de casamento. Porém ela possui dois inconvenientes: a primeira é que a pasta é um tanto complicada de fazer para quem não tem muita habilidade na cozinha e, a segunda é o gosto, algumas pessoas simplesmente detestam pasta americana. A cobertura leva açúcar, glicose, gelatina incolor e glicerina.

O lado bom da pasta é que ela permite dar um acabamento mais liso e homogêneo ao bolo, além de criar detalhes variados. Geralmente ela é usada na cor branca, mas é possível tingi-la com corantes na cor que desejar.

Naked Cake

Os naked cakes são tendência e uma ótima opção para casamentos simples e intimistas, pois eles representam bem esse espirito despojado da festa.

Esse tipo de bolo não possui cobertura nenhuma, deixando massa e recheio à vista. Entretanto, não se engane achando que é simples assim de ser feito. É preciso tomar um cuidado especial para que as camadas tenham o mesmo tamanho e quantidade de recheio.

Principais formatos de bolo simples de casamento

Bolo de casamento

Redondo

O bolo redondo é o mais tradicional em casamentos. Ele pode ser alto ou baixo, depende do tanto de camadas feitas. O bolo redondo fica muito bonito no estilo naked cake.

Quadrado

O bolo quadrado não é tão comum, mas é igualmente bonito e combina muito bem com propostas de decoração mais modernas e minimalistas por conta de suas linhas retas.

Andar

Bolo de andar é um ícone nos casamentos. Dizem que cada andar possui um significado, o primeiro representa o compromisso, o segundo o casamento e o terceiro a eternidade. Antigamente, o número de andares simbolizava o poder e a riqueza dos noivos e de suas famílias.

Apesar de toda pompa, é possível fazer um bolo simples de andar. Nesse caso, três andares é o número máximo para não fugir da proposta,

Dicas de decoração para o bolo de casamento simples

  1. Se optar por usar chantilly na cobertura do bolo, verifique a temperatura no dia do casamento. O ingrediente não suporta calor e pode derreter, comprometendo todo o visual do bolo;
  2. Use flores, frutas e folhas naturais para decoração do bolo. Esses ingredientes são baratos e decoram com muito charme;
  3. Leve o estilo da festa para o bolo, ou seja, decorações mais rústicas combinam com naked cakes, flores e folhas, já as decorações mais clássicas combinam melhor com uma cobertura toda branca, com flores na mesma cor, por exemplo
  4. Flores pequenas deixam o bolo mais delicado e combinam com decorações mais românticas, clássicas ou minimalistas, as flores maiores, no entanto, são ótimas para festas de estilo mais descontraído, rústico ou moderno;
  5. Até dois andares é possível transportar o bolo, de três andares para cima é aconselhável montar o bolo no local da festa;
  6. Capriche na bandeja do bolo, ela não precisa ser de ouro, mas escolha uma que tenha a ver com a festa e que seja capaz de acomodar o bolo tranquilamente;

60 ideias de decoração para um bolo de casamento simples

E para provar de uma vez por todas que bolo de casamento pode ser simples e bonito, fizemos uma seleção de imagens de encher os olhos. No final do post, veja uma receita simples de bolo de casamento. Confira:

Imagem 1 – Bolo de casamento simples: naked cake com camadas iguais de massa e recheio.

Bolo de casamento simples: naked cake com camadas iguais

Imagem 2 – Naked cake simples decorado com flores brancas.

Naked cake simples decorado com flores brancas

Imagem 3 – Bolo de casamento simples: de dar água na boca esse bolo de três andares.

Bolo de casamento simples de dar água na boca

Imagem 4 – Bolo de casamento simples: cheio de delicadeza esse naked cake em formato de coração.

Bolo de casamento simples cheio de delicadeza

Imagem 5 – Bolo de casamento simples: bombons cortados ao meio decoram o topo desse bolo.

Bolo de casamento simples com bonbons cortados

Imagem 6 – Simplicidade não significa simplismo, por isso capriche para que o bolo seja saboroso.

Capriche na decoração do bolo

Imagem 7 – Bolo de casamento simples e rústico decorado com juta.

Bolo de casamento simples e rústico

Imagem 8 – Bolo de casamento simples: um bolo de donuts.

Bolo de casamento simples: um bolo de donuts

Imagem 9 – Bolo de casamento simples: naked cake preto e branco.

Bolo de casamento simples: naked cake preto e branco

Imagem 10 – Bolo de casamento simples com massa branca e recheio de morangos em três camadas.

Bolo de casamento simples com massa branca

Imagem 11 – Rosas de chantilly no bolo de casamento simples.

Rosas de chantilly no bolo de casamento simples

Imagem 12 – Topo do bolo pode ser decorado com flores, noivinhos ou plaquinhas, como esse da foto.

Topo do bolo com plaquinhas

Imagem 13 – Bolo simples de casamento decorado com pasta americana, macaquinhos dão o toque de graça ao bolo.

Bolo simples de casamento decorado com pasta americana

Imagem 14 – Naked cake de casamento decorado com morango e mirtilos.

Bolo de casamento simples com morango e mirtilos

Imagem 15 – Bolo tem maior significado em casamentos intimistas.

Bolo para casamento intimista

Imagem 16 – Folha de costela de adão até no bolo de casamento simples.

Costela de adão no bolo de casamento simples

Imagem 17 – Bolo de casamento simples: um bolo despreocupado.

Bolo de casamento simples

Imagem 18 – Bolo de casamento simples: Red Velvet na massa e flor de noiva no topo do bolo.

Bolo de casamento simples: Red Velvet

Imagem 19 – Pontinhos coloridos na massa deixam o bolo encantador.

Pontinhos coloridos na massa deixam o bolo encantador

Imagem 20 – Suporte alto deixa o bolo de casamento simples em evidência na mesa.

Suporte alto para bolo de casamento simples

Imagem 21 – Deixe a cobertura escorrer; o resultado é como esse da imagem.

Deixe a cobertura escorrer

Imagem 22 – Uma opção é usar mais de um bolo de casamento simples, compondo uma mesa variada.

Use mais de um bolo de casamento simples

Imagem 23 – Tronco rústico da árvore serviu como suporte para esse bolo.

Tronco rústico como suporte para bolo de casamento simples

Imagem 24 – Ganache de chocolate acomoda as framboesas do bolo.

Ganache de chocolate no bolo de casamento simples

Imagem 25 – Bolo de casamento simples: cada andar de uma cor.

Bolo de casamento simples: cada andar de uma cor

Imagem 26 – Flores do bolo de casamento simples combinando com os demais arranjos da festa.

Flores do bolo de casamento simples combinando com os demais arranjos da festa

Imagem 27 – Bolo de casamento simples minimalista.

Bolo de casamento simples minimalista

Imagem 28 – Pedaços de brownies ao invés do bolo de casamento simples.

Pedaços de brownies ao invés do bolo de casamento simples

Imagem 29 – Bolo de casamento simples: noivos dinossauros.

Bolo de casamento simples: noivos dinossauros

Imagem 30 – Na dúvida, use cobertura e flores brancas, não tem como errar.

Coberturas e flores brancas para o bolo

Imagem 31 – Fitas de cetim estão na moda.

Fitas de cetim para bolo de casamento simples

Imagem 32 – Tom azul pastel da bandeja realçou o rosa suave das flores do bolo de casamento simples.

Azul pastel na bancada do bolo

Imagem 33 – Quem não gosta de chocolate e morangos?

Chocolates e morangos no bolo de casamento simples

Imagem 34 – Naked cake espatulado decorado com macarons.

Naked cake espatulado decorado com macarons

Imagem 35 – Cervos guardam o bolo de casamento simples.

Cervos guardam o bolo de casamento simples

Imagem 36 – Personalize o bolo de casamento simples com fotos do casal.

Personalize o bolo de casamento simples com fotos do casal

Imagem 37 – Bolo de casamento simples branco e vermelho.

Bolo de casamento simples branco e vermelho

Imagem 38 – Hummm…caramelo!

Hummm...caramelo

Imagem 39 – Se amarelo é a cor do casamento, use-a no bolo de casamento simples.

Se amarelo é a cor do casamento, use-a no bolo de casamento simples

Imagem 40 – Um raminho verde e…voilà, o bolo está pronto!

Um raminho verde e...voilà, o bolo está pronto

Imagem 41 – Uma flor de cor forte e vibrante pode fazer maravilhas pelo bolo de casamento simples branco.

Bolo de casamento simples branco

Imagem 42 – Mesa rústica foi decorada com um bolo pequeno, redondo e muito simples.

Bolo de casamento simples para mesa rustica

Imagem 43 – Bandeirinhas em cima do bolo de casamento simples.

Bandeirinhas em cima do bolo de casamento simples

Imagem 44 – Está buscando algo atual e que fuja do tradicional? Então aposte no bolo de casamento simples espatulado.

Aposte no bolo de casamento simples espatulado

Imagem 45 – Discos de papelão foram usados como suporte para o bolo de casamento simples.

Bolo de casamento simples com suporte

Imagem 46 – Avencas em volta do bolo de casamento simples.

Avencas ao redor do bolo de casamento simples

Imagem 47 – Bolo de casamento simples com rosas!

Bolo de casamento simples com rosas

Imagem 48 – Quer bolo mais simples do que esse?

Bolo super simples de casamento

Imagem 49 – Bolo de casamento simples: fuja do óbvio!

Fuja do óbvio no bolo de casamento simples

Imagem 50 – Um andar branco, um andar azul.

Um andar branco e outro azul no bolo de casamento simples

Imagem 51 – Bolo de casamento simples para ser levado até os noivos.

Bolo de casamento simples para ser levado até os noivos

Imagem 52 – Folhas decoram esse naked cake feito com massa de chocolate.

Naked cake com massa de chocolate

Imagem 53 – Bolo de casamento simples: naked cake com açúcar de confeiteiro polvilhado.

Naked cake com açucar de confeiteiro

Imagem 54 – Figos: não tão comum, mas podem agradar os convidados

Figos para agradar os convidados

Imagem 55 – Bolo de casamento simples com degradê de tons.

Bolo de casamento simples com degradê de tons

Imagem 56 – Bolo de casamento simples: amor, porque afinal é disso que um casamento precisa.

Bolo de casamento simples com amor

Imagem 57 – Bolo de casamento simples: uma graça esses minis naked cakes

Mini naked cakes para casamento simples

Imagem 58 – Bolo de casamento simples: suculentas no bolo.

Suculentas no bolo de casamento simples

Imagem 59 – Bolo de casamento simples para um casal fã de lego e super heróis.

Bolo de casamento simples para fã de lego

Imagem 60 – Bolo simples de casamento com chantilly e flores vermelhas.

Bolo simples de casamento com chantilly e flores vermelhas

Passo a passo (receita) para bolo simples de casamento feito de pão de ló com recheio baba de moça e cobertura de pasta americana

Ingredientes da massa pão de ló

• 6 ovos
• 6 colheres (sopa) de açúcar
• 4 colheres (sopa) de água
• 12 colheres (sopa) de farinha de trigo

Bata os ovos, o açúcar e a água na batedeira até formar uma espuma leve. Desligue a batedeira e vá mexendo a massa à mão de baixo para cima com movimentos leves enquanto adiciona a farinha de trigo peneirada aos poucos. A massa deve permanecer como uma espuma. Em seguida, despeje a massa na assadeira no formato escolhido e leve ao forno pré-aquecido por 40 minutos ou até dourar.

Ingredientes do recheio baba de moça

• 1 lata de leite condensado
• 200 ml de leite de coco
• 3 gemas de ovos

Em uma panela, misture todos os ingredientes e leve ao fogo baixo, mexendo sempre até desgrudar do fundo. Retire do fogo e deixe esfriar. Está pronto.

Ingredientes da pasta americana

• 7 gramas de gelatina sem sabor
• 60 ml de água fria
• 125 ml de xarope de glicose
• 1 colher sopa de glicerina
• 2 colheres sopa manteiga ou margarina
• 1 colher de chá de baunilha
• 1 kg de açúcar de confeiteiro

Misture a gelatina com a água fria, deixando descansar até engrossar. Logo depois, dissolva a mistura em banho-maria.

Em seguida, acrescente a glicose e a glicerina, mexendo bem. Misture um pouco da manteiga, mas antes dela derreter completamente retire do fofo e adicione a baunilha. Deixe esfriar até ficar morno.

Em uma tigela grande, coloque metade do açúcar. Abra um buraco com o auxílio de uma colher e adicione um pouco do preparado que foi feito anteriormente. Vá mexendo e adicionando o restante aos poucos, para não ficar grudento.

Depois adicione o açúcar restante amassando bem até a pasta ficar lisa, flexível e não grudar nas mãos. Caso fique muito mole, acrescente mais açúcar e se ficar muito dura, basta adicionar uma gota de água morna por vez.

Acompanhe agora um passo a passo em vídeo para um bolo simples de casamento decorado com pasta americana: