Mini wedding: saiba como organizar e decorar a cerimônia intimista

Dicas para organizar e fazer a decoração de um mini wedding com 60 inspirações

Por -

Os mini weddings estão ficando cada vez mais populares no Brasil. Tanto por questões financeiras quanto por uma escolha estilística, o mini wedding é um tipo de casamento com cerimônia e festa mais intimista, realizado geralmente em ambientes aconchegantes que atendem no máximo 100 pessoas. A influência européia, com suas cerimônias mais fechadas e discretas.

Com essa nova tendência no mercado, podem surgir muitas dúvidas da decoração que pode ser utilizada no espaço. Nesse post, vamos falar um pouco sobre a organização e decoração dessa cerimônia que tem tudo para ser super especial.

Como organizar o seu mini wedding

Um casamento menor pode ser o formato ideal para quem quer diminuir o budget e economizar sem perder todo o estilo de um casamento perfeito, mas também pode ser utilizado como uma forma de investir ainda mais em qualidade em serviços da festa e celebrar somente com a família e os amigos mais íntimos. Seja qual for a sua escolha, dê uma olhada nessas dicas de como organizar e decorar uma cerimônia e festa do mini wedding:

Convidados: começar a lista de convidados para um casamento pode ser incansável, afinal, sempre aparece alguém da família ou amigo do trabalho para incluir e com isso, a lista não para de crescer! No mini wedding a ideia é chamar somente as pessoas fundamentais para te acompanhar nesse dia tão importante.

Por isso, aqueles primos que você não tem muito contato ou os colegas que você só vê no trabalho não devem ser chamados. Por mais difícil que pareça, tente pensar somente nas pessoas que você mais deseja que estejam juntos com você. Para ser considerado um mini wedding, a lista não deve ultrapassar 100 pessoas entre convidados e acompanhantes, mas o ideal é que ela se mantenha na faixa dos 70. Já para quem quer uma cerimônia ainda mais íntima, o micro wedding atende até 40 pessoas.

Local da cerimônia ou festa: Como a lista de convidados é reduzida, você pode dispensar os grandes salões e pensar em ambientes mais acolhedores como restaurantes, chácaras ou sítios e até mesmo na praia! Tudo vai depender do seu estilo de casamento dos sonhos, seja ele rústico, tradicional ou até super moderno. Mas para quem quer mais lembranças afetivas ainda, os casamentos no quintal de casa, naquele clima de diversas comédias americanas, funciona muito bem e já alivia o pagamento do espaço!

Horário ideal: Para os mini weddings, o mais comum é que a cerimônia ocorra durante a tarde e a festa se estenda até a noite. É claro que não é uma regra, mas existe uma certa magia nas cerimônias que acompanham o pôr-do-sol, especialmente nas mais intimistas ao ar livre.

Decoração personalizada e clima intimista: Para quem está organizando o seu casamento, todo detalhe de decoração conta e, se a proposta é fazer algo mais íntimo, alguns tipos de itens são coringas!

Um exemplo disso são as luzinhas em garlands ou até mesmo pisca-piscas, que podem ser utilizadas para criar uma iluminação especial e baixa nas paredes e até mesmo no teto. Nesse caso, opte pelas luzes amareladas, elas deixam o ambiente mais aconchegante! Outro exemplo são os móveis rústicos ou até a prataria de família. Se sua mãe, avós, tias tiverem algum item especial que vai fazer toda a diferença na decoração da festa, é a hora de pedir emprestado, afinal, ninguém diz não para os noivos!

Outro detalhe são os itens personalizados ou handmade: para quem está tentando economizar, vale organizar uma parte dos seus familiares e amigos para te ajudar a fazer alguns itens à mão. As madrinhas e os padrinhos estão sempre ao seu dispor!

Para completar a decoração intimista, pense na disposição das mesas na hora da festa e da refeição que você for oferecer. Para uma lista com menos convidados, vale pensar em uma mesa única para comportar todo mundo, assim você mantém todo mundo unido e comemorando junto com os noivos. Se a lista de convidados não comportar uma mesa só, divida os núcleos em mesas separadas, mas num número reduzido para melhorar a circulação e para quem os noivos consigam passar por todas, dando atenção para todo mundo.

Comida, bebidas, bolo e docinhos: Na ideia de diminuir custos com o tamanho do salão, a parte que mais pode se beneficiar com isso é a das comidas e bebidas. Investir na qualidade das refeições (almoço ou jantar), petiscos, bebidas e até mesmo nos docinhos pode transformar a sua celebração e criar mais memórias incríveis. Aqui é a hora de procurar um buffet especial ou até mesmo um chef para criar o seu menu com a quantidade que você preferir de pratos. Nesses casos, dá para pensar em um almoço ou jantar completo com entrada, prato principal e sobremesa para todo mundo comer junto.

Música para um clima especial: A economia nos outros aspectos do casamento podem também te dar uma cartela maior de opções na hora de escolher outros detalhes importantes como a música. Nesse caso, contratar um DJ ou uma banda para tocar ao vivo pode deixar o clima ainda mais especial, independente do tipo de música escolhido.

60 inspirações de miniweddings que você vai se apaixonar

Com essas dicas, dá uma olhada nas nossas inspirações em mini weddings na galeria completa que separamos!

Imagem 1 – Mini wedding com direito à decoração com folhas naturais e velas no caminho da noiva.

Mini wedding com direito à decoração com folhas naturais

Imagem 2 – Mini wedding rústico em clima praiano e super organizado: mapa de assentos já na entrada do salão.

Mini wedding rústico em clima praiano

Imagem 3 – Mesa única para os noivos e convidados e uma decoração floral exuberante!

Mesa única para os noivos e convidados

Imagem 4 – Mesa do bolo num tom minimal e inspirado na natureza.

Mesa do bolo num tom minimal

Imagem 5 – Minibar num clima self service para os convidados aproveitarem e celebrarem o evento!

Minibar num clima self service

Imagem 6 – Biscoitinhos amanteigados com cobertura de pasta americana marmorizada para servir aos convidados como lembrança.

Biscoitinhos amanteigados com cobertura de pasta americana

Imagem 7 – Mini wedding ao ar livre: cantinho para fotos dentro de uma kombi super preparada.

Mini wedding ao ar livre

Imagem 8 – Casamento para poucos convidados com uma decoração simples e super delicada.

Casamento para poucos convidados

Imagem 9 – Para quem quer celebrar o casamento em casa, vale dar um toque especial para a decoração já existente da sala com um letreiro no estilo camarim.

Mini wedding letreiro no estilo camarim

Imagem 10 – Outra lembrancinha para os convidados cheia de carinho: florzinhas para trazer mais delicadeza para a vida de todos.

florzinhas para trazer mais delicadeza para a vida de todo

Imagem 11 – Mesa do bolo num estilo simples: mesa pequena e decoração floral ideal para Mini wedding.

Mesa do bolo num estilo simples

Imagem 12 – Mesa bem posta em branco e dourado com menu e um mimo para o final do jantar.

Mesa bem posta em branco e dourado

Imagem 13 – Aventuras compartilhadas: além de um livro de assinaturas para os convidados, que tal pedir indicações de lugares para visitar e passear?

Mini wedding: que tal pedir indicações de lugares para visitar e passear

Imagem 14 – Mini Wedding perfeito na praia: plataforma como altar para os noivos, muitos tecidos leves e flores para deixar o ambiente ainda mais perfeito.

Mini Wedding perfeito na praia

Imagem 15 – Mini wedding restaurante com mesa única: desenho orgânico para melhorar o posicionamento de conversas entre os convidados.

Mini wedding restaurante com mesa única

Imagem 16 – Porções individuais e petiscos simples com um toque a mais: para menos convidados, capriche na escolha das comidinhas.

Porções individuais e petiscos simples com um toque a mais

Imagem 17 – Mesa do bolo com um painel florido natural e super especial: escolha suas flores e cores favoritas para decorar a parede de forma simples e barata.

Mesa do bolo com um painel florido natural e super especial

Imagem 18 – Decorações de parede com palavras e frases em MDF: uma decoração simples e cheia de significados.

Decorações de parede com palavras e frases em MDF

Imagem 19 – Um detalhe na cadeira de jantar dos noivos: outra forma de demarcar os lugares nas mesas.

Um detalhe na cadeira de jantar dos noivos

Imagem 20 – Painel de memórias à dois: fotos impressas estão cada vez mais raras, por isso, faça delas um elemento ainda mais especial para a sua decoração.

Painel de memórias à dois

Imagem 21 – Demarque o caminho da noiva de diferentes formas: vale pétalas de rosas, tapetes e até mesmo uma faixa de tecido da sua escolha.

Demarque o caminho da noiva de diferentes formas

Imagem 22 – Docinhos fáceis para levar para casa: de gotinhas de chocolate, confeitos, até balinhas como lembrancinhas do casamento.

Docinhos fáceis para levar para casa

Imagem 23 – Tema especial para o casamento: desenho com giz em parede com tinta de lousa feita por um artista deixa o ambiente e o dia ainda mais especiais.

Tema especial para o casamento mini wedding

Imagem 24 – Decoração de parede com pisca-pisca: outra ideia de decoração barata e simples para um mini wedding.

Mini wedding com pisca-pisca

Imagem 25 – Para as festas no fim da tarde, as velas funcionam para criar um ambiente ainda mais intimista e aconchegante.

Mini wedding no fim da tarde

Imagem 26 – Chocolates cheios de amor para acompanhar um cafezinho no final da festa.

Chocolates no fim da festa mini weding

Imagem 27 – Você também pode expor suas fotos em molduras mais trabalhadas num mix de formas, cores e texturas.

Você também pode expor suas fotos em molduras mais trabalhadas num mix de formas, cores e texturas

Imagem 28 – Natureza como a grande homenageada da cerimônia: caminho de pétalas de rosa e parede verde para oficializar os votos de casamento.

Natureza como a grande homenageada da cerimônia mini wedding

Imagem 29 – Num tom mais sofisticado, vale apostar nos grandes tecidos como cobertura de mesa e painel de parede.

Grandes tecidos na decoração do mini wedding

Imagem 30 – Graciosidade em todos os detalhes: das flores em copinhos de vidro até as letras coloridas formando o nome dos noivos.

Graciosidade na decoração mini wedding

Imagem 31 – Outra forma criativa e inusitada de anunciar o menú: trabalho em lettering sobre papel pardo tipo saco de pão.

Lettering sobre papel no mini wedding

Imagem 32 – Para um casamento na praia, uma mesa de comidas bem tropical: aposte nas frutas super coloridas e refrescantes para comer ou transformar em drinks.

Mini wedding para casamento na praia

Imagem 33 – Mini wedding barato, feito em casa e cheio de delicadeza e charme: arco com flores, folhas e cortina de voil para oficializar a união.

Mini wedding barato feito em casa

Imagem 34 – Parede luminosa: para dar destaque à mesa do bolo e docinhos, uma parede cheia de pisca-piscas brilhando.

Mini wedding com parede luminosa

Imagem 35 – Possui uma estante de parede inteira? Decore-a com muitas plantinhas e velas para transformar o espaço no fundo de casamento perfeito.

Plantinhas e velas no mini wedding

Imagem 36 – Outra ideia de decoração de mesa comprida em restaurante com arranjos de flores.

Decoração de mesa comprida no mini wedding

Imagem 37 – No potinho pronto para ser comido: lembrancinha comestível artesanal para os seus convidados.

Lembrancinha comestível no mini wedding

Imagem 38 – Outra forma de formar frases na parede: organização tipo exame de vista para os mais atentos!

Organização tipo exame de vista

Imagem 39 – Tábua com espetinhos para serem deliciados: crie opções de porções para um estilo self-service.

Tábua com espetinhos

Imagem 40 – Bar espelhado com arranjo de flores e torre de taças: decoração sofisticada pronta para o grande brinde.

Bar espelhado no mini wedding

Imagem 41 – Outro snack surpresa: chocolate branco colorido e com frase para os apaixonados.

Chocolate branco no mini wedding

Imagem 42 – Você também pode separar a área dos convidados e do caminho do altar com grandes vasos da sua planta favorita.

Vasos no caminho do altar do mini wedding

Imagem 43 – Almoço de comemoração no maior estilo contos de fadas: mesa longa para todos os convidados no maior clima romântico provençal.

Almoço no estilo conto de fadas mini wedding

Imagem 44 – Placa de sinalização de jardim para nenhum convidado se perder.

Placa de sinalização de jardim para mini wedding

Imagem 45 – Pingente de Olho Turco nos embrulhos de bem-casados para proteger os noivos e os convidados de qualquer mau-olhado.

Pingente de olho turco

Imagem 46 – Garlands de flores e balões metalizados para uma decoração de mini wedding caseira e super romântica.

Garlands de flores no mini wedding

Imagem 47 – Mesa central da festa com buffet self-service de comida típica da região de origem dos noivos.

Buffet self-service no mini wedding

Imagem 48 – Mini wedding com decoração no estilo industrial com contraste entre madeira e metal.

Mini wedding com decoração no estilo industrial

Imagem 49 – Mais um petisquinho para você se inspirar: em tábuas de madeira, organize porçõezinhas de frutas, legumes e outros ingredientes fáceis, leves e refrescantes.

Petisquinho para mini wedding

Imagem 50 – Balões especiais para os noivos: uma celebração super barata da nova família formada.

Balões especiais para os noivos

Imagem 51 – Mensagem dos noivos para os convidados na parede num espacinho decorado e perfumado.

Mensagem dos noivos para os convidados na parede

Imagem 52 – Champagne para todos! Garrafinhas individuais para todos os convidados brindarem juntos a felicidade dos noivos.

Champagne para todos

Imagem 53 – Mesa do bolo suspensa num estilo balanço com fitas para um elemento surpresa na decoração.

Mesa do bolo suspensa num estilo balanço com fitas

Imagem 54 – Para mini weddings realizados em ambientes abertos à noite, vale investir em uma iluminação uniforme e forte em corrente.

Mini wedding em ambiente aberto a noite

Imagem 55 – Mini wedding com decoração litorânea inspirada na região da Califórnia: muito mar e flores bem coloridas.

Mini wedding com decoração litorânea

Imagem 56 – Noivinhos em todos os lugares: decoração desenhada até mesmo no chocolate.

Noivinhos em todos os lugares da decoração

Imagem 57 – Cortina de tsurus: decoração simples, colorida e cheia de simbologia para a sua festa.

Cortina de tsurus

Imagem 58 – Utilize suas prateleiras para acomodar mais flores e velas na decoração completa no estilo romântico.

Utilize suas prateleiras para acomodar mais flores e velas

Imagem 59 – Topper personalizado para o bolo: prendedor com fotos dos noivos.

Topper personalizado para o bolo

Imagem 60 – Painel aquarelado com uma arte-tema do casamento para completar a decoração personalizada.

Painel aquarelado com uma arte-tema do casamento