Buquê de flores: significado, como fazer, quanto custa e fotos

Por -

Quantas mensagens um simples buquê de flores pode carregar? Já parou para pensar nisso? As flores podem dizer “eu te amo”, “eu sou grato”, “você é especial para mim” ou um “eu te desejo muitas felicidades”.

E quando ele vem nas mãos de uma noiva então? Aí o buquê de flores é pura alegria e emoção.

O fato é que um buquê de flores sempre transforma o humor e os ambientes onde são colocados. Por isso, sem perder tempo, vem conferir com a gente o significado das flores mais usadas em buquês, as ocasiões em que esse tipo de arranjo pode e deve ser usado e, claro, dicas para você mesmo montar um buquê lindo.

No final do post você ainda confere uma seleção apaixonante de fotos de buquê de flores para se inspirar.  Viu só como o post está completinho?

Significado das flores para buquê

Cada flor representa um sentimento e uma emoção diferente e conhecer esses significados ajudam a tornar esse singelo arranjo ainda mais especial. Por isso, confira na lista abaixo o que cada flor quer dizer: 

Rosas

As rosas são de longe as flores preferidas para buquê. Elas são delicadas, incrivelmente belas e transmitem romantismo e amor. Na mitologia grega, as rosas são o símbolo de Afrodite, a deusa do amor.

Por isso é muito comum que os buquês de rosas sejam usados por noivas no dia do casamento. Mas também são uma linda opção para presentear no Dia dos Namorados ou aniversário de casamento ou, quem sabe ainda, oferecer para aquela pessoa que você está apaixonado.

E por falar nisso, é importante se atentar para as cores das rosas. As rosas vermelhas carregam uma aura de paixão e romantismo mais forte, enquanto as rosas cor de rosa são puro amor e delicadeza. As rosas brancas indicam ingenuidade, pureza e amor fraterno, sendo muito interessantes para presentear amigos e familiares. Já as rosas amarelas são uma ótima opção de buquê quando a intenção é desejar felicidades a alguém, podendo ser entregue em um aniversário, formatura ou no nascimento de uma criança. 

Girassóis

Os girassóis são pura luz, energia e alegria. Se você quer fazer o dia de alguém mais feliz, dê um buquê de girassóis. Sentimentos de lealdade, amizade e companheirismo também são facilmente transmitidos por essa flor que carrega em si a energia revitalizante do sol.

Cravos

Os cravos estão muito relacionados com o mundo espiritual e místico. Por isso são muito bem vindos quando a intenção é enviar uma mensagem de boa sorte, de confiança e otimismo. Os cravos também simbolizam vitória e acredita-se que podem atrair benções. 

Flores do campo

Um buquê de flores do campo é muito colorido e cheio de vida. Nele podem estar incluídas flores de gérberas, margaridas, crisântemos, girassóis, papoulas, entre outras. Esse tipo de buquê expressa votos de alegria, longevidade, prosperidade, amizade verdadeira e otimismo.

Lírios

O buquê de lírios expressa fé, confiança e espiritualidade. Na mitologia grega, no candomblé e na tradição cristã, os lírios são associados as divindades femininas e, por essa razão, são uma ótima opção de presente para mulheres. Vale lembrar que assim como as rosas, cada cor de lírio tem um significado diferente. Os lírios brancos transmitem paz e pureza, os lírios vermelhos são a representação do amor, os lírios amarelos expressam o desejo de transformar uma amizade em amor, enquanto os lírios azuis inspiram segurança e confiança. 

Ocasiões para usar um buquê de flores

Aniversário

Nada mais emocionante do que receber um buquê de flores de aniversário. Se a intenção é oferecer as flores para a pessoa amada, prefira aquelas em tons de vermelho e rosa que simbolizam o amor e a paixão. Se for presentear um amigo ou familiar, as flores brancas e amarelas são uma boa pedida.

Casamento

Não tem casamento sem buquê de flores, afinal de contas é ele que acompanha a noiva até o altar.  Mas eles também podem ser usados para decorar a festa e enfeitar a mesa dos convidados.

A dica para acertar na escolha do buquê de flores para o casamento é se atentar para o estilo de decoração da festa e da cerimônia. Por exemplo, para um casamento rústico, um buquê de flores do campo ou de girassóis vai muito bem, já para uma festa mais elegante e sofisticada, um buquê de rosas, lírios ou orquídeas é a melhor opção.

Datas especiais

Todas as datas especiais que estão no calendário podem ser comemoradas com buquê de flores. Como é o caso do Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia dos Namorados e por aí vai. A diferença está no tipo e nas cores das flores. Para acertar na escolha, confira o tópico anterior sobre o significado das flores. 

Para a namorada ou namorado

Quer ganhar de vez o coração do seu amor? Então dê um buquê de flores para sua namorada ou namorado. Não tem como errar nessa opção de presente. Para deixar a ocasião ainda mais romântica, invista em um belo e caprichado cartão e uma caixa de chocolates para acompanhar as flores.

Quanto custa um buquê de flores?

Agora você deve estar se perguntando quanto vai gastar em um buquê de flores. Algumas espécies são mais caras do que outras. Por exemplo, um buquê de rosas é mais caro do que um buquê de flores do campo. Mas isso nem sempre é uma regra.

Isso porque as flores, assim como as frutas, são sazonais, ou seja, são produzidas pela mãe natureza em épocas especificas do ano. Portanto é importante saber qual a flor da estação para economizar uma graninha.

Algumas das flores que estão em alta na primavera são rosas, girassóis, margaridas, crisântemos, orquídea, jasmim, gérbera, narciso e hortênsia.

Já no verão as principais flores disponíveis no comércio são rosas, antúrios, cravina, dália, gérbera, lisianto, angélica e áster.

Nos meses de outono e inverno as opções de flores são orquídea, tulipa, copo de leite, íris, gipsofila (mosquitinho), estrelícia, cravo e áster.

O preço do buquê de flores também varia de região para região e, principalmente, pelo tamanho e elaboração. Os buquês menores e mais simples são obviamente mais baratos do que aqueles modelos maiores e melhor estruturados.

Só para você ter uma ideia um buquê simples de flores do campo pode custar até R$ 70, enquanto um buquê de rosas não sai por menos de R$ 80, isso na versão simples e, com no máximo, seis flores.

Como fazer um buquê de flores?

Achou caro comprar um buquê de flores pronto? Não tem problema! Você mesmo pode fazer um. O vídeo abaixo te ensina como, dá só uma olhada:

 

Agora se a ideia é produzir o próprio buquê de noiva para o dia do casamento, dá uma olhada nesse outro vídeo logo abaixo:

Dicas para o seu buquê de flores durar mais tempo

Depois de ganhar aquele lindo buquê de flores o que a gente mais quer e que ele dure o máximo de tempo possível, não é mesmo? Por isso, selecionamos algumas dicas para você cuidar do seu buquê direitinho, confira:

  • Troque a água todos os dias, ou no máximo, a cada dois dias.
  • Coloque pouca água no vaso, de modo que as folhas não molhem, isso evita o apodrecimento e a proliferação de fungos e bactérias.
  • Corte os talos das flores na diagonal assim que colocá-las no vaso e repita esse processo toda vez que trocar a água.
  • Retire o papel e o plástico que envolvem o buquê. Eles sufocam as flores.
  • Pétalas e folhas secas e murchas devem ser sempre retiradas.
  • Não deixe o seu buquê exposto à luz do sol ou em lugares muito abafados. Nos dias mais quentes vale até colocar umas pedrinhas de gelo no vaso.

60 imagens de buquê de flores para você se inspirar

Veja agora 60 fotos de buquê de flores e inspire-se para criar o seu:

Imagem 1 – Buquê de noiva feito com rosas e flores delicadas de algodão.

Buquê de noiva feito com rosas e flores delicadas de algodão

Imagem 2 – Buquê de flores artificial. Repare que as flores são de feltro.

Buquê de flores artificial. Repare que as flores são de feltro

Imagem 3 – Buquê de noivas em formato cascata.

Buquê de noivas em formato cascata

Imagem 4 – As folhagens se destacam nesse buquê de noiva moderno.

As folhagens se destacam nesse buquê de noiva moderno

Imagem 5 – Buquê de flores com visual dark.

Buquê de flores com visual dark

Imagem 6 – Já esse aqui, ao contrário, é cheio de cor e alegria.

Já esse aqui, ao contrário, é cheio de cor e alegria

Imagem 7 – Buquê de flores em estilo rústico e descontruído.

Buquê de flores em estilo rústico e descontruído

Imagem 8 – Rosas vermelhas e salmão para expressar o amor e a paixão no dia do casamento.

Rosas vermelhas e salmão para expressar o amor e a paixão no dia do casamento

Imagem 9 – Já o buquê de rosas brancas transmite paz e delicadeza.

Já o buquê de rosas brancas transmite paz e delicadeza

Imagem 10 – Crisântemos e rosas formam esse buquê de flores para casamento.

Crisântemos e rosas formam esse buquê de flores para casamento

Imagem 11 – Escolha suas flores preferidas e monte seu próprio buquê.

Escolha suas flores preferidas e monte seu próprio buquê

Imagem 12 – As flores brancas formam um lindo contraste com as folhagens.

As flores brancas formam um lindo contraste com as folhagens

Imagem 13 – Margaridinhas!

Margaridinhas!

Imagem 14 – Um buquê colorido e descontruído para o dia do casamento.

Um buquê colorido e descontruído para o dia do casamento

Imagem 15 – Orquídeas e rosas brancas para um buquê de casamento elegante.

Orquídeas e rosas brancas para um buquê de casamento elegante

Imagem 16 – Buquê de flores em formato irregular.

Buquê de flores em formato irregular

Imagem 17 – Pequeno, discreto, mas cheio de charme.

Pequeno, discreto, mas cheio de charme

Imagem 18 – Buquê de noiva feito com tulipas. Ideal para os casamentos em meses de inverno.

Buquê de noiva feito com tulipas. Ideal para os casamentos em meses de inverno

Imagem 19 – Buquê de uma flor só!

Buquê de uma flor só!

Imagem 20 – Buquê de estrelícias para um casamento de clima tropical.

Buquê de estrelícias para um casamento de clima tropical

Imagem 21 – Tom sobre tom no buquê de noiva.

Tom sobre tom no buquê de noiva

Imagem 22 – Como não amar um buquê de orquídeas brancas?

Como não amar um buquê de orquídeas brancas?

Imagem 23 – Buquê tropical e inspirado nas últimas tendências do Pinterest.

Buquê tropical e inspirado nas últimas tendências do Pinterest

Imagem 24 – Diferente, esse buquê de noiva traz orquídeas roxas combinadas a delicadas flores brancas.

Diferente, esse buquê de noiva traz orquídeas roxas combinadas a delicadas flores brancas

Imagem 25 – Um buquê para combinar com o vestido.

Um buquê para combinar com o vestido

Imagem 26 – Que tal combinar o buquê com a coroa de flores?

Que tal combinar o buquê com a coroa de flores?

Imagem 27 – Buquê de flores rústico e em tons terrosos.

Buquê de flores rústico e em tons terrosos

Imagem 28 – Hortênsias! Um mimo!

Hortênsias! Um mimo!

Imagem 29 – Dá até para colocar suculentas no buquê de flores.

Dá até para colocar suculentas no buquê de flores

Imagem 30 – Leve, delicado e romântico!.

Leve, delicado e romântico!

Imagem 31 – Um buquê com toque exótico e diferenciado tanto pelas flores, quanto pelas pedrarias azuis.

Um buquê com toque exótico e diferenciado tanto pelas flores, quanto pelas pedrarias azuis

Imagem 32 – Folhas de cróton, maranta e palmeira embelezam esse buquê de flor exótica.

Folhas de cróton, maranta e palmeira embelezam esse buquê de flor exótica

Imagem 33 – Buquê de flores de papel crepom, dá pra acreditar?

Buquê de flores de papel crepom, dá pra acreditar?

Imagem 34 – Uma beleza esse buquê de flores em tons de lilás e branco.

Uma beleza esse buquê de flores em tons de lilás e branco

Imagem 35 – Buquê de estrelícias: cheio de energia e vitalidade.

Buquê de estrelícias: cheio de energia e vitalidade

Imagem 36 – Tons suaves e delicados preenchem esse buquê de noiva em tamanho grande.

Tons suaves e delicados preenchem esse buquê de noiva em tamanho grande

Imagem 37 – Flores de crochê também podem virar buquê de noiva.

Flores de crochê também podem virar buquê de noiva

Imagem 38 – Flores amarelas e suculentas compõe esse inusitado buquê de flores para casamento.

Flores amarelas e suculentas compõe esse inusitado buquê de flores para casamento

Imagem 39 – Um buquê de peônias é sempre uma opção para quem quer algo bonito e mais barato.

Um buquê de peônias é sempre uma opção para quem quer algo bonito e mais barato

Imagem 40 – Flores rústicas e exóticas para um buquê cheio de vida e energia.

Flores rústicas e exóticas para um buquê cheio de vida e energia

Imagem 41 – Um buquê de flores em estilo moderno e minimalista.

Um buquê de flores em estilo moderno e minimalista

Imagem 42 – Flores em tons terrosos combinando com a fita de cetim.

Flores em tons terrosos combinando com a fita de cetim

Imagem 43 – Buquê de suculentas e peônias para surpreender você!

Buquê de suculentas e peônias para surpreender você!

Imagem 44 – Tem tudo nesse buquê: de rosas a rabo de macaco!

Tem tudo nesse buquê: de rosas a rabo de macaco!

Imagem 45 – Quer um buquê de flores azul? Então invista nas delicadas hortênsias.

Quer um buquê de flores azul? Então invista nas delicadas hortênsias

Imagem 46 – Buquê de flores rústicas para um casamento ao ar livre.

Buquê de flores rústicas para um casamento ao ar livre

Imagem 47 – Um luxo esse buquê de copos de leite negros!

Um luxo esse buquê de copos de leite negros!

Imagem 48 – Uma dos buquês preferidos das noivas: o branco!

Uma dos buquês preferidos das noivas: o branco!

Imagem 49 – Que tal algumas folhinhas de costela de adão no buquê de noiva?

Que tal algumas folhinhas de costela de adão no buquê de noiva?

Imagem 50 – Flores secas integram esse buquê levemente rústico, mas super elegante.

Flores secas integram esse buquê levemente rústico, mas super elegante

Imagem 51 – Achou que era de verdade? Mas não é não! Esse é um belo exemplo de buquê de flores artificiais.

Achou que era de verdade? Mas não é não! Esse é um belo exemplo de buquê de flores artificiais

Imagem 52 – Buquê de flores azuis e brancas complementado pelo cordão de pérolas.

Buquê de flores azuis e brancas complementado pelo cordão de pérolas

Imagem 53 – Literalmente, uma joia de buquê!

Literalmente, uma joia de buquê!

Imagem 54 – Quanto mais diferente, melhor!

Quanto mais diferente, melhor!

Imagem 55 – O que acha dessa composição? Estrelícias e copos de leite.

O que acha dessa composição? Estrelícias e copos de leite

Imagem 56 – Tropical e glamoroso ao mesmo tempo.

Tropical e glamoroso ao mesmo tempo

Imagem 57 – Um buquê de noivas de orquídeas para deixar todo mundo boquiaberto!

Um buquê de noivas de orquídeas para deixar todo mundo boquiaberto!

Imagem 58 – Peônias brancas para celebrar uma união de paz e amor.

Peônias brancas para celebrar uma união de paz e amor

Imagem 59 – A base de sustentação do buquê da noiva é muito importante. Atenção para esse detalhe!.

A base de sustentação do buquê da noiva é muito importante. Atenção para esse detalhe!

Imagem 60 – A rosa de pedra traz um toque único e todo especial para esse buquê de flores.

A rosa de pedra traz um toque único e todo especial para esse buquê de flores